Page 1

Anuรกrio INTS 2010 - 2013

1


Ficha Técnica Presidente

Ian dos Anjos Cunha

Conselheiros

Allan Wailes de Holanda Cavalcanti - Conselho de Administração

Geraldo Andrade Filho - Conselho Fiscal

Organizador do Projeto

Fábio Finamori Macedo

Colaboradores

Bárbara Cristina Silva - Analista

Eduardo Santos - Analista

Mônica Vívian Peres - Analista

Editoração

Bill Lima

Fotografias e Direção de Arte

Cláudio Urpia

ShutterStock

Revisão

Cândido Oliveira

Gerência do Projeto

2

LeadOne Marketing Digital

Anuário INTS 2010 - 2013


Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública

ANUÁRIO 2010 | 2013

Anuário INTS 2010 - 2013

3


4

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


ÍNDICE

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES | 2010

29

Projeto em Capela do Alto Alegre - BA

30

Projeto em Cabaceiras do Paraguaçu - BA 34

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES | 2011 37

Projeto de pesquisa em Salvador - BA 38

Projeto em Araçás - BA 43

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES | 2012

49

Projeto em Várzea Grande - MT

50

Projeto de pesquisa em Salvador - BA 54

Projeto de pronto atendimento UPA - ES

Projeto de Alagoinhas - BA 64

60

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES | 2013 73

Projeto de tecnologia da informação em Salvador - BA 74

Projeto em Livramento de Nossa Senhora - BA

79

Projeto em Riachão do Jacuípe - BA

81

Projeto com Fundação de Saúde em Riachão do Jacuípe - BA

83

Projeto em Barreiras - BA 85

Projeto em Piripiranga - BA 88

Projeto em Jaguaripe - BA

90

Projeto em Luís Eduardo Magalhães - BA

92

Projeto em Santo Antônio do Descobrimento - GO

95

Projeto em Caçapava - SP

98

Projeto em Araçás - BA

100

PROJETO NASDU

103

Anuário INTS 2010 - 2013

5


6

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


CARTA DO PRESIDENTE O INTS, Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Gestão Pública é uma organização sem fins lucrativos com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação da área da Saúde, Educação e da Assistência Social no Brasil. Com perfil multidisciplinar, o INTS desde a sua criação vem trabalhando de forma integrada com o setor empresarial, promovendo o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de serviços públicos de Saúde, Educação e Assistência Social, nas esferas municipal, estadual e federal, oferecendo serviços de mais alto nível para toda a comunidade.

Atuar de forma sustentável e duradoura tem sido a principal vertente do INTS

desde a sua criação. Entende-se que os serviços públicos no Brasil, principalmente nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social necessitam de um alto desenvolvimento tecnológico para atendimento da demanda do país. Como será apresentado nesse relatório de atividades, o INTS no que se refere a esses investimentos vem atuando fortemente fomentando parcerias com instituições públicas e privadas para suprir essa lacuna.

Enfim, O INTS além de recorrer às melhores práticas tecnológicas para a ope-

ração da área pública no Brasil, também realiza consultoria, serviços especializados e atua na gestão e capacitação tecnológica de profissionais através de programas de educação continuada. Nesse sentido, o instituto tem plena convicção de que é possível mudar a dura realidade atual da administração pública brasileira, trazendo de forma integrada e customizada para o cidadão o que há de melhor nesta área em todo o mundo.

Ian dos Anjos Cunha

Anuário INTS 2010 - 2013

7


MISSÃO Prover uma sociedade justa e igualitária, através de instrumentos eficientes que assegurem o funcionamento excelente da Administração Pública Brasileira, sendo fidedigna ao cumprimento das determinações da Constituição Federal e suas respectivas leis regulamentadoras.

VISÃO Aprimorar e modernizar os serviços da Educação, Assistência Social e Saúde brasileira, em todas as esferas de atuação do Poder Público, trazendo como prática de sustentabilidade a pesquisa científica e a tecnologia, tornando-se referência na satisfação popular e no desenvolvimento social.

VALORES O INTS tem como princípios éticos a legalidade, a transparência de seus atos, o desenvolvimento de recursos de utilidade pública e a reforma social em busca de qualidade de vida.

8

Anuário INTS 2010 - 2013


APRESENTAÇÃO O INTS – Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Gestão Pública – é uma organização sem fins lucrativos que visa a promover a otimização da Administração Pública brasileira com soluções de gestão e tecnologia nas áreas da Saúde e da Assistência Social. Com foco de atuação na Administração Pública, o INTS busca oferecer respostas rápidas na resolução de deficiências tecnológicas, operacionais e de gestão nas esferas municipal, estadual e federal. Pautada em pesquisas e análises científicas, o instituto identifica oportunidades de melhoria, e desenvolve produtos e serviços com o mais alto nível de eficácia. É agregando valor às atividades promovidas em prol das comunidades que a máquina pública consegue encontrar o custo ideal da gestão. Os programas de educação continuada para os profissionais internos e externos, a melhoria e inovação dos produtos e serviços, e a constante preocupação com a ética e a sustentabilidade, são fatores que norteiam o INTS no trabalho da construção de uma sociedade mais justa e de qualidade para todos. A melhor maneira de mudar a atual realidade brasileira é promovendo cidadãos, de forma integrada e customizada, ações responsáveis nas áreas da Educação, da Assistência Social, da Saúde e do Meio Ambiente. O INTS tem o compromisso social de amparar a Administração Pública nesta empreitada, através da capacitação tecnológica, da consultoria e dos serviços especializados.

Anuário INTS 2010 - 2013

9


Recepção

Setor de projetos especiais

10

Anuário INTS 2010 - 2013


Sala de reunião e conferência

Sala do Conselho Diretor

Anuário INTS 2010 - 2013

11


Equipe INTS

12

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


Recepção

Equipe INTS

Anuário INTS 2010 - 2013

Recepção

13


HISTÓRICO No início do ano de 2003, dois executivos com ampla vocação humanitária decidem que não é mais possível somente observar ao largo a situação caótica da gestão pública e, após conhecerem melhor os grandes benefícios proporcionados pelas parcerias feitas entre Governo e Organizações Sociais, resolvem desenhar um ambicioso projeto com o intuito de colocar em prática, de forma diferenciada, o direito de melhorar as condições de vida da população carente brasileira. Após estudos, consultorias e modelagens, os dois resolvem fundar o INTS. Para compor a melhor fórmula de atendimento às necessidades da população em uma das áreas brasileiras mais castigadas e dependentes: a saúde pública, o INTS juntou toda a expertise tecnológica, o vasto conhecimento e experiência na área de gestão hospitalar, RH, engenharia clínica e de saúde pública, formando um robusto e eficiente sistema de gestão para a área de saúde pública. Desta maneira, deram início ao atendimento em pequenos municípios através do fornecimento de profissionais médicos e com ações de modestas melhorias e modernização nestas localidades, com total sucesso e plena satisfação das populações, gestores e profissionais da saúde. Entretanto, este foi o projeto piloto para consolidar as competências do Instituto, que não limitou o seu plano de atuação apenas na área da saúde. Com muito mais ambição em prover uma vida de qualidade para toda a sociedade, o INTS também criou parcerias e desenvolveu projetos nas áreas da Educação e Assistência Social.. Hoje, as capacidades técnicas e certificações de qualidade desta Organização Social atingem de modo mais eficiente as necessidades das comunidades brasileiras. O INTS entende que é preciso atender os anseios primários e vitais do indivíduo e da coletividade e que o funcionamento equilibrado da vida social é resultado do fortalecimento de estruturas como a Saúde, a Assistência Social e a Educação para todos.

14

Anuário INTS 2010 - 2013


Trabalhamos para prover uma sociedade mais justa e igualitária a partir de melhorias na saúde pública. Anuário INTS 2010 - 2013

15


O INTS está presente em 16 municípios do Brasil, atuando nas áreas de pesquisa e Tecnologia da Informação, prestação de serviço especializada e fornecimento de mão de obra qualificada.

16

Anuário INTS 2010 - 2013


Acesse www.ints.org.br ou curta nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/intsba

Anuรกrio INTS 2010 - 2013

17


ESTRUTURA

O INTS concentra sua base de atendimentos, pesquisas e operações na cidade de Salvador, onde conta com uma equipe extremamente qualificada para atender as necessidades do setor público brasileiro nas áreas da Saúde, Educação e da Assistência Social. Nossa estrutura é composta pelo Conselho Administrativo, Gerência Administrativa / Financeira, Gerência de Operações, Gerência Jurídica, Gerência de Desenvolvimento de Projetos, Gerência de Captação de Parcerias, Gerência de Recursos Humanos e uma Controladoria, conforme apresentado a seguir.

18

Anuário INTS 2010 - 2013


CONSELHO ADMINISTRATIVO

Tem como responsabilidade, através do seu presidente, desenvolver o planejamento estratégico do instituto, garantindo a sustentabilidade financeira a longo prazo e que os objetivos sociais da organização sejam cumpridos, sempre alinhado com sua missão e visão. Dentro da estrutura do conselho também existem a figura dos conselheiros que auditam e fiscalizam a gestão administrativa da instituição com o intuito de manter a transparência de suas ações.

GERÊNCIA DE CAPTAÇÃO A Gerência de Captação é responsável pela identificação de necessidades e fomento de parcerias com instituições da gestão pública e privada que atuem na área de Saúde, Educação e Ação Social. O INTS entende que cada projeto é único e que deve ser desenvolvido de maneira personalizada e sustentável para que os recursos sejam bem empregados.

GERÊNCIA ADMINISTRATIVA / FINANCEIRA Responsável por promover as condições ideais para o bom funcionamento das atividades executadas por toda a equipe do INTS, desde as mais práticas, como um ambiente físico estruturado e programação de viagens, até as mais complexas, como as análises de fluxos financeiros, contas a pagar, a receber, de cada projeto do Instituto.

Anuário INTS 2010 - 2013

19


GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS Responsável por desenvolver atividades inerentes à área de Recursos Humanos como: montagem, estrutura, gestão de subsistemas, atendendo às metas estabelecidas pela Instituição, buscando alcançar todos os objetivos em curto espaço de tempo. Dentro dessa missão as principais atividades são recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, plano de cargos, carreira e salários, avaliação de desempenho semestral, manutenção de organograma, organização de eventos, programação de treinamentos com cursos técnicos específicos e de motivação, ampliação, controles e gestão de benefícios, gestão de departamento pessoal, além do acompanhamento e gestão do Serviço Especial de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT.

GERÊNCIA DE OPERAÇÕES A Gerência de Operações é o setor responsável para operacionalizar as soluções apresentadas aos parceiros pela Gerência de Captação, além de realizar o acompanhamento das ações, emissões de relatórios técnicos, financeiros e controlar a qualidade das entregas de cada projeto do INTS.

GERÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Responsável pela estruturação de termos de referências, análise de viabilidade de projetos e propostas de parcerias, desenvolvimento de projetos na área de inovação, acompanhamento da situação fiscal e da qualificação técnica do INTS, além de assessorar a presidência com informações relevantes para a administração da instituição.

GERÊNCIA DE CONTROLADORIA A Gerência de Controladoria tem a missão de desenvolver e implantar controles, processos e relatórios financeiros, fornecer informações para decisões gerenciais estratégicas e identificar oportunidades de redução de custos e capturar esses ganhos para o INTS.

ASSESSORIA JURÍDICA Com o objetivo de manter as ações do INTS sempre alinhadas com a legislação vigente,

20

Anuário INTS 2010 - 2013


a Assessoria Jurídica surge com a missão de verificar, analisar e corrigir, numa atuação preventiva e repreensiva, os atos, procedimentos, condutas do INTS perante o ordenamento jurídico vigente.

