Page 1

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia

Médicos veterinários são homenageados na Assembleia Legislativa

LII SBRT TEVE PARTICIPAÇÃO MASSIVA

EXPOCONQUISTA 2013: CRMV-BA TEM ATUAÇÃO MARCANTE

Impresso Especial 08 099 0568/2005-DR/BA CRMV/BA

CORREIOS

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia Rua Prof. Aristides Novis, nº 21/23, Estada de São Lázaro Federação. Salvador / BA CEP: 40210-730 www.crmvba.org.br

Etiqueta


2 • INFORMATIVO CRMV-BA - AGOSTO DE 2013

PALAVRA DA PRESIDENTE

Fique sabendo...

Passados os primeiros meses desta gestão, iniciada em fevereiro de 2013, podemos fazer uma avaliação das ações deste Regional.

MEDICINA VETERINÁRIA ENTRE AS NOVAS CATEGORIAS DO SIMPLES NACIONAL A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado brasileiro aprovou, em novembro de 2012, a inclusão da Medicina Veterinária no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições Devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional).

Nosso objetivo à frente desta Autarquia sempre foi zelar pelo bom cumprimento do exercício profissional e para isto temos demandado grande parte do nosso tempo e ações. Neste período foi possível realizar várias cerimônias de entrega de carteiras de identidade profissional aos novos médicos veterinários e zootecnistas. Em março, o CRMV-BA esteve presente na Expoconquista (veja matéria na página 03) com o projeto Conselho Itinerante, que foi retomado nesta gestão. Também em março, o CRMV-BA foi representado na Câmara de Presidentes em Manaus, Amazonas. E em junho, nos dias 13 e 14, na Câmara Nacional dos Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs), em Brasília. Assinalamos que a realização das Sessões Plenárias mensais possibilita o comparecimento dos conselheiros que moram no interior baiano. Nestas sessões são relatados cerca de 200 processos a cada encontro. Sem dúvida, um dos eventos mais significativos realizados neste primeiro semestre foi o I Seminário da Zootecnia Baiana, em comemoração ao dia 13 de maio, dia do Zootecnista (veja matéria na página 07). O comparecimento de estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais foi grande, o que reforça a intenção deste Regional em continuar prestigiando os zootecnistas. Além disso, o CRMV-BA tem procurado, assim como o Federal, atuar politicamente em defesa das profissões de médico veterinário e zootecnista.

Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida Presidente do CRMV-BA

O Projeto de Lei do Senado 242/07 (Complementar) é de autoria do ex-Senador Osmar Dias. Desde o dia 28/05/2013, está sendo examinado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática.

Fonte: Senado

Ao tomar conhecimento do projeto do Vereador Marcell Moraes, que proibia a venda de animais em Pet Shops, este Regional rapidamente procurou o parlamentar e o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto para esclarecer pontos e evitar que o projeto fosse sancionado com vícios de ilegalidade e fomos vitoriosos nesse âmbito. Junto com o Sindicato dos Médicos Veterinários, a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia e a Academia Baiana de Medicina Veterinária, o CRMV-BA se reuniu com o deputado estadual Joseildo Ramos do Partido dos Trabalhadores (PT) com o propósito de discutir medidas que possam vir a proteger o exercício da Medicina Veterinária na Bahia. Além disso, participou ativamente da homenagem ao centenário do professor Fúlvio Alice, comemorado na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade Federal da Bahia. Unir forças, de modo transparente e eficaz, para defender a Medicina Veterinária baiana. Esta é a nossa bandeira. Um cordial abraço

CONAMA REGULA MEDIDA EM QUE PESSOA FÍSICA PODERÁ OBTER POSSE PROVISÓRIA DE ALGUMAS ESPÉCIES DA FAUNA O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) aprovou, em 22 de maio, resolução que regula a guarda provisória de espécies da fauna silvestre por pessoas físicas em todo o País, na impossibilidade de outra solução possível. A prioridade de guarda continua a cargo dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) é contrário à proposta que somente vigorará após sua publicação. Nem todas as espécies silvestres são passíveis de criação em cativeiro para fins comerciais, ou para serem criados como animais de estimação, conforme critérios estabelecidos na resolução Conama 394/2007. O Ibama está elaborando uma lista das espécies que poderão ser criadas e comercializadas como animais de estimação, popularmente chamada de “lista pet”. O CFMV vê essa lista com temeridade, pois o nível de conhecimento que há sobre a fauna brasileira ainda é muito limitado para que se possa indicar quais animais podem ou não ser utilizados como animais de estimação. Fonte: CFMV


INFORMATIVO CRMV-BA - AGOSTO DE 2013 • 3

EXPOCONQUISTA 2013:

