Page 1

Boletim Bimestral Lear América do Sul – Edição 01 • Junho 2014 SEATING FORÇA NOS NEGÓCIOS COM BMW

ARGENTINA EXCLUSIVIDADE NA LINHA PALIO

JURÍDICO POLÍTICA DE MÍDIAS SOCIAIS

RECURSOS HUMANOS RECONHECIMENTO NO WORLD CUP

Modelo de

Liderança

A Lear promove alinhamento, excelência e trabalho em equipe entre seus gestores e demais colaboradores

JOINVILLE

Ajustes finais na nova planta


Editorial ONE LEAR NEWS

todos por uma só Lear

EDITORIAL COORDENAÇÃO

Gisele de Sousa gdesousa@lear.com Prezados Colaboradores,

É

PRODUÇÃO EDITORIAL

com grande satisfação que apresentamos a primeira edição da revista corporativa bimestral One Lear News.

Esta ferramenta tem como principal objetivo promover ainda mais o compartilhamento de informações na Lear América do Sul, dando visibilidade e valor a eventos e atividades relevantes para a nossa organização.

Elaine Lima elima01@lear.com EXPEDIENTE PROJETO GRÁFICO, ARTE E EDITORAÇÃO

Intellect Comunicação

Nesta primeira publicação daremos ênfase ao novo Modelo de Liderança lançado pela Lear em 2014. Trata-se de um modelo uniforme e consistente aplicado à gestão da empresa, baseado nos pilares: Uma só Lear, obter resultados da maneira certa e conduzir com integridade. Boa leitura a todos,

PRODUÇÃO

Depto. de Recursos Humanos O One Lear News é uma publicação, eletrônica, editada em português, para os colaboradores da Lear América do Sul. Coordenação e Editoria Geral: Escritório Central Rua Prof. Manoelito de Ornellas, 303 – Chácara Santo Antônio - CEP 07419-040 - São Paulo/SP – Brasil. Se você tem alguma sugestão de pauta, crítica ou elogio, entre em contato: Tel. 11 2131.7847 elima01@lear.com Fechamento da Edição: 17/06/2014

JAIME MARTINS Vice-Presidente de Recursos Humanos América do Sul

PERIODICIDADE

Bimestral

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

Em todas as edições, o One Lear News compartilhará mensagens da alta direção e liderança sobre aspectos importantes da Companhia e gestão, ampliando o conhecimento dos colaboradores sobre a empresa. Seu enfoque é fortalecer a construção de uma cultura organizacional de alta performance, na qual todos são reconhecidos e valorizados, encontrando na Lear América do Sul um local de satisfação e de realização profissional para a construção de carreiras de longo prazo.

2


NEGÓCIOS | ELECTRICAL

inovação em sintonia com o futuro Com modelo global, a unidade de Negócio Electrical reúne competências e novos projetos com foco nos desafios e oportunidades futuras

Diversidade e tecnologia é marca registrada da linha Electrical da Lear: Capacidade completa de projeto e fabricação de sistemas de alta potência.

As principais características da unidade de negócios Electrical podem ser resumidas em cinco aspectos que revelam a notoriedade da empresa em excelência e know-how:

▲Forte Posição de Mercado A Lear se posiciona entre os quatro maiores fornecedores, com capacidade global em ambos os sistemas, tradicionais e de alta potência de gestão de energia elétrica.

▲Principais Recursos Sistemas tradicionais de distribuição elétrica, sistemas de alta potência emergentes e componentes relacionados, incluindo conectores, caixas de junção inteligente e carregadores de bateria.

▲Tecnologia de Referência Desenvolvendo e dando suporte às novas tecnologias, a Lear inovou com o sistema S3JB (Solid State Smart Junction Box), uma solução inteligente de caixa de junção de estado sólido que ganhou o prêmio PACE, patrocinado pela Automotive News.

▲Nas Américas, um líder mundial de distribuição elétrica automotiva Além do Brasil, o negócio da Electrical está presente em outros quatro países: Estados Unidos, México, Honduras e Argentina. Ao todo, a companhia opera nove fábricas na região que juntas ocupam uma área maior que a de 29 campos de futebol e produzem mais de 230 mil chicotes por dia, o equivalente a 10.500 veículos completos, distribuídos em 141 clientes, presentes em 12 países. Na América do Sul, o negócio está dividido em duas plantas: Navegantes (Santa Catarina, Brasil) e Pacheco (Argentina).