Valores da equipe INTS: • Ética profissional; • Humanização no atendimento; • Gestão eficiente de recursos públicos; • Valorização do ser humano; • Espírito comunitário; • Confiança, respeito e excelência. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA Além dessa estrutura administrativa, o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Gestão Pública é registrado em todos os conselhos de classes de suas áreas de atuação e tem à disposição o capital intelectual dos seguintes responsáveis técnicos:

CONSELHO

SIGLA

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL

Administração

CRA

Geovana Santana Santos

Biomedicina

CRBM

Maxelle Martins Teixeira

Educação Física

CREF

Humberto Nascimento Santos Filho

Enfermagem

COREN

Kamila Marques Ribeiro

Engenharia e Agronomia

CREA

Ian dos Anjos Cunha

Farmácia

CRF

Azenaide Amorim Pereira

Fisioterapia

CREFITO

Lívia Leite Machado

Fonoaudiologia

CREFONO

Geraldo Antônio Ramos Silva

Medicina

CRM

Calixto Santos Silva

Nutrição

CRN

Katiuscia da Silva Santiago

Odontologia

CRO

José Mário Benevides Junior

Pedagogia e Psicopedagogia

Nanci Quelle Cosmer dos Santos

Psicologia

CRP

Raphaelle Soares Pereira

Radiologia

CRTR

Antonio Jorge Araújo Machado Filho

Serviço Social

CRESS

Osaneide Primo dos Santos

Anuário INTS 2010 - 2013

21


MODELO DE NEGÓCIO O INTS trabalha de forma integrada com o setor empresarial nacional, promovendo o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de serviços públicos de Saúde e Assistência Social, possibilitando a criação de produtos e serviços customizados e aderentes à realidade dos municípios brasileiros. Este modelo diferenciado de atuação consegue trazer diretamente para o cidadão as melhores práticas de operação e gestão que estão sendo desenvolvidas no contexto social em todo o mundo. Como resultado, os municípios brasileiros, independente de seu porte e arrecadação, passam a contar com uma série de benefícios e vantagens antes muito difíceis de serem alcançadas. O INTS contribui para que a Gestão Pública esteja legalizada de acordo com as determinações da Constituição Federal e suas concludentes leis regulamentadoras, através de convênios, licitações e contratos. Além da legalização das atividades exercidas pela Administração Pública, o INTS projeta na sua atuação as melhores práticas para atender o interesse público, com técnicas mais efi-

22

Anuário INTS 2010 - 2013


cientes e menos onerosas. Entretanto, não cabe a transferência de gestão de atividade, permanecendo a responsabilidade com o Estado. A cooperação do Instituto no cenário nacional representa uma resposta positiva à formação de uma sociedade preocupada com a legalidade, a transparência, a ética e o desenvolvimento social. Os modelos de negócios, acima citados, têm como premissa alcançar os seguintes objetivos:

Econômico Diminuir o déficit público, ampliar a poupança pública e a capacidade financeira do Estado para concentrar recursos em áreas nas quais é indispensável sua intervenção direta.

Social Aumento da eficiência dos serviços sociais oferecidos ou financiados pelo Estado; Ampliação dos serviços públicos; Promover o atendimento de qualidade ao cidadão e o acesso simplificado aos meios de saúde, assistência social, educação e meio ambiente, principalmente aos mais carentes.

Gerencial Aumentar a eficácia e efetividade do núcleo estratégico do Estado, que edita leis, recolhe tributos e define as políticas públicas; Permitir a adequação de procedimentos e controles formais e substituí-los, gradualmente, porém de maneira sistemática, por mecanismos de controle de resultados. O INTS atua com uma grande variedade de produtos e serviços de forma a atender plenamente os gestores municipais, profissionais da área pública e comunidade como um todo:

Consultoria em gestão e operação para a área pública. Resumo: Envolve a identificação das áreas prioritárias de atuação, a orientação e pla-

Anuário INTS 2010 - 2013

23


nejamento das mudanças necessárias, a implementação do novo sistema de gestão pública e a ajuda e direção na melhor maneira de operá-lo.

Implantação e desenvolvimento de sistemas integrados para gerenciamento e operação da área pública. Resumo: O INTS desenvolve, customiza e implanta sistemas de gestão pública completos e robustos para operação e gestão da área pública do município. Os sistemas englobam desde a área de pré-atendimento do cidadão, seu cadastro e navegação dentro das unidades públicas, até o gerenciamento total do mesmo pelas várias secretarias e pelo Gabinete do Prefeito.

Implantação de hospitais e postos de saúde inteligentes, sustentáveis e ecologicamente corretos. Resumo: O INTS possui soluções tecnológicas completas para a área de saúde pública, envolvendo a integração de hospitais, postos de saúde, central de regulação, unidades móveis, secretária de saúde e gabinete do prefeito. Essas soluções englobam a segurança das unidades de saúde, sistema de atendimento, sistema de comunicação governamental, sistema de gerenciamento de saúde, solução de telecomunicação entre as unidades, adequação e melhoria geral da rede de TI, entre alguns outros.

Consultoria e implementação de BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics) para a gestão da área pública. Resumo: Através dessa solução o prefeito pode passar a acompanhar de forma on-line e instantânea a situação geral e específica de todas as unidades integradas diretamente de seu gabinete. A partir destas informações, o prefeito, secretários e suas equipes podem ter acesso a informações customizadas e detalhadas e agir de forma imediata e com maior rapidez.

Preparação de mão de obra especializada para o setor público. Resumo: Durante e após a entrada do novo sistema de gestão pública é fundamental que toda a equipe de atendimento do município e cidadãos sejam constantemente treinados e orientados para que todo o sistema funcione adequadamente. Antecipando-se a essa tendência, o INTS fornece, em caráter temporário ou definitivo, profissionais especializados para a perfeita operação/treinamento no sistema.

24

Anuário INTS 2010 - 2013


Gestão eficiente de profissionais. Resumo: A atividade de contratar e gerenciar os profissionais da área pública, especialistas ou não, pelos municípios, é considerada como uma tarefa de grande dificuldade e complexidade por quase todos os municípios brasileiros. Os profissionais são hoje um recurso escasso em todo o Brasil e nem sempre estão proporcionalmente distribuídos em todo o nosso território. O INTS atua nessas duas principais frentes, ajudando a contratar os profissionais necessários e gerenciando escalas, possíveis conflitos de agenda e faltas.

Telemedicina e Teleconsulta. Resumo: Trata-se de soluções para a área de saúde que utilizam a infraestrutura tecnológica (Internet, links dedicados, entre outros meios) para possibilitar um melhor nível de atendimento e serviços públicos para a população. Dentre eles destacam-se: atendimento remoto especializado, avaliação e laudo de imagens, monitoramento remoto de pacientes, diagnósticos a distância, entre outros.

SISTEMA DE SAÚDE DIGITAL DO INTS:

Anuário INTS 2010 - 2013

25


26

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública

2010

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

Anuário INTS 2010 - 2013

27


PROJETO EM CAPELA DO ALTO ALEGRE - BAHIA

Capela do Alto Alegre é um município localizado no interior da Bahia, a 255 km de Salvador. Atualmente o município conta com uma população de 11.527 habitantes, sendo 5.808 homens e 5.719 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,36. Através de uma parceria firmada com a Prefeitura do Município o INTS atuou durante 06 (seis) meses nesta localidade, que pode contar com todo o suporte do INTS no desenvolvimento de estratégias, onde cerca de 4.984 pessoas foram atendidas mensalmente pelos profissionais especialistas em assistência da família e com todos que fizeram parte do corpo clinico do INTS. Com o foco na prevenção, o Programa de Saúde da Família executado pelo INTS alcançou, durante o período de janeiro a junho de 2010, resultados realmente animadores com relação aos indicadores sociais mais específicos da região, de acordo com perfil epidemiológico da localidade. Foram estes os resultados:

• Redução do índice de mortalidade infantil de 12,82 para 8,4;

• Detecção precoce do câncer de útero e de mama em 92% dos casos.

A equipe médica destinada aos serviços desenvolveu um trabalho de forma responsável, realizando acompanhamentos com famílias, executando ações de promoção à saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doentes e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde na comunidade, aliados aos aspectos positivos e necessários ao atendimento assistencial à população através do Programa de Saúde da Família – PSF. Existe o fato da escassez do profissional de saúde em grande parte da região nordeste do Brasil, onde, nesses casos específicos, o papel do INTS junto ao poder público se torna ainda mais crítico, atuando não somente como parceiro, mas também como um substituto desse poder, no que tange à garantia do direito à saúde por parte da população. Vide art. 196 da Constituição Federal Brasileira.

28

Anuário INTS 2010 - 2013


Redução do índice de mortalidade infantil de 12,82 para 8,4; Detecção precoce do câncer de útero e de mama em 92% dos casos.

Anuário INTS 2010 - 2013

29


PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Capela do Alto Alegre - BA.

OBJETIVO GERAL Apoiar nos serviços de atendimento médico à população, buscando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento institucional da municipalidade, com vistas à modernização e eficientização da administração da saúde pública.

PÚBLICO ALVO População carente das zonas urbana e rural do Município de Capela do Alto Alegre - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Janeiro a junho/2010.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Como resultado dessa parceria o INTS conseguiu realizar 32.327 atendimentos no Programa Saúde da Família - PSF, alocando cinco médicos em atendimentos 32h semanais à população carente das zonas urbana e rural, onde promoveu um atendimento médico de excelência e boa qualidade.

TOTAL DE ATENDIMENTOS NO PERÍODO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO:

PERCENTUAL DE REALIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS - PERÍODO: JANEIRO A JUNHO DE 2010:

PERÍODO

REALIZADO

PERÍODO

REALIZADO

Janeiro

4.725

Janeiro

14%

Fevereiro

5.025

Fevereiro

15%

Março

5.422

Março

16%

Abril

5.045

Abril

15%

Maio

6.270

Maio

19%

Junho

5.840

Junho

18%

30

Anuário INTS 2010 - 2013


PERCENTUAL DE GRATUIDADE Em virtude de ser uma parceria firmada entre o Município de Capela do Alto Alegre e o INTS, em que o instituto, através de sua expertise de atuação nesse segmento, conseguiu estruturar um modelo de atendimento com gratuidade total, lastreado no que o município já possuía de unidades de atendimento implantadas e orçamento dedicado à saúde, seguindo os princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Saúde nº 8.080 de 1990, como a universalidade, que destaca que “a saúde é um direto de todos”, e é dever do Estado promover a atenção em saúde como confirma a Constituição Federal, a integralidade, mesmo que não seja igual à maioria, a atenção em saúde do Sistema Único de Saúde - SUS deve ser ofertada tanto para fins curativos, preventivos, individuais ou coletivos. Por fim, a equidade, que é um sistema em que todos devem ter acesso, sem que ocorra distinção. Sendo um direito de todos o acesso aos serviços ofertados. A igualdade e a oportunidade devem ser usufruídas por todos, independente de raça, religião ou credo.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

Anuário INTS 2010 - 2013

31


PROJETO EM CABACEIRAS DO PARAGUAÇU - BAHIA

Município localizado no interior da Bahia, Cabaceiras do Paraguaçu possui uma população estimada de 18.512 habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0.592, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000). Em março de 2010, o INTS iniciou uma parceria com a prefeitura local para prestação de serviços médicos e odontológicos com o intuito de realizar atendimentos nas unidades básicas de saúde do município. Após 03 (três) meses de atuação o projeto já possuía grandes resultados sociais, através de um atendimento humanizado e com hora marcada para a população carente.

PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu - BA.

OBJETIVO GERAL Prestação de serviços médicos e odontológicos para atendimentos nas unidades básicas de saúde do município de Cabaceiras do Paraguaçu, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde.

PÚBLICO ALVO População carente do município de Cabaceiras do Paraguaçu - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Março a outubro de 2010.