CRMV-BA TEM ATUAÇÃO MARCANTE O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) esteve presente na EXPOCONQUISTA 2013, com o CRMV-BA Itinerante. O evento foi realizado entre os dias 15 a 24 de março de 2013. A presidente do CRMV-BA, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida; o vicepresidente, Altair Santana de Oliveira; a secretaria-geral, Marilene Moraes Caldas; e o Conselheiro Mauro Pereira de Figueiredo estiveram presentes. O Conselho levou uma equipe de quatro funcionários para atender aos médicos veterinários e zootecnistas em suas demandas. Uma grande vitória foi obter dos organizadores a contratação de Responsável Técnico pelo evento, algo inédito. Foi grande o número de profissionais e representantes de empresas que diariamente compareciam ao stand do CRMV-BA itinerante para resolver pendências, pedir informações ou tirar dúvidas. A presidente Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida realizou, entre outras atividades, uma Solenidade de Entrega de Carteiras e uma reunião com os profissionais do sudoeste baiano. Ambas as atividades foram realizadas no auditório da Delegacia Regional do Ministério da Agricultura. REPERCUSSÃO: O CRMV-BA fez todos os esforços para que todos os profissionais tivessem conhecimento do Conselho Itinerante. Além de usar o sítio eletrônico do Conselho, conseguiu-se ampla cobertura da mídia local. A repórter Indhira Almeida e o repórter cinematográfico Edirlei Pereira, da TV Sudoeste, da Rede Globo, foram ao Parque Teopompo de Almeida para entrevistar a Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, MV Ana Elisa Almeida. Outra televisão que abriu espaço para

esta Autarquia foi a TV UESB. No dia 18 de março, a presidente deste regional participou ao vivo no estúdio. A presidente do CRMV-BA, MV Ana Elisa Almeida foi recebida na bancada de Dany Cavalcanti, no segundo bloco do jornal local.

Além disso, é uma oportunidade de mostrar para a população como o Conselho atua na fiscalização do exercício dos profissionais médicos veterinários e zootenistas, e também das empresas ligadas aos setores de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Outra oportunidade na mídia foi por meio da jornalista Érica Trindade, da UESB FM, que esteve no stand do CRMV-BA, gravando uma entrevista sobre as atribuições do Conselho e sobre a atuação Itinerante da instituição.

AUDIÊNCIA LOCAL O CRMV-BA teve boa receptividade dos veículos de comunicação de Vitória da Conquista e Região durante a Expoconquista. A TV Sudoeste, por exemplo, é vista em 89 cidades do sudoeste. Além da TV e FM UESB, que fizeram entrevistas diretas, o CRMV-BA teve sua atuação destacada em rádios e blogs noticiosos.

A presidente explicou a iniciativa do Conselho Itinerante é uma forma de aproximar a Autarquia Federal dos médicos veterinários e dos zootecnistas que trabalham no interior do estado.

Estas ações na imprensa visam prestar contas do trabalho do Conselho tanto para os médicos veterinários, zootecnistas e empresas do setor, como para toda a população.

A entrevista ocupou praticamente todo o segundo bloco do noticioso.


4 • INFORMATIVO CRMV-BA - AGOSTO DE 2013 EXPEDIENTE

DENÚNCIAS O exercício ilegal da profissão é crime.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia - CRMV-BA Informativo nº 02 -2013 DIRETORIA EXECUTIVA TRIÊNIO 2013-2016 PRESIDENTE MV Ana Elisa F. de S. Almeida - CRMV-BA 1130 VICE-PRESIDENTE MV Altair Santana de Oliveira - CRMV-BA 1232 TESOUREIRO MV Ricardo Diniz Guerra e Silva - CRMV-BA 2047 SECRETÁRIA-GERAL MV Marilene Moraes Caldas - CRMV-BA 0048 Conselheiros Efetivos MV Geraldo Cézar de Vinháes Torres - CRMV-BA 0020 MV Neuci Adalton Vigna - CRMV-BA 2461 MV Mauro Pereira de Figueiredo- CRMV-BA 1138 Zoot. Isa Porto Meireles - CRMV-BA 0102/Z MV Rui Ferreira Leal - CRMV-BA 0970 MV Maria Ângela Ornelas de Almeida- CRMV-BA 0676 Conselheiros Suplentes MV Antonio Valentim Bastos Coqueijo Fidalgo - CRMV-BA 0386 MV Hélcio Alves de Souza - CRMV-BA 0556 MV Érica Luciana Lago de Carvalho - CRMV-BA 1673 MV Gabriela Jayme Covizzi - CRMV-BA 3146 MV Jonas Batista Ferreira Filho - CRMV-BA 3226 MV Rafael Mendes Pereira - CRMV-BA 3023 COMISSÕES CEEMV - Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária Presidente - Méd. Vet. Ricardo Castelo Branco Albinati, CRMV/BA Comissão Estadual de Saúde Pública - CESP Presidente - Méd. Vet. José Eduardo Ungar de Sá, CRMV/BA 1156

Não basta fazer o curso de Medicina Veterinária ou Zootecnia. Para exercer, o profissional deve estar inscrito e regular no Conselho Regional de Medicina Veterinária de seu estado, conforme orienta a legislação. Em um estado com a extensão territorial da Bahia é fundamental que as pessoas que tenham conhecimento da prática do charlatanismo, do falso médico veterinário ou zootecnista denunciem ao CRMV-BA. Segundo orienta a legislação, o denunciante deve reunir provas como panfletos, boletos, anúncios, notas fiscais e/ou provas testemunhais; Outro problema que a fiscalização do CRMV-BA sempre está combatendo é a ausência de Responsáveis Técnicos em estabelecimentos que comercializam produtos veterinários. Apenas com a vigilância da sociedade estas más-práticas podem ser eliminadas. Denuncie: fiscalizacao@crmvba.org.br