▲Líder da Qualidade

Atualmente, a planta de Navegantes atua na produção exclusiva de chicotes elétricos, atendendo importantes projetos e plataformas do cliente General Motors, nos seguintes veículos: S10, TrailBlazer e Ônix.

A Lear possui capacidades excepcionais de gestão de programa, sendo apta a suportar milhares de mudanças de projeto por ano, com qualidade de classe mundial.

Já a planta Argentina de Pacheco produz chicotes elétricos para a nova Ford Ranger e o novo Ford Focus. ¢

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

R

econhecida entre os quatro maiores fornecedores globais, com capacidade completa de projetos e fabricação de sistemas de distribuição elétrica de alta potência, a Lear possui uma ampla linha de produtos nos segmentos de Chicotes Elétricos, Caixas de Junção, Conectores e Terminais, Módulos Eletrônicos, Sistemas Avançados de Eficiência, Áudio, Tecnologia Wireless e Controle de Iluminação.

3


NEGÓCIOS | SEATING

SOBRE A BMW

Planta da Lear em Joinville, Santa Catarina: Investimentos e estrutura nova, pronta para operação.

força GLoBaL com novos neGÓcios BmW

Considerada como um dos maiores líderes na fabricação de automóveis e motocicletas em todo o mundo, a alemã BMW possui presença em mais de 140 países. No Brasil, expandiu suas atividades e se fortaleceu no mercado de automóveis, no segmento de veículos de luxo importados. PRODUZIDOS NO

Para o Vice-Presidente de Vendas e Gerenciamento de Programas, José Carlos Klein, novos negócios que resultaram na nova planta de Joinville reforçam as competências da Lear

E

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

m outubro de 2013, uma importante e excelente notícia foi recebida com um sentimento especial por todos os colaboradores da Lear América do Sul: a empresa foi nomeada como fornecedora da nova unidade da BMW no Brasil, instalada no municipio de Araquari, estado de Santa Catarina.

4

Em seus ajustes finais para o início oficial da produção, a nova planta da Lear está localizada no município de Joinville, e fica a apenas 32 quilômetros de distância do cliente. Estima-se que o volume de produção represente um volume de 25.000 veículos por ano, dividido inicialmente em cinco diferentes projetos: 1 Series, 3 Series, BMW X1 e X3, além do Mini Crossman. Seguindo o cronograma de atividades, as contratações para a nova planta Lear de Joinville seguem em ritmo acelerado. A expectativa é de que até o mês de novembro, 51 contratações sejam realizadas, beneficiando diretamente a comunidade do entorno da

região. Além disso, ocorreram sete movimentações de colaboradores internos que estão aderindo a uma nova experiência profissional e pessoal em Joinville, prova de que a empresa reconhece a importância de sua equipe e oferece oportunidades e novos desafios profissionais. José Carlos Klein, Vice-Presidente de Vendas e Gerenciamento de Programas da Lear, fala sobre o diferencial deste novo projeto:

O projeto da BMW vai reforçar a competência da Lear para trabalhar com plataformas globais que envolvem logística internacional intensiva. Assegurar a companhia como fornecedora de veículos, tanto de baixo custo quanto do segmento premium com alto conteúdo, o que colabora para nossa diferenciação como fabricante de bancos da América do Sul."

BMW 1 SERIES

BMW 3 SERIES

BMW X1

MINI CROSSMAN


A ÍNU NT CO

SER VIÇ O

IA OR LH ME AL ION AC ER OP IA NC ELÊ EXC

moDeLo De LiDerança

ÀC OM UN IDA DE

CORPORATIVO | LEADERSHIP

INTEGRIDADE TRABALHO EM EQUIPE FOCO NO CLIENTE

Difundir valores e comportamentos em prol do fortalecimento da equipe e da empresa: Esses são os objetivos do novo Modelo de Liderança da Lear

