Page 1

Coach ing Executive Coaching Life Coaching

Team Coaching

Investigação Apreciativa


Executive Coaching Desenvolva e otimize suas competĂŞncias profissionais.


Obtive mais ferramentas para lidar melhor com a minha vida profissional e pessoal.


O que é? O Coaching é um processo interativo que ajuda uma pessoa a se desenvolver mais rapidamente e extrair o melhor de si mesma aumentando as chances de êxito no alcance de suas metas. O Coaching Executivo é conduzido através de uma parceria entre um Coach (profissional que conduz o processo) e um colaborador de uma empresa, com vistas a elevar sua performance profissional, a da sua equipe e, consequentemente, da organização para a qual trabalha. O foco principal é no desenvolvimento de competências ou habilidades necessárias para se atingir objetivos, ligados à vida profissional do Coachee (o cliente que passa pelo processo de Coaching). O Coaching cria uma relação de confiança e igualdade, suportada por um processo que possui início, meio e fim, que facilita o esforço e o comprometimento, aumentando significativamente as possibilidades de alcance do objetivo estabelecido. A relação se propõe em provocar as mudanças necessárias, através da elaboração de um minucioso Plano de Ação. Durante o processo mudanças de comportamento são estimuladas no momento presente do cliente objetivando levá-lo a estados de alta performance em situações futuras (em curto, médio e longo prazo).

O que NÃO é coaching Terapia: Normalmente possui foco em eventos passados. O Coaching ajuda a desenvolver a situação presente com foco no futuro. Não são feitas intervenções em traumas, bloqueios, etc; Aconselhamento: O Coach não diz ao cliente como ele deve agir para atingir a meta/objetivo; Mentoring: Neste método um especialista em alguma habilidade transfere a habilidade ao cliente. O Coach não é especialista nas metas e sim no processo que conduzirá o cliente às metas; Treinamento: O Coach não irá ensinar ao cliente a habilidade a ser desenvolvida. O cliente já possui as melhores respostas para atingir o objetivo; Consultoria: O Coach não apresentará a solução para o cliente atingir a meta/objetivo, mas sim explora as soluções junto ao cliente através de perguntas minuciosamente elaboradas.

Plexus Instituto de Desenvolvimento e Liderança

Coaching


Objetivos O Coaching Executivo pode ajudar o Cliente a gerir, administrar ou dirigir sua companhia ou a área de negócio sob sua responsabilidade de uma maneira mais efetiva. Entre os objetivos que se costumam fixar habitualmente no Coaching Executivo podemos citar aqueles destinados a alcançar uma melhora na gestão de pessoas, habilidades de liderança e administração, resultando no aumento da produtividade e da rentabilidade da empresa. Exemplos: melhorar a qualidade do trabalho realizado, a efetividade, a capacidade de organização, a gestão e planejamento do tempo, aumentar a competitividade, assertividade, resiliência, delegação, Follow-Up, alcançar melhores resultados quanto à captação e retenção do talento, negociação de conflitos, tomada de decisões, trabalho em equipe, comunicação, empatia, flexibilidade, motivação, controle do stress, gestão da mudança e da adversidade, falar em público, condução de reuniões, aumento da criatividade, inovação e intuição etc.

Metodologia Através da aplicação das ferramentas de Coaching o Coach conduz o cliente no desenvolvimento das habilidades utilizando um processo estruturado e sistematizado. O programa é conduzido durante aproximadamente 12 encontros individuais entre o Coach e o cliente, o que totaliza cerca de 3 meses de dedicação. As sessões são semanais com duração de até 75 minutos cada (uma hora e 15 minutos). Antes do início das sessões é feita uma reunião entre o Coach, o cliente e a empresa contratante (responsável pelo RH ou gestor direto ou proprietário da empresa), para definição dos Pontos Fortes e dos possíveis Pontos de Melhoria.

Plexus Instituto de Desenvolvimento e Liderança

Coaching


Na sequência o processo continua com as seguintes etapas:

Definição do objetivo

Assessment Coleta de dados sobre o modelo de mundo do cliente.

Meta a ser desenvolvida durante o Coaching.

Elaboração do Plano de Ação para alcance da meta/objetivo

Follow-Up do Plano de Ação Acompanhamento personalizado dos passos do plano.

Estabelecimento do acordo Contrato de compromisso entre o Coach e o cliente, focado na habilidade a ser desenvolvida.

Eliminação de obstáculos

Conclusão do processo

Geração de Planos de Contigências

Onde o coach atua? Através do uso de uma escuta ativa e aprimorada e de perguntas especialmente elaboradas para o cliente o Coach conduz o processo e o ajuda a encontrar as respostas para eliminar possíveis obstáculos que impeçam o cliente de atingir a meta/objetivo. Atua também na compreensão de seu próprio modelo de mundo; na desconstrução de crenças limitantes; na busca por soluções; na geração de novas alternativas; a perceber novas possibilidades; a tomar decisões; etc.

Plexus Instituto de Desenvolvimento e Liderança

Coaching


Benefícios O Coaching Executivo adota uma abordagem sistêmica, focaliza o cliente (coachee) como parte do seu contexto de trabalho, considerando os aspectos que facilitam e/ou restringem o equacionamento da habilidade a ser desenvolvida. O cliente que passa pelo processo se beneficia através do desenvolvimento e otimização das competências necessárias à condução do sistema organizacional representado pela empresa de forma mais efetiva.