CONVITE O Conselho Regional de Medicina Veterinária tem o propósito de retomar a regularidade dos impressos dirigidos aos médicos veterinários e zootecnistas. Para o impresso, o CRMV-BA vai privilegiar as discussões e informações mais duradouras, que possam ser lidas semanas após a impressão. Para continuar com o boletim virtual e o impresso, o CRMV-BA convida todos a participarem através do endereço ascom@crmvba.org.br e o número (71) 3082-8188 para enviar críticas, sugestões, notícias. São canais abertos com os leitores. Queremos fazer um trabalho com o qual médicos veterinários e zootecnistas se identifiquem em seus anseios. Sua colaboração é de extrema importância.

Comissão de Tomada de Contas Presidente - Méd. Vet. Rui Ferreira CRMV/BA 0970 Leal

CRMV-BA: CAMPANHA CONTRA O TRÁFICO DE ANIMAIS

Jornalista Responsável: Susie Carvalho Feitosa MTB 1671/ BA e-mail: ascom@crmvba.org.br

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) participou, no dia 29 de setembro, da Campanha Nacional contra o Tráfico de Animais Selvagens.

Comissão Estadual de Ensino da Zootecnia – CEEZ Presidente - Zoot. Ronaldo Lopes Oliveira, CRMV/BA 0179/Z

CRMV-BA Rua Professor Aristides Novis, 21/ 23, Federação 40210-630 Salvador- Bahia - Tel.: (71) 3082- 8188 | www.crmvba.org.br Impressão e Diagramação : Jacografica Serv. Gráficos Ltda. Tiragem: 5.000 exemplares

O crime atinge 38 milhões de animais ao ano e rende R$ 2,5 bilhões aos criminosos. Em Salvador, a Campanha do Sistema CFMV- CRMVs foi realizada do Jardim Zoológico. Muitas crianças e adultos participaram das atividades educativas e recreativas. A intenção é criar uma nova consciência de respeito à fauna brasileira.


INFORMATIVO CRMV-BA - AGOSTO DE 2013 • 5

LII SBRT, O PRIMEIRO DE 2013, TEVE PARTICIPAÇÃO MASSIVA

CONSELHO ITINERANTE O Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado da Bahia retomou o projeto “Conselho Itinerante”. O reinício foi na Expoconquista 2013, realizada entre os dias 15 a 24 de março na cidade de Vitória da Conquista no sudoeste baiano. A presidente do CRMV-BA, MV Ana Elisa Almeida, salienta que um dos objetivos desta iniciativa é aproximar a Autarquia dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, das empresas inscritas no Regional e da sociedade baiana em geral.

O LII Seminário Baiano de Responsabilidade Técnica (SBRT) teve participação massiva de 50 médicos veterinários e um zootecnista. No total, o número de inscrições foi maior, porém ocorreram desistências durante o evento. Foram dois dias de muitas palestras com informações pertinentes ao mundo do Responsável Técnico. Além disto, na tarde do segundo dia, foi também realizada uma Solenidade de Entrega de Carteiras Profissionais para 22 novos médicos veterinários. O LII SBRT foi realizado nos dias 06 e 07 de junho de 2013, no auditório Jorge Rubinich na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-BA). Temas como “Ética”, ”Bioética”, “Responsabilidade Civil”, “Funcionamento do Sistema CFMV- CRMVs” entre outros, foram abordados pelos MV Valentim Fidalgo, Conselheiro do CRMV-BA; MV Ana Elisa Almeida, Presidente do CRMV-BA; MV Ricardo Guerra, Tesoureiro do CRMV-BA; Adv. Tiago Mattos da Silva e Adv. Paulo de Tarso Moreira, ambos do Setor Jurídico do CRMV-BA; e o MV e Bacharel em Direito, Lúcio Leopoldo Aragão da Silva. Com ampla experiência como Fiscal Federal Agropecuário, o vice-presidente do CRMV-BA, MV Altair Santana de Oliveira,

falou em sua palestra sobre a atuação do RT em matadouros. Ao final, a Presidente do CRMV-BA, MV Ana Elisa Almeida sorteou duas inscrições para o CONBRAVET 2013 que vai ser realizado nos dias 18 a 21 de novembro no Bahia Othon Palace Hotel em Salvador. Os vencedores foram os MVs Joab Mandelo e Lorena Brandão. Os certificados forem entregues junto com o livro A Medicina Veterinária na Bahia, escrito pelo Conselheiro do CRMV-BA, MV Geraldo Cezar de Vinhàes Torres Atendendo à campanha feita pelo CRMV-BA, os participantes do evento doaram cem quilos de ração, que foram somados aos 200 quilos doados no I Seminário da Zootecnia Baiana, no dia 17 de maio de 2013.