L

ançado no início de 2014 e baseado nos valores da Lear: Integridade, Trabalho em Equipe, Foco no Cliente, Excelência Operacional, Melhoria Contínua, Diversidade e Serviço Comunitário, o novo Modelo de Liderança propõe comportamentos para que a Lear atinja todo seu potencial de desempenho e cultura impulsionado pelos seus gestores. Para Jaime Martins, Vice-Presidente de Recursos Humanos da América do Sul, os três pilares fundamentais para o exercício da liderança na Lear podem ser entendidos da seguinte forma: 1. “UMA SÓ LEAR” A frase busca dar um sentido de unicidade e coesão de todos

em prol de um objetivo comum, independente do setor, departamento ou área de negócio para qual estamos trabalhando; 2. “LIDERAR COM INTEGRIDADE” Trata de uniformizar os comportamentos esperados da liderança com relação à maneira ética de obter resultados no trabalho e também de cumprir com os compromissos assumidos; 3. “OBTER RESULTADOS DA MANEIRA CORRETA” Tem como objetivo nivelar os comportamentos com relação ao trabalho em equipe, busca contínua da excelência e a importância da visão de longo prazo para tomar decisões acertadas.

¢ Incorporação de comportamentos do Modelo de Liderança em “Talking Points” para Vice-Presidentes e Diretores. ¢ Avaliação de colaboradores através do Modelo para promoções e outros programas de desenvolvimento. ¢ Fazer do Modelo de Liderança a base para a identificação e a criação de planos de desenvolvimento para todos os colaboradores, incluindo a próxima geração de líderes em nossa organização. ¢ Criação de programas de treinamento e educação da Lear, com base nos Comportamentos de Liderança, para que possamos transmitir a intenção e o propósito do modelo.

“Dos três pilares fundamentais nascem dezoito comportamentos esperados da liderança que, agora, passam a ser parte da avaliação de performance "Talking Points" e também da avaliação de perfil no Plano de Sucessão. Ao final, o que se espera é que todos os nossos líderes compreendam e pratiquem no dia a dia estes comportamentos e, assim, desenvolvam equipes motivadas e de alta performance. Além de que nossos líderes exemplifiquem esses comportamentos através de ações concretas no dia a dia.” JAIME MARTINS

Vice-Presidente de Recursos Humanos América do Sul

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

ALGUMAS MEDIDAS PRÁTICAS QUE DIFUNDEM O NOVO MODELO DE LIDERANÇA ESTÃO EM EXECUÇÃO:

5


ACONTECE NAS | PLANTAS

ARGENTINA

negócios fortalecidos Em 2010, o mercado de bancos automotivos na Argentina passou por grandes transformações com a entrada de novos concorrentes, fato que influenciou diretamente os negócios da Lear. No mesmo período, nosso cliente, Fiat Argentina, anunciou a produção dos modelos derivados da plataforma 326, Novo Palio, em sua fábrica em Ferreyra. Durante este período, a Lear apresentou sua proposta para conquistar a totalidade no negócio, porém, o cliente decidiu dividir sua demanda entre a Lear e um concorrente naquele momento. Esta decisão causou à Lear alguns momentos difíceis e incertos. Mesmo assim, a equipe continuou com foco, motivação e superação para que mantivéssemos a empresa competitiva neste tão disputado mercado. E foi o reconhecimento dessas ações que tornou possível a mudança desse cenário. Em 2013, a Fiat, após concluir que não era viável manter dois fornecedores de bancos para uma única plataforma, decidiu nomear a Lear Ferreyra como seu único fornecedor de bancos fabricados na Argentina.

BETIM

A

Martín Morales, Gerente da planta de Ferreyra, na Argentina

Martín Morales, Gerente da planta de Ferreyra, comenta sobre a importância dessa vitória e o que ela significa para a Lear: “A indicação da Lear Ferreyra como fornecedora exclusiva significa, além da maior demanda de produtos, uma expansão local que praticamente dobra o número de funcionários da unidade, além de demandar investimentos estimados em mais de 1 milhão de dólares. Essa conquista envolve nossa sintonia com a unidade de Betim, além de, também, fortalecer a planta de Córdoba – "Eu gostaria de parabenizar e reconhecer o empenho de todos os colaboradores por esse feito. Agora, é nosso desafio demonstrar todo o nosso merecimento através dos resultados”. ¢

semana vida saudável

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

planta de Betim promoveu na última semana do mês de maio a Semana Vida Saudável, que tem como objetivo a promoção da conscientização dos colaboradores em prol da saúde e qualidade de vida.

