Page 1

Água


Água é vida

A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável ao Homem, como bebida, como alimento, para sua higiene e como fonte de energia, matéria-prima de produção, via de transporte e suporte das actividades recreativas que a vida moderna exige cada vez mais.


Água é vida No nosso planeta podemos encontrar dois tipos de água: a doce e a salgada. A percentagem de água na Terra é de 97%.

No entanto, os restantes 3% de água doce (+ de 99%) apresenta-se congelada nas regiões polares dificultando por isso, a sua utilização. Apenas 0,3% da totalidade da água doce está à disposição do Homem, com vista à sua utilização.

É da água doce que a vida do Homem e de outros seres vivos depende.


Água é vida Cerca de 60% do corpo humano é constituído por água. O Homem pode sobreviver sem comer, cerca de 28 dias, mas sem beber água apenas 4 dias. No organismo, a água transporta os alimentos, os resíduos e os sais minerais, lubrifica os tecidos e as articulações, conduz a glicose e o oxigénio para o interior das células e regula a temperatura.


A água é um recurso esgotável e imprescindível para a continuação da vida na terra. É urgente combater o desperdício e garantir a preservação da água.


De onde vem a água? A água que existe na superfície da terra é sempre a mesma.

Ela circula há milhões de anos no nosso planeta.

Na Natureza, a Água encontra-se em 3 estados físicos: líquido _ (mares, rios e lagos)

sólido _ (glaciares) gasoso _ (vapor de água existente na atmosfera)


Repartida por três grandes reservatórios naturais - os oceanos, os continentes e a atmosfera - que mantêm entre si a circulação permanente da água, permitindo que esta mude de lugar e de estado físico vezes sem conta. A este fenómeno chama-se Ciclo da Água.


Ciclo da Água

História da Gotinha de Água Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas gotinhas caíram em forma de chuva.

Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.


O calor do sol derreteu a neve e as gotinhas voltaram a ser água líquida.

Parte da água introduziuse na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.


A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.

A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar.


Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.


O Ciclo da Água constitui um gigantesco sistema natural de purificação da água, que a recicla, e purifica continuamente. Contudo, actualmente só o ciclo da água não é suficiente para purificar a água que por acção do Homem está cada vez mais poluída. E para dar uma ajuda são necessárias as Estações de Tratamento de Água.


Como chega a água à torneira? A água destinada ao abastecimento domiciliário é na generalidade captada nos rios e sujeita a rigoroso tratamento físico e químico, para eliminar as bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde. Só depois de analisada e garantida a sua qualidade é distribuída às populações. A água depois de captada é transportada por adutores (tubos de diâmetro que pode chegar a 2 m) para as Estações de Tratamento de Água (ETA), onde começa um longo e sofisticado processo de tratamento.


Como chega a água à torneira? Depois de realizadas análises que atestem a qualidade da água para consumo, é encaminhada para para outros adutores que a conduzem para as estações elevatórias e reservatórios. Os reservatórios estão ligados a um conjunto de condutas (canos de menor dimensão), que constituem a rede de distribuição e conduzem a água até às torneira das nossas casas.


Estação de Tratamento de Água


A água está presente em muitos momentos da nossa vida : Na nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc; Na nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sumos;


Nas tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar o chão etc; Nas nossa brincadeiras, quando nos refrescamos na praia ou brincamos com bolinhas de sabão;

Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.


Dicas que ajudam a poupar água •Fechar

a torneira enquanto lava as mãos, os dentes ou se barbeia; •Fechar

a torneira, no duche, enquanto se ensaboa; •Fechar

a torneira enquanto ensaboa a loiça;

•Manter

em bom estado a canalização de torneiras , autoclismo e máquinas; •Reduza

a quantidade de água por cada descarga do autoclismo. Para tal coloque no depósito uma garrafa de plástico cheia de água.


•Não

deixe as torneiras a pingar, feche-as bem; •Reduza

o consumo de água na lavagem do carro; •Se

detectar uma fuga de água na via pública avise a Câmara Municipal; •Em

caso de cortes de fornecimento de água, armazene só a quantidade que vai necessitar;


Poupa a água

Uma gota poupada hoje é mais uma gota que podes utilizar amanhã ...

Agua  

Ciclo da Água

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you