Page 1

DEFESA FINAL DE PRA Há dias alguém me questionou: - Mas afinal... Isto é o que esperavas? - Não... É mais, muito mais!!! É mais que um curso, é a mudança de uma vida, uma nova forma de estar!

Laura Cardoso Técnica Comercial 06 de Dezembro de 2012


COMO TUDO COMEÇOU….. Após um longo percurso profissional na área do calçado, deparo-me com uma determinação insaciável de mudar e de recuperar o tempo perdido, uma vez que tinha deixado um sonho na adolescência…


MOTIVAÇÃO… ”Mãe porque é que não estudaste? Porque é que não sabes isto, porque é que não sabes aquilo? … Tu mereces mais e melhor!”


O COMEÇO DE UMA NOVA VIDA… Voltar a estudar com 27 anos foi um tanto ao quanto estranho e, por vezes, difícil, mas a cara de satisfação e de orgulho dos meus filhos fizeram com que continuasse para mais uma etapa da minha vida, sem nunca pensar em desistir.


ESCOLHA DE CURSO…. Há quem diga que eu tenho aptidão e um talento natural para lidar com pessoas, para o atendimento e venda ao cliente. Nesse sentido decidi escolher o curso de “Técnico Comercial”,

mas

na

verdade

sentia-me

preocupada… Afinal o que é que me esperava?

bastante


COMO CORREU… Ao longo dum ano e dois meses, muita coisa aconteceu: imensas horas de formação, muitas UCFDs pelo caminho, alguns aborrecimentos, muitas alegrias e grandes amizades, mas também a aprendizagem de uma nova profissão, de novos conceitos de vida.


UFCD ESCOLHIDA… UFCD: Atendimento Formadora: Carla Marina Santos Durães


RAZÕES DA ESCOLHA DA UFCD … São inúmeras as razões pela escolha desta UFCD, gostaria no entanto de realçar o gosto que tenho pela

comunicação, seja ela corporal, digital ou escrita. Comunicar é partilhar sentimentos, valores, modos de ver o mundo e circunstâncias das pessoas que fazem a sociedade.


OBJECTIVOS… Um dos principais objectivos desta UFCD, foi sem dúvida, mostrar um atendimento de excelência.

Para um bom atendimento não basta sorrir e ser educada, são precisas outras qualidades que me foram transmitidas nesta UFCD.


OS ENSINAMENTOS… A

UFCD

AVENTURAS…

ensina

a

lidar

com

o

público,

independentemente da área em foco. Ensina a utilizar e a identificar a linguagem e atitude mais adequada. “Quando falares cuida das tuas palavras para que estas sejam melhor que o silêncio”.


OS ENSINAMENTOS… EM É É imprescindível apreciar o perfil do cliente para melhorar e compreender as suas carências e satisfazê-las,

para assim evitar motivos de reclamação. Como? • Manter permanentemente o contacto visual • Cumprimentar e tratar o cliente pelo nome • Mostrar sempre um sorriso, que irradie satisfação Tenho em estar a servi-lo.


OS ENSINAMENTOS… O

módulo

de

“Comunicação

Interpessoal

Comunicação Assertiva” ensinou-me a:

• Manter a calma em situações de stress • Conhecer as diferentes personalidades do cliente • Agir perante uma situação menos boa.


COMO CORREU… Ao longo das sessões: • Partilhamos opiniões

• Discutimos sobre situações polémicas • Transmitimos pessoais

conhecimentos e experiências


OS TRABALHOS REALIZADOS‌ Os temas trabalhados na UFCD foram bem executados e de forma muito exigente pela formadora. Alguns desses trabalhos foram partilhados com os formandos e o feedback da formadora foi excelente.


FORMAÇÃO EM CONTEXTO REAL DE TRABALHO… A Associação para o Desenvolvimento Integral de Barrosas (ADIB) é uma associação privada de solidariedade social, sem fins lucrativos, fundada em 1980. A sua missão básica é responder às necessidades das crianças e das pessoas idosas, criando e oferecendo serviços que respondam à realidade social, com base numa visão esclarecida e humanista.


TAREFAS REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO… • Atendimento • Atendimento telefónico

• Actualização de dados dos sócios • Contabilidade de receitas • Documentação comercial e circuitos de correspondência • Redes de informação e comunicação • Arquivo de processos por ordem numérica/alfabética • Actualização de processos da instituição


ANÁLISE/ CRÍTICA DA EMPRESA DA ; EMPRESA ACOLHEDORA… Durante a formação prática no contexto de trabalho, a integração

na

entidade

superou

todas

as

minhas

expectativas. O responsável da empresa, os colaboradores da instituição e restantes pessoas com quem me cruzei foram excelentes e verdadeiros profissionais.


ANÁLISE FINAL DO CURSO… Ao longo de pouco mais de um ano foram muitas as convivências, emoções, alegrias com colegas, formadores e

funcionários.

Com

todas

as

experiências

consegui

aprender algo e tirar novas ilações sobre os temas abordados. Em suma, o curso foi muito satisfatório a nível pessoal e profissional.


APRECIAÇÃO FINAL… Os conhecimentos que adquiri na formação deramme a oportunidade de ver o Técnico Comercial de uma

forma diferente. A partir de hoje terei uma postura diferente e serei mais benevolente para com os mesmos.


O QUE FICOU POR DIZER… ;

Um agradecimento muito especial aos meus filhos e ao Dr. José Mendes que estiveram sempre a meu lado ao

longo deste meu percurso. Obrigada a todos aqueles que acreditaram em mim e no meu trabalho, quando eu mesma duvidei. Obrigada a mim, que foi sem dúvida graças ao meu empenho e dedicação que cheguei até aqui.

Defesa Final PRA  

Defesa Final de PRA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you