STF: SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL O Supremo Tribunal Federal (STF) despachou favoravelmente sobre a constitucionalidade da Lei 4.950-A/ 1966, que estabelece o Salário Mínimo Profissional para engenheiros, químicos, arquitetos, agrônomos e médicos veterinários. O Amicus Curiae foi impetrado pela Federação Interestadual de Sindicados de Engenheiros (Fisenge) e pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) , tendo sido apresentado em fevereiro de 2010. A aceitação do Amicus Curiae não significa que os julgadores vão conceder a causa, mas traz ânimo aos interessados. A legalidade da Lei 4.950-A/1966 havia sido contestada pela então governadora do Maranhão, Roseana Sarney em maio de 2009. O entendimento na época foi que a lei feria a Constituição de 1988 que proíbe o uso do salário mínimo para indexar qualquer índice. Ao deferir o Amicus Curiae, o STF sinaliza que aceita o argumento que a Lei 4.950-A/1966 não estabelece um reajuste de salário mas a fixação do menor salário que os profissionais citados podem receber. Fonte: Fisenge/ Fenamev/ Seesp


6 • INFORMATIVO CRMV-BA - AGOSTO DE 2013

MÉDICOS VETERINÁRIOS SÃO HOMENAGEADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA O Dia do Médico Veterinário deste ano foi marcante na Bahia. Uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado foi realizada em homenagem aos 45 anos da criação do Sistema CFMVCRMVs, que congrega o Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. A profissão de médico veterinário foi regulamentada há 80 anos, em 1933, pelo Presidente Getúlio Vargas no Decreto-Lei Nº 23.133, de 9 de setembro de 1933. A iniciativa da homenagem partiu do Deputado Estadual Joseildo Ramos, do PT, cujo discurso pode ser lido neste endereço: http://www.cfmv. gov.br/portal/_doc/dia_do_medico_ veterin%C3%A1rio_discurso_deputado_joseildo_r.pdf O Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, MV Benedito Fortes de Arruda, veio prestigiar o evento na Bahia. Estiveram presentes profissionais de várias gerações, entre eles, alguns dos nomes mais destacados da Medicina Veterinária baiana. A sessão foi aberta com a composição da mesa de honra presidida pelo Deputado Joseildo Ramos, para a qual foram convidados o secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles; Humberto Miranda, Representante da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia; O professor Eliel Judson da UNIME; professor Paulo César Maia representante da EMVZ-UFBA; Willadesmon Silva, presidente do SINDIMEV; o presidente da Academia Baiana de Medicina Veteriná-

ria, Luciano Figueiredo; a presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, Márcia Farias; o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres; o representante do Mapa, Paulo Reis; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida e o Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

Veterinária do Estado da Bahia, em 14 de agosto de 2000, e é entregue ao médico veterinário que tenha se destacado na Medicina Veterinária ou Pecuária brasileira.

Na seqüência o cantor Marizo França executou o Hino Nacional Brasileiro e depois todos os componentes da mesa tiveram oportunidade falar sobre a data e sobre a profissão. O discurso do deputado Joseildo Ramos pode ser lido aqui. Encerrando a Sessão Especial, foi entregue o Prêmio Fúlvio Alice ao MV José Guilherme Motta. O Prêmio Fúlvio Alice foi instituído pelo Conselho Regional de Medicina Os profissionais vão poder debater temas variados como leishmaniose e encefalopatia espongiforme bovina. Em conjunto ao 40º CONBRAVET vão ser realizados o XIII Encontro de Medicina Veterinária Militar e o IX Congresso de Aqüicultura e Pesca. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária e da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia. Informações como palestrantes, temas, inscrição e prazo para envio de temas livres já podem ser consultados no www.conbravet2013.com.br ou diretamente com a empresa organizadora no telefone (71) 2104- 3477


INFORMATIVO CRMV-BA - AGOSTO DE 2013 • 7

CRMV-BA REALIZA PRIMEIRO SEMINÁRIO DA ZOOTECNIA BAIANA A terceira palestra do evento, a primeira atividade do período vespertino, foi coordenada pelo Prof. Dr. Ossival Lolato Ribeiro, da UFBA. O Prof. Dr. Severino Gonzaga Neto explanou sobre as “Perspectivas para a Zootecnia e para o (a) zootecnista no Brasil”. Citando vários exemplos de sucesso de seus alunos egressos do Campus de Areias da Universidade Federal da Paraíba, ele mostrou que o profissional zootecnista pode encontrar excelentes chances de inserção no mercado.

