Page 1

“O dia se renova todo dia Eu envelheço cada dia em cada mês O mundo passa por mim todos os dias Enquanto eu passo pelo mundo uma vez”

Música do compositor Siba, trilha sonora do Filme “Primavera”. Lançado em 1995.


A VOLTA DE FLÁVIO DO EXTERIOR E A FUNDAÇÃO DA PRODUTORA Encantado com o poder de persuasão das imagens, Flávio Monteiro, retornou ao Brasil, após estudar cinema no exterior, disposto e compartilhar toda a sua experiência e aprendizado. Apenas relatar suas vivências não parecia suficiente, ele queria mais. Queria influenciar vidas, tocar corações, neste momento então, convidou seus dois melhores amigos de infância, Marina Silva e Ricardo Santana, para juntos fundarem em julho de 1994 a produtora Ciranda Filmes, projetando sonhos e despertando no ser humano sensações que o fazem sentir-se único.


PRÍNCIPIOS ORGANIZACIONAIS

A “Ciranda Filmes” é uma produtora que investe seus recursos na criação de roteiro, produção, edição e finalização de peças publicitárias, curtas, médias e longas metragens, sempre de forma eficiente, com qualidade e proporciona o entretenimento ao público. Com a visão de tornar-se a líder do mercado audiovisual. A produtora trabalha baseada na ética, respeito, flexibilidade, criatividade e qualidade, desta forma buscam obter o reconhecimento de clientes e consumidores, ser o marco nas produções de filme-seriado e propagandas brasileiras. A Ciranda investe em capacitação contínua dos funcionários, com a realização de cursos e palestras e também no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social que são ligados ao seu ramo de atividade levando a todos educação e cultura. Assim trabalhando com base no entretenimento despertando sensações no ser humano que o fazem único.


Produções Ao completar 15 anos de existência a Produtora Ciranda filmes orgulhase de possuir nestes anos de atuação, importantes produções. Sensibilidade, emoção, entretenimento, e grandes porções de arte, estes são alguns dos elementos que a organização considera indispensáveis para nortearem suas atividades, aliados a dedicação e competência, essa mistura resulta em 15 longa metragens, 6 curta/média metragens, 4 documentários e 198 filmes publicitários por ano, isso tudo é Ciranda Filmes.


SINOPSES “Entre o céu e a terra”

Belos cenários pelo Brasil, mega produção em relação ao figurino, tecnologia, grande elenco e principalmente um ótimo roteiro inédito realizado pelos três diretores da Ciranda Filmes, fizeram com que todos que trabalharam nesta, estivessem em perfeita sintonia e conquistassem os prêmios no Festival de Cinema do Rio, de melhor fotografia e melhor Roteiro Original no ano de 1999.

“Eu queria te falar” Muita emoção e romantismo mar-

cou a produção deste filme. Com exibição em 1997, marcou época e garantiu a visibilidade da Ciranda com as melhores críticas, além de ajudar na projeção do cinema nacional.

“Primavera” Enredo que relata o cotidiano de

um homem, sua família e seus momentos alegres e tristes, comum a muitas famílias do Brasil. A produção contou ainda com a participação especial do Diretor Gustavo Machado, grande parceiro da “Ciranda Filmes”.

“Viúva, porém honesta” “O inferno são os outros” já dizia

Nelson Rodrigues, autor que marcou presença simbolicamente na adaptação cinematográfica da peça “Viúva, porém Honesta”. A produção foi intensa e contou com a dedicação de todos da produção. Um trabalho que entrou para a categoria de filmes épicos do cinema nacional.

“A caminho da américa” Relata a história de uma dona de casa brasileira que tenta resgatar o sonho de adolescente de viver nos EUA.


CIRANDA NA PUBLICIDADE

Nem só da sétima arte sobrevive a Produtora Ciranda Filmes, estão inclusas em suas atividades importantes campanhas publicitárias, realizadas por profissionais apaixonados pelo poder de persuasão da propaganda. “Gelateria Parmalat”, “Lançamento Celta”, “Twix”, “Natura e Amazônia”, “A natureza sempre faz melhor” , “All Star Converse”, “Havaiana sempre original” foram algumas das campanhas que conquistaram os consumidores brasileiros.