32

Anuário INTS 2010 - 2013


Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Através de um levantamento de dados realizado no período de março a outubro de 2010, conseguiu-se atingir um total de 6.479 habitantes entre atendimentos médicos e odontológicos de forma integral e humanizada. PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Março

658

Abril

741

Maio

785

Junho

802

Julho

807

Agosto

824

Setembro

914

Outubro

948

PERCENTUAL DE GRATUIDADE Através de uma parceria firmada entre o Município e o INTS, o percentual de gratuidade desse projeto foi de 100%, ou seja, todos os atendimentos foram realizados de forma gratuita à população local.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

Anuário INTS 2010 - 2013

33


34

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública

2011

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

Anuário INTS 2010 - 2013

35


PROJETO DE PESQUISA EM SALVADOR - BAHIA

Salvador, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil, considerado o município mais populoso do Nordeste, possui atualmente cerca de 2,8 milhões de habitantes. Pensando no cuidado com a saúde da população soteropolitana, foi firmado um convênio com a Prefeitura de Salvador, em que o INTS atuou durante um ano na prestação de serviços para o desenvolvimento de ações que visou reforçar estudos, pesquisas e implantação de fluxos de informação das endemias (dengue, leptospirose, raiva e outras), além de desenvolvimento, inovação e implantação de ações na rede assistencial de saúde, ampliando e facilitando o acesso da população aos serviços de saúde pública. A detecção precoce de surtos e epidemias é necessária para estruturação e acompanhamento constante da situação de saúde e da ocorrência de casos de endemias. Através desse convênio, realizou-se levantamento de dados junto à população, que permitiu reunir informações indispensáveis para conhecer, a qualquer momento, o comportamento e desenvolvimento das endemias, bem como detectar os índices de proliferação, possibilitando desenvolver medidas eficientes que levaram à prevenção e ao controle dos casos. Com a obtenção dos dados, foi possível promover a mobilização social para que a população local adquirisse conhecimentos sobre como evitar determinadas endemias, em que participaram efetivamente na prevenção, sendo informada sobre o modo de transmissão, quadro clínico, tratamento, bem como seus hábitos, criadouros domiciliares e naturais, além de medidas de prevenção, realizando um controle e adotando um novo comportamento frente ao problema.

36

Anuário INTS 2010 - 2013


Coleta de dados que permitem sistemas de informações que garantem equidade e integralidade ao cidadão, junto aos serviços de saúde pública. Anuário INTS 2010 - 2013

37


PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Salvador - BA.

OBJETIVO GERAL Desenvolver ações de assistência e vigilância em saúde de forma eficaz e eficiente, associando, sempre que possível, estas ações de saúde, com tecnologia da informação e comunicação, visando a garantir o acesso, com equidade, integralidade e universalidade, focando na atenção a saúde do cidadão.

PÚBLICO ALVO População do Município de Salvador - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Março/2011 a fevereiro/2012.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Através da parceria entre o INTS e o município de Salvador, buscou-se como objetivo principal, o atendimento de algumas necessidades latentes no município, e que careciam de uma imediata transformação positiva, sendo: • Serviços de apoio e suporte às atividades operacionais e ações integradas de controle, monitoramento da rede assistencial da atenção básica, promoção à saúde, prevenção, zoonoses e regulação por meio de profissionais qualificados neste tipo de ação específica; • Levantamento dos requisitos, processos e fluxos das informações em saúde necessários ao armazenamento, gerenciamento e à integração das informações sobre a saúde dos usuários da rede básica assistencial do município, possibilitando ainda a exportação dos dados para os sistemas ministeriais, possibilitando que o poder público possa agir com precisão sobre as ações a serem desenvolvidas na localidade de Salvador e região metropolitana;

38

Anuário INTS 2010 - 2013


• Gerenciamento de animais e o monitoramento das endemias, através de uma busca ativa dos principais focos de “dengue” da cidade e ocorrência das demais endemias, disponibilizando informações sobre prevenção e tratamento das doenças; • Realização de capacitação e valorização do processo de humanização do Sistema Único de Saúde – SUS, por meio de profissionais que possam contribuir efetivamente com a melhoria contínua da prestação dos serviços, tornando o sistema mais acolhedor, mais ágil e resolutivo; • Realização de capacitação e da gestão de imunobiológicos, sendo responsável pelo controle do fluxo de imunobiológicos e integrando essas informações à base de cadastro principal do município, mantendo-a atualizada; • Implantação do sistema integrado de regulação dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência, possibilitando a comunicação entre o SAMU 192, as Unidades de Pronto Atendimento – UPA, Hospitais, Ambulâncias, Nível Central e as Equipes de Suporte Técnico, auxiliando, assim, no processo de regulação de urgência do município; • Organização do acesso à atenção básica, de média e alta complexidade na capital, realizando a integração plena do processo de regulação, marcação de exames executados pela rede própria de prestadores contratualizados com a cidade de Salvador (públicas, filantrópicas e privadas); • Avaliação da Tabela SUS e as necessidades da população própria e referenciada do município de Salvador, definindo procedimentos, realizando o levantamento da série histórica de produção, analisando as demandas reprimidas para estimar valores financeiros por especialidade de serviço, avaliação física e financeira da produção aprovada em compatibilidade com a “programação de pactuação integrada – PPI 2010”, em todas as especialidades – imaginologia, oftalmologia, ortopedia, nefrologia, laboratório, anatomia patológica, coleta de material, diagnose e tratamento em cardiologia, diagnose e tratamento em neurologia, diagnose e tratamento em otorrinolaringologia, diagnose e tratamento em geniturinário, fisioterapia, e rede complementar da atenção básica – auxiliando o município no exercício de seu papel garantidor da saúde populacional. Com todo esse trabalho realizado, estima-se que cerca de 460 mil habitantes tenham se beneficiado diretamente com essas ações e que a redução financeira alcançada com

Anuário INTS 2010 - 2013

39


foco na assistência preventiva da saúde populacional tenha sido de R$2.172.084,00 (dois milhões cento e setenta e dois mil e oitenta e quatro reais).

PERCENTUAL DE GRATUIDADE 100% dos atendidos. Isso assegurou a garantia dos direitos à saúde, respeitando as diversidades e seguindo os princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Saúde nº. 8.080 de 1990, e norteado pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade, garantindo “a saúde como um direto de todos”,

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos

Família

Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas): 100%.

METAS FÍSICAS DO PROJETO: DESCRIÇÃO DA META

RESULTADO OBTIDO

Chamamento público para contratualização dos procedimentos de saúde. Organização do acesso da atenção básica e da média e alta complexidade na capital. Gerenciamento de animais e monitoramento das endemias. Elaboração e emissão do cartão do SUS para a população de Salvador/BA. Implantação do sistema integrado de regulação do serviço de atendimento móvel de urgência - SAMU. Implementação da gestão de imunobiológicos, buscando, ampliar em parceria com técnicos da SMS, a implantação do módulo vacina do sistema integrado de saúde pública – vida. Implementação no processo de valorização e capacitação, com foco na humanização do atendimento. Atendimento integrado na rede básica assistencial, bem como realizar junto com as áreas técnicas da SMS levantamento de requisitos, processo e fluxos das informações de saúde.

40

Anuário INTS 2010 - 2013

100%


PROJETO EM ARAÇÁS - BAHIA Município localizado no interior da Bahia, Araçás possui uma população estimada de 11.561, sendo 5.828 homens e 5.733 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE no ano de 2010, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,38 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.570. Em março de 2010, o INTS iniciou uma parceria com a prefeitura local para prestação de serviços médicos e odontológicos, com o objetivo de realizar atendimentos nas unidades básicas de saúde do município, realizando atendimentos à população, prestando assistência integral e humanizada em todos os ciclos de vida da comunidade, de forma interdisciplinar, visando a garantir os processos de promoção, prevenção, tratamento e recuperação da saúde; após três meses de atuação, o projeto já possuía grandes resultados sociais, em virtude de um atendimento humanizado com hora marcada para a população carente. Nos protocolos de atendimento aos usuários da atenção básica preconizados pelo Ministério da Saúde, observa-se, frequentemente, a organização de serviços médicos para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde.

PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Araçás - BA.

OBJETIVO GERAL Apoio nos serviços de atendimento médico à população, buscando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento institucional da municipalidade, com vistas à modernização e eficientização da administração da saúde pública.

Anuário INTS 2010 - 2013

41


PÚBLICO ALVO População do Município de Araçás - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Janeiro a dezembro/2011.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Durante o ano de 2011, o INTS realizou atividades assistenciais no Hospital Municipal de Araçás-BA. O Hospital do município possui em sua composição hospitalar: • 8 (oito) leitos de cirurgia geral; • 13 (treze) leitos de clínica geral; • 3 ( três) leitos de obstetrícia cirúrgica; • 3 (três) leitos de pediatria clínica. Dentro desta estrutura, o INTS desenvolveu atividades assistenciais, disponibilizando profissionais de seu corpo clínico, que atingiram alguns números importantes durante o período de trabalho, como: • 4.875 atendimentos ambulatoriais entre clínica geral e pediatria; • 1.792 procedimentos de pequenas cirurgias ambulatoriais; • 13.596 exames laboratoriais; • 7.823 exames de imagem. Com as ações e serviços assistenciais oferecidos pelo INTS no município de Araçás-BA, a população local, que antes recorria aos grandes centros urbanos para obtenção de exames ou mesmo o atendimento emergencial, teve seu atendimento realizado prontamente no Hospital, sempre de maneira íntegra e humanizada, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

PERCENTUAL DE GRATUIDADE Com a prestação de serviço às Unidades básicas de saúde no município, o INTS conseguiu garantir 100% de acesso gratuito aos cidadãos da região, realizando a inclusão em busca da maior igualdade para o Sistema Único de Saúde.

42

Anuário INTS 2010 - 2013


O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

PROJETO COM O COMSUL - PERNAMBUCO

COMSUL é um consórcio público do município da Mata Sul Pernambucana, formado por 19 municípios; são eles: Barreiros, Bonito, Jaqueira, Rio Formoso, São José da Cora Grande, Tamandaré, Água Preta, Amaraji, Belém de Maria, Catende, Cortês, Gameleira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Ribeirão, São Benedito do Sul e Xexéu, que, somados, possuem uma população de 468.853/habitantes. Através do COMSUL e o INTS foi desenvolvido um Programa de Modernização da Saúde Pública para esses municípios, contemplando a fomentação de ações de participação e apoio na execução do Programa Regional de Promoção, Atenção e Vigilância à Saúde, implementando a modernização da saúde pública dos consorciados partícipes e apoio às suas respectivas Secretarias de Saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.

PARCEIRO PÚBLICO COMSUL Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana.

OBJETIVO GERAL Fomentação das ações de participação e apoio na execução do programa regional de promoção, atenção e vigilância à saúde, implementando a modernização da saúde pública dos municípios consorciados partícipes, em apoio às suas respectivas Secretarias de Saúde Pública.

Anuário INTS 2010 - 2013

43


PRINCIPAIS METAS FÍSICAS DO PROJETO

RESULTADO OBTIDO

Otimizar e humanizar o atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Foram desenvolvidas ações para o atendimento de forma otimizada e humanizada para os usuários do CAPS, promovendo formação e educação permanentes dos profissionais de saúde do CAPS.

Atenção à saúde do idoso.

Promoção na formação e educação permanentes dos profissionais de saúde do SUS na área de Saúde da pessoa idosa.

Controle do câncer de colo de útero e de mama.

Foram desenvolvidas ações para tratamento de lesões precursoras do câncer do colo do útero no nível ambulatorial; além disso, houve ampliação em 80% na oferta de mamografia e exame preventivo do câncer do colo do útero.

Orientar na redução da taxa de mortalidade infantil e materna.

Foram desenvolvidas palestras educativas sobre como identificar e tratar doenças como a hepatite A, cólera e diarreia, que figuram entre causas da mortalidade.

Fortalecer a capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na Dengue; Hanseníase, Tuberculose, Malária, Influenza, Hepatite e AIDS.

Houve um aumento de 70% de cura nos casos Hanseníase, Tuberculose, Malária, Influenza, Hepatite e AIDS. Programas de combate a Dengue, Hanseníase, Tuberculose, Malária, Influenza, Hepatite e AIDS.

Aumentar a proporção de coleta de amostras clínicas para o diagnóstico do vírus influenza.

