Page 1

PORTFÓLIO

| ESPAÇO SOCIAL


LAURA JOHN TONDING FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UFRGS TURMA D | 2014/1


APRESENTAÇÃO E S T E P O R T F Ó L I O T E M C O M O O B J E T I V O D E TA L H A R O P R O C E S S O D E C R I A Ç Ã O D E U M E S PA Ç O S O C I A L PA R A A P R A Ç A M A J O R J O A Q U I M D E Q U E I R Ó S , D E S D E O S E S T U D O S I N I C I A I S AT É S UA F I N A L I Z A Ç Ã O. A P R A Ç A F O I O B J E TO D E E S T U D O D A P R I M E I R A E TA PA D A C A D E I R A D E I N T R O D U Ç Ã O A O P R OJ E TO A R Q U I T E TÔ N I C O I , M O M E N TO N O Q UA L F O I C R I A D O U M P R O J E TO D E I N T E R V E N Ç Ã O C O M M E L H O R I A S PA R A A F U N C I O N A L I DA D E E E S T É T I C A D A P R A Ç A . N A S E G U N D A E TA PA D E S E N VO LV I DA , I N I C I O U - S E A E L A B O R A Ç Ã O D E Q UAT R O E D I F Í C I O S C O M D I F E R E N T ES F U N Ç Õ E S N A P R A Ç A – S O C I A L , C O M E R C I A L , C U LT U R A L E E S P O R T I V O.


A PRAÇA


LOCALIZAÇÃO A PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE Q U E I R Ó S LO C A L I Z A - S E N A C I D A D E D E P O R TO A L E G R E , B A I R R O S A N TA N A


IMPLANTAÇÃO

ESCOLA

SUPERMERCADO

RUA GENERAL JACINTO OSÓRIO

RUA SANTANA

RUA VIEIRA DE CASTRO

AVENIDA JERÔNIMO DE ORNELAS


CONDICIONANTES ESCOLA

CIRCULAÇAO PRINCIPAL CIRCULAÇÃO SECUNDÁRIA RUÍDO


CONDICIONANTES D I V E R S O S FATO R E S D O E N TO R N O D A P R A Ç A I N F L U E N C I A R A M N O D E S E N V O LV I M E N TO D A F O R M A E D A F U N Ç Ã O D O E S PA Ç O S O C I A L A Q U I P R O J E TA D O .

A P R OX I M I D A D E C O M A E S C O L A , S I T U A D A N A R U A G E N E R A L J A C I N TO O S Ó R I O , F O I D E T E R M I N A N T E PA R A A E S C O L H A D A F U N Ç Ã O P R I N C I PA L D A E D I F I C A Ç Ã O – U M A L U D OT E C A . A P R E S E N Ç A D E V E G E TA Ç Ã O N A FA C H A D A L E S T E D O E D I F Í C I O M OT I V O U A C R I A Ç Ã O D E U M A Á R E A D E P E R M A N Ê N C I A E X T E R N A V O LTA D A PA R A TA L L A D O , FA Z E N D O U S O D A M E L H O R V I S U A L E D O S P O N TO S D E S O M B R A N AT U R A L Q U E A P R A Ç A P O S S U I . A P O S I Ç Ã O S O L A R D A E D I F I C A Ç Ã O INFLUENCIOU NA ESCOLHA DAS ABERTURAS E NA NECESSIDADE OU NÃO DE B A R R E I R A S S O L A R E S – B E I R A I S , V E G E TA Ç Ã O , B R E E Z E S , E T C A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE RUÍDO NA PRAÇA ENCONTRA -SE R E L AT I VA M E N T E D I S TA N T E D A E D I F I C A Ç Ã O , P O R TA N TO , O R U Í D O Q U E M A I S A A F E TA É O D A E S C O L A . A C I R C U L A Ç Ã O AT É A E N T R A D A D O E D I F Í C I O S E G U E A M E S M A P R O P O S TA D E C A M I N H O S L A B I R Í N T I C O S D E TO D A A P R A Ç A , E M Q U E N Ã O H Á U M A C E S S O D I R E TO . É N E C E S S Á R I O P E R C O R R E R U M C A M I N H O M A I O R , V I S A N D O Q U E O U S U Á R I O E X P L O R E E C O N H E Ç A M A I S E S PA Ç O S D A PRAÇA.


