Page 1


Universidade Federal da Bahia Reitora

Profª. Dra. Dora Leal Rosa

Vice-Diretora

Profª. Dra. Sônia Maria Guedes Gondim

E os formandos do curso de

Vice-Reitor

Prof. Dr. Luiz Rogério Bastos Leal

Coordenadora

Profª. Dra. Elza Maria Techio

Psicologia

Diretor

Prof. Dr. Antônio Marcos Chaves

Vice-Coordenadora

Profª Dra. Juliana Prates Santana

sentem-se honrados em convidar

Vossa Senhoria e Ilustríssima família para a solenidade de sua formatura.

Colação de Grau

Data: 29 de março de 2014. Horário: 18h30min. Local: Reitoria UFBA (R. Padre Feijó, s/n - Canela, Salvador - Bahia, 40110-010).

Patrono

Prof. Dr. Marcus Vinícius de Oliveira Silva

Mestras de Cerimônia

Paraninfa

Profª Dra. Mônica Lima de Jesus

Juliana Almeida Torres Brito Gessica do Carmo de Aquino Micaela Moitinho Libório Patrícia Gabriele Chaves dos Santos

Professoras Homenageadas

Oradora

Profª. Dra. Juliana Prates Santana Profª. Maria Alice Queiroz

Cristiane Moreira Martins Beserra

Juramentista

Paula Rita Bacellar Gonzaga

Requerente

Itana de Araújo Barros


Re•vo•lu•ção (do latim revolutio, -onis); substantivo feminino; transformação, insurreição, reforma; termo que traduz nossos processos pessoais no curso. O desenvolvimento da escuta sensível e do olhar clínico na análise dos sujeitos, das instituições e da realidade da vida das pessoas nos transformaram enquanto seres humanos. Em busca do empoderamento de sujeitos e modificação de estruturas que violam e provocam sofrimento às pessoas, a Psicologia é o convite para incluir o desenvolvimento, transformar a sociedade, vivenciar a loucura, experimentar a sexualidade e reconstruir nosso constante desconstruir. Ela pode ser revolucionária e essa é nossa Psicologia, que estará sempre em movimento, assim como nós, em nossas revoluções.


O desenvolvimento humano traz consigo transformações incomparáveis. Vimos algumas delas com nossos próprios olhos. São revoluções do desenvolvimento, como a que vivenciamos em nossas trajetórias acadêmicas e em nossas vidas. A cada vez que caímos, levantamos e retomamos a caminhada, nos tornamos capazes de nos recriarmos, crescemos diferentes e nossa história perpetuará a revolução que hoje faz parte de nós.


Nossa revolução é olhar e vivenciar novas perspectivas que fazem parte da vida. Olhar e ver o que há além. A dinâmica da sexualidade humana nos sugere amplitude e subjetividade. É sempre um meio de desconstruir e reconstruir. Nossa revolução inclui saber que a sexualidade humana é uma marca indelével de nossa condição de seres ímpares e indivisíveis.


Estamira (*07/04/1941

† 28/07/2011)

Estamira foi uma mulher do povo, catadora em um lixão do Rio de Janeiro, que com sua lucidez delirante ensinou que a sabedoria não se apega às regras dos que se dizem normais. Por um olhar sensível para nossos iguais, condenados socialmente pela diferença de viver a realidade ímpar da loucura, nós dizemos: A liberdade é terapêutica! Nesse caminho elegemos a arte do encontro, essa relação de transformação recíproca, para na condição de humanos ultrapassarmos juntos os limites impostos. “Tempo eterno é tempo infinito, mas tem o além e o além do além. Nenhum cientista foi até o além, quanto menos no além do além” (Estamira).


Respirar a luta contra as opressões sociais é mais do que viver por uma ideologia, é enfrentar aquilo que nos toca como povo brasileiro. Uma sociedade que se organize de forma justa e igualitária passa pelo fim do racismo, da homofobia, do machismo, pela defesa dos direitos de cidadania. Nas transformações que partem dos movimentos sociais construímos uma psicologia que amadurece atenta às questões populares, assumindo seu compromisso social.


Joe Gerbase

Aos Mestres

Aos Que Amamos

Ao Sagrado

Celebramos ao sagrado a cada dia de nossa existência, pois há momentos em que notamos não estar sós. Percebemos que às vezes as direções que tomamos em nossas trajetórias são algo mais do que o reflexo de nós mesmos. A isso, cada um dará um nome. Com esse algo transcendente, cada um terá sua particular revolução. Está além de nós. É nesse amplo e expressivo campo de concepções do sagrado que vivemos nossas diferenças e que nos aproximamos. Que aquilo em que cremos sempre enriqueça, sensibilize e enterneça nossa essência.