Fortalecer a vigilância epidemiológica da doença para ampliar a detecção de casos de hepatite B, e a qualidade do encerramento dos casos por critérios laboratoriais; Reduzir a transmissão vertical do HIV.

Promoção da Saúde.

Reduzir os níveis de sedentarismo na população; Reduzir a prevalência do tabagismo.

Fortalecimento da Atenção Básica.

Ampliar a cobertura populacional da atenção básica por meio da estratégia da Saúde da família. Ampliar o numero de equipes de saúde bucal (ESB), da estratégia saúde da família (ESF); Aumentar a prevenção das principais doenças bucais; Foram beneficiadas mais de 80% das gestantes com realização de exames e consultas.

44

Anuário INTS 2010 - 2013


PÚBLICO ALVO População atendida pelo Serviço Único de Saúde - SUS da Mata Sul Pernambucana.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Outubro/2011 a janeiro/2012.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Total - 468.853/habitantes, incluir tabela de atendimento em média de 50mil/hab.

PERCENTUAL DA GRATUIDADE 100%.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO): Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

Este projeto ofereceu mais qualidade de vida e saúde para a população carente do Município da Mata do Sul Pernambucana. Anuário INTS 2010 - 2013

45


46

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública

2012

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

Anuário INTS 2010 - 2013

47


PROJETO EM VÁRZEA GRANDE - MATO GROSSO Instalação e implantação de um sistema de saúde digital integrado para atendimento ao Complexo de Saúde do Município de Várzea Grande. Município localizado no interior de Mato Grosso, a 8 km de Cuiabá, atualmente conta com uma população de 252.596 habitantes, sendo 125.267 homens e 127.329 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,46. Através de uma parceria firmada com a Prefeitura do Município, o INTS atuou durante 06 (seis) meses na prestação de serviços de atendimento médico à população carente das zonas urbana e rural desta localidade, com a missão de buscar o aperfeiçoamento e o alargamento institucional da municipalidade, com vistas à atualização e eficientização da administração da saúde pública do município.

PARCEIRO PÚBLICO Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande - MT.

OBJETIVO GERAL Implantar o Sistema Viver + no complexo municipal de saúde com 3480 metros quadrados de área construída, 128 salas, 35 consultórios para atender em média 1.000 usuários do Sistema de Saúde por dia.

48

Anuário INTS 2010 - 2013


Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de marcação de consultas e exames a serem realizados pela rede municipal de saúde, extinguir as filas que se formam nas unidades de atendimento e dar um tratamento mais digno a todos os usuários do sistema de saúde municipal. Criar uma base de dados sólida e fidedigna com a realidade do município, para que haja um acréscimo nos repasses de recursos advindos dos programas do Ministério da Saúde, por conta da incontestabilidade desses dados.

PÚBLICO ALVO População do Município de Várzea Grande - MT.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Outubro/2012 a abril/2013.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Em outubro de 2012, a Prefeitura municipal de Várzea Grande MT, foi contemplada com o sistema Viver +, que possibilitou que usuários do SUS que antes não possuíam qualquer grau de rastreabilidade de sua saúde, pudessem de fato acompanhá-la por meio digital, através do Cartão SUS Viver +. Do quantitativo de 262.880 habitantes no município, 73% são usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, 59% destes tiveram a emissão do cartão realizada com sucesso: • Total de habitantes 262.880, dos quais 73% são usuários do SUS; • Do total de 73% de usuários, 59% tiveram a emissão do cartão realizada através do INTS.

Anuário INTS 2010 - 2013

49


Através desta parceria, o gestor público municipal pode planejar de forma integrada a saúde da população do município de Várzea Grande MT. Do quantitativo de 262.880 habitantes do município de Várzea Grande foram atendidas mais de 100 mil pessoas carentes no período de vigência da parceria, de acordo com a tabela abaixo.

PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Outubro

13.000

Novembro

14.200

Dezembro

14.150

Janeiro

15.400

Fevereiro

13.700

Março

14.500

Abril

16.500

PERCENTUAL DA GRATUIDADE Em virtude de ser uma parceria firmada entre o Município de Várzea Grande e o INTS, em que o instituto, através de sua expertise de atuação nesse segmento conseguiu estruturar um modelo de atendimento com gratuidade total, lastreado no que o município já possuía de unidades de atendimento implantadas e orçamento dedicado à saúde. Como resultado dessa parceria, o INTS conseguiu atender aproximadamente 100.000 pessoas no Programa Saúde da Família de forma 100% gratuita.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

50

Anuário INTS 2010 - 2013


ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

METAS FÍSICAS DO PROJETO Dentro desse projeto foram atendidas 100 mil pessoas, através das seguintes ações:

DESCRIÇÃO DA META

RESULTADO OBTIDO

Fortalecimento da infraestrutura de comunicação dos EAS. Efetivação do uso do cartão SUS na rede. Registro eletrônico do atendimento. Agendamento, regulação e autorização de procedimentos de forma eficaz e eficiente. Integração com os sistemas ministeriais. Fortalecimento do complexo regulatório.

100%

Construção do histórico de saúde dos usuários SUS, facilitando o seu acompanhamento. Monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações de saúde no município. Compartilhamento de informações entre sistemas. Ex.: informações ambulatoriais X informações hospitalares.

Através do Sistema VIVER +, cerca de 100.000 habitantes carentes de Várzea Grande (Mato Grosso) receberam atendimento através do SAMU e na rede municipal.

Anuário INTS 2010 - 2013

51


PROJETO DE PESQUISA EM SALVADOR - BAHIA Desenvolvimento de ações de estudo, pesquisa e implantação de fluxos de informação das endemias em Salvador; capital do Estado da Bahia, atualmente o município conta com uma população de 2.883.682 habitantes, sendo 2.675.656 homens e 1.426.759 mulheres, segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,46. O Sistema Viver+ tem por objetivo definir e dar manutenção a toda a estrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação -TIC a ser utilizada na Secretaria Municipal da Saúde, gerir os recursos de tecnologia da informação e comunicação com qualidade E SEGURANÇA, objetivando atender metas da Secretaria Municipal da Saúde - SMS que gerenciem as ações da rede de forma integrada, permitindo, assim, planejar, monitorar e avaliar os indicadores de saúde do município. Através de uma parceria com a Prefeitura do Município e apoio do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o INTS atuou durante 07 (sete) meses na prestação de serviços de coleta de dados da população desta localidade, com a missão de mensurar os índices de contágio, com vistas à modernização e eficientização da administração da saúde pública do município no que se refere a dados epidemiológicos.

PARCEIRO PÚBLICO Secretaria Municipal de Saúde de Salvador - BA e IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica.

52

Anuário INTS 2010 - 2013


OBJETIVO GERAL Desenvolvimento de ações de estudo, pesquisa e implantação de fluxos de informação das endemias em Salvador (dengue, leptospirose, raiva e endemias), além de desenvolver, inovar e implantar ações na rede assistencial de saúde do município, com Tecnologia da informação, numa estrutura de capacitação, educação continuada e monitoramento das informações em tempo real, visando a garantir o acesso, com equidade, integralidade e universalidade, focado na atenção à saúde do cidadão.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Com um total aproximado de 1.000.000 de atendimentos, observaram-se de imediato os seguintes resultados, nos primeiros 50 dias do ano de 2012: Salvador apresentou crescimento de cerca de 63% no número de casos de dengue, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde*, embora estes dados sejam superiores ao do ano anterior, eles mostram com precisão as áreas que mereciam maior cuidado por parte da força de combate ao mosquito, Foram 670 ocorrências de 1º de janeiro a 18 de fevereiro de 2012, contra 411 no mesmo período de 2011. Com a constatação do exposto, pode-se verificar que em Salvador houve redução do número de casos graves e óbitos. Nos 50 primeiros dias de 2012, foram registrados no estado baiano 04 casos graves e nenhum óbito de dengue confirmado, contra 66 casos graves e 06 mortes no mesmo período de 2011. Diminuiu também o número de casos gerais da doença na Bahia, sobretudo na capital, com 2747 ocorrências neste intervalo de tempo em 2012 contra 6866 em 2011.

PERCENTUAL DE GRATUIDADE 100%. A parceria firmada entre SMS e o INTS, em que o objetivo do instituto é, através de sua expertise de atuação no segmento de modernização da saúde pública, conseguir estruturar um modelo de atendimento com gratuidade total para a população carente do município.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

Anuário INTS 2010 - 2013

53


PERÍODO DE REALIZAÇÃO Maio a dezembro/2012.

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

DETALHAMENTO DAS AÇÕES 01. CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CONTRATUALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE SAÚDE • Avaliou em conjunto com técnicos da SMS a Tabela SUS e a necessidade da população própria e referenciada do município de Salvador para definição dos procedimentos a serem contemplados em editais futuros da área. • Acompanhou oferta e demanda dos procedimentos e especialidades de saúde, gerando relatórios quantitativos e qualitativos de atendimentos ambulatoriais, absenteísmo de pacientes. • Estudou e avaliou com a SMS a série histórica de produção e analisou a demanda reprimida por especialidades.Com isso gerou relatórios de oferta de vagas e de filas de espera por procedimento e especialidade, permitindo assim um conhecimento real das necessidades e das ofertas de procedimentos do município. • Contribuiu, na avaliação em conjunto com a equipe técnica da SMS, para a Programação Pactuada Integrada - PPI 2010, em todas as especialidades (Imagem, Oftalmologia, Ortopedia, Nefrologia, Laboratório, Anatomia Patológica, Coleta de Material, Diagnose e tratamento em Cardiologia, Diagnose e Tratamento em Neurologia, Diagnose e tratamento em Otorrinolaringologia, Diagnose e tratamento em Geniturinário, Fisioterapia, Rede Complementar da Atenção Básica.

02. ORGANIZACÃO DO ACESSO DA ATENCÃO BÁSICA, MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE NA CAPITAL Em parceria com a SMS, o INTS expandiu o acesso dos usuários a serviços de saúde

54

Anuário INTS 2010 - 2013


como agendamento de consultas para diversas especialidades, marcação de exames na atenção básica, média e alta complexidade, informações, orientações, registro de denúncias, dentre outros, através da central de teleatendimento – Disque Saúde 160 e das unidades de saúde. Através deste projeto, o INTS disponibilizou mais vagas para os munícipes de Salvador, facilitou o acesso da população ao sistema, ampliou seu papel social, oferecendo aos pacientes do SUS assistência médica hospitalar qualificada e humanizada, contribuindo para devolver a dignidade aos pacientes carentes, colaborando, assim, para o exercício diário da cidadania.

03. GERENCIAMENTO DE ANIMAIS E MONITORAMENTO DAS ENDEMIAS O INTS, em parceria com a SMS, implantou o Sistema Integrado de Controle de Zoonoses para registro em tempo real das ações realizadas em campo, voltadas para o controle das endemias, focando nas doenças e sua sazonalidade, em região de alto risco de surto e epidemias através de PALMS. Estes dados possibilitaram o desenvolvimento de um website e de uma central de atendimento gratuita, dando à população o acesso a informações sobre o cuidado, prevenção da dengue e tratamento de doenças.

04. ESTRUTURAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS BASES CADASTRAIS DE ÇAÚDE DA SMS Junto com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou atualizações cadastrais, registro de novos cadastros e estruturação do Sistema de Gestão de Saúde Pública dos usuários e profissionais do SUS, emitindo cerca de 1.200.000 Cartões de Identificação (Cartão SUS). Para que atingisse um maior número de beneficiários, o INTS promoveu semanalmente eventos em unidades fixas e móveis nos bairros e comunidades carentes de Salvador, sem que houvesse a necessidade destas saírem da sua comunidade. Promoveu a Implantação do Sistema VIDA+ nas unidades de saúde, permitindo o armazenamento, gerenciamento e integração de todas as informações de saúde do paciente na rede básica de saúde municipal, promovendo a conexão com todos os sistemas ministeriais utilizados pelas áreas técnicas da SMS, beneficiando cerca de 150 unidades da rede municipal de saúde, inclusive com o fornecimento de equipamentos de Informática e treinamentos de colaboradores para operacionalização do sistema.