6

O evento abordou temas como: saúde de mulher e homem, cuidados com a postura, higiene bucal, combate a drogas, tabagismo, sedentarismo, DST, câncer de mama, dengue, hipertensão, atividades físicas, alcoolismo, diabetes, sobrepeso, gestação, entre outros. O evento contou com o apoio de parceiros da região, que disponibilizaram profissionais de diversas áreas (enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médicos). Os

Saúde e bem-estar foram temas da Semana Vida Saudável

profissionais falaram diretamente com os colaboradores em estandes temáticos e no espaço do conhecimento, exclusivo para a transmissão de vídeos. ¢

Prêmio Qualitas Mais um importante prêmio de reconhecimento é motivo de orgulho para a planta Argentina da Lear, em Ferreyra. No início deste mês, a unidade foi agraciada com o Prêmio Fiat Chrysler Qualitas, no segmento “Chemical Commodity”.Para Martín Morales, Gerente de planta da unidade, o prêmio celebra o empenho de toda a equipe de Ferreyra nos quesitos de Qualidade, Competitividade e Pontualidade. Martín parabeniza toda a equipe, ao mesmo tempo em que ressalta o desafio e importância em manter esse desempenho. ¢


ACONTECE NAS | PLANTAS

CAÇAPAVA

Oportunidade conquistada: Jovens Aprendizes da Lear, em Caçapava

Dia da integração do menor aprendiz

A

atuação social é destaque na Lear Caçapava. Recentemente, a unidade firmou uma importante parceria com a GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos). A ação, destacada no jornal da cidade, proporcionará aprendizagem profissional e capacitação para dezenove jovens da cidade.

Com apoio dos gestores e sob supervisão da área de Recursos Humanos, a parceria visa a preparação dos aprendizes frente aos desafios do mercado de trabalho, demandando de toda equipe um trabalho consistente de interação. O principal objetivo é formar cidadãos éticos, profissionais íntegros e, acima de tudo, engajados no mercado de trabalho, suprindo necessidades das grandes corporações. É também uma expectativa da Lear integrar esses talentos ao seu quadro após o vigência do contrato de aprendizagem. ¢

CAMAÇARI

meu setor faz a Diferença

A

O projeto estimula atitudes proativas em busca da melhoria contínua do ambiente de trabalho e a qualidade dos produtos e serviços através da competição saudável entre equipes formadas pelos colaboradores da planta. Para mensurar o desempenho dos grupos, são avaliados indicadores envolvendo as Reclamações e Auditorias do Cliente (WC e FCPA), o Percentual Contribuidor (Scrap), além das Auditorias Focadas, Assertividade, 5S, Absenteísmo, Acidentes de Trabalho e Carros incompletos.

Campeã do trimestre: equipe Atitude

Todos os meses, as equipes são avaliadas e, como forma de valorização e reconhecimento, o time vencedor é premiado com um brinde especial. Além disso, um churrasco de comemoração também é concedido ao vencedor do trimestre. ¢

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

planta de Camaçari comemora o quarto mês de implantação do programa “Meu setor faz a diferença”.

7


ACONTECE NAS | PLANTAS

GRAVATAÍ

em Gravataí, a busca é por quem sabe mais

C

om supervisão de Marcos Tosti, Gerente de Melhoria Contínua América do Sul, a planta de Gravataí implantou o QSMMC – QUEM SABE MAIS MELHORIA CONTÍNUA . O novo programa, cujo formato é semelhante a jogos de perguntas e respostas, é conduzido por Matheus Farias, Líder Local de Melhoria Contínua. O primeiro QSMMC aconteceu em maio e contou com a presença de 21 colaboradores. Ao final do jogo, três foram premiados por terem acertado o maior número de perguntas. “A iniciativa do QSMMC é um investimento no colaborador e que facilita as tarefas na produção. Com a participação através de ideias de melhoria, o trabalho se torna mais eficiente, prático e inovador.”, cita Jonas Alves, colaborador da unidade que foi um dos participantes que acertou o maior número de perguntas dentre os presentes.

Promover o conhecimento é o objetivo no jogo de perguntas e respostas de Gravataí

O QSMMC será realizado todos os meses com o intuito de disseminar a cultura e a importância da Melhoria Contínua em todos os níveis dentro da Lear. ¢

JOINVILLE

ajustes finais

A One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

planta Joinville recebeu, no mês passado, a visita de uma equipe vinda da Lear Alemanha.