Três palestrantes de alto nível, uma mesa redonda, mais de cem participantes entre estudantes e profissionais e quase 200 quilos de ração para serem entregues às Instituições que cuidam de animais. Estes são alguns números do I Seminário da Zootecnia Baiana: a produção animal em Perspectiva, realizado pela Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), no dia 17 de maio de maio de 2013, no Hotel Portobelo em Ondina. O evento em homenagem ao Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio, foi aberto pela MV Márcia Magalhães Farias, Presidente da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia. Na sequência, a Presidente do CRMV-BA MV Ana Elisa Almeida, deu boas vindas aos participantes. A seguir, o Presidente da Comissão Estadual de Ensino da Zootecnia do CRMV-BA, o Prof. Dr. Ronaldo Lopes Oliveira, e o Zoot. Ézio Gomes da Mota, Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Zootecnistas, também falaram ao público. PRIMEIRA PALESTRA O prof. Dr. Ronaldo Lopes Oliveira coordenou a primeira palestra da manhã, que foi feita pelo Mestre em Produção de ruminantes pela Universidade

Federal de Lavras- MG e coordenador nacional de Bovinos de corte e confinamento da Tortuga Companhia Zootécnica Agrária, o zootecnista Marcos Sampaio Baruselli. MERCADO PROFISSIONAL Após o intervalo da manhã, o público pode ouvir a segunda palestra do evento, que foi proferida pelo Fiscal Federal Agropecuário do MAPA, o zootecnista Ézio Gomes da Mota, que durante a palestra se revelou um defensor incansável da profissão. Esta mesa foi mediada pela Professora-Doutora Meiby Carneiro de Paula Leite, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O Zootecnista Ézio Mota falou sobre “As oportunidades de mercado no âmbito federal”. Ele fez um histórico da criação da profissão de zootecnista até hoje, das dificuldades enfrentadas e das vitórias alcançadas por estes profissionais em quatro décadas. Lembrou que após a Constituição de 1988, foram abertas as chances para o zootecnista trabalhar no serviço público através de concursos e recomendou que todos fiquem atentos aos editais e que entrem na justiça, caso tenha o campo de atuação dos zootecnistas, mas não tem vaga, o que deixa espaço para outro profissional tomar o lugar do zootecnista.

PRÊMIO Finalizando o evento, foi realizada uma mesa redonda reunindo a Presidente do CRMV-BA, Ana Elisa Almeida; os três palestrantes já citados, o Prof. dr. Ronaldo Lopes Oliveira; a Conselheira do CRMV-BA, Zootecnista Isa Porto; e o estudante de Zootecnia da UFBA, Matheus Del Rey, bolsista PIBIC, que venceu um prêmio nacional na área de apicultura e representou na mesa todos os estudantes de Zootecnia do Estado. A presidente do CRMV-BA, Ana Elisa Almeida, fez uma explanação sobre a Zootecnia no território baiano, o número de cursos (04) e o número de zootecnistas inscritos no CRMV_BA. Ela também mostrou os vários tipos de empresas nas quais o zootecnista pode ser Responsável Técnico. A MV Ana Elisa Almeida anunciou que tem a intenção de fazer um levantamento completo dos profissionais na Bahia. No Brasil, são sete mil inscritos, mas existem mais de 25 mil profissionais em atuação. Anunciou, ainda, a criação do Prêmio da Zootecnia Baiana a ser entregue todo mês de maio, como parte das comemorações do dia 13 de maio, dia do zootecnista. Avaliando o evento com a comissão do CRMV-BA, a presidente se declarou satisfeita com os resultados alcançados. Opinião compartilhada pelos participantes que se manifestaram sobre o assunto.


8 • INFORMATIVO CRMV-BA - AGOSTO DE 2013 Conselho Regional de Medicina Veterinaria - BA

Data 09/08/2013 1

Pag. Sistema de Cadastro Comunicação Mensal (Período de 01/01/2013 a 30/06/2013) _______________________________________________________________________________________________ Prima BA - 00305 - ZP LUCIANA SILVA TEIXEIRA OLIVEIRA

01/04/2013

BA - 00308 - ZP ALINE DANTAS DA SILVA ALVES

03/06/2013

BA - 00307 - ZP MAURICIO POLYCARPO FERREIRA DA SILVA BA - 03993 - VP FERNANDA MAGALHAES AGUIAR

BA - 03994 - VP CARLA TÂMARA PEREIRA DE SOUZA

BA - 03995 - VP OSVALDO PASCHOAL SILVA BONFIM

BA - 04001 - VP MARÍLIA BARRETO PAES COELHO MELO BA - 04002 - VP JACQUELINE SILVA TRINDADE

BA - 04003 - VP MARIA CAROLINA GOMES VASCONCELOS BA - 04004 - VP NÁDIA ARIANA OLIVEIRA DE SOUSA

BA - 04007 - VP DANIEL ÂNGELO CEDRAZ DE MENÊZES BA - 04008 - VP CIRO MANOEL FERNANDES JUNIOR BA - 04009 - VP JULIANA KELLY CONCEIÇÃO LEITE BA - 04010 - VP ELIENE BARBOSA DE LIMA

BA - 04011 - VP JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA FILHO BA - 04012 - VP LAILA PIRES CAIRES

BA - 04013 - VP RICARDO LOPES VIEIRA JUNIOR

BA - 04014 - VP BERNARDO DA ROCHA PEREIRA MENEZES BA - 04015 - VP HELCA NAIARA DE SOUZA O'DWYER BA - 04016 - VP LUCAS MONTEIRO MARQUES BA - 04017 - VP RAFAEL NASCIMENTO SILVA