Anuário INTS 2010 - 2013

55


05. SISTEMA INTEGRADO DE REGULAÇÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU Implementou um sistema de comunicação entre a central do Serviço Móvel de Urgência - SAMU, as Unidades de pronto atendimento, hospitais, ambulâncias, nível central e equipe de suporte técnico com utilização de GPS e georeferenciamento, que auxiliou o processo de regulação de urgência do município.

06. GESTÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS Ampliou a implantação do módulo vacina no Sistema Integrado de Saúde Pública VIDA +, responsável pelo controle do fluxo de imunologia, integrando-o com o banco de dados de cadastro, mantendo o histórico de imunização da população nos Distritos Sanitários. Atualmente este módulo está implantado em todas as salas de vacina das Unidades de Saúde do Centro Histórico de Salvador e nele está contido o histórico de vacinação, que poderá ser acessado utilizando o número do Cartão SUS e a senha pessoal de cada usuário.

07. CAPACITAÇÃO TÉCNICA E SENSIBILIZAÇÃO DOS COLABORADORES O INTS realizou cursos e seminários para valorização e capacitação dos colaboradores efetivos e terceirizados da SMS, com foco na humanização e padronização do atendimento, de forma que possam efetivamente contribuir com a melhoria contínua na prestação dos serviços, tornando o SUS mais acolhedor, mais ágil e resolutivo. Além disso, os colaboradores foram constantemente informados sobre as notícias referentes à saúde do município de Salvador, visando a uma melhor prestação de serviço à população. Capacitou toda a equipe técnica no que tange à operacionalização das ferramentas de tecnologia implementadas na gestão de saúde pública da SMS com transferência de conhecimento e tecnologia.

08. ATENDIMENTO INTEGRADO NA REDE BÁSICA ASSISTENCIAL Realizou junto com as áreas técnicas da SMS um levantamento de processos e fluxos das informações em saúde e desenvolveu o Sistema VIDA+ MÓDULO ATENDIMENTO que permite armazenar, gerenciar e integrar todas as informações de saúde do paciente na rede básica de saúde municipal, provendo o interfaceamento e exportação de dados com todos os sistemas ministeriais utilizados pelas áreas técnicas da SMS. Esta

56

Anuário INTS 2010 - 2013


ferramenta tecnológica integra e transfere dados entre o VlDA+ MÓDULO ATENDIMENTO e os sistemas ministeriais - SISVAN, SINASC, PNVITA, SIM, SINANNET, SISCOLO, SISMAMA,HIPERDIA, SI-PNI, API, SIAB, PROGRABCNES, entre outros, que estão disponibilizados nas seguintes EAS: UBS-Unidade Básica, USF-Unidade de Saúde da Família, CAPS-Centro de Apoio Psicossocial e demais unidades de atendimento especializado (SEMAE - DST/AIOS, CEO - Centro de Especialidades Odontológicas e UAO Urgência de Atendimento Odontológico).

O Sistema Viver+ define, dá manutenção e gere toda a estrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação a ser utilizada nas Secretarias Municipais de Saúde, objetivando atender as metas preestabelecidas. Anuário INTS 2010 - 2013

57


PROJETO DE PRONTO ATENDIMENTO UPA - ESPÍRITO SANTO

Gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde, incluindo equipamentos da unidade de pronto atendimento da UPA de Serra - ES. Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Porte III: Contam com 13 a 20 leitos de observação em atendimento de urgências e emergências, atendem a população na área de abrangência de 200 a 300 mil habitantes. Serra, município do Estado do Espírito Santo, atualmente conta com uma população de 410.267 habitantes, sendo 201.415 homens e 208.852 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,44. A parceria com a Prefeitura do Município de Serra durou 08 (oito) meses, deixando como legado uma boa prestação de serviços e atendimento à população, a missão de buscar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento institucional da municipalidade, com vistas à modernização e eficientização da administração da saúde pública.

PARCEIRO PÚBLICO Secretaria Municipal de Saúde de Serra - ES.

OBJETIVO GERAL Gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde, incluindo equipamentos da unidade de pronto atendimento da Serra.

58

Anuário INTS 2010 - 2013


Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS

Foram feitos cerca de 89 mil atendimentos compreendidos em atendimentos de urgência e emergência para adultos e crianças, como demonstrados nos gráficos a seguir: DESCRIÇÃO

DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

TOTAL GERAL

Total Pediatria

0

1609

2735

1815

2342

2895 2490 1988

2844 2630

1740

25472

Total Clínico

501

5962 5648 4657

6132

5357

5438 5692 6212

5814

6218

4740

62371

Total Serv. Social

0

39

38

27

49

33

31

27

52

44

41

24

405

Total Odontologia

0

2

2

3

2

1

2

4

1

3

4

2

26

TOTAL DE ATENDIMENTOS

501

7612

8072

7422

7998

7733

8366 8213

8253 8705 8893

6506

88274

Total Pacientes

501

7612

8072

7422

7998

7733

8366 8213

8253 8705 8893

6506

88274

Total indicações para Peq.s cirurgias

0

71

26

28

31

24

18

44

56

84

79

75

536

Total Pequenas cirurgias

0

71

26

28

31

24

18

44

56

84

79

75

536

Total de indicações de internação

0

177

195

208

293

287

275

303

312

290

322

233

2895

Total de internação

0

177

195

208

293

287

275

303

312

290

322

233

2895

2384

METAS QUANTITATIVAS IDICADOR DE QUALIDADE

DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV TOTAL

Percentual de usuários que tiveram seu risco classificado.

100% 99%

Percentual de usuários indicados que realizaram procedimentos de pequenas cirurgias.

100% 100%

99%

100% 100% 100% 99%

99%

99%

100%

100%

N/A

100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100%

100%

Percentual de usuários encaminhados N/A para internação hospitalar.

100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100%

100%

Anuário INTS 2010 - 2013

59


PESQUISA DE SATISFAÇÃO 1 - Como considera as orientações recebidas no atendimento quanto às rotinas da unidade?

2 - Qual a sua opinião quanto ao atendimento da recepção?

BOA

BOA

ÓTIMA

ÓTIMA

RUIM

RUIM

NÃO AVALIÁVEL

NÃO AVALIÁVEL

3 - Qual a sua opinião quanto ao atendimento do serviço social?

4 - Qual a sua opinião quanto ao atendimento médico?

ÓTIMA

ÓTIMA

BOA

BOM

RUIM

RUIM

NÃO AVALIÁVEL

5 - Qual a sua opinião quanto ao atendimento odontológico?

6 - Qual a sua opinião quanto ao atendimento da equipe de enfermagem?

ÓTIMA BOA RUIM NÃO AVALIÁVEL

7 - Avalie a limpeza do ambiente:

8 - Avalie a qualidade de alimentação:

ÓTIMA

ÓTIMA

BOA

BOA

RUIM

RUIM

NÃO AVALIÁVEL

NÃO AVALIÁVEL

9 - Como considera o atendimento da UPA?

10 - Você indicaria a UPA da Serra Serra para atendimento a um amigo ou familiar?

BOA

SIM

ÓTIMA

NÃO

RUIM NÃO AVALIÁVEL

60

Anuário INTS 2010 - 2013


PERCENTUAL DE GRATUIDADE 100%, seguindo os princípios da universalidade, da integralidade e da gratuidade que informam o Sistema Único de Saúde.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Dezembro/2012 a novembro/2013.

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas) .

METAS QUANTITATIVAS DO PROJETO DESCRIÇÃO DA META

RESULTADO OBTIDO

Implantação da comissão de avaliação do prontuário dos usuários atendidos. Implantação da comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH). Implantação de protocolos clínicos para patologias mais prevalentes em urgência e emergência.

100%

Implantação de Ouvidoria para avaliação mensal da satisfação do usuário ou sua família. Classificação e mensuração dos atendimentos médicos em não urgente, pouco urgente e urgente.

Anuário INTS 2010 - 2013

61


PROJETO EM ALAGOINHAS - BAHIA Contratação de empresa para prestação de serviços médicos das Unidades de Saúde do Município de Alagoinhas, localizado no interior do Estado da Bahia. Atualmente o município conta com uma população de 141.949 habitantes, sendo 67.212 homens e 74.737 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,46. Através de uma parceria firmada com a Prefeitura do Município, o INTS atuou durante 04 (quatro) meses na prestação de serviços de atendimento à população carente da zona urbana desta localidade, com a missão de buscar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento institucional da municipalidade, com vistas à atualização e eficientização do município.

PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Alagoinhas - BA.

OBJETIVO GERAL Prestação de serviços médicos das Unidades de Saúde do Município de Alagoinhas.

PÚBLICO ALVO População do Município de Alagoinhas - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Maio a agosto/2012.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Com 110 leitos ativos, o Hospital Municipal de Alagoinhas-BA, atende a 18 municípios da microrregião de Alagoinhas (483.670 habitantes), possuindo em sua estrutura uma unidade de Urgência e Emergência 24h. O INTS realizou parceria com o município de

62

Anuário INTS 2010 - 2013


O INTS busca o aperfeiçoamento e o desenvolvimento na prestação dos serviços de saúde à populacão de municípios carentes Anuário INTS 2010 - 2013

63


Alagoinhas - BA, realizando atividades assistenciais em saúde em toda a estrutura hospitalar, sendo: • 10 leitos de UTI adulto; • 56 leitos de clínica médica (nas especialidades: cardiologia, gastroenterologia, pneumologia e neurologia); • 16 leitos de clínica pediátrica; • 28 leitos de clínica cirúrgica (em traumato-ortopedia). Durante o período de execução da parceria junto ao município, alguns números relevantes foram alcançados pelo INTS; são eles: • Taxa de ocupação média de 76%; • Média de permanência 4,5 dias; • Taxa de mortalidade global 1,2; • Total de cirurgias realizadas 672; • Total de exames laboratoriais 13.469; • Total de atendimentos no período 12.459. Esses números comprovam a eficácia do modelo de gestão próprio, aplicado pelo INTS junto ao poder público. Em maio de 2012, atingiu 23% de atendimentos à população carente da zona urbana l, conforme tabela abaixo:

PERÍODO

64

TOTAL REALIZADO

Maio

8.000

Junho

8.500

Julho

9.000

Agosto

10.500

Anuário INTS 2010 - 2013


PERCENTUAL DE GRATUIDADE A prestação de serviço ocorrida no município de Alagoinhas, que foi realizada com o INTS, rendeu ótimos frutos para a Prefeitura da localidade, visto que em apenas 04 (quatro) meses de atuação, foram atendidas de forma gratuita cerca de 36 mil pessoas. Além dos atendimentos, houve a modernização e eficientização da administração da saúde pública do município.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas) 100%.

PROJETO EM PIRIPIRANGA - BAHIA Paripiranga, município do interior do Estado da Bahia, atualmente conta com uma população de 27.778 habitantes, sendo 13.670homens e 14.108 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,41. Através de uma parceria firmada com a Prefeitura do Município, o INTS atuou durante 07 (sete) meses na prestação de serviços de atendimentos médicos à população carente da zona urbana l desta localidade, com a missão de buscar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento institucional da municipalidade, com vistas à modernização e eficientização da administração da saúde pública do município.

Anuário INTS 2010 - 2013

65


PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Paripiranga - BA.

OBJETIVO GERAL Organizar e modernizar a operacionalização dos serviços de assistência à saúde das Unidades de Saúde do Município, assegurar a assistência universal e gratuita à população a ser atendida, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.