Com o auxílio do Coach “olhando de fora” do sistema é possível identificar gaps a serem preenchidos e obter feedback em tempo real quanto à performance ou a obstáculos que impeçam o cliente de produzir resultados com alto desempenho. A empresa Read Research Findings From Metrix

Algumas melhorias apontadas como resultado do Coaching: Melhor relacionamento de trabalho com subordinados: 77%. Melhor relacionamento com o chefe/líder: 71%. Melhor relacionamento com os pares: 63%. Melhor trabalho em equipe: 67%. Aumento do nível de satisfação com o trabalho: 61%. Aumento de poder para resolução de conflitos: 52%. Aumento de produtividade: 53%. Aumento de organização: 48%. Aumento de comprometimento com a empresa: 44%.

Benefícios para a empresa: Alinhamento das metas do profissional com as metas da organização; Aumento na capacidade de liderança; Aumento na capacidade de administrar mudanças; Aumento na produtividade; Aumento da qualidade de vida no ambiente de trabalho; Aumento na capacidade de trabalho em equipes.

Global LLC (incluida na lista “Fortune 500”, da Revista Fortune – EUA) publicou um estudo buscando calcular o ROI (retorno sobre investimento) de um programa de Coaching para executivos. O resultado: o programa produziu um retorno sobre investimento de 529%, ou seja, um retorno quantitativo em quase 6 vezes o valor investido.

Plexus Instituto de Desenvolvimento e Liderança

Benefícios para o indivíduo: Maior grau de autoconhecimento; Mais autoconfiança; Aumento na produtividade; Mais clareza em seus objetivos; Mais foco; Amplia seu senso de responsabilidade por si mesmo; Individuo mais equilibrado.

Coaching


Depoimentos

“O Coach na minha visão, conduziu de forma clara e objetiva as sessões de coaching bem como contribuiu de forma significativa em minhas ações pós coaching. Proporcionou-me a oportunidade de refletir e tomar ações/decisões diferentes das quais eu estava adotando. Possibilitou-me através desse processo sair de patamares indesejáveis, quando da reflexão da Roda da Vida, a patamares melhores. Claramente percebo hoje que me encontro melhor quando avaliando aspectos profissionais e familiares (principalmente estes). ” S.A. (Coordenador de Logística) - Serra-ES

“O coach faz com que as coisas possam ser avaliadas por ângulos diferentes. Outra coisa importante é que ele se compromete com o cliente para que as metas sejam atingidas. É um momento dedicado a refletirmos e [para] sugerir ou aplicar medidas para o nosso aperfeiçoamento profissional.” R.C.F. (Gestora de finanças e produtos) - Serra-ES

“No meu caso o coach me ajudou a ver que algo que estava distante e com objetivos rigorosos é possível, se tiver um bom planejamento e se estivermos dispostos a mudanças. Excelente coach! Recomendo para o nível gerencial e líderes diretos. Fantástico o que este processo pode fazer com as pessoas. Um verdadeiro psicólogo profissional. ” P.S.F. (Coordenador de SSMA) - Serra-ES

“O Coach possui uma grande habilidade em colocar experiências e exemplos práticos para motivar. Ajudou, está ajudando e vai me ajudar muito no meu crescimento profissional.” M.A.P. (Engenheiro Mecânico) - Vitória-ES

Plexus Instituto de Desenvolvimento e Liderança

Coaching


Sobre o coach Helder Amarante Consultor de empresas com 23 anos de experiência. Pós-graduado em Programação Neurolinguística (PNL). Analista de sistemas. Graduado em Gestão de Recursos Humanos. Professor convidado do curso de MBA em Gerência de Projetos da Faculdade Pitágoras nos temas: Coaching, Liderança, Comunicação e PNL. Master e Trainer em PNL com certificação internacional pela IANLP-International Association of NLP. Possui formação em Terapia da Linha do Tempo (TLT), Hipnose Ericksoniana reconhecida pelo American Board of Hypnotherapy e Energy Tapping (TFT, EFT e BSFF). Senior, Professional, Life & Executive Coach com certificação internacional pelo ICI – Integrated Coaching Institute (EUA) e reconhecida pela ICF-International Coaching Federation. Coach at Identity Level com Robert Dilts; Formado em Appreciative Inquiry com Maureen McKenna (Mentoring with Momentum Ltd. Appreciative Inquiry Unlimited - Toronto - Canadá. Condicionamento Neuro-Associativo com Anthony Robbins (Nova Iorque - EUA). Fundador e diretor da Plexus Instituto de Desenvolvimento e Liderança. Atua desde 1995 como pesquisador de métodos aplicáveis a processos comportamentais e no desenvolvimento de programas de treinamentos abertos e organizacionais. Ministra seminários sobre PNL, Coaching, Liderança, etc. em vários estados do Brasil e em alguns países da Europa. Possui formação com alguns dos grandes nomes da PNL e do Coaching internacional como: Robert Dilts, Tom Best, Randhy Di Stéfano, Bernd Isert, Sabine Klenke, Heidi Heron, Martina Schmidt, etc.


Conheça todas as nossas plataformas em:

www.iplexus.com.br “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”. (Aristóteles)

Plexus - Executive Coaching  

Folder Executive Coahing

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you