8

Focado em atividades de instalação das bancadas de montagem e equipamentos de teste elétrico, o time europeu promoveu treinamentos com a equipe local. A visita também tornou possível o início do “try-out” de montagem dos bancos.

É com muito orgulho que o time da Lear Joinville apresenta os primeiros bancos da BMW montados na América do Sul.” RODRIGO YAMAMOTO

Gerente de Planta

Rodrigo Yamamoto, Gerente da planta de Joinville recepcionou a equipe da Lear vinda da Alemanha


ACONTECE NAS | PLANTAS

NAVEGANTES

Lear em movimento

E

stimular a prática de exercícios para uma vida mais ativa, saudável e produtiva. Esses são os principais objetivos do programa Lear em Movimento, uma iniciativa que reúne práticas de Qualidade de Vida e Saúde e que teve início neste ano na planta de Navegantes. O programa concentra séries específicas de Ginástica Laboral, que consistem em exercícios diários com movimentos para o posto de trabalho onde o colaborador atua. Na sessão “Lear Shake”, os exercícios laborais são realizados trimestralmente em grupo, por unidade de negócios, focados na integração entre as equipes. Já no “Lear Ativo”, o objetivo é criar grupos de colaboradores para a prática de atividades físicas e sociais fora do ambiente de trabalho, promovendo

Focando saúde e solidariedade, "Pedalada contra o frio" reuniu colaboradores e familiares, em ação do grupo "LeRrun"

maior qualidade de vida através do estímulo de atividades físicas, além de enaltecer a interação com a sociedade. Uma série de atividades voluntárias são programadas de forma a promover o voluntariado fora do ambiente de trabalho. Os participantes recebem um kit com camiseta e o primeiro encontro de 2014 aconteceu no mês de abril, com o grupo de caminhada e corrida, “LeaRun".

Outra ação realizada foi a "Pedalada Contra o Frio". Através da prática do ciclismo, a Lear incentiva os colaboradores a cuidarem da sua saúde e, ao mesmo tempo, pensar solidariamente. A inscrição para a ação ocorreu com a entrega de roupas para doação e envolveu as famílias, que também foram convidadas para participar deste evento de promoção à saúde.¢

PERNAMBUCO

oportunidade & talento

E

Apesar da ansiedade e do primeiro contato do grupo com materiais para aplicação automotiva, algumas costureiras conseguiram fazer o produto completo. Atualmente, a Lear está promovendo a capacitação de 160 alunos em toda a região. A atividade é coordenada pelo Gerente de Operações da planta, Fernando Porto, que contou com a organização de Márcia Marques (Gerente de Recursos Humanos), Fabiana Silva, (Analista de Recursos Humanos), Victor Kraus (Gerente de Engenharia Industrial) e Renato Maia (Engenheiro de Processo), além do time do Projeto Pernambuco, envolvido indiretamente na tarefa.

A costureira, Joselia Lemos exibe a primeira capa produzida na Lear de Goiana

A iniciativa mereceu um importante destaque como matéria de capa do Jornal Diário de Pernambuco, um dos mais populares da região de Recife. A matéria destacou a iniciativa Lear em desenvolver a mão de obra local que, além de promover a sustentabilidade da comunidade, ainda proporciona novos horizontes aos alunos do curso de Costura Industrial. ¢

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

stas são as primeiras capas costuradas em Goiana – PE, na Comunidade de São Lourenço de Tejucupapo, como parte do processo de seleção do primeiro grupo, com sete costureiras e uma instrutora de costura para a planta pernambucana.

9


RECURSOS | HUMANOS

Esforços, Reconhecimento e Amor pela camisa marcam ação World Cup E

m clima de Copa do Mundo, a ação World Cup Team Lear tem como objetivo reconhecer as plantas que se destacam nas operações e resultados financeiros da Lear, aproximando e envolvendo as equipes na busca constante de práticas que promovam a inovação e talento criativo.

As Plantas de Seating e Electrical no Brasil e Argentina atingiram as metas definidas para o indicador “Scrap", totalizando, no mês de abril, o sorteio de trinta camisetas nas plantas do Brasil e seis na Argentina.

As plantas que atingem o indicador de refugo "Scrap" no regulamento recebem para sorteio entre seus colaboradores camisetas das seleções Brasileira e Argentina. Os colaboradores do Escritório Central só participam caso as plantas atinjam a meta prevista.

