Page 1


/ apresentação Sabe aquela máxima “só faça com os outros o que você gostaria que fizessem com você”? Parece simples? E é simples. O PLANO B é uma série de programas para tv e web que apresenta atitudes que melhoram a qualidade da convivência social, nas grandes cidades. A primeira temporada foi concebida para trazer 26 programas, com uma linguagem ágil e coloquial, partindo de grandes temas como trânsito, lixo, acessibilidade, poluição sonora, alimentação, vida social, vida profissional, animais, parques, dentre outros. A ideia é relacionar esses assuntos a educação, cidadania, respeito, amorosidade e gentileza, os cinco eixos do PLANO B. O projeto foi criado pela apresentadora e especialista em comunicação interpessoal - Thais Alves, e foi desenvolvido em parceria com o Bando Studio e a diretora Fernanda Leite. A idéia surgiu quando Thais percebeu o quanto as relações sociais na grande São Paulo estavam “danificadas” e o quanto pequenas atitudes, como dizer “oi” ao entrar num elevador, ou organizar seu lixo para melhorar o trabalho do lixeiro, poderiam contribuir para que a vida de todos se tornasse mais tranquila. Um conjunto de pequenas atitudes que poderiam tornar a cidade menos “selvagem”.


/ temática Especialistas em sustentabilidade afirmam que uma mudança de conduta é indispensável para termos qualidade de vida em meio ao caos que marca os grandes centros urbanos. Mais que optar por atitudes gentis, PLANO B tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre essa temática maior: a mudança de comportamento das pessoas em relação as outras e o meio, com consciência de que vivemos em uma coletividade. Atitudes como proteger o pedestre, atravessar a rua somente na faixa, ceder lugar a quem tem dificuldades (como idosos e gestantes), embrulhar vidros quebrados ao jogar no lixo, respeitar a diversidade, dentre uma série de outros exemplos, deveriam ser um pré-suposto para o convívio social. Ainda assim, diariamente nos deparamos com situações nas quais tudo isso é desrespeitado deliberadamente, gerando hostilidade e descrença. As situações a serem apresentadas no PLANO B incluem regras sociais institucionalizadas, como exemplo o crime de racismo ou a infração de desrespeitar faixa de pedestre. No entanto, o programa pretende ir além e abordar situações presentes no dia-a-dia que não estão amparadas pela lei, mas que deveriam ser guiadas pelo bom senso. Por exemplo, o que você faz quando seu vizinho liga o som em alto volume no domingo às 9h da manhã? Ou, como você se comporta no metrô em horário de pico? É possível ter atitudes gentis nesse contexto? É possível ter um comportamento em benefício da convivência comum? É nesse vácuo que PLANO B transita, entre a lei e o bom senso, entre a omissão e a denuncia, entre um impasse e as várias possíveis soluções, mapeando a cidade para revelar seus habitantes, como se relacionam com a cidade, como ocupam seu espaço, como solucionam seus problemas e, principalmente, se estão em harmonia com seu entorno.


/ estrutura e linguagem Os assuntos são abordados do ponto de vista do cidadão, com o compromisso de não esgotar o debate e nem de criar uma única solução, mas apresentar diversas facetas do mesmo tema, olhares diferentes para as mesmas questões, incentivando as pessoas a construírem suas próprias soluções e opiniões. Após meses de pesquisa constatou-se que existe muito espaço na mídia mostrando os problemas de forma negativa e pessimista, pouca gente se propõem a apresentar e debater boas práticas e soluções viáveis. PLANO B foi concebido para preencher essa lacuna.

1

2

3

Documentários

Inserções da apresentadora Thais Alves entrevistando convidados que irão debater o problema;

Interferências da bike-repórter Helena Krausz que, munida de uma câmera em seu capacete, sai as ruas em busca de situações similares ao que está sendo debatido.

Conceitualmente, as três estruturas se intercalam de forma dinâmica, para com isso compor uma rede de informações, como um prisma - que possa refletir a complexidade de abordagens para cada tema. Dessa maneira é possível contrastar pontos de vista e, ao mesmo tempo, perceber que pessoas de contextos socioeconômicos muito distantes, muitas vezes sofrem do mesmo problema e compartilham, ou poderiam compartilhar, soluções similares.


