O Direito às calçadas: A pé no Bairro do Bessa | tfg laura quezado

Page 49

(16)

(17)

(15)

A prática de depositar materiais de construção durante as obras de edifícios no Bairro parece ter sido naturalizada. Materiais de construção pelas calçadas já fazem parte da paisagem cotidiana do Bairro.

(18) Fonte: autora, 2013

Nesta situação observa-se que a pequena escala do edifício, a possibilidade de visualizar todos andares e a presença de sombras na calçada configuraram um ambiente mais agradável para o pedestre.

(19) (20)

Deparo-me com uma sequência de obstáculos (16). Lixo, entulho, materiais de construção (14) (15). Fim da rua. Dobro a esquerda. Sol de quase meio dia. Quase não há sombras. Sigo caminhando. Na próxima esquina encontro árvores: sombras (17). Paro para descansar. Noto que por ali passam os ônibus. Um conhecido que mora no Bairro, de carro, por coincidência, me avista e para para dar um “oi”. Ele segue de carro e eu sigo caminhando. A rua agora está bastante sombreada. Um edifício baixinho de “varandinhas” do outro lado da rua me chama a atenção (18). Atravesso (19). Fotografo. Sigo caminhando.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.