O caminho percorrido até aqui não teria o mesmo sentido, ou até mesmo, não seria possível se não contássemos com a ajuda de todos aqueles que amamos e que fizeram parte da nossa história ao longo desses anos. Caminhando ao nosso lado, ampararam nossas quedas, impulsionaram nossos voos e hoje multiplicam a alegria de mais um sonho realizado. Nossas trajetórias têm algo de seu tempero, e nossas revoluções pessoais são iluminadas pelas lembranças, saudades e afeto que lhes reservamos. Aos nossos pais, familiares, irmãos, amigos, amores, alguns que já se foram, outros que conhecemos ao longo do caminho, registramos o nosso amor e a nossa eterna gratidão. Flavia Leal, Nattana Rodrigues e Ana Luísa Fidalgo

Disse Aristóteles que “nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura”. Isso diz muito a respeito de nossos queridos orientadores neste curso, e também fala de nós, eternos aprendizes da vida e do desvario. Neste curso, fomos estudantes privilegiados. Caros mestres... com vocês, aprendemos a ponderar. A mudar. A ser loucos nas nossas trajetórias. Depois desaprendemos muito de tudo e recomeçamos de um ponto que nunca mais é o mesmo. Nossa homenagem a vocês, nossos mestres, a sua inteligência e sua loucura, que deixaram suas mais profundas marcas em nossas mais intensas revoluções. Joe Gerbase


Débora Souza, Débora Varjão, Itana Barros, Marina Marinho e Laís Vilasbôas

Aos Funcionários

À Turma

O ano de 2009 inaugura uma nova etapa do curso de Psicologia da UFBA e de nossas histórias de vida. Ingressar em uma universidade pública, em um dos cursos de maior concorrência, para muitos já era motivo suficiente para se sentir vitorioso. Mal sabíamos o que estava por vir… A turma de “cobaias” de um novo currículo precisou descobri “a dor e a delícia” de ser pioneiro. Aos poucos, fomos nos adaptando e descobrindo a importância de sermos co-participantes nesse processo. Diversas matérias, professores excelentes, reinvindicações por mudanças na Universidade e bastante engajamento por melhorias sociais. Assim fomos construindo um espaço de saber, conhecimento e amizades. O processo nos fez desconstruir e reconstruir pensamentos e conceitos. Aproximamos-nos e nos distanciamos, reconfiguramos os cenários e os laços inúmeras vezes. A riqueza da diversidade e da diferença nos deu uma identidade própria, com características peculiares: criticidade, persistência, resiliência, coragem, disposição. Como diria Gonzaguinha, hoje somos “vozes de um só coração”, irmãos no pranto e na alegria, “na força da mesma velha emoção, nós levamos esse barco, buscando a tal da felicidade” e “aqui estamos juntos nesse palco”! Formamos uma turma de psicólogas e psicólogos com potencial para alçar vôos incríveis, e que venham novos ares!

Ao longo de tantos dias, ao frequentar os espaços acadêmicos, entramos em contato com pessoas muito especiais que, se não estiveram diretamente ligadas ao nosso curso, certamente contribuíram de alguma forma para que os processos da formação fossem mais estáveis, ou para que convivêssemos em um ambiente mais saudável, seguro e agradável. Com apurado zelo seu serviço nos foi prestado, atendendo as necessidades institucionais e os apelos de pessoas como nós, pelo que somos muito gratos. Motivados por essa gratidão, homenageamos os funcionários, trabalhadores que construíram por diversas vias o bem-estar em nossas vidas acadêmicas. Joe Gerbase


