Page 1

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Produzido por Leandro Andrade


Índice 1. Introdução

2. Grade de construção

3. Área de proteção

4. Redução

5. Padrão tipográfico

6. Padrão cromático

7. Padrão monocromático 7.1 Aplicação em tons de cinza / P & B 7.2 Aplicação sobre fundos coloridos 7.3 Aplicação com cores no elemento “tinta” 8. Uso incorreto


1. Introdução Os signos e elementos que definem a identidade visual institucional constituem um código gráfico. No logotipo da Banda DonaZé, este código gráfico compreende logotipo, alfabeto e cores institucionais. Este manual descreve os elementos que compõem o código gráfico de identidade visual da marca DonaZé e fornece orientações precisas sobre como veiculá-la em diferentes situações, preservando suas características e assegurando sua coerência. É fundamental cumprir absoluta e rigorosamente as indicações aqui contidas.

Em caso de dúvidas, entrar em contato: Leandro Augusto de Andrade www.leandroandrade.blogspot.com e-mail: leandroandrade007@yahoo.com.br MSN: leandrade007@hotmail.com Endereço: Rua Tabor, 255, apto. 219 - Ipiranga Cep: 042020-020 São Paulo - SP


2. Grade de Construção A malha construtiva tem como objetivo a orientação para uma perfeita reprodução manual das assinaturas visuais da marca. Considera-se aqui cada módulo uma unidade fundamental da construção, com valor X.

9X

6X

X

14X


3. Área de proteção Sempre que a assinatura da marca estiver sendo veiculada em conjunto

X

com outros elementos gráficos que possam interferir na percepção de seu desenho, como fundos trabalhados, textos ou outras marcas, é fundamental manter uma área de proteção em torno dela. Deve ser mantida uma faixa de

X

X

isolamento ao redor da assinatura de, no mínimo, o valor da altura das letras do nome “DonaZé”, conforme o exemplo.

X

X

Área de proteção


4. Redução A redução refere-se ao quanto a marca pode ser reduzida sem que se perca a legibilidade e leiturabilidade confortável. De acordo com o demostrado abaixo, a assinatura visual tem limite de redução de 2,50 cm em sua base.

8 cm

5,5 cm

2,5 cm


5. Padrão tipográfico A tipografia é também um elemento muito importante na construção de uma marca. É com ela que a marca comunica. Uma coerente utilização tipográfica resulta numa elevada associação e reconhecimento da marca DonaZé. A tipografia utilizada no nome “DonaZé” é a Jiffy.


6. Padrão cromático Escala CMYK

Abaixo estão representados os padrões cromáticos em três escalas destintas, sendo a PANTONE para impressos em cores especiais, a CMYK para impressos em seleção de cores e a escala RGB para assinaturas eletrônicas (vídeo e web). O nome “DonaZé” está em degradê do Amarelo ao Amarelo Giz e em casos onde não puder o uso do degradê, o ideal é o uso do Amarelo puro.

C:8 M:4 Y:67 K:0

C:0 M:0 Y:100 K:0

C:52 M:42 Y:38 K:04

Escala Pantone

PANTONE 610 C PANTONE Process Yellow C PANTONE 430C

Escala RGB

R:226 G:227 B:106

R:255 G:245 B:0

R:114 G:5120 B:129


7. Padrão monocromático A assinatura visual monocromática visa aplicações de custo reduzido, como bloco de notas e outras aplicações que necessitem o uso de apenas uma cor. Neste caso, são três as assinaturas monocromáticas possíveis. Uma em preto, outra com o azul e finalmente uma em vermelho.


7.1 Aplicação em tons de cinza / P & B A assinatura visual em preto e tons de cinza favorece aplicações de baixo custo. Neste caso apresentam-se duas opções, uma em tons de cinza, com uso de retícula à 40% e 100%, e outra em preto. Tons de cinza

P&B


7.2 Aplicação sobre fundos coloridos A aplicação da marca sobre fundos de cor que não sejam os especificados, são aplicações a evitar. Na impossibilidade do acima exposto, estão aqui exemplificados os comportamentos possíveis sobre cores claras, médias e escuras. Sobre estes fundos apenas é permitida a reprodução incluindo-se o fio branco externo.


7.2 Aplicação com cores no elemento “tinta” A aplicação da marca sobre o elemento “tinta colorida” pode ser usado em situações onde quer que a marca se interaja com os elementos de outras composições que estejam em uma mesma peça.


8. Uso incorreto Estes são alguns exemplos de uso incorreto do logotipo DonaZé. Recomendamos seguir os padrões descritos anteriormente para garantir a identidade visual da marca.

Nunca Utilizar famílias de letras diferentes das descritas neste manual.

Nunca Expandir ou condensar a marca.

Nunca Suprimir algum elemento do logotipo.

Nunca Sobrepor quaisquer elementos à marca.

Nunca Alterar a cor da logotipia.

Nunca Utilizar a marca inclinada.

Nunca Alterar as proporções dos elementos que compõem a marca.


Leandro Augusto de Andrade www.leandroandrade.blogspot.com e-mail: leandroandrade007@yahoo.com.br MSN: leandrade007@hotmail.com Tel.: (11) 8022-5091 S達o Paulo - SP

Manual de Identidade Banda DonaZé  

Manual de Identidade Banda DonaZé em Guaranésia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you