Issuu on Google+

Antes de embarcar Passaporte Passaporte é o documento exigido para você viajar ao exterior. Enquanto você estiver no exterior, ele vai ser o seu documento de identidade. Se você já possui passaporte, verifique qual a data de validade. Para viajar é necessário que o seu passaporte tenha uma validade mínima de 6 meses, a contar da data de início de sua viagem. Sugerimos, por medida de segurança, que você tire duas cópias dele. Uma cópia você deixará aqui no Brasil com sua família e a outra colocará em sua mala.

Vacinas Alguns países solicitam que o viajante receba determinadas vacinas antes de embarcar. Se o país para o qual você está viajando é um desses não esqueça de levar a Carteira de Vacinação emitida pela ANVISA.

Cartas Documentos emitidos pela escola na qual você vai estudar. Na orientação pré embarque, elas serão entregues à você. Você deverá tê-las em mãos ao passar pela imigração quando chegar ao aeroporto de destino. São elas: • Carta de aceitação de escola • Carta de confirmação de acomodação • Carta de confirmação de transfer de chegada

Menor desacompanhado Pela lei brasileira nenhum menor de 18 anos pode viajar para o exterior sem a devida autorização de ambos os pais, com firma reconhecida em cartório.

4


Antes de embarcar Carteira internacional de habilitação Se você já possui a Carteira Nacional de Habilitação e está planejando dirigir no exterior, certifique-se com os consulados dos países que vai visitar se os mesmos exigem a Carteira Internacional de Habilitação. Inglaterra, Alemanha, França e alguns países da América do Sul exigem este documento. Em alguns estados dos Estados Unidos e do canadá e em algunspaíses da Europa, a carteira nacional é válida por dois meses e deve ser apresentada com o passaporte. Para evitar surpresas o ideal é mesmo providenciar a Internacional. Para isto você deverá entrar em contato com o DETRAN de seu estado.

Seguro saúde/viagem As escolas no exterior exigem que o estudante tenha um seguro saúde em seu poder. Caso o estudante não possua, será obrigado a adquirir o seguro que for determinado pela escola, no entanto, quase sempre, os preços são mais altos do que os dos seguros emitidos no Brasil. Consultas, cirurgias e serviços médicos são extremamente caros no exterior, portanto escolha um seguiro que ofereça uma boa cobertura. Alguns seguros cobrem extravio de bagagem, outros não. certifique-se antes de adquirí-lo.

Se o país para o qual está indo exige visto de entrada, verifique se ele permite uma, duas ou múltiplas entradas, caso tenha planos de visitar outros países durante o seu curso. 5


Manual estudante cursos no exterior