Issuu on Google+


Com uma localização privilegiada no Brasil, ao lado dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia e com fácil acesso pelas BRs 262 e 101, o Espírito Santo é um convite à diversão, cultura, lazer, negócios e muito mais. Em nenhum outro lugar é possível aproveitar a praia pela manhã e, em menos de uma hora, curtir o clima das montanhas. Uma diversidade de paisagens, culturas, tradições e sabores. Atrações para todos os gostos e idades. E um povo acolhedor, sempre de braços abertos.

Como conhecer tudo o que o Espírito Santo tem a oferecer, em uma única viagem? É o que eu, Fernanda Vasconcellos, fui descobrir pessoalmente. E você pode fazer o mesmo. Saiba mais sobre as belezas capixabas e monte o seu roterio em

www.descubraoespiritosanto.es.gov.br


Lazer, esportes náuticos, cruzeiros.

5

Caminhadas, interpretação da natureza, observação de pássaros, cavalgada ecológica.

8

Trekking, voo livre, escalada, rafting, circuitos de aventura.

12 Feiras, congressos, eventos técnicos,

Religião, preservação dos

corporativos, de esportes e lazer,

costumes dos imigrantes,

visitas técnicas, compras.

patrimônio edificado, agroturismo, festas populares, gastronomia.

16

20


Esporte Nรกutico

VITร“RIA

4


Praia de Setiba GUARAPARI

Praia de Manguinhos SERRA

Praia das Castanheiras GUARAPARI

Com 411km de litoral e sol praticamente o ano inteiro, o EspĂ­rito Santo ĂŠ o lugar perfeito para um banho de mar ou simplesmente ficar admirando a beleza das praias.

5


Praia das Falésias MARATAÍZES

Porto de VITÓRIA

Praia de Barra Nova SÃO MATEUS

6


Praia de Setiba GUARAPARI

PRAIAS O litoral capixaba tem de tudo um pouco: de balneários badalados e urbanos a paraísos bucólicos com praias desertas; de atrações como esportes náuticos e ecoturismo a praias com propriedades medicinais.

7


Parque Municipal do Goiapaba-Açu FUNDÃO

Floresta Nacional do Rio Preto CONCEIÇÃO DA BARRA

Orquídeas


Lagoa Juparanã LINHARES

Trilhas ecológicas, centros de estudos e pesquisas, reservas e parques naturais. Tudo isso você encontra no Espírito Santo, desfrutando de belas e diferentes paisagens de norte a sul do Estado.

9


O Parque Estadual da Pedra Azul, a 100km de Vitória, possui fauna e flora bem diversificadas e o maciço que é um dos ícones capixabas, com 1.822 metros de altura. Quase na divisa com a Bahia, está o Parque Estadual Itaúnas. Tombado pela Unesco Pedra Azul DOMINGOS MARTINS

como Patrimônio Natural da Humanidade, possui 3.600 hectares de área, 25km de praias e engloba diversos ecossistemas – como manguezal, restinga e alagados – e espécies ameaçadas de extinção.

NATUREZA

Pico da Bandeira, Parque Nacional do Caparaó DORES DO RIO PRETO

10

Já na divisa com Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. O lugar tem mata atlântica predominante, inúmeras cachoeiras e piscinas naturais.


Morangos DOMINGOS MARTINS

Cachoeira de Matilde ALFREDO CHAVES

Parque Estadual de Itaúnas CONCEIÇÃO DA BARRA


Voo livre ALFREDO CHAVES

Rafting

12

Pesca oce창nica de Marlim


Bodyboard

Passos de Anchieta

Rapel VILA VELHA

13


Rampa de Voo Livre

Cavalgada

Gruta do Limoeiro CASTELO

14


ESPORTES

Mergulho GUARAPARI

Se aventura é a sua praia, o Espírito Santo também é a melhor escolha. Sua formação geológica favorece a prática de esportes como rafting, boia-cross, canoying, floating, rapel, montanhismo, off road, trekking, mergulho, pesca oceânica, entre outros.

15


Ticumbi

A diversidade do Espírito Santo começa pela sua própria história, escrita por índios, negros, portugueses, italianos e alemães. Esses povos deixaram as suas marcas em tudo: na arquitetura, folclore, costumes, artesanato, culinária, ritmos, danças e festas religiosas. Fundada em 1551, a capital Vitória conserva casarios, igrejas, palácios e escadarias da época. Só o município de Muqui, no sul do Estado, possui mais de 200 construções tombadas, algumas abertas à visitação.

Palácio Anchieta VITÓRIA


Convento da Penha VILA VELHA

No alto de um penhasco de 154 metros, está o Convento da Penha. Construído em 1558, é hoje um dos principais monumentos religiosos do Estado e um dos mais importantes símbolos do Espírito Santo. São séculos de história, religiosidade e devoção, cercados por uma vista de tirar o fôlego.

17


FESTA O ANO TODO O calendário de festividades tem atrações de janeiro a dezembro. São festas típicas, misturando diferentes ritmos e tradições nos quatro cantos do Espírito Santo. Tem opções para todos os gostos, como por exemplo: o Festival de Forró, em Itaúnas; a Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante; o Festival Internacional de Música Erudita e Popular, em Domingos Martins; a Festa da Penha, em Vila Velha; e a Festa do Imigrante Italiano, em Santa Teresa.

Festival de Forró ITAÚNAS

18

Festa do Imigrante Italiano SANTA TERESA

Adega de vinhos e licores VENDA NOVA DO IMIGRANTE


GASTRONOMIA A gastronomia segue a multiplicidade do Espírito Santo: nas praias, a tradicional moqueca capixaba e culinária à base de peixes e frutos do mar, servidos nas artesanais panelas de barro - uma herança indígena de mais de 400 anos. Nas montanhas, degustação de vinhos, licores, biscoitos caseiros, massas em restaurantes acolhedores e propriedades de agroturismo, onde é possível acompanhar o processo de produção.

Moqueca Capixaba

19


Praia do Canto VITÓRIA

A economia do Espírito Santo vem crescendo acima da média nacional, oferecendo ótimas oportunidades de negócios em todas as áreas. A descoberta de reservas petrolíferas no litoral somadas às potencialidades na agricultura e no setor de rochas ornamentais, incrementam ainda mais o desenvolvimento capixaba.

Extração de rochas ornamentais

20


Baía de das Neves Santuário PRESIDENTE KENNEDY VITÓRIA

Pelotas de Minério de Ferro

As vantagens logísticas também colocam o Estado em posição de destaque. O complexo portuário é um dos mais bem estruturados do País, respondendo por 25% do total movimentado pelos portos nacionais. E aproximadamente 40% das operações brasileiras sobre trilhos são realizadas aqui. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Estado é o quinto maior do Brasil e Vitória, em comparação com as demais capitais, tem a segunda melhor qualidade de vida, o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o maior PIB per capita.


Siderurgia

Vitória Stone Fair VITÓRIA

22


NEGÓCIOS Porto de Ubu ANCHIETA

Todo esse cenário fortalece o turismo de negócios e eventos e torna o Espírito Santo um importante palco de congressos, feiras, exposições e outros tipos de eventos de negócios principalmente nos setores moveleiro, de celulose, rochas ornamentais, cafeeiro, fruticultor e do petróleo e gás além, é claro, de atrair também eventos de lazer.

Baía de VITÓRIA

23


Não jogue este impresso em vias públicas.

MG BR 101

B BA

BR262

RJ


SETUR - Livreto para a 41ª ABAV