PRIMEIROS ESTUDOS


PRIMEIROS ESTUDOS

A O I N Í C I O D A S E G U N D A E TA PA D E T R A B A L H O , A C R I A Ç Ã O D A S E D I F I C A Ç Õ E S , F O I S O L I C I TA D A U M A P E S Q U I S A D E R E F E R E N C I A I S D O S D I F E R E N T E S T I P O S D E C O M P O S I Ç Ã O A R Q U I T E TÔ N I C A – P L A N A R , V O L U M É T R I C A E M I S TA . A PA R T I R D E S T E S R E F E R N C I A I S , F O R A M P R O J E TA D A S T R Ê S I D E I A S I N I C I A I S PA R A A E D I F I C A Ç Ã O , C A D A U M A U S A N D O U M T I P O D E C O M P O S I Ç Ã O DIFERENTE. AO FINAL DOS ESTUDOS, CADA ALUNO SELECIONOU UM TIPO DE C O M P O S I Ç Ã O PA R A O S E U P R O J E TO . E S TA E D I F I C A Ç Ã O S E U T I L I Z A D A C O M P O S I Ç Ã O M I S TA .


REFERÊNCIA PLANAR SOCIAL ÍNTIMO

SERVIÇO


REFERÊNCIA VOLUMÉTRICA SOCIAL ÍNTIMO

SERVIÇO


REFERÊNCIA MISTA SOCIAL ÍNTIMO

SERVIÇO


ESTUDO PLANAR


ESTUDO VOLUMÉTRICO


ESTUDO MISTO


DIMENSIONAMENTO


PROPOSTA FINAL


PROPOSTA FINAL

A C O M P O S I Ç Ã O M I S TA F O I E S C O L H I D A C O M O B A S E PA R A A P R O P O S TA S Í N T E S E D O P R O J E TO E A PA R T I R D O S E S T U D O S I N I C I A I S , O P R O J E TO F O I S E N D O A LT E R A D O PA R A AT E N D E R R E Q U I S I TO S TA N TO D E F O R M A , Q U A N TO FUNÇÃO. A E S C O L H A D E U M A L U D OT E C A D E U - S E P E L A P R OX I M I D A D E C O M A E S C O L A E C O M A S C R I A N Ç A S Q U E F R E Q U E N TA M A P R A Ç A E N Ã O T E M S U A S N E C E S S I D A D E S AT E N D I D A S AT U A L M E N T E .


SÍNTESE INICIAL

INICIALMENTE HAVIA A IDEIA DE CRIAR UMA COBERTURA DE PERGOLADO, AUMENTANDO A INCIDENCIA DE LUZ NO EDIFÍCIO. A IDEIA FOI DESCARTADA POIS TORNARIA DESCONFORTÁVEL A PERMANÊNCIA NO EDIFÍCIO NOS MESES MAIS QUENTES.


SÍNTESE INICIAL O TAMANHO DO EDÍFICIO TAMBÉM SOFREU ALTERAÇÕES, INICIALMENTE O EDIFÍCIO MEDIRIA NA BASE 8,25mX5,5m. TAIS MEDIDAS CRIARIAM UM ESPAÇO MUITO GRANDE PARA A FUNÇÃO QUE É NELE REALIZADA E TORNARIAM O EDIFICÍO UM IMPACTO VISUAL NEGATIVO. A LAJE INCLINADA E A CRIAÇÃO DE UM MEZANINO NO INTERIOR DA EDIFICAÇÃO FORAM MANTIDAS DESDE O INÍCIO COM O INTUITO DE CRIAR MAIOR INTERESSE VISUAL E SEGUI O “PADRÃO DE CRESCIMENTO” DA PRAÇA.


PLANTA BAIXA


GRÁFICOS CONCEITUAIS

USOS

CIRCULAÇÃO

ADMINISTRATIVO

HORIZONTAL

APOIO

VERTICAL

ESTAR

GRELHA


USOS

CIRCULAÇÃO

ADMINISTRATIVO

HORIZONTAL

APOIO

VERTICAL

ESTAR

ESPAÇO SOCIAL - LUDOTECA


PORTFÓLIO | ESPAÇO SOCIAL  

LAURA TONDING | TURMA D