Carlos Casquel, Gerente da planta JIT de Caçapava elogia o empenho de todos os colaboradores na busca pela Melhoria Contínua e Eliminação de Desperdícios. “Estamos com várias atividades de treinamento em andamento, buscando elevar a capacitação e desenvolvimento de todos nossos colaboradores“.

Os primeiros resultados de 2014 demonstram o sucesso da ação frente ao engajamento da equipe pela busca dos resultados.

Confira no quadro abaixo algumas fotos da premiação:

Brasil e Argentina unidos também na paixão pelo futebol, no Lear World Cup:

Argentina

Caçapava

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

Betim

10

Camaçari

Navegantes

Escritório Central


JURÍDICO

DIRETRIZES CORPORATIVAS orientam uso de Mídias sociais Em um mundo cada vez mais conectado, o tráfego de informações e opiniões está cada vez mais dinâmico, abundante e imediato. Tal liberdade tem suas vantagens, mas também representa riscos. Saiba quais são suas responsabilidades em utilizar as mídias sociais para expor seu ponto de vista

Acessíveis ao toque dos dedos, as mídias sociais proporcionam uma maneira prática, rápida e divertida de compartilhar informações

Com o uso cada vez mais popularizado e imediato, é inevitável que o volume de informações postadas em algum momento aborde temas que naturalmente precisam de regulamentação, visando inclusive resguardar os direitos, tanto de quem torna público seus comentários e opiniões, quanto de quem é exposto neles. Visando conscientizar seus colaboradores quanto a

responsabilidades desse tipo de exposição e auxiliá-los a tomar decisões responsáveis ao usar as mídias sociais, a Lear elaborou uma política com orientações e regras para sua utilização adequada. A nova Política de Mídias Sociais aborda o fenômeno de expansão e popularização das mídias sociais, conscientiza o usuário quanto a seus riscos e, principalmente, o auxilia a tomar decisões responsáveis ao usar esses meios de comunicação. Para a Lear, é saudável que o comportamento do colaborador em suas atividades on-line reflitam os mesmos princípios e diretrizes encontradas nas políticas da empresa, bem como atendam premissas essenciais de convívio e etiqueta social. Três fundamentos básicos norteiam a visão da empresa quanto ao comportamento de seus colaboradores em relação ao uso das mídias sociais. Saiba mais:

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

D

inâmicas, úteis e divertidas, as mídias sociais na internet promovem a fácil difusão de informações entre amigos, família e colegas de trabalho em todo o mundo. Dados oficiais do Ibope / Nielsen revelam que, mensalmente, cerca de 29 milhões de brasileiros navegam por estes portais, promovendo a troca de informações em seus perfis pessoais. Na prática, esse número revela que oito em cada dez pessoas no país têm o seu perfil inscrito nesses sites e utilizam um em cada quatro minutos de seu tempo “on line” para checar e atualizar essas redes.

11


JURÍDICO

Seja responsável em relação ao que você torna público. Lembre-se de que a rede possui um efeito multiplicador, que tira a informação do seu controle

1. CONHEÇA E SIGA AS REGRAS Certifique-se de que seus comentários sejam consistentes com as políticas da empresa, incluindo, mas não limitados ao Código de Conduta e Ética nos Negócios, Política de Igualdade de Oportunidade de Emprego, Política de Local de Trabalho Livre de Assédio, Manual de Padrões de Identidade Corporativa, Política de Usuário de Computador, Delegação de Autoridade, Manual de Procedimentos Global e o Manual Prático de Tecnologia da Informação. Comentários inadequados, incluindo, mas não limitados a assédio, discriminação, ofensa e ameaças (ou conduta inadequada da mesma forma) não serão tolerados e podem sujeitar o autor a medida disciplinar, incluindo rescisão. 2. AJA COM RESPEITO Você é o único responsável pelo conteúdo que torna público. Seja justo e cordial com colegas, clientes, membros, fornecedores ou pessoas que trabalham para a Lear.