PÚBLICO ALVO A população do Município de Paripiranga – BA. Justifica-se, tendo em consideração que esta não dispor dos mecanismos necessários para compor equipes de profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, etc) necessários para atender as necessidades dos serviços de saúde do município.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Julho/2012 a junho/2013.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS PERÍODO

66

TOTAL REALIZADO

Julho

850

Agosto

1015

Setembro

740

Outubro

689

Novembro

418

Dezembro

1940

Janeiro

401

Fevereiro

295

Março

475

Abril

329

Maio

1750

Junho

1398

Anuário INTS 2010 - 2013


PERCENTUAL DE GRATUIDADE 100%, pois todo e qualquer tratamento realizado por médico, clinica ou hospital, conveniado ao Sistema Público de Saúde (SUS), deve ser feito de forma totalmente gratuita para o cidadão, sendo vedada a cobrança a qualquer título, por qualquer pessoa.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

PROJETO EM UBATÃ - BAHIA Prestação de serviços de saúde necessários ao funcionamento do hospital, dos postos, programas e atendimentos de saúde instalados no Município, Ubatã, município do interior do Estado da Bahia, atualmente conta com uma população de 25.004 habitantes, sendo 12.488 homens e 12.516 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,43. “Ubatã volta a ter filhos”. Desde o início de 2009 o Hospital Municipal de Ubatã não realizava parto e por consequência as ubatenses eram obrigadas a recorrer aos hospitais da região para poderem dar à luz. Com os programas e atendimentos de saúde instalados no município, o hospital voltou a funcionar normalmente após quatro anos de inativação e pode atender a população novamente.

Anuário INTS 2010 - 2013

67


PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Ubatã - BA.

OBJETIVO GERAL Prestação de serviços de saúde necessários ao funcionamento do hospital, dos postos, programas e atendimentos de saúde instalados no Município de Ubatã - BA.

PÚBLICO ALVO População do Município de Ubatã - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Maio/2012 a janeiro/2013.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Com um total de 71 leitos, o Hospital Municipal de Ubatã-BA teve o apoio do INTS na execução de suas ações assistenciais, tendo sua composição distribuída na seguinte forma: • 24 leitos de cirurgia geral; • 16 leitos de clínica geral; • 21 leitos de obstetrícia clínica; • 10 leitos de pediatria clínica. Desse modo, as atividades desenvolvidas pelo INTS no hospital municipal alcançaram alguns números relevantes para a saúde municipal, atingindo: • 456 cirurgias; • 2.924 consultas ambulatoriais; • 451 atendimentos pediátricos; • 782 exames laboratoriais; • 3.746 atendimentos.

68

Anuário INTS 2010 - 2013


Com uma cobertura de assistência da atenção primária menor que 85%, a população da cidade acaba superlotando o hospital municipal, onde, através de mutirões de atendimento e cirurgias, o INTS conseguiu reduzir 45% da fila de espera para cirurgias eletivas de média complexidade, alcançando a marca de 126 cirurgias realizadas apenas nesses mutirões. PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Maio

820

Junho

930

Julho

980

Agosto

1030

Setembro

1100

Outubro

1240

Novembro

1450

Dezembro

1200

Janeiro

1270

PERCENTUAL DE GRATUIDADE O INTS vem trazendo, de forma integrada e customizada para o cidadão, o que há de melhor na área pública em todo o país e tem a certeza de que é possível mudar a atual conjuntura da gestão pública brasileira de forma gratuita. Neste interim, o Instituto ofereceu serviços com 100% de gratuidade para a população de Ubatã, atingindo cerca de 10 mil pessoas, o que equivale a 36% do total de habitantes.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

Anuário INTS 2010 - 2013

69


70

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública

2013

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

Anuário INTS 2010 - 2013

71


PROJETO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALVADOR - BAHIA Salvador conta com uma população de 2.675.656 habitantes, sendo 1.248.897 homens e 1.426.759 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,49. Em junho deste ano, o INTS iniciou um projeto com a Secretaria de Saúde do Município de Salvador – SMS, na área de Tecnologia da Informação, objetivando modernizar a máquina pública e aperfeiçoar o acesso ao sistema de saúde do município. Após alguns meses de atuação, o INTS obteve ganhos consideráveis para a população carente de Salvador, através da eficientização da administração da saúde pública, com previsão de atender até ao final do projeto 800.000 pessoas.

PARCEIRO PÚBLICO Secretaria de Saúde do Município de Salvador - BA.

OBJETIVO GERAL Suporte às atividades técnicas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, visando à modernização dos processos tecnológicos, fluxos e estratégias para melhoria do controle, avaliação, informação, comunicação e acesso aos serviços de saúde pública da Secretaria Municipal da Saúde do Município do Salvador, mediante consultoria e assessoria em gestão técnica; desenvolvimento, manutenção, documentação e sustentação de sistemas; e suporte técnico e operacional aos estabelecimentos assistenciais de saúde, distritos sanitários e níveis de gestão de saúde sanitária, epidemiológica e administrativa.

PÚBLICO ALVO População do Município de Salvador - BA.

72

Anuário INTS 2010 - 2013


Tecnologia da Informação para modernizacão da máquina pública. Anuário INTS 2010 - 2013

73


PERÍODO DE REALIZAÇÃO Jun/2013 a maio/2014.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Até novembro deste ano foram atendidas 310.000 pessoas, com previsão de atender mais de 400.00 até maio/2014, quando o contrato será concluído. Total de pessoas atendidas no período de junho a novembro/2013:

PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Julho

40.000

Agosto

60.000

Setembro

75.000

Outubro

55.000

Novembro

80.000

PERCENTUAL DE GRATUIDADE 100%. A parceria firmada entre SMS e o INTS, em que o objetivo do instituto é, através de sua expertise de atuação no segmento de modernização da saúde pública, conseguir estruturar um modelo de atendimento com gratuidade total para população carente do município.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas) 100% .

74

Anuário INTS 2010 - 2013


METAS FÍSICAS DO PROJETO • Manutenção e ampliação do suporte operacional e estrutura de suporte técnico especializado nas Unidades de Saúde, Nível Central, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, SAMU 192, Central de Regulação, para efetivação dos sistemas de informação e do aperfeiçoamento dos processos de trabalho, garantindo qualidade nas informações para uma gestão resolutiva, eficiente e eficaz. • Estruturação do atendimento da atenção básica alinhada aos procedimentos de média e alta complexidade, investindo na humanização e melhoria da estrutura de atendimento ao paciente SUS, com a gestão de sistemas de informação que reproduzam fielmente a situação da rede, em tempo real, para que, assim, a SMS e Salvador possa melhor planejar e executar os investimentos essenciais para garantir um bom atendimento e o acesso rápido e eficiente do cidadão aos serviços de saúde pública. • Manutenção, estudo e implementação de inovações de comunicação entre central do SAMU, Unidade de Pronto Atendimento, hospitais e ambulâncias, motos e ambulâncias, que atuam nos socorros e emergências às vítimas da capital e região metropolitana, além de levantar requisitos, fluxos e processos de trabalho visando à construção de um sistema integrado de gestão do SAMU - Salvador, interface com o Sistema VIDA+ e o Projeto Nacional do Ministério da Saúde, com o intuito de otimizar e aperfeiçoar o gerenciamento dos recursos materiais, patrimoniais e de pessoal de forma integrada, através de um banco de dados único e centralizado, associado às estratégias da gestão da Secretaria e do SAMU. • Perspectiva da ampliação de ações que visem a reforçar informações das endemias (dengue, leptospirose, raiva, dentre outras) na capital baiana, através de educação continuada, ações educativas e informativas entre o poder público, o setor privado e a população, mobilização social junto às comunidades e à sociedade,além do monitoramento das informações em tempo real (online), por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Anuário INTS 2010 - 2013

75


• Ampliação, desenvolvimento e manutenção de ações na rede municipal, no intuito de garantir a equidade, integralidade e universalidade no atendimento ao paciente do SUS, que tem o direito de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, já que a capital baiana tem enfrentado dificuldades para garantir acesso humanizado aos pacientes que necessitam dos serviços do SUS, sendo que a maior delas é a atenção básica no município, que é agravada pela insuficiência de meios de controle e monitoramento da rede municipal, tendo como consequência imediata uma necessidade excessiva de serviços de média e alta complexidade, onerando, assim, o custeio do SUS. • Potencialização das ações da Secretaria Municipal, com o uso eficiente da informação e do conhecimento, alinhados à aplicação de novas tecnologias, agregando valores aos processos já existentes, possibilitando a seleção, análise, disseminação e transformação da informação, subsidiando os gestores na tomada de decisão estratégica.

PROJETO EM LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA - BAHIA Livramento de Nossa Senhora é um município localizado no interior da Bahia, a 618 km de Salvador, e atualmente conta com uma população de 42.693 habitantes, sendo 21.492 homens e 21.201 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,47. O Projeto firmado entre a Prefeitura do Município de Livramento de Nossa Senhora e o INTS assegurou assistência universal e gratuita à população dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, no período de fevereiro a dezembro de 2013.

PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora - BA.

OBJETIVO GERAL Apoio nos serviços de atendimento médico à população, buscando o aperfeiçoamento

76

Anuário INTS 2010 - 2013


e o desenvolvimento institucional da municipalidade, com vistas à organização, modernização, eficientização e administração da saúde pública.

PÚBLICO ALVO População do Município de Livramento de Nossa Senhora - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Fevereiro a dezembro/2013.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS

PERÍODO Fevereiro

TOTAL REALIZADO 720

Março 1.080 Abril 1.200 Maio 1.310 Junho 1.100 Julho 1.800 Agosto 1.390 Setembro

1.380

Outubro

1.038

Novembro

1.045

Anuário INTS 2010 - 2013

77


PERCENTUAL DE GRATUIDADE Em fevereiro deste ano, o INTS iniciou uma parceria com a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora para prestação de serviços médicos nas unidades básicas de saúde do município. Após 05(cinco) meses, o município de Livramento já havia obtido ganhos consideráveis no atendimento médico à população carente, de forma gratuita, atendendo com afinco mais de 12.000 pessoas no período de fevereiro a novembro de 2013, buscando efetividade e eficiência da saúde pública.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas) 100%.

78

Anuário INTS 2010 - 2013


PROJETO EM RIACHÃO DO JACUÍPE - BAHIA

Riachão do Jacuípe é um município localizado no interior da Bahia, a 197 km de Salvador; atualmente conta com uma população de 33.172 habitantes, sendo 16.169 homens e 17.003 mulheres. Segundo fonte do Atlas 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDMI chegou a 0,628 e o coeficiente de desigualdade de distribuição de renda – GINI, foi de 0,41, de acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE. Com tipo de vegetação caracterizado pela Caatinga, o município sofre bastante com as variações da seca, o que impacta diretamente na sustentabilidade do comércio local e na qualidade da vida de sua população. Desde março deste ano, o INTS vem operando em parceria com a Secretaria Municipal de Riachão do Jacuípe, atendendo a população carente do município.

PARCEIRO PÚBLICO Secretaria Municipal de Riachão do Jacuípe - BA.

OBJETIVO GERAL Prestação de serviços médicos para atender os Programas de Saúde da Família – PSF do Município de Riachão do Jacuípe.

PÚBLICO ALVO População do Município de Riachão do Jacuípe - BA.

Anuário INTS 2010 - 2013

79


PERÍODO DE REALIZAÇÃO Março a setembro/2013.

PERCENTUAL DE GRATUIDADE Em março deste ano, o INTS iniciou uma parceria com a Secretaria de Riachão do Jacuípe para prestação de serviços médicos e odontológicos, com o objetivo de realizar atendimentos nas unidades básicas de saúde do município. Passados 04 (quatro) meses, o projeto já possuía grandes resultados sociais, através de um atendimento humanizado e com hora marcada para mais de 5.000 pessoas, atendendo cerca de 15% da população da localidade.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas) 100%.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS

80

PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Março

1.380

Abril

1.510

Maio

1.320

Junho

1.250

Julho

1.400

Agosto

1.600

Setembro

1.100

Anuário INTS 2010 - 2013


PROJETO COM FUNDAÇÃO DE SAÚDE - RIACHÃO DO JACUÍPE - BAHIA

Riachão do Jacuípe é um município localizado no interior da Bahia, a 197 km de Salvador; atualmente conta com uma população de 33.237 habitantes, sendo 16.169 homens e 17.003 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,41. Desde maio deste ano, o INTS vem operando em parceria com a Fundação de Saúde e Assistência Social - FUSAS, que atende ao Hospital de Riachão do Jacuípe, e obteve resultados satisfatórios no atendimento à população carente deste município.