/ perfil dos documentários Pessoas que se relacionam com o problema em questão, que sofrem com o problema, que tenham encontrado soluções, que estão em busca de uma solução.

/ perfil dos convidados Especialistas das mais diversas áreas que possam debater as temáticas: representações públicas, líderes comunitários, líderes de grupos e associações, ativistas, consultores e outros.

/ perfil das buscas da bike/repórter Captar situções pela cidade que reflitam a temática, entrevistas rápidas com pessoas nas ruas.


/ temas 01

02

03

05

transporte e locomoção/ 5 programas subtemas: idosos, bikers, pessoas com a locomoção reduzida, transporte público, periferia de São Paulo, morar longe do trabalho, transporte sobre trilhos, pontos de ônibus, estações de metrô e trem, terminais de coletivos, táxis, caronas. Companhia de Engenharia de Tráfego, engenharia de trânsito, grandes avenidas, motoristas de táxi, cobrador, semáforos, leis de trânsito, faixa de pedestres, as vias expressas, túneis.

LIXO/ 4 programas

espaço público/ 2 programas subtemas: vida em condomínios, ruas sem saída, vilas, comunidades, subprefeituras, reformas prediais, patrimônio histórico, espaços abandonados, parques.

compromissos/ 4 programas subtemas: consultórios, dentistas, médicos, esteticistas, diaristas, advogados, salões de beleza.

subtemas: aterro sanitário, engenharia ambiental, bairros nobres, periferia, lixeiro a profissão, a coleta de lixo em São Paulo, coleta seletiva, a limpeza das ruas, depósitos de lixo informais e clandestinos, limpeza dos parques e praças, cooperativas.

04 alimentação/ 2 programas subtemas: cozinha industrial, trailers, barracas e comidas de rua, hortas, orgânicos, dietas, feiras, mercados públicos, nutricionistas.


06

08

10

11

água / 2 programas

vida profissional / 2 programas subtemas: estágio, instituição de ensino, profissional de RH, leis trabalhistas, psicólogo, assédio moral e sexual, polos financeiros, novas profissões, ser o chefe.

poluição sonora / 2 programas subtemas: carros de som, morar em frente ao minhocão, linhas de montagem, casas noturnas, hospitais, o aparelho auditivo, jardins.

intolerância / 2 programas subtemas: classes sociais, questões socioculturais, religiões, aborto, homofobia, ginefobia, idosos, pessoas com deficiência.

subtemas: limpeza de casas, prédios e condomínios, escassez de recursos hídricos, reuso de água, caminhões pipa, engenharia, lava rápido, rios da cidade.

07

09

animais / 2 programas

vida social / 1 programas subtemas: praças, parques, pontos de encontro, redes sociais, Poupa Tempo, bailes, baladas e shows, filas, ambientes públicos.

subtemas: dog walker, adestrador, garis e carteiros, legislação de defesa dos animais, bairros nobres, periferia, animais nas ruas, feira de animais, ongs.


/ formato Primeira temporada/ 26 programa/ 13’ cada. • Cada programa tem uma temática central e subtemas relacionados. • Temas mais complexos com grande quantidades de subtemas serão abordados em mais de um programa. • Exibição pela televisão e web. • Desdobramentos: > Site interativo. > Aplicativo que promova os eixos centrais (educação, cidadania, respeito, amorosidade e gentileza). > Video-pílulas de 1 e 2’ para exibição em mídia indoor e transportes coletivos.


/ público alvo Jovens e adultos, dos 25 aos 40 anos de idade. Classes B e C.

/ beneficiados Pretende-se beneficiar até 30 milhões de brasileiros, por meio das exibição em TV aberta, TV paga e web, além das demais ações - site, aplicativos e vídeo-pílulas. Entende-se por beneficiados todos aqueles que têm contato direto com a obra.


/ comunicação • Pretende-se por meio da aquisição de mídia impressa, rádio, web, mobile, impactar diretamente até 10.000 milhões de pessoas. kit.

• Criação de identidade visual, fotos para divulgação, teasers, traillers, vídeos de making off, press•

Elaboração de plataformas de comunicação para internet e redes sociais.

Ações específicas pela web e mobile com linguagem focada no perfil do público alvo.

Distribuição de cartazes, lambe-lambe, mídia cards e brindes promocionais.

Contratação de assessoria de imprensa.