Poste apenas conteúdo apropriado, mantenha a confidencialidade de informações privadas e segredos comerciais da empresa (desenvolvimento de sistemas, processos, produtos, know-how e tecnologia). Não publique relatórios internos, informações financeiras, políticas, procedimentos ou outras comunicações internas confidenciais relacionadas aos negócios. Não crie um link em seu blog, site ou outro site de rede social para o site da empresa sem se identificar como um associado da Lear. Expresse apenas suas opiniões pessoais. Nunca se apresente como porta-voz da Lear. Ao publicar informações relacionadas com o seu trabalho ou assuntos relacionados à Lear, deixe claro que você não está falando em nome da empresa. Inclua um aviso de isenção, tal como “as postagens neste site são de minha responsabilidade e não refletem necessariamente as opiniões da Lear Corporation”.

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

Queixas relacionadas ao trabalho são mais fáceis de serem resolvidas, falando-se diretamente com seus supervisores ou colegas de trabalho. No entanto, se você decidir postar reclamações ou críticas, seja consciente e responsável: não use termos e conteúdo ofensivos, comentários maliciosos ou ameaçadores.

3. SEJA HONESTO E PRECISO Ao tornar públicas quaisquer informações, seja franco quanto a publicações anteriores que você tenha realizado. Atualmente, a Internet arquiva tudo, e até mesmo conteúdo excluído pode ser localizado. Não torne públicas informações falsas sobre a empresa, seus colaboradores, clientes, fornecedores ou concorrentes.

Fazer uso das mídias sociais pode ser produtivo, divertido e promissor. Além de concentrar em seu perfil informações e contatos que são de seu interesse, você pode também elevar seu networking, promover a troca responsável de experiências com colegas de todo o mundo e, assim, manter-se atualizado com as tendências, tecnologias e descobertas do setor. A Lear encoraja seus colaboradores a comunicarem-se de forma clara, franca e aberta. Nesse sentido, conheça a íntegra da Política de Mídias Sociais e use-a a seu favor. ¢

12

Acesse a politica em: http://learnetsa.lear.com/rh/index.html clicando em politicas | Politica de Midias Sociais


MELHORIA CONTÍNUA

CRIATIVIDADE NA MELHORIA CONTÍNUA

A

primorar processos, promover a capacitação e integração da equipe, além de reduzir custos, eliminar desperdícios e difundir a cultura da melhoria contínua: esses são os objetivos da área de Melhoria Contínua da Lear. Confira a entrevista com Marcos Roberto Tosti, Gerente de Melhoria Contínua:

 Marcos Tosti: Assegurar a qualidade é um item mandatório e essencial para a sobrevivência e competitividade da empresa. Atualmente, com as tecnologias cada vez mais acessíveis, o comportamento das pessoas tornou-se o grande diferencial competitivo, pois são elas que tornam possível o aprimoramento num fluxo permanente de melhorias. Há mais de catorze anos, a Lear desenvolve projetos que adotam metodologias de melhoria contínua em nível global. Entre elas, destacam-se os três pilares que dão sustentação ao nosso programa, são eles: O Seis Sigma, a Manufatura Enxuta e o Círculo Lear de Melhoria Contínua (CLMC). OLN: E qual é a participação e função de cada pilar dentro do processo?  Marcos Tosti: O Seis Sigma se caracteriza pela adoção de ferramentas estatísticas que, através do estudo de dados, nos auxilia na redução de defeitos de maneira confiável, precisa e robusta. Com ele, as equipes de colaboradores definem, mensuram, analisam, aprimoram e controlam elementos de melhoria, sendo este método um padrão mundialmente utilizado. Já na Manufatura Enxuta, atuamos na identificação e eliminação de focos de desperdícios que possam existir no sistema de produção. As ações atingem processos sem valor agregado, conferindo maior eficiência produtiva.

O dinamismo do CLMC está na competição positiva entre equipes de todas as plantas do Brasil e Argentina. "

Além desses dois pilares, um terceiro consolida nossas ações: o Círculo Lear de Melhoria Contínua. Nele, todas as atividades da área são aplicadas aos colaboradores que, através da vivência e contato com as metodologias e ferramentas, executam projetos que, normalmente, têm foco em suas áreas de trabalho. Os grupos reúnem de três a cinco participantes de diferentes áreas de atuação na empresa. O dinamismo do CLMC está na competição positiva entre equipes de todas as plantas do Brasil e Argentina. Durante dez meses, uma série de workshops e ações de sustentação darão suporte aos participantes na condução de suas atividades de melhoria contínua. Ao fim do período, um júri analisará as ações que resultarão na indicação dos projetos finalistas. O melhor projeto de cada planta e seus autores participarão da Grande Final do CLMC América do Sul, prevista para 2015, em Pernambuco. OLN: Quando a competição terá início?  Marcos Tosti: As inscrições das equipes terão início em agosto, através de palestras de apresentação do projeto e divulgação de materiais de apoio. A partir daí, um total de nove meses seguirão o desenvolvimento dos projetos com apoio dos líderes de melhoria contínua de cada planta, além de um total de vinte e quatro horas de treinamento, envolvendo diferentes temas empregáveis no projeto. Também durante o cronograma, as equipes contarão com minha visita para suporte e auditoria dos projetos em andamento.

