Issuu on Google+

2013 Escola Quinta das Palmeiras Técnico Profissional de Multimédia Amadeu Fino

DANÇA II


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

Índice Introdução ..................................................................................................................................... 2 Merengue ..................................................................................................................................... 3 Rumba Quadrada .......................................................................................................................... 4 Chá-Chá-Chá .................................................................................................................................. 4 Valsa .............................................................................................................................................. 6

Módulo 8 – Dança II

Foxtrot Social................................................................................................................................. 7

1


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

Íntrodução Decidi realizar um trabalho para este módulo para ter a oportunidade de explorar a história das danças propostas

Módulo 8 – Dança II

para a realização do trabalho.

2


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

Merengue O merengue é uma dança nacional dominicana, mas também é conhecida no Porto Rico, Haiti, na Venezuela, Colômbia e na Angola, o merengue é uma dança na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão.

África Austral (Angola) para os novos territórios das Américas, a sua primeira referência escrita foi no século XIX. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados com vocalistas divertidos. Ao nível coreográfico, o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados.

Módulo 8 – Dança II

As suas origens são africanas, tendo sido levada pelos escravos da

3


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

Rumbã Quãdrãdã História: Rumba é uma dança cubana em compasso binário e de ritmo complexo. Esta dança influenciou e foi incorporada ao flamenco. O flamenco caracteriza-se por um estilo mais suave e que mais Origem: Teve origem com a chegada de tribos africanas trazidas a Cuba pelos espanhóis, mais precisamente da região de língua quimbunda, (Angola) e da Guiné. Essas

danças

agrupavam

uma

exagerada

combinação

de

movimentos do corpo em detrimento dos pés. A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objectos do diaa-dia. A rumba, hoje, é uma dança de competições e salão, mas ainda possui admiradores ao redor do mundo.

Módulo 8 – Dança II

descontrai, de certa forma alegre.

Chã-Chã-Chã 4


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

O chá-chá-chá foi introduzido em Cuba pelo compositor e violinista Enrique Jorrín, em 1953. Sua música “La Engañadora”, de 1951, é considerada o primeiro cháchá-chá. O chá-chá-chá começa na quarta batida da medida 4/4. A dança cubana conta "1-2-3, 1-2". Os passos em todas as direcções devem ser chão e, em seguida, com o calcanhar diminuindo quando o peso é totalmente transferido. Quando o peso é libertado a partir de um pé, o calcanhar deve libertar primeiro, permitindo que os dedos do pé mantenham contacto com o chão.

Módulo 8 – Dança II

dirigidos primeiramente com a parte anterior do pé em contacto com o

5


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

Vãlsã Valsa é um género musical erudito de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época. A valsa

Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas. Atualmente as valsas são regularmente interpretadas pelas mais importantes orquestras mundiais. O género musical gerou danças com braços entrelaçados ao nível da cintura, tornou-se logo uma dança independente com contacto mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVIII a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.

Módulo 8 – Dança II

surgiu na Áustria e na Alemanha.

6


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

Foxtrot Sociãl O foxtrot é uma dança de salão de origem norte-americana, que surgiu por volta de 1912. Ela é caracterizada por movimentos longos e contínuos, cuja direcção segue o sentido anti-horário, em andamento suave e progressivo.

“big bands” (geralmente com acompanhamento vocal) – com sensação de elegância e sofisticação. Visualmente, a dança assemelha-se à valsa, embora o ritmo seja quaternário (em vez do ritmo ternário da valsa).

Módulo 8 – Dança II

Dança-se para música executada pelas grandes bandas de jazz – as

7


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

Sãlsã A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afrocubanos, tais como o mambo, chá-chá-chá, e a rumba cubana. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971.

Matancera” saiu de Cuba, durante a revolução cubana e instalou-se no México, foram eles que criaram o nome Salsa Sonora Matancera é

considerado

como

“The

Beatles

Latinos”.

Recebeu

ainda

influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário de Vaudeville Harry Fox.

Módulo 8 – Dança II

Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda “La Sonora

8


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

Conclusão Após ter realizado o trabalho fiquei a conhecer estas danças sociais e descobri que têm várias coisas em

Módulo 8 – Dança II

comum.

9


Dança II Módulo 8 Amadeu Fino

Bibliogrãfiã http://pt.wikipedia.org/wiki/

Módulo 8 – Dança II

Toda a informação recolhida foi retirada da “wikipedia” de cada dança.

10


M8 - Dança II