/ equipe Thais alves

fernanda leite

leandro hbl

Responsável pela idealização e apresentação, é especialista em comunicação interpessoal e executiva. Há mais de 25 anos orienta políticos e empresários, com mais de 30.000 pessoas já treinadas. Fundou a empresa Comunicação de Pessoas©. Realiza palestras em todo o Brasil sobre os temas: Poder da Comunicação, Encantando Clientes, Como Vender Idéias e Produtos, Novo Olhar de Comunicação, Pessoas e Relações Sustentáveis. É Consultora da Rádio Jovem Pan e Jovem Pan Online e apresenta os programas “Soluções Criativas” e “Dicas de Comunicação”. Na televisão, trabalhou na TV Tupi, TV Record, Gazeta e TV Aberta – Comunitária como apresentadora, repórter e produtora. É autora dos livros: Construção da Marca Pessoal, Arte da Comunicação, Comunicador Conquistador, entre outros.

Responsável pela direção e pesquisa, é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC/ SP. Especializou-se na linguagem audiovisual, atuando como redatora, diretora, montadora, finalizadora e produtora, intercalando publicidade, cinema e televisão. Dirigiu a campanha Você no Parlamento da Rede Globo; assina a montagem e redação das duas temporadas da série Reis da Rua, da TV Cultura; foi responsável pelo roteiro e pela edição do projeto de artes integradas Território do Brincar do Instituto Alana; dirigiu o documentário Projeto Entorno para a Fundação Victor Civita, em 2010. Foi produtora de promo, entre 2007 e 2009, no canal Ideal da Editora Abril. Em 2006, montou o documentário Brás: Sotaques e Desmemórias, de Marta Nehring.

Produtor, sócio-fundador da Mosquito Project e Bando Studio. Dirigiu e produziu diversos de seus trabalhos, com destaque para o seriado Reis da Rua, da TV Cultura; os documentários em longa metragem Errante e Favela On Blast; os curtasmetragens Vídeo Letter, Boi Encantado, A Casa, Ciranda e Merreis. Foi diretor da Conspiração Filmes por dois anos. Colaborou como consultor do laboratório de criação FABRICA da Bennetton, na Itália, por três anos. Seus trabalhos foram exibidos em festivais e mostras em mais de uma dezena de países, com destaque para: Centre Pompidou, Paris/França; Los Angeles Shorts Film Festival/ USA e outros. Entre seus principais prêmios podese destacar o prêmio de curta documentário por Travis Pastrana Driven no Los Angeles Shorts, LASHOTS.

concept e apresentadora/âncora

diretora

produtor


/ realização Cristiano trindadE

bando studiO

Atua como diretor, motion designer, animador, finalizador e ilustrador; sócio fundador da GOTACX e do Bando Studio. Formado em Belas Artes com um forte interesse em ilustração, cinema e fotografia. Trabalhou nas maiores redes de TV do Brasil, com a criação de identidades visuais, aberturas, promos e branding. Dirigiu vídeos musicais, animações, comerciais e ilustrações criadas para publicações de renome mundial. Com trabalhos em vídeo, animação, vídeo-arte participou de várias mostras e exposições de arte, como o Museu Reina Sofia / Madrid, SmartHouse Gallery / Los Angeles, Centre Pompidou / Paris, entre outros.

Bando Studio é formado por um grupo de profissionais multidisciplinares que inclui diretores, roteiristas, produtores, fotógrafos, editores, programadores e designers. Com expertise em desenvolvimento de projetos de conteúdo, experiências digitais e branded content. O BANDO é Leandro HBL, Cristiano Trindade, Lula Leite Franco, Chloe de Carvalho, Rita Wainer, Rebeka Ehlers e Autista, além dos estúdios de criação e produção Gotacx, Lula Leite Franco Produções e Mosquito Project.

diretor de arte


/ contato Leandro HBL Produtor Executivo // Bando Studio www.bando.us leandrohbl@bando.us 11 2679.2157 // 11 98774.8181 Jorge Gonรงalves Gerente de Projetos // Bando Studio www.bando.us jorge@bando.us 11 2679.2157 // 11 953388649


PLANO B  

Sabe aquela máxima “só faça com os outros o que você gostaria que fizessem com você”? Parece simples? E é simples. O PLANO B é uma se...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you