PARCEIRO PÚBLICO Fundação de Saúde e Assistência Social de Riachão do Jacuípe - BA.

OBJETIVO GERAL Operacionalização e execução de serviços na área de saúde para atendimento à Fundação de Saúde e Assistência Social.

PÚBLICO ALVO População do Município de Riachão do Jacuípe - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Maio/2013 a janeiro/2014.

Anuário INTS 2010 - 2013

81


Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Maio

1.650

Junho

1.820

Julho

1.480

Agosto

1.720

Setembro

1.310

Outubro

1.450

Novembro

1.580

PERCENTUAL DE GRATUIDADE O projeto executado em parceria com o INTS já está rendendo excelentes benefícios para o município de Riachão do Jacuípe, onde, no período de 07 (sete) meses, conseguiu atender mais de 30% da população, alocando 23 profissionais, dentre eles, 16 médicos, 04 enfermeiros, 02 técnicos em radiologia e 01 farmacêutico.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

82

Anuário INTS 2010 - 2013


PROJETO EM BARREIRAS - BAHIA Barreiras é um município localizado no interior da Bahia, a 883 km de Salvador; atualmente o município conta com uma população de 137.427 habitantes, sendo 67.913 homens e 69.514 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigual-

O município e a população de Barreiras, no interior da Bahia, receberam do INTS serviços especializados de gestão, operacionalização e execução das ações na área de saúde pública.

dade de distribuição de renda) do município está em 0,50. Através de uma parceria firmada com a Prefeitura do Município, o INTS atuou durante um ano atendendo a população local, através da alocação de 598 profissionais nas áreas de saúde e administração, contemplando uma modernização da gestão pública de saúde em todas as unidades da secretaria, tais como: Hospitais municipais, Programa de Saúde da Família – PSF, Maternidade, Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, Unidade de Pronto Atendimento - UPA, Farmácia Popular, Laboratório, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, COPIM, Centro de Controle de Zoonoses, CAM, Almoxarifados e demais unidades administrativas, com desempenho exemplar e excelência de qualidade, exercendo satisfatoriamente as atividades pertinentes ao fornecimento de profissionais médicos, em compatibilidade com a proposta da Prefeitura.

Anuário INTS 2010 - 2013

83


PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Barreiras - BA.

OBJETIVO GERAL Prestação de serviços de gestão, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde à população do Município de Barreiras, nas unidades de saúde.

PÚBLICO ALVO População do Município de Barreiras - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Janeiro a julho/2013.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS O INTS iniciou a execução do contrato contando com 232 profissionais. Gradativamente este número foi aumentando até atingir a marca de 598 profissionais atuantes nas diversas unidades de saúde do Município de Barreiras, tais como: Programa de Saúde da Família – PSF; Pronto Atendimento 24h – PAM 24h; Hospital da Mulher – HM; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU; HMED e Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras, conforme detalhamento abaixo:

LOTAÇÃO

84

TOTAL

PSF

25

PAM 24H

17

HM

38

SAMU 24H

33

HMED

52

SECRETARIA DE SAÚDE

67

TOTAL GERAL

232

Anuário INTS 2010 - 2013


PERCENTUAL DE GRATUIDADE O INTS tem convicção de que é possível mudar a dura realidade atual da gestão pública brasileira de forma gratuita, trazendo de forma integrada e customizada para o cidadão o que há de melhor na área pública em todo o mundo. Neste sentido, o Instituto ofereceu serviços com 100% de gratuidade.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

Anuário INTS 2010 - 2013

85


PROJETO EM PARIPIRANGA - BAHIA

Paripiranga é um município localizado no interior da Bahia, a 323 km de Salvador; atualmente o município conta com uma população de 27.778 habitantes, sendo 13.670 homens e 14.108 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,41. Através de um projeto firmado com a Prefeitura de Paripiranga, o INTS atuou com excelência durante 05 (cinco) meses no município nos serviços de acolhimento médico à população carente de Paripiranga, buscando o aprimoramento, o incremento institucional e a eficientização da administração pública de saúde do município.

PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Paripiranga - BA.

OBJETIVO GERAL Prestação de serviços médicos na área de saúde para atender ao Hospital Ismael Dias Trindade, no Município de Paripiranga.

PÚBLICO ALVO População do Município de Paripiranga - BA.

86

Anuário INTS 2010 - 2013


PERÍODO DE REALIZAÇÃO Janeiro a junho/2013.

PERCENTUAL DE GRATUIDADE Através de uma parceria com o Município de Paripiranga, o INTS atuou de janeiro a junho deste ano na execução de serviços no Hospital Ismael Dias Trindade, zelando pela integridade e prestando serviços adequados a mais de 11 mil pessoas carentes do Município de Paripiranga.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS No período de vigência do contrato no Município de Paripiranga, foi atendido 37% da população, conforme detalhamento abaixo:

PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Janeiro

1.450

Fevereiro

1.670

Março

1.715

Abril

1.890

Maio

2.030

Junho

2.340

Anuário INTS 2010 - 2013

87


PROJETO EM JAGUARIPE - BAHIA

Jaguaripe é um município localizado no interior da Bahia, a 243 km de Salvador; atualmente o município conta com uma população de 16.467 habitantes, sendo 8.449 homens e 8.018 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,43. Desde julho/2013, o INTS vem prestando serviços de atendimento médico e odontológico para a população de Jaguaripe, contribuindo com o desenvolvimento e aprimoramento do município, graças a uma parceria inovadora firmada com a Prefeitura de Jaguaripe, em que já foram atendidas até o momento mais de 6 mil pessoas carentes.

PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Jaguaripe - BA.

OBJETIVO GERAL Contratação de pessoa jurídica para organização, modernização, execução e operacionalização de serviços prestados por profissionais de nível médio e superior na execução de serviços assistenciais de saúde das Unidades de Saúde do Município de Jaguaripe, que assegure a assistência universal e gratuita à população a ser atendida, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.

PÚBLICO ALVO População do Município de Jaguaripe - BA.

88

Anuário INTS 2010 - 2013


PERÍODO DE REALIZAÇÃO Julho/2013 a julho/2014.

PERCENTUAL DE GRATUIDADE O INTS, através de um modelo de atendimento com gratuidade total, está conseguindo atender mais de 6.000 pessoas, alocando 12 Médicos, 06 Enfermeiros, 16 Técnicos de Enfermagem, 03 Odontólogos e 05 Assistentes de Consultório nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e Unidades de Saúde da Família - USF.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

NÚMERO TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Até o momento, a população carente do Município de Jaguaripe está sendo beneficiada com o atendimento de 36% da população, conforme a tabela abaixo:

PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Julho

1.070

Agosto

1.200

Setembro

1.420

Outubro

1.370

Novembro

1.500

Anuário INTS 2010 - 2013

89


PROJETO EM LUÍZ EDUARDO MAGALHÃES - BAHIA Luís Eduardo Magalhães é um município localizado no interior da Bahia, a 255 km de Salvador, e atualmente o município conta com uma população de 60.105 habitantes, sendo 31.056 homens e 29.049 mulheres. Segundo fonte do Atlas Brasil, o IDMI (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) está em 0,716. Desde setembro/2013 o INTS vem atuando juntamente com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães na terceirização de serviços de auxílio administrativo, manutenção e limpeza dos bens públicos, vigilância e segurança, buscando o atendimento de demandas das secretarias e órgãos da localidade.

PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães - BA.

OBJETIVO GERAL Prestação de serviços terceirizados de natureza contínua de vigilância e segurança patrimonial não armada, recepcionista, auxiliar administrativo, copeiragem, limpeza, conservação e manutenção de bens públicos, com fornecimento de material de consumo/ equipamento, visando a atender às necessidades das secretarias e órgãos municipais de Luís Eduardo Magalhães.

90

Anuário INTS 2010 - 2013


PÚBLICO ALVO População carente do Município Luís Eduardo Magalhães - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Setembro/2013 a setembro/2014.

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Atualmente esse projeto encontra-se em fase de operação; diferente dos demais, ele é extremamente estratégico para o INTS, o seu resultado final está atrelado a um ganho social muito grande. Hoje, o INTS vem gerando renda direta para 708 famílias carentes do Município Luís Eduardo, selecionadas através da parceria pública e privada desse projeto, que forneceu cursos gratuitos de qualificação de mão de obra para formação de profissionais nas áreas de vigilância, segurança patrimonial não armada, recepção, auxílio administrativo, copeiragem, limpeza, conservação e manutenção.

PERCENTUAL DE GRATUIDADE Em virtude de ser uma parceria firmada entre o Município Luís Eduardo Magalhães e o INTS, em que o instituto, através de sua expertise, conseguiu estruturar um modelo de serviços terceirizados para atender aos órgãos e secretarias municipais, com geração de emprego e renda para o município, o percentual de gratuidade foi de 100% para as famílias atendidas pelo projeto.

Anuário INTS 2010 - 2013

91


O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas) 100%.

Através do INTS, o serviço municipal de Barreiras recebeu equipes de profissionais treinados e qualificados para diversas áreas de atuação.

92

Anuário INTS 2010 - 2013


PROJETO EM SANTO ANTÔNIO DO DESCOBRIMENTO - GOIÁS

Santo Antônio do Descoberto é um município localizado a 135 km de Goiânia; atualmente conta com uma população de 63.248 habitantes, sendo 31.371 homens e 31.877 mulheres. A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, informa atender a uma população flutuante de aproximadamente 30.000 habitantes; informa ainda, que as comunidades dos Condomínios Dom São Francisco, Guarapari, Buritis I e Buritis II, que se localizam fisicamente no Estado do Distrito Federal também são usuárias do Sistema Municipal de Saúde dessa localidade e, segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,42. Através de uma parceria firmada com a Prefeitura do Município de Santo Antônio do Descoberto, o INTS atuou durante um mês na otimização de recursos, reformulação de plano de trabalho, se utilizando de ferramentas inovadoras que contribuíram para utilizando-se o controle e gestão do sistema de saúde. Após esta parceria, a Prefeitura conseguiu obter dados mais precisos acerca dos serviços prestados à população e gerir melhor os serviços prestados na localidade.

PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto - GO.

Anuário INTS 2010 - 2013

93


OBJETIVO GERAL Prestação de serviços de levantamento da estrutura de atendimento à saúde já existente na rede de saúde do Município de Santo Antônio do Descoberto, através da avaliação, item a item, de cada equipamento utilizado, das unidades de primeiro, segundo e terceiro níveis de referência, seja ele simples ou de saúde do município, levantamentos estatísticos, levantamento de informação acerca dos projetos de captação de recursos em andamento, avaliando, junto com os gestores atuais, a otimização dos recursos propostos, reformulando o Plano de Trabalho, se for o caso, e levando em conta a contribuição dos mesmos ante a realidade atual do município. Qualificação e quantificação das necessidades de equipamentos médicos e de sistemas de gestão e de controles em cada unidade, de acordo com as demandas populacionais e nível de atuação/espaço físico disponível, qualificação, quantificação e dimensionamento da estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, de sistemas de gestão, de controles e de autoria do sistema de saúde do município de Santo Antônio do Descoberto. Análise dos dados já coletados quanto à estrutura física e de equipamento disponível em cada unidade, em face das reais necessidades ditadas pelas características da população entendida e nível de atuação de cada unidade (suporte ao primário, secundário, terciário e quarto nível de referência quando for o caso); pré-avaliação das alternativas de forma a indicar preliminarmente “trade-off´s” entre custos e eficiência. Realização de entrevista e reuniões com os gestores e funcionários envolvidos no processo para definir diretrizes do Plano de Modernização da Informação em saúde, levantamento das necessidades existentes, propostas de solução e discussão de estrutura, processamento de informação para a elaboração da justificativa da proposta de prioridade na implantação das soluções encontradas, a partir de cenários que permitam a tomada consciente pelos gestores e estimação do impacto das ações.

