Page 1

Quem somos

Sabemos que Tecnologia e Criatividade são combustíveis para Ideias Inovadoras.

O LDS - Laboratório de Desenvolvimento de Softwares - é um Laboratório Multiinstitucional de pesquisa, desenvolvimento e inovação que consolida diversas competências técnicas e de gestão. O laboratório teve sua origem no IFCE e hoje está presente em outros institutos federais, universidades estaduais, universidades federais e institutos privados, executando projetos de P&D em diversas áreas do conhecimento. O Laboratório agrega um conjunto de professores mestres e doutores das instituições supra citadas, dos cursos de graduação ligados à tecnologia da Informação e áreas afins.

O LDS possui uma larga experiência na execução de projetos de softwares, no setor público e privado, tendo desenvolvido e institucionalizado um processo próprio de desenvolvimento e aplicado práticas mistas de gestão de projeto, envolvendo PMBOK e metodologias Ágeis. Desde 2005, o LDS vem desenvolvendo soluções criativas e acessíveis para o mercado nacional que necessita de serviços especializados em tecnologia de ponta. No contexto da lei da informática, o LDS vem executando projetos de P&D para diversas empresas com notoriedade nacional e Internacional.

lds-labs.com.br


Parceria (Pública)

FCPC

FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA

FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INTERIORIZAÇÃO DO IFAM

lds-labs.com.br


Parceria (Privado)

Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial

lds-labs.com.br


Metodologia do laboratório

O LDS, ao longo dos anos, vem adotando e aprimorando o seu processo de gestão e desenvolvimento com base nos valores do manifesto ágil de desenvolvimento de software. Uma das premissas do Laboratório é considerar cada projeto como único e, por isso, cada contexto exige técnicas, estratégias e abordagens diferentes para sua gestão. Em função disso, o LDS não possui um processo padrão de gestão, mas pessoas com habilidades de criar processos que sejam eficientes (fazer certo as coisas) e eficazes (fazer as coisas certas) para cada novo projeto. Dessa forma, o laboratório vem criando processos e modelos através do uso de várias metodologias que também possuem como base os valores e princípios do manifesto ágil. Dentre elas, destaca-se Scrum, XP, Kanban e Lean. Entretanto, apesar de cada projeto ser único e evoluir sua própria forma de gestão durante a execução, algumas práticas são comuns e fazem parte, praticamente, de todos os projetos em andamento no LDS. Comunicação direta entre as pessoas (idealizadores e realizadores) • Pessoas que sabem o que deve ser feito (idealizadores) devem ter contato direto (pelo menos um contato pessoal) com as pessoas que sabem como fazer (realizadores); Mapeamento de todas as ideias e necessidades do projeto/produto • Todos os envolvidos devem saber o objetivo final do projeto, mesmo antes de criar a primeira linha de código; • Através de técnicas de gestão ágil de requisitos, é possível alinhar o entendimento dos idealizadores e realizadores; • Mudanças e evoluções são identificadas com o tempo. Entregas frequentes • Analogamente, nunca compramos um carro apenas lendo seu manual. Precisamos fazer um Test Drive; • Cada projeto é dividido em pequenas iterações (ex: 1, 2 ou 3 semanas) para criar ritmos de entregas.

Reunião Diária Meta da Interação

Backlog

Cada 24h

Iteração

Tempo definido no início do projeto

lds-labs.com.br

Entrega


Suporte administrativo com prestação de contas mensal O LDS gerencia os investimentos dos projetos de P&D para dar suporte à empresa nos procedimentos administrativos/financeiros, atendendo rigorosamente à legislação pertinente a contratações, com um setor de suporte administrativo que apoia o processo em suas diversas fases: • • •

Contratação; Execução; Relatórios de Prestação de Contas.

O objetivo deste suporte administrativo/financeiro proporcionado pelo LDS é tornar o processo de investimento dos recursos incentivados no setor público tão ágil e transparente como o setor privado. CONTRATAÇÃO (Celebração de Convênio) Como normalmente os investimentos de P&D realizados em parceria com Instituições Públicas envolvem um trâmite de documentos (Convênios, Termos Aditivos e Planos de Trabalho) em três instituições diferentes (a Instituição de Educação e Pesquisa, o Instituto de Apoio e a Empresa), para facilitar e agilizar o processo de elaboração, apreciação, aprovação e trâmite legal do Convênio nas instituições envolvidas, o LDS conta com um apoio administrativo que monitora e acompanha todo o processo de celebração dos Modelos de Negócios com seus respectivos Planos de Trabalho mantendo a empresa informada da situação do processo em suas várias etapas de tramitação. EXECUÇÃO

(Acompanhamento da Execução do Recurso Financeiro)

Durante a execução do projeto, o setor de suporte administrativo do LDS mantém a empresa informada mensalmente sobre a execução financeira do projeto através de relatórios gerenciais que disponibilizam uma visão da execução dos recursos por rubricas, de acordo com o Plano de Trabalho do projeto, assegurando assim um monitoramento por parte da empresa para que os recursos sejam aplicados na sua integridade e dentro do estabelecido no plano de trabalho. ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO O envio mensal das informações facilitam o processo de elaboração dos Relatórios de Análise de Auditoria, obrigação das empresas que investem dentro do contexto de Recursos Incentivados. O setor de suporte administrativo/financeiro do LDS monitora e da suporte também na fase relativa a elaboração dos Relatórios de Prestação de Contas referente ao ano base dos investimentos realizados, encaminhando com antecedência as informações técnicas e financeiras de execução do projeto no formato solicitado pelas empresas.

lds-labs.com.br


Fluxo de Trabalho do Laboratório

LEVANTAMENTO DOS REQUISITOS Nesta fase, após contato com o cliente com o objetivo de atender a uma demanda de projeto específica, os profissionais do LDS realizam um aprofundamento do levantamento dos requisitos do projeto para que se possa elaborar uma proposta de Plano de Trabalho.

PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO Com base no levantamento de requisitos realizado junto ao cliente é elaborada uma Proposta de Plano de Trabalho coerente com a demanda da empresa, bem como com sua disponibilidade de recursos para investimento para o ano base, apresentando um cronograma físico/financeiro para a execução do projeto proposto.

EXECUÇÃO DO PROJETO Formalizado o convênio, é iniciada a fase de execução física e financeira do projeto, o que compreende uma gestão dos recursos disponibilizados. Para a gestão do projeto, o LDS utiliza um processo próprio que agrega conhecimentos do PMBOK, apoiado pelo uso de metodologias ágeis, notadamente a metodologia SCRUM.

ENCERRAMENTO Esta fase envolve a entrega final e homologação dos produtos gerados durante a execução do projeto. Envolve também o envio das informações técnicas e financeiras que serão utilizadas pela empresa para análise e auditoria do projeto.

lds-labs.com.br


IFCE

100 anos de experiência: • Escola de Aprendizes e Artífices (1909); • Liceu Industrial do Ceará (1941); • Escola Industrial de Fortaleza (1942); • Escola Industrial Federal do CE (1965); • Escola Técnica Federal do CE (1968); • Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFET-CE (1999); • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE (2008).

CEARÁ

Formação de RH na área de TIC: • Níveis básico e técnico de educação profissionalizante: Automação Industrial,Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Redes de Computadores, Telecomunicações; • Nível superior tecnológico: Automação Industrial, Mecatrônica Industrial, Redes de Computadores e Telemática; • Nível superior, Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas da Informação e Engenharias (Computação, Telecomunicações, Mecatrônica).

Distribuição geográfica em todo Ceará: 12 campi convencionais (+ 6 em implantação); 11 campi avançados.

Lei de Informática: Credenciamento no CATI/MCTI: Resolução 002/2003 (1º. Ciclo) e 007/2010 (2º. Ciclo); Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação, Departamento de Pesquisa e Inovação, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

lds-labs.com.br


Nossas áreas de competência

SOFTWARE APLICATIVO Desenvolvimento de aplicações de alto nível, voltadas para diversas finalidades (Ex: aplicações industriais, controle e gestão), usando metodologia de computação, programação e gestão ágil, técnicas de design e engenharia de software. SOFTWARE BÁSICO Desenvolvimento de softwares básicos utilizando as Linguagens C e Assembly. Desenvolvimento de DLLs e APIs para interface de equipamentos via USB, paralela ou serial. Desenvolvimento de camadas de adaptação para padrões Java POS, OPOS. HARDWARE Concepção e projeto de arquiteturas computacionais, projeto de sistemas embarcados (incluindo aplicações em telecomunicações) hardware e firmware, concepção de projeto, fabricação e testes de validação de placas de circuito impresso de alta qualidade, avaliação de confiabilidade, processamento digital de sinais. #include <stdio.h> int main(intargc, char*argv[]) { printf(hello, world\n”); return0; }

SISTEMAS EMBARCADOS E FIRMWARE Desenvolvimento de projetos utilizando sistemas operacionais embarcados em LINUX e plataformas JAVA (J2ME), C/C++, VHDL, Assembly, com o desenvolvimento e teste de firmware para equipamentos de impressão térmica e matricial. MOBILE Desenvolvimento de sistemas mobiles com aplicações online e offline para smartphones, PDAs e tablets, nas plataformas IOS, Windows 8, Blackberry e Android. TV DIGITAL Desenvolvimento de middleware adaptativo para implementação de t-commerce; implementação de soluções voltadas para funcionalidades agregadas a Set-top Box envolvendo captura e reprodução de mídias digitais, bem como interatividade. AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Otimização de processos e desenvolvimento de Sistema de Gerenciamento de Fábrica Integrado com PLCs, realizando monitoramento de máquinas em tempo real e acessando camada de dados corporativos para gerenciamento online da produção. AUTOMAÇÃO COMERCIAL Pesquisa e Desenvolvimento de drivers médio nível, desenvolvimento de aplicações de alto nível, pesquisa e consultoria para atendimento à legislação fiscal, integração de soluções, cloud computing, Ponto de Venda móvel (Tablet PDV). VISÃO COMPUTACIONAL (e Sistemas Inteligentes) Estas aplicações utilizam técnicas de processamento de imagens digitais, aliada às técnicas de inteligência, o que proporciona uma alta velocidade e capacidade de inspeção, análise e tomada de decisão em processos de diferentes áreas. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Educação a Distância, elaboração de conteúdo, treinamentos corporativos, aprendizagem automática, ambientes colaborativos, mundos virtuais, reconhecimento de imagens e gestos e tecnologias assistivas. ENERGIA Sistemas Ininterruptos de Energia (UPS), estabilizadores de tensão, fontes de alimentação, amplificadores de áudio, monitoramento e condicionadores de energia, automação residencial, energias renováveis, smartgrids, transmissão e carga de equipamentos sem fio. BANCO DE DADOS Sistemas distribuídos, grades computacionais, computação ubíqua, Business Intelligence, data warehouse, inteligência artificial, big data.

lds-labs.com.br


Organograma do Laborat贸rio

lds-labs.com.br


Clientes

Parks Sua conexão digital

GD BURTI SMART CARDS &APLICAÇÕES

lds-labs.com.br

LDS-LABS - Apresentação Intitucional