Aguardemos com ansiedade as equipes e projetos. Fica nosso convite aos líderes das plantas e suas equipes.

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

One Lear News: Fale-nos um pouco sobre como a Qualidade Total está estruturada nos processos da Lear.

Marcos Tosti

13


CURTAS Responsabilidade Social

A planta de Gravataí criou, no mês de abril, uma nova iniciativa na área de Responsabilidade Social, batizada de “Páscoa Solidária”, a ação distribuiu cerca de 80 ovos de páscoa e beneficiou 74 crianças da creche São Francisco de Assis, do mesmo município.

Maior, mais bonita e organizada

Investindo no bem-estar dos colaboradores e promovendo melhorias no ambiente de trabalho, a Lear Caçapava efetuou a expansão de seu restaurante, bem como efetou reformas em seu estacionamento. Nos últimos meses, a planta concluiu também obras nos banheiros feminino e masculino localizados nas áreas de produção da planta JIT, além de melhorias na área de lazer e instalação de fumódromos no perímetro da unidade.

Senai Paulista

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

Portas abertas para o primeiro emprego

14

Foi inaugurado no dia 26 de maio, a célula de treinamento Lear no Senai de Paulista. O evento também celebrou a contratação das oito primeiras costureiras, além de uma instrutora de costura. A equipe será facilitadora para todo o processo de treinamento da nova operação da planta de Goiana. A célula de treinamento segue os padrões de qualidade das fábricas Lear no México e conta com o apoio e consultoria técnica de Rocio Rodriguez, Supervisora de Treinamento da planta de La Cuesta.

Oportunidades para os jovens adentrarem ao mercado de trabalho: É com esse objetivo que a Lear Betim, em parceria com a Rede Cidadã, oferece oportunidade aos jovens entre 16 e 24 anos de idade. O convênio existe desde 2012 e, atualmente, a planta conta com cinquenta aprendizes, atuando nos setores administrativos, além de outros cinquenta, cujo processo de aprendizagem é financiado pela empresa. Mais do que capacitá-los para o seu futuro profissional, a ação também é uma forma de despertar a afinidade do grupo com as diversas tarefas e áreas de trabalho.


CURTAS Ford reconhece Camaçari no quesito Segurança

Resultado do trabalho traçado no Plano de Ação dos itens auditados pela Ford, além da implementação de projetos de segurança que diminuíram significativamente os acidentes desde 2013, a planta de Camaçari conquistou recentemente reconhecimento da Ford, no quesito “Segurança”. A menção demonstra o comprometimento de todos os colaboradores com a segurança do trabalho e comprometimento com nosso cliente.

Qualidade

Camaçari, foi reconhecida também pelo excelente resultado alcançado após a realização de auditoria externa da ISO/TS 16949. Os auditores apontaram a melhora significativa que a planta obteve em relação a 2013.

Homenagem às mães Celebrando o Dia das Mães, a Lear presenteou, no início de maio, todas as mães colaboradoras, que em meio a tantas atribuições do ofício materno, conseguem realizar as atividades da vida profissional.

Betim, Caçapava, Camaçari e Escritório Central promoveram também, em comemoração à data, concursos fotográficos com votação aberta aos colaboradores. Confira algumas fotos:

Caçapava

Gravataí

One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

Betim

Navegantes

Escritório Central

15


One Lear News • Edição 01 • Junho 2014

Rua Professor Manoelito de Ornellas, 303 – Chácara Santo Antônio CEP: 04719-040 – São Paulo – Brasil – Tel. +55 11 2131.8100

www.lear.com

One Lear News – Edição 1 | Junho 2014  

Revista Eletrônica Lear Corporation América do Sul

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you