BA - 04018 - VP TAINÁ DIACUÍ DE JESUS COUTINHO BA - 04019 - VP FLÁVIA XAVIER MENDES

BA - 04020 - VP JOAB LUIZ MANDELO CASAES BA - 04021 - VP ADRIANA LOPES DA SILVA BA - 04022 - VP RAFAEL SIMÕES ALVES

BA - 04023 - VP VINÍCIUS SATYRO XAVIER DE OLIVEIRA BA - 04024 - VP JOANA DA LUZ OLIVEIRA

BA - 04026 - VP SAMANTHA LEANDRO DE SOUSA ANDRADE BA - 04028 - VP RICK TAYNOR ANDRADE VIEIRA

BA - 04029 - VP NATÁLIA FERNANDES DE SOUZA BA - 04031 - VP CLEBSON PEREIRA DE ALMEIDA

BA - 04032 - VP RODRIGO SILVA NASCIMENTO MACIEL BA - 04033 - VP LEIA RIBEIRO ALVES SANTOS BA - 04034 - VP TATIANI VITOR HARVEY

BA - 04035 - VP LARISSA SANDOVAL CURY

BA - 04037 - VP AISLA NASCIMENTO DA SILVA BA - 04038 - VP CAROLINA AMOEDO FRANCA

BA - 04039 - VP CARLOS ROMMELL BOMFIM HERMENEGILDO BA - 04040 - VP LUIZ EDUARDO VIEIRA LEITE BA - 04041 - VP JACKSON DIAS SILVA

BA - 04042 - VP CAROLINA DE CARVALHO CARDOZO CENDON BA - 04043 - VP VLADIMIR LÊNIN FREITAS DE ARAÚJO SILVA BA - 04044 - VP LETICIA GABRIELLE DA SILVA MOURA BA - 04046 - VP RAMON AGUIAR COSTA