INAUGURAÇÃO DA SEDE EM SÃO PAULO

No ano de 2000 a produtora completava seus seis anos de existência, com grandes produções, sucesso e muita qualidade. Nesta época a Ciranda possuía um escritório, localizado na Rua Soledade na Vila Madalena, e para as produções eram alugados espaços. Neste ano os diretores da produtora sentiram a necessidade de ter um espaço maior e obter seus próprios estúdios. Desta forma, a empresa se mudou para a Rua Aspicuelta, número 453. Para a grande inauguração do local, foi realizado um evento em julho, que teve como convidados os clientes, parceiros e colaboradores.


ABERTURA DA FILIAL NO RIO DE JANEIRO Reconhecida pela excelência em suas produções, sempre pautadas na ética, em respeito nas relações e marcadas pela criatividade, a Ciranda Filmes começa a ganhar projeção no mercado audiovisual, destacando-se em seu ramo de atividade. Por isso no ano seguinte, foi necessário ampliar o alcance de suas atividades, é fundada então a filial no Rio de Janeiro.


AS PRIMEIRAS PRODUÇÕES DA CIRANDA

Prezando sempre pela qualidade e eficiência em suas atividades, a produtora inicia investimento de seus recursos financeiros em produções publicitárias e cinematográficas, assim nasce em 1995, o filme Primavera, um drama que relata de maneira peculiar o cotidiano de alegrias e tristezas de um homem brasileiro e sua família. Já em 1995 é lançada a primeira campanha publicitária, destinada à

Parmalat, a “Gelateria Parmalat”.


A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO EM UM FESTIVAL

A Ciranda Filmes começou a participar de festivais e prêmios, logo nos primeiros anos de existência. Nas produções publicitárias a produtora participou em 1996 do Cannes Lions International Advertising Festival que é considerado o maior prêmio da publicidade. A Ciranda concorreu com a publicidade da empresa Parmalat e ficou com o Bronze naquele ano. Para o cinema sua primeira participação, foi no ano de 1995, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro concorrendo com o filme Primavera.


FUNCIONÁRIOS MAIS ANTIGOS

Em 15 anos de existência a produtora teve os melhores profissionais em seu quadro de funcionários, que se tornaram parte integrante da Ciranda. Dentre eles está Roberto Madeira que é produtor e está a 12 anos na organização. Na área de montagem e iluminação pode-se falar do Sérgio Freitas com 11 anos de casa e Marcos Silva com 9 anos. Encontra-se também na Ciranda Marcelo Lobato um roteirista renomado que está a 10 anos na organização e a costureira Alba Menezes que está a 8 anos junto com a empresa. Estes e muitos outros funcionários tornam a equipe Ciranda uma família.


OS DIRETORES

A Produtora Ciranda Filmes conta com uma equipe de seis diretores, entre eles está Flavio o idealizador da produtora. Os diretores estão divididos entre a sede e sua filial. Em São Paulo além de Flávio, encontra-se o renomado diretor Ricardo Lima que há 7 anos faz parte da equipe da produtora e a Catarina Rodrigues que dirigiu filmes como “Viúva, porém Honesta” e o publicitário “All Star Converse” em 2005. Marcelo Silva completo neste ano 10 anos de Ciranda e já foi o responsável de sucessos como “Os Canaviais”, Gláucia De Queiroz e Alex Mendes fazem parte da equipe de diretores com produções de muita qualidade.


MAIOR PARCERIA

A maior parceria da Ciranda Filmes foi realizada no ano de 2002 com a produtora norte-americana Fox Films, com a realização do filme “Entre o Céu e a Terra”. Este longa-metragem teve muita aceitação pelo público e críticos, além de concorrer a prêmios como o Prêmio Contigo de Cinema Nacional no ano de 2003. Esta parceria foi um grande sucesso para as duas produtoras, assim são realizados projetos juntos que trazem muita gratificação para todos.


CELEBRIDADES QUE PARTICIPARAM DAS PRODUÇÕES

A credibilidade da organização resultou em participações de artistas de grande prestígio em suas produções, como Lima Duarte, Tarcísio Meira, Vera Fischer, Sônia Braga, Regina Duarte. A produtora aposta também em novos talentos, os novos rostos que estão ganhando espaço em território nacional, mostrando ao público o quanto o Brasil é rico em talentos da dramaturgia.


RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Ciranda Filmes, por ser uma de suas políticas, criou três projetos Responsabilidade Social. O primeiro projeto é o “Brincando de Ciranda” que trabalha com alunos de escolas públicas da periferia de São Paulo e do Rio de Janeiro, mostrando sobre cinema e levando mais acesso a arte. O “Ciranda projetando sonho” tem o foco de incentivar seus fornecedores a conhecerem projetos sociais e mostrar a importância da responsabilidade social em sua empresa. E o terceiro projeto é o “Voluntários da Ciranda”, que tem seus funcionários realizando voluntariado na Casa Francisco de Assis.


MAKING OF

Durante o processo de realização de uma produção, seja ela para o cinema ou para a televisão, podem surgir imprevistos, mesmo com todo o planejamento que é realizado com antecedência. Neste momento surgem os erros de gravação, a peruca que caiu durante a filmagem, o tropeção que não estava no roteiro, à chuva inesperada nas externas, o susto com o ranger da porta da cenografia. Todos estes acontecimentos, embora não sejam previstos, fazem parte da magia das produções feitas pela Ciranda, são o próprio entretenimento materializado não somente em imagens filmadas, marcadas, editadas, mas em fatos que tornam o cotidiano de trabalho peculiar e sempre surpreendente.


ACONTECIMENTOS NO ANO DE 1994

No ano da fundação da Ciranda Filmes, o país teve momentos marcantes, muito brasileiros no ínicio do ano se emocionaram com a perda de um ídolo, era Senna que deixava saudades em território nacional e dava a largada rumo à eternidade. A inflação sobre os produtos dificultava o poder de compra dos brasileiros. No entanto no mesmo ano, conquistaríamos o tetra reacendendo o orgulho de ser brasileiro.


PROJETANDO SONHOS Por acreditar na qualidade do seu trabalho e ter o desejo de disseminar a arte. Por meio de suas produções para lugares longínquos, a Ciranda Filmes investe uma parte de seus recursos, na abertura de uma nova filial na Europa, a fim de tornar suas atividades em fontes de entretenimento para novos públicos. Acreditando em seu sonho, Flávio Monteiro, mobilizaram todos os seus esforços para concretizá-lo, juntamente com seus amigos, parceiros, colaboradores e fornecedores. O intuito das produções da Ciranda Filmes não é apenas despertar emoção inerente à natureza humana, mas também resgatar a crença nos sonhos. Todo e qualquer ser humano tem o direito e o dever de sonhar, faz parte da essência humana, e é indispensável à saúde da alma. Ciranda Filmes, projetando sonhos.


PALAVRA DO PRESIDENTE

“Quando criança eu era carregado pela mão por meu pai, todos os domingos, para acompanhá-lo em sua sessão de cinema. Após retornarmos ele se ajeitava em sua grande poltrona vermelha, gigante diante da minha estatura, em frente à TV para assistir seus programas favoritos e analisar as inúmeras propagandas. E aqueles momentos eram valiosos, era possível ouvir minhas gargalhadas da cozinha, aonde minha mãe preparava a bacia de pipoca. O tempo passou, e com ele vieram às responsabilidades e algumas perdas, dentre estas meu pai. Ele partiu, no entanto deixou heranças valiosas, dentre elas a paixão pelo cinema e pela publicidade. Em busca da realização de um sonho, ao término do colégio, eu parti para o exterior, no intuito de absorver todo o aprendizado possível e aprimorar meus conhecimentos. Durante o caminho resvalei em algumas dificuldades, me deparei com situações inesperadas, encontrei pessoas singulares, seres humanos especiais, dentre eles Marina e Ricardo, que fizeram parte da minha adolescência e constituem hoje parte essencial da realização de um sonho. Por acreditar na individualidade do ser humano como a excêntrica beleza do viver, é que resolvemos fundar a Ciranda Filmes, com o desejo de despertar nas pessoas sensações e emoções, que as tornam únicas. A Ciranda completa quinze anos de muita dedicação, respeito e acima der tudo amor às suas produções. Agradeço a cada fornecedor, a cada colaborador, as parcerias, clientes e consumidores, por acreditarem na Ciranda Filmes, mas principalmente por tornarem possível um sonho comum a três pessoas: projeção de sonhos.” Obrigado! Flávio Monteiro.


Agência Ciranda  

Book criado para agência de alunos de RP da Faculdade Cásper Líbero

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you