Lugares e suas interfaces intraurbanas [transformações urbanas e periferização]

Page 66

que investem todos os âmbitos da sociedade. Isto resulta em uma geografia extremamente variável e pluridimensional dos espaços sociais e culturais. Com a globalização uma nova multiplicidade é criada entre ligações e vínculos transversais, um desenvolvimento caracterizado pela disponibilidade ao risco e à criatividade. O pensamento complexo comporta, na sua estrutura profunda, um princípio de incompletude e incerteza: trata-se de efetuar a passagem paradigmática do analítico ao relacional, superando a dicotomia espaço antrópico - espaço natural, além da tradição ambientalista protecionista e procurar um outro território, para uma vida diferente. O desenvolvimento complexo sustentável e criativo do território não é objetivado para conservar uma determinada estabilidade, mas na construção de nova estabilidade. Isto significa apontar para um modelo territorial capaz de mudar e responder às perturbações, criando contínuos processos dinâmicos de aprendizagem e interação. A complexidade urbana e territorial que tem sido produzida nos processos de interpretação redutora da tradição disciplinar mostra, ao contrário, a impossibilidade de reduzir a variedade das experiências ao domínio de uma visão hierárquica, a não correspondência das redes sociais a precisas referências topográficas, a perda de significado da localização no espaço para a organização territorial, mostra a passagem do espaço físico, ligado à mobilidade, ao espaço conceitual conectado pela informação. Trata-se de formas e movimentos de incessante superação dos limites com relação aos quais uma pesquisa sobre problemas deve ser desenvolvida, que a realidade em transformação apresenta aos diversos níveis da organização territorial e espacial. A concepção de uma ciência urbanística que desenvolve a sua pesquisa a partir de problemas, não constituise em uma utopia para a configuração do espaço do habitar, mas uma atual possibilidade metodológica de assimilar o urbanismo nas ciências naturais e sociais existentes.

1.2 Enquanto a lógica do presente modelo hierárquico da modernidade solida está baseada na determinação de fronteiras estáveis e permanentes, tanto institucionais quanto conceituais, a hipótese alternativa da desregularização e cientificidade apresenta a característica que seu espaço real e conceitual está sempre em 66


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.