Alandy Barreto Conceição

Francisco Xavier dos Santos Conceição Ivani Barreto Conceição

Flavia Maria Dórea Leal

Renato Sandes Leal Maria Angela Fernandes Dórea Marques

Luan Muritiba Almeida de Araújo

Antônio de Araújo Jean Maria Muritiba de Almeida

Rebeca Martins Aurélio

Antônio Irismar Aurélio Soares Maria Elanira Martins Aurélio

Cristiane Moreira Martins Beserra

Milton Moreira da Silva (I.M.) Florisvalda Conceição Silva


Marise Souza Barbosa

Vinicius Rodrigues da Silva Santin

Jamilly Silva Pires

Vitoriano Barbosa Maria da Conceição Souza Barbosa

Carlo Santin Maria Estela Rodrigues da Silva

Alexandre Mathias Santana Pires Edneuza Silva Pires

Itana de Araújo Barros

Antonio Neto Silva Adorno

Micaela Moitinho Libório

José Sena Barros Maria da Conceição de Araújo Barros

Manoel Ferreira Adorno (I.M.) Julieta Neponuceno da Silva Adorno

Tertuliano Leal Libório Essie Moitinho Libório


Robson de Almeida Silva

Débora Matos Varjão Oliveira Santos

Agnaldo Júnior Santana Lima

Roque Oliveira Silva Hercília Oliveira de Almeida Silva

Valdomiro Oliveira dos Santos Isabel Cristina Matos Varjão Santos

José Agnaldo Mascarenhas de Lima Gilvonete Santana Lima

Nattana Brito Rodrigues

Verusca Cristina dos Santos Brito

Iara de Novaes Teixeira

Marivaldo Bispo Rodrigues Ana Cláudia Almeida Brito

Valmir de Jesus Brito Maria Zelia dos Santos

Luiz Henrique de Souza Teixeira Maria Verônica de Novaes Teixeira


Patrícia Gabriele Chaves dos Santos

Camilla Veras Pessoa da Silva

Paula Rita Bacellar Gonzaga

Paulo César Oliveira dos Santos Maria Bernadete Chaves dos Santos

Marcos Vinicius Veras da Silva Elvira Maria Pessoa Veras da Silva

Luiz Gonzaga dos Santos Filho Yolanda Teles Bacellar

Ana Beatriz Oliveira Silva

Gessica do Carmo de Aquino

Débora Souza Gomes Vieira

Analdino Benedito da Silva Filho Isoli Silva Oliveira Silva

Sérgio José Tomaz de Aquino Maria Aparecida do Carmo da Silva

Clausio Gomes Vieira Elizete de Souza Vieira


Fernanda Silva Brito

Ana Luísa Fidalgo Ribeiro

Laís Vilasbôas Azevedo

Sérgio Luís Brito Gláucia Maria Silva Brito

Antônio Fernando Barreto Ribeiro (I.M.) Jesusa Rita Fidalgo Sanchez

Willy Vasconcelos de Azevedo Souza Júnior Idalina Vilasbôas Neta

Marina Marinho dos Santos

Jéssica Plácido Silva

Isabela Cristina Silva Santos

Marco Antônio Augusto Braga dos Santos Marcia Borges Marinho

Sérgio Ricardo Medeiros Silva Maria do Carmo Plácido Silva

Luiz Carlos Souza dos Santos Benedita Conceição Silva Santos


Ana Síntia Silva de Jesus

Juliana Almeida Torres Brito

Salvador Martins de Jesus Gilvane Silva de Jesus

Ianaira Barretto Souza Neves

José Alberto Ribeiro Neves Rita de Cássia Barretto S. Neves

Joselito Torres Brito Nilza Almeida Torres Brito

Joe Antonio Rêgo Gerbase

Jessé da Silva Gerbase Antonina Alves Rêgo

Cássia Virgínia Bastos Maciel

José Carlos Silva Maciel Francisca Pereira Bastos


Gerenciar decisões, coordenar atividades e reuniões, fazer fluir as informações, administrar divergências e ainda humanizar as relações! Por cada minuto de trabalho, e por todo empenho em tornar suave o processo de formatura, este texto vem agradecer aos membros da comissão. Seu desejo de fazer o melhor é admirável, a estes nosso carinho mais sincero. Sabíamos o tempo todo que o desafio seria colossal: estávamos lidando com nada menos que os sonhos de cada membro de uma turma ímpar, o que nos leva a ser um tanto responsáveis por fazer com que essa seja uma história com um lindo final feliz. Final feliz? Um grande e memorável momento feliz, sim, mas ao invés de um final, o início de uma nova trajetória e de uma nova reconstrução. Essa sempre foi a nossa marca. Afinal, não é isso que somos? Agora e sempre, Psicologia e Revolução! Joe Gerbase

Gessica do Carmo de Aquino Joe Antonio Rêgo Gerbase Juliana Almeida Torres Brito Micaela Moitinho Libório Ana Beatriz Oliveira Silva


Juramento

Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.


Após trilhar esse árduo caminho, somos o reflexo de uma longa revolução pessoal. Um processo que envolveu desconstrução de idéias e aproximação de novas formas de pensar. Nossa revolução pessoal está apenas começando. Elas fazem de nós pessoas em constante transformação. O exercício da psicologia é agora e será sempre um devir em nossas trajetórias pessoais.


Psicologia ufba 2013 2  

Layout Convites de Formatura - Todos os direitos reservados. www.layoutconvites.com.br

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you