BA - 04047 - VP IGOR BOULHOSA RODAMILANS

BA - 04053 - VP DERIC PETRONIUS SILVEIRA ARAUJO

BA - 04061 - VP ANA CAROLINE ANDRADE SANTOS

30/01/2013

BA - 04062 - VP GEÓGIO FÉLIX ARAÚJO

30/01/2013

BA - 04063 - VP MAICON PEREIRA LENTS

30/01/2013

BA - 04064 - VP SHEILA DOS SANTOS ANDRADE

30/01/2013

BA - 04065 - VP WALÉRIA BORGES DA SILVA

05/02/2013

BA - 04066 - VP EUNICE SANTOS DE ANDRADE

05/02/2013

BA - 04067 - VP TATIALE DE OLIVEIRA RODRIGUES

25/02/2013

BA - 04068 - VP RAMON MENDES CARNEIRO

26/02/2013

BA - 04069 - VP LORENA SANTOS BRANDÃO

04/03/2013

BA - 04070 - VP ÉRICA AUGUSTA DOS ANJOS CERQUEIRA DA SILVA

04/03/2013

BA - 04071 - VP JULIO DE OLIVEIRA MACEDO

04/03/2013

BA - 04072 - VP MARCELA CATARINE DONATO ARAUJO

04/03/2013

BA - 04073 - VP SIMONE SOUZA DE ANDRADE

04/03/2013

BA - 04074 - VP BRUNO ARAÚJO LEMOS

04/03/2013

BA - 04075 - VP RODRIGO JOSÉ DE SOUSA GONÇALVES

04/03/2013

BA - 04076 - VP LOUISE SANTOS FERNANDES DE JESUS

04/03/2013

BA - 04077 - VP RAFAEL SOUZA FIGUEIREDO

04/03/2013

BA - 04078 - VP ROBERTA VIANNA DO VALLE

04/03/2013

BA - 04079 - VP ANA CLAUDIA SANTOS RAPOSO

04/03/2013

BA - 04080 - VP DANIELLY DETONI LAMAS

04/03/2013

BA - 04081 - VP DIOGO PEREIRA COSTA

08/03/2013

BA - 04082 - VP MARLA VERENA ARGOLO COSTA

08/03/2013

BA - 04083 - VP ÁLVARO SANTOS LISBOA NETO

01/04/2013

BA - 04084 - VP JAMILE MATOS DE ABREU MACÊDO

01/04/2013

BA - 04085 - VP PRISCILA PIRES DOS SANTOS

01/04/2013

BA - 04086 - VP MARIA CAROLINA TELES DE OLIVEIRA

01/04/2013

BA - 04087 - VP ALINE SARAIVA FERNANDES

01/04/2013

BA - 04088 - VP DAVID DE MORAIS DA SILVA

01/04/2013

BA - 04089 - VP ROMENIA BARBOSA DA SILVA

01/04/2013

BA - 04090 - VP NILSON SANTOS DE CARVALHO

01/04/2013

BA - 04091 - VP ILKA SILVA LIMA

01/04/2013

BA - 04092 - VP TIAGO DE SOUZA SANTOS

09/04/2013

BA - 04093 - VP GUILHERME GONSALES SCHREDER

09/04/2013

BA - 04094 - VP MARCOS SILVA DO REGO MONTEIRO

16/04/2013

BA - 04096 - VP YGOR COTRIM COUTRIM

07/04/2013

BA - 04097 - VP RENATA VEIGA TENÓRIO DE ALBUQUERQUE

26/04/2013

BA - 04098 - VP INDIRA TRUEB

06/05/2013

BA - 00697 - VP ANTONIO CARLOS CERQUEIRA RODRIGUES BA - 00780 - VP ARIVAL BARRETO DE ANDRADE

BA - 00813 - VP FILEMON DE CASTRO NOGUEIRA PARANAGUA BA - 01070 - VP KATIA GIL DE OLIVEIRA PINTO

BA - 01330 - VP JEANNINE LUSTOSA LEITAO BARROS BA - 01434 - VP LUIZ CARLOS MERCES DE MEDEIROS BA - 01707 - VP ANGELO VELLOSO TELLES DA SILVA BA - 01920 - VP ROBSON GENUINO DA SILVA BA - 02232 - VP CASSIANA BENEDITO SIMAO BA - 02381 - VP CLEBER ESTEVES ALVES

BA - 02445 - VP DANIELE DE CASTRO MACHAT BA - 02516 - VP DANIELA SOUZA FREITAS

BA - 02542 - VP TATIANA FEUCHARD DE SOUZA LIMA BA - 02595 - VP ELTON RIOS

BA - 02813 - VP ANDREA DE OLIVEIRA LEITE MACHADO BA - 02816 - VP JOAO HENRIQUE ARAUJO VIRGENS BA - 03394 - VP EMANUELLY MEIRA SILVA BA - 03535 - VP TATIANA ITSUKO BEKER

BA - 03628 - VP DILVANIA DA ROCHA SILVA BA - 03643 - VP NADIA CALDAS ABREU

BA - 03695 - VP LORENA GABRIELA ROCHA RIBEIRO BA - 03703 - VP MAIRA ALVES RIOS DA SILVA

BA - 03864 - VP AMANDA DE LUCENA PEDRAL

BA - 00111 - VP CARLOS ADAN CORDEIRO

Data 09/08/2013 3

BA - 04030 - VS VICTOR JOSÉ WUSTRO

BA - 04036 - VS LEONARDO ALVES DETONI

BA - 04045 - VS LUIZ FERNANDO DE MELLO JUNIOR BA - 04048 - VS ALAN JOSE BRAGA

03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 03/06/2013 06/06/2013 07/06/2013 17/06/2013

04/03/2013

Data 09/08/2013 4

Pag. Sistema de Cadastro Comunicação Mensal (Período de 01/01/2013 a 30/06/2013) _______________________________________________________________________________________________ BA - 04051 - VS PAULO SÉRGIO DA SILVA