PÚBLICO ALVO População carente do Município de Santo Antônio do Descoberto - GO.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Julho e agosto/2013.

94

Anuário INTS 2010 - 2013


Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Do quantitativo total de 67.993 habitantes do Município de Santo Antônio do Descoberto foram atendidas aproximadamente 2.000 pessoas, o que equivale a 3% da população.

PERCENTUAL DE GRATUIDADE Através da parceria firmada com o Município de Santo Antônio do Descoberto, o INTS atuou nesse projeto com a missão de alocar profissionais da área de saúde para suprir uma carência do município. Como resultado desse projeto o INTS conseguiu atender um grande número de pessoas carentes da localidade através da alocação de 74 profissionais, dentre eles, psiquiatras, médicos plantonistas, médicos do Programa Saúde da Família – PSF, médicos dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e médicos de Unidades Básicas de Saúde - UBS. Esses atendimentos foram financiados pela parceria pública e privada, viabilizando 100% de gratuidade para população das zonas urbana e rural do Município de Santo Antônio do Descoberto.

Anuário INTS 2010 - 2013

95


PROJETO EM CAÇAPAVA - SÃO PAULO

Caçapava é um município localizado no interior, a 117 km de São Paulo; atualmente o município conta com uma população de 84.752 habitantes, sendo 41.996 homens e 42.756 mulheres. Segundo fonte do Atlas Brasil, o IDMI (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) está em 0,788. Através de uma parceria firmada com a Organização Social de Saúde de Caçapava, o INTS vem atuando na implantação e manutenção do sistema de gestão, realizando acompanhamento periódico in loco e online, mantendo o sistema funcionando 24 horas por dia e realizando o diagnóstico dos processos das Unidades de Saúde, estabelecendo parâmetros, otimizando e aperfeiçoando processos. Esse aperfeiçoamento dará ao poder executivo uma melhoria no seu ferramental administrativo e operacional, visando a obter relatórios, gráficos e controles, gerando com isso excelência na qualidade dos atendimentos internos e externos, aprimorando os serviços prestados à comunidade e democratizando o uso da informação. Além disso, realiza capacitação adequada à realidade organizacional de cada profissional da área.

PARCEIRO PÚBLICO Organização Social de Saúde de Caçapava - SP.

OBJETIVO GERAL Implantação de um sistema de gestão integrado junto às Unidades de Saúde do município de Caçapava, visando a otimizar o processamento de informações, fazer diagnóstico dos processos operacionais das Unidades de Saúde administradas pela Organização Social de Saúde, estabelecendo parâmetros e/ou correções do sistema, além de treinamento de profissionais.

96

Anuário INTS 2010 - 2013


PÚBLICO ALVO População carente do Município de Caçapava - SP.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Julho/2013 a julho/2014.

PERCENTUAL DE GRATUIDADE Em virtude de ser uma parceria firmada entre o Município de Caçapava e o INTS, em que o Instituto, através de sua expertise de atuação nesse segmento, conseguiu estruturar um modelo de atendimento com gratuidade total, lastreado no que o município já possuía de unidades de atendimento implantadas e orçamento dedicado à saúde.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Do quantitativo total de 89.668 habitantes do município de Caçapava, foram atendidas cerca de 14.000 pessoas carentes, conforme demonstração abaixo:

PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Julho

2.500

Agosto

2.550

Setembro

2.780

Outubro

2.920

Novembro

3.400

Anuário INTS 2010 - 2013

97


PROJETO EM ARAÇÁS - BAHIA

Araçás é um município localizado no interior da Bahia, a 105 km de Salvador; atualmente o município conta com uma população de 11.561 habitantes, sendo 5.828 homens e 5.733 mulheres. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o coeficiente de GINI (desigualdade de distribuição de renda) do município está em 0,38. Através de uma parceria firmada com a Prefeitura do Município de Araçás, o INTS atuou durante 06 (seis) meses na prestação de serviços médicos para o Hospital Municipal de Araçás, para o Programa de Saúde da Família - PSF e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, atendendo à população carente das zonas urbana e rural desta localidade, buscando o aperfeiçoamento, desenvolvimento, modernização e eficientização da administração da saúde pública do município.

PARCEIRO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Araçás - BA.

OBJETIVO GERAL Prestação de serviço na área de saúde para o Hospital Municipal de Araçás, fornecendo serviços de profissionais médicos-especializados e outros.

PÚBLICO ALVO População do Município de Araçás - BA.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Janeiro a julho/2013.

98

Anuário INTS 2010 - 2013


Nº TOTAL DE BENEFICIÁRIOS ATENDIDOS Do quantitativo total de 12.351 habitantes do Município de Araçás, foram atendidas aproximadamente 5.000 pessoas. Este total equivale a 40% da população.

PERÍODO

TOTAL REALIZADO

Janeiro

380

Fevereiro

740

Março

890

Abril

770

Maio

810

Junho

670

Julho

710

PERCENTUAL DE GRATUIDADE O Projeto entre o INTS e o Município de Araçás resultou em uma considerável melhora nos atendimentos do Hospital Municipal de Araçás. Esses atendimentos foram financiados pela parceria pública e privada, viabilizando 100% de gratuidade para a população das zonas urbana e rural do município.

O PÚBLICO ALVO PRINCIPAL (MAIS REPRESENTATIVO) Idosos Família Comunidades locais

ORIGEM DO RECURSO Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas).

Anuário INTS 2010 - 2013

99


100

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública

PROJETO NASDU

Núcleo de Atendimento Socioassistencial e Defesa do Usuário

Anuário INTS 2010 - 2013

101


PROJETO NASDU O NASDU – Núcleo de Atendimento Socioassistencial e Defesa do Usuário é um projeto de interesse público no qual se desenvolvem ações em benefício da sociedade, fornecendo informações a fim de promover e viabilizar o direito do cidadão.

OBJETIVO Ampliar o acesso dos usuários aos serviços socioassistenciais, possibilitando a inserção desses serviços, orientando e prestando acolhimento a esses usuários, em parcerias com os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador - CMASS, Secretaria Municipal de Promoção e Combate à Pobreza - SEMPS, faculdades, entidades governamentais e não governamentais, além de possibilitar aos acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Direito e afins, mensurar, através do atendimento, as famílias que estão desprovidas dos benefícios e programas do governo, orientando-os e encaminhando-os às redes socioassistenciais conforme demanda. Além de articular através do núcleo, a promoção e proteção social junto às políticas existentes, pontuar se os usuários atendidos no núcleo são cadastrados e acompanhados pelo CRAS, possibilitando acesso aos mesmos.

AÇÕES DESENVOLVIDAS Realiza orientações e encaminhamentos à sociedade para acesso aos benefícios Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BCP, Conselho Tutelar – CT, Programa Minha casa Minha vida, Cadastro Único - CIAS/NIS – Número de Identificação Social e Tarifa Social da Coelba.

102

Anuário INTS 2010 - 2013


JUSTIFICATIVA Devido à falta de acesso aos serviços, precarização das informações dos programas sociais aos usuários, percebeu-se a necessidade da criação desse Núcleo com a finalidade de intervir junto aos órgãos em parcerias com os CRAS, CREAS, em função de dirimir as refrações da questão social imposta pela desigualdade social.

PÚBLICO ALVO Usuários em situação de vulnerabilidade e risco social desprovidos de conhecimentos da Política Nacional de Assistência Social.

ATENDIMENTOS Média de atendimento mensal: 25 pessoas, tendo como meta ampliar para 100 pessoas.

METAS Atingir 10% dos usuários dentre os que possuem renda per capita de 1/3 do salário mínimo, conforme Política Nacional de Assistência Social - PNAS, cujos requisitos para os usuários serem inseridos nos programas sociais do governo são: não ter acesso aos serviços e terem tido os seus direitos violados. Construir uma rede socioassistencial com entidades não governamentais, conselhos de classe, órgãos públicos para referência dos serviços e atendimentos aos usuários em parceria com as instituições de ensino superior, possibilitando estágio curricular. Incluir os usuários e suas famílias no cadastro para acesso a cursos do PRONATEC, isenção de taxa de concursos, Órgão responsável – CRAS/CIAS, através de encaminhamentos pela equipe técnica do projeto (agendamento). Para isso, serão utilizados, mutirões, campanhas, palestras socioeducativas, e serviço público móvel.

Anuário INTS 2010 - 2013

103


104

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


PARCERIA PARA A REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

De acordo com dados pesquisados no Brasil, hoje, usuários do Sistema Único de Saúde levam cerca de três anos na fila de espera para realização de um procedimento cirúrgico. Pensando em atender uma parte desta demanda e proporcionar um atendimento mais rápido e gratuito, o INTS buscou dar suporte para pacientes em tratamento que necessitam destas cirurgias. Os critérios utilizados para seleção é que estes pacientes sejam de baixa renda, necessitem de órteses e/ou próteses e não possam custear os procedimentos. Em parceria com médicos e clínicas conveniadas estes pacientes são identificados e encaminhados para realização dos procedimentos, sem custo algum, pois todos os recursos financeiros necessários são financiados em 100% pelo INTS, com a missão de promover o resgate físico, psicológico e a reinserção social dos contemplados. Essa grande iniciativa do INTS conta com a colaboração de diversos profissionais e clínicas apoiadoras. Desde o inicio do projeto, 12 pessoas já foram contempladas.

Anuário INTS 2010 - 2013

105


106

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


PARCERIA COM A ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM SILOÉ – CTSA

Em um país marcado pela desigualdade social, é necessário que haja ações voltadas à promoção social que atenda aos menos favorecidos e viabilize o acesso às melhores oportunidades de trabalho. Pensando em sua responsabilidade e seu compromisso social, o INTS firmou, em setembro deste ano, uma parceria com a Escola Técnica de Enfermagem Siloé, em que desenvolveu uma ação com o objetivo principal de conceder bolsas de estudos a alunos que têm interesse no Curso Técnico de Enfermagem. Este projeto prevê beneficiar 200 estudantes nos próximos três anos. A escola fica localizada no bairro Largo do Tanque, periferia de Salvador - BA; parte da população desta localidade não tem recursos financeiros para cobrir os custos com a educação, e o INTS garante para o contemplado com a bolsa o financiamento de 50% do valor durante o período do curso; assim pretende-se suprir as necessidades de ainda mais estudantes, da região que buscam o acesso ao ensino profissionalizante. Desta forma, proporcionamos o desenvolvimento pessoal e profissional, numa perspectiva de inclusão social e na formação de gente capacitada para cuidar da saúde da nossa sociedade, com eficiência e humanização.

Anuário INTS 2010 - 2013

107


108

Anuรกrio INTS 2010 - 2013


SEMINÁRIO TEMÁTICO O

INTS, em apoio ao Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS), realizou no dia 22/11/2013, um Seminário temático em ação social. O evento contou com a presença de representantes do poder público, de entidades, grupos não registrados; profissionais e acadêmicos das áreas e segmentos afins, em que foram abordados diversos temas envolvendo projetos e ações inclusivas como:

• Elaboração de Projetos Sociais, com Arliete Muller; • Legalização para o Terceiro Setor, com Humberto Oliveira; • Captação de Recursos, com Noel Andrade; • Método Canvas, com Fernando Guerra.

O SENAC também esteve presente, discorrendo sobre Formação Profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho, orientando a respeito do cadastro nos cursos e funcionamento de todo o processo e envolvidos.

O psicólogo Dilson Moura abordou o tema: “O uso do álcool e outras drogas x atendimento por profissionais de Assistência Social (CRAS, CREAS e SUAS)”, e a importância da sociedade diante de tantos problemas sociais causados por esses entorpecentes, a realidade da nossa juventude e como recuperá-la.

Anuário INTS 2010 - 2013

109

Anuário 2010 | 2013  
Anuário 2010 | 2013  
Advertisement