Issuu on Google+


MODA É a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim “modus”. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear. A moda nos remete ao mundo esplendoroso e único das celebridades. Vestidos deslumbrantes, costureiros famosos, tecidos e aviamentos de ultima geração. Não nos leva a pensar que desde a pré-história o homem vem criando sua moda, não somente para proteger o corpo das intempéries, mas como forma de se distinguir em vários outros aspectos tais como sociais, religiosos, estéticos, místicos ou simplesmente para se diferenciar individualmente. A moda passou por várias transformações, muitas vezes seguindo as mudanças físicas e principalmente sociais que ocorreram dentro de um determinado período. A moda pode ser considerada o reflexo da evolução do comportamento. Uma espécie de retrato da comunidade. É uma linguagem não verbal com significado de diferenciação, sua fácil denominação facilita a adesão da forma de agir e pensar. A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.

Paris fashion week


Prêt-à-porter - São as linhas dos estilistas prontas para usar e disponíveis nas lojas como se vê nos desfiles.


Fashion - Moda em inglês, mas também usada para adjetivar aquilo que está na moda.


SAVOIR-FAIRE: Saber fazer; habilidade; jeito. Na moda significa gente que entende do assunto, que saber fazer algo com eleg창ncia e charme.


Style - A palavra, que significa estilo, é exaustivamente usada em inglês na moda. A partir dela gerou-se stylist, uma profissão equivalente ao produtor de moda.


Cropped/Cupped: Efeito de encurtamento que se dรก em algumas peรงas, especialmente em calรงas..


Trench-coat: O "casaco de trincheira" Ê um tipo de sobretudo adaptado das capas dos militares britânicos durante a Primeira Guerra Mundial.


Alta Costura: Do francês haute couture. Refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos com bordados em pedras e metais preciosos. A expressão surgiu com o trabalho realizado pela maison de Charles Frederick Worth.


Art Nouveau: Traduzido como “arte nova” do francês. Foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura, mas influenciou o mundo das artes plásticas. Com grande destaque durante a belle époque, no fim do século 19 e início do 20.


Casual wear - Apesar de ter sido criado nos anos 60, o termo é cada vez mais usado em inglês na moda brasileira, e diz respeito às roupas confortáveis usadas no cotidiano das cidades.


Glam - Muito usada no universo da moda também no Brasil é a abreviação de glamour, e diz respeito às peças com brilho e intenso colorido.



MODE À PARIS