06/05/2013 06/05/2013

04/03/2013 01/04/2013

BA - 00289 - ZS PAULO GOMES JUNIOR

04/03/2013

BA - 03989 - VS ELISON MATOS SANTOS

01/04/2013

BA - 03522 - VS EDUARDO OLIVEIRA MARTINS

01/04/2013 04/03/2013

01/04/2013

SE0532VP

BA - 00546 - VP ERONIDES VIEIRA DE AZEVEDO

06/05/2013

BA/RN

BA - 02033 - VP ALEXANDRE CAMPOS DA SILVA

06/05/2013

SE0224VP

Secundária Óbito

04/03/2013 04/03/2013

Transferência Concedida

04/03/2013 04/03/2013

BA - 00816 - VP JOSE EDUARDO ALBERNAZ

04/03/2013 01/04/2013

BA - 02114 - VP JULIANO PEREIRA SANTOS

01/04/2013

BA - 02847 - VP ATTICCUS TANIKAWA

04/03/2013

BA - 03137 - VP ANA PAULA DOMINGOS BRITO

04/03/2013

BA - 03217 - VP CAROLINE NERY FROES

04/03/2013

BA - 03339 - VP ADRIANA MENEZES CORREIA RESENDE

04/02/2013

BA - 03586 - VP ANDREZA DA SILVA MOURA

04/03/2013

BA - 03885 - VP EDUARDO MAZZOLA CAMPOS

06/05/2013

BA - 03950 - VP AMANDA TELES RAMOS

04/03/2013

06/05/2013 06/05/2013

SE0211VP

04/03/2013

BA/CE

04/03/2013 03/06/2013 06/05/2013

06/05/2013

BA/CE

04/03/2013

06/05/2013

04/03/2013

BA - 03997 - VP GUADALUPE DE CARVALHO XAVIER

16/01/2013

BA - 03996 - VP PATRICIA GUSMÃO GUIMARÃES GIURIATO BA - 03998 - VP GUSTAVO HENRIQUE DE MIRANDA BARROS

04/03/2013

BA - 04000 - VP TATIANA TAVARES DE SOUZA

01/04/2013

BA - 04005 - VP TATIANA FIGUEIREDO

04/03/2013

BA - 04006 - VP ROMAN PAIVA

04/03/2013

BA - 04027 - VP FELIPE PURCELL DE ARAUJO

04/03/2013

BA - 04050 - VP BRUNA MACHADO AMARAL ROSA BA - 04052 - VP ANA CARLA SILVA SANTANA

BA - 04095 - VP JOÃO GABRIEL DA SILVA NEVES

01/04/2013

BA/SP

PE/BA

16/01/2013

ES1442/BA

16/01/2013

PE3947/BA

16/01/2013

PE3191/BA SP/BA

05/02/2013

PR/BA

01/04/2013

SE0615VP

05/02/2013 06/05/2013 06/05/2013 03/06/2013

PR/BA

SP/BA PE/BA

MG/BA

Transferência Concedida por Transferência

04/03/2013

Transferência Recebida por Transferência

04/03/2013

Transferência Cancelamento

01/04/2013

BA - 01446 - VP ANNE MARIE GEBERS

BA - 03228 - VP ANTONIO CESAR LIMA DA CRUZ FILHO

BA/TO SE/BA

SE/BA

01/04/2013

SC4383VP

06/05/2013

RS10840

06/05/2013

BA/SP

BA/MG

BA/MT4246

BA - 00306 - ZP IVO DE LUCENA LINO E SILVA

04/03/2013

01/04/2013

BA/RN

16/01/2013

04/03/2013

04/03/2013

BA/SP

Transferência Recebida

04/03/2013

16/01/2013

ES01039

Secundária Reativada

01/04/2013

03/06/2013

SP25847

Secundária Cancelada

Secundária

BA - 04025 - VS DOMINGOS ROGER DE OLIVEIRA TAVARES

10/05/2013

Conselho Regional de Medicina Veterinaria - BA BA - 04049 - VS ANDRÉ DE SOUZA E SILVA

04/03/2013

Prima Óbito

BA - 03999 - VS THOME DANTAS DA COSTA NETO

10/05/2013

04/03/2013

04/03/2013

BA - 02580 - VP PERICLEON ALVES ROCHA

10/05/2013

BA - 00121 - ZP CARLOS AUGUSTO CERDEIRA DOS SANTOS

BA - 01747 - VP CARLOS HENRIQUE DE ALMEIDA NUNES

BA - 02021 - VP LUISA CARLA SILVA SANTOS

06/05/2013

06/05/2013

04/03/2013

BA - 02782 - VP RITA DE CASSIA SANTOS PIMENTEL

06/05/2013

01/04/2013

BA - 00295 - VP IRENILDES COSTA SANTOS

BA - 02722 - VP MARIA APARECIDA SANTOS SILVA

06/05/2013

BA - 00106 - ZP NICELIA AUGUSTA DE OLIVEIRA

06/05/2013

Prima Reativada BA - 01583 - VP IVONE REQUIÃO MASCARENHAS

06/05/2013

06/05/2013

01/04/2013

BA - 00656 - VP UMBERTO CESAR DA ROCHA SILVEIRA

06/05/2013

Prima Cancelada

06/05/2013

04/03/2013

BA - 00497 - VP PAULO JERONIMO DE OLIVEIRA

06/05/2013

BA - 04060 - VP ELIANE FERREIRA DA MOTA

16/01/2013

BA - 00266 - ZP JOSE DANTAS GUSMAO FILHO

BA - 00345 - VP DELSON MACEDO SILVA

BA - 04056 - VP DOUGLAS SANTOS OLIVEIRA

BA - 04059 - VP CAROLINE DA SILVA NOGUEIRA

16/01/2013

BA - 00146 - VP JARBAS BARRETO RIBEIRO

BA - 00298 - VP RENIVAL SOARES DE ALMEIDA

06/05/2013

BA - 04058 - VP ILCSON PETRONILIO DA CUNHA

Pag. Sistema de Cadastro Comunicação Mensal (Período de 01/01/2013 a 30/06/2013) _______________________________________________________________________________________________

BA - 00276 - ZP HERMEM CANDIDO DE AZEVEDO GUEDES

BA - 04054 - VP DANIELA RIBEIRO GUIMARÃES

BA - 04057 - VP SIBERI SANTOS CASTRO

16/01/2013

Data 09/08/2013 2

Pag. Sistema de Cadastro Comunicação Mensal (Período de 01/01/2013 a 30/06/2013) _______________________________________________________________________________________________ BA - 04055 - VP TAIANE NASCIMENTO DA HORA

03/06/2013

Conselho Regional de Medicina Veterinaria - BA

BA - 00148 - ZP VALERIA VIEIRA RODRIGUES

Conselho Regional de Medicina Veterinaria - BA

ES1048VP SP30243

BA - 02969 - VP ANDREIA BALDO BORSOI

BA - 02970 - VP RODRIGO OTAVIO CABRAL DE OLIVEIRA Transferência Óbito Falha de Registro Aposentadoria Transferência Reativada

06/05/2013 04/03/2013 04/03/2013 04/03/2013

SP/BA

CE/BA

Informativo verde  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you