Issuu on Google+

Informativo Médico sobre Saúde e Prevenção SETEMBRO 2010

20 a 25 de Setembro - Semana do Coração

Como está seu coração? 21 de Setembro Dia da Árvore

Plante uma árvore e proteja seu espaço

18 a 25 de Setembro Semana do Trânsito

Se os meus pais podem, eu também posso!

Você é uma pessoa

Matutina ou vespertina?


Saiba mais sobre seu coração para viver Bem, Mais e Melhor

A hipertensão é conhecida como inimiga silenciosa e não é à toa. Na maioria das vezes, ela é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Pessoas obesas, diabéticas, sedentárias, submetidas a estresse constante, que tenham parentes próximos com hipertensão, que fazem uso de álcool ou que consomem grande quantidade de sal são as que apresentam maior risco de ter a doença. Como a informação ainda é a melhor arma que existe contra toda e qualquer doença, o VivaBem de setembro, mês em que se comemora a Semana do Coração – entre os dias 20 e 25 - separou algumas dicas que você precisa saber agora para ajudar a prevenir, diagnosticar, tratar e controlar as doenças cardíacas. Muitos de nós não consegue resistir a uma bola de sorvete com creme ou a uma boa porção de batatas fritas, e nem sequer nos lembramos de fazer uma atividade física. Além de estarmos constantemente estressados com o nosso trabalho e com peso acima do normal.

E um ataque de coração? Isso só acontece com os outros – não com a gente!? Você sabe que não é bem assim... Mesmo que o pior aconteça, os médicos podem usar medicamentos para diminuir os danos no coração ou fazer uma cirurgia de forma a tratar o problema, certo? Nem sempre. Até 25% das pessoas que morrem de mal súbito por problemas cardíacos nunca tiveram sintomas ou avisos prévios como dores no peito. Não podemos contar apenas com o pensamento “Bem, se tiver um infarto os médicos estarão lá para me salvar”. Algumas pessoas nem chegam ao hospital. Morrem em casa. Por isso, a prevenção tem de começar cedo na vida. Os infartos acontecem quando uma ou mais das artérias do coração estão bloqueadas, reduzindo severamente ou mesmo impedindo o sangue de alcançar parte do músculo cardíaco. Normalmente são precedidos da acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias ou de placa, que pode romper, provocando a formação de um coágulo que pode bloquear a artéria. Quando o fluxo sanguíneo é cortado durante mais do que alguns minutos, pode ser mortal.

2


Medidas preventivas Nossos esforços devem ser focados na prevenção. Para começar, isso significa uma mudança de hábitos alimentares. Podemos iniciar com uma colher de sopa de azeite por dia, junto com salada ou vegetais, e a consumir mais peixe, que tem alto teor de ômega-3 e pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. O ovo também já não é proibido, mas só se você não tiver nenhum problema. Nem a carne, se for magra, em porções de 120-170g. O mesmo se passa com as frutas secas, como nozes, amêndoas, castanha de caju, desde que não exagere na quantidade e nas salgadas.

Mais Saúde, Menos Quantidade O controle das quantidades contribui muito para manter o peso ideal. Uma sugestão para os casais que comam fora: peçam saladas individuais e dividam a entrada. Ao cozinhar, faça tudo em quantidades reduzidas e sempre deixe alguma comida no prato. E não se esqueça: Vive Mais quem come Menos. O importante é a qualidade e não a quantidade.

Dormir bem é Bom e faz Bem Estudos recentes demonstram uma conexão entre não obter sono suficiente e as doenças do coração. Ao privar-se de sono, você desregula o seu relógio biológico e induz a produção de adrenalina e aumento da pressão sanguínea, um dos principais fatores de risco dos ataques de coração. Estruture o seu dia para dormir o suficiente, o que também ajuda a minimizar o estresse na sua vida, outro fator de risco.

Nós participamos desta edição do VivaBEM !

3


A balança

Quantas maçãs vão equilibrar a terceira balança?

1

Quais são os números mais importantes sobre nossa saúde?

A( B( C( D(

2

) Colesterol ) Glicemia ) Medida da cintura abdominal ) Todos os anteriores

Quando se deve começar a checar os números de saúde?

A( B( C( D(

3

?

) A partir dos 20 anos ) A partir dos 30 anos ) A partir dos 40 anos ) A partir dos 50 anos

Como se mede a cintura abdominal?

A( B( C( D(

4

) Multiplicar o IMC pela pressão arterial ) Com uma fita métrica ao redor da cintura ) Diminuir o peso da altura ) Só o médico pode fazer

Percepção visual

Qual é a superfície maior, a vermelha ou a verde?

Por que é bom plantar uma árvore?

A( B( C( D(

) Para diminuir a poluição ) Para produzir mais gás carbônico ) Para produzir mais oxigênio ) A e C estão corretas

5

Quanto tempo uma bebida alcoólica leva para passar pelo sangue?

A ( ) De 5 a 15min, se estivermos de estômago vazio B ( ) De 30min a 1h, caso se beba no almoço ou jantar C ( ) O efeito é imediato D ( ) O álcool não provoca efeitos no organismo

1) D; 2) B; 3) B; 4) D; 5) A.

Check-list Saudável Respostas:

8 maçãs.

TESTE 1

A superfície A = A' e a superfície B = B'. Portanto, todas são iguais.

TESTE 2

B A' A B'

4


20 a 25 de Setembro - Semana do Coração

Você conhece seus indicadores de saúde? Fatores de risco como a idade (a incidência de doenças coronárias aumenta com a idade), sexo (antes dos 50, as doenças coronárias são mais frequentes nos homens, mas o risco nas mulheres aumenta após a menopausa) e a hereditariedade (risco maior se pai ou irmão sofreu um ataque cardíaco, antes dos 55 anos, ou a mãe ou irmã, antes dos 65) não podem ser alterados, mas, se conhece os seus valores, você pode ter mais controle sobre eles.

1 2 3 4

Qual é o valor da sua pressão arterial?

Qual é o valor do seu colesterol?

Qual é o valor da sua glicemia?

E o mais fácil, qual é a medida da sua cintura

(que pode ser medida com uma simples fita métrica)?

Confira, abaixo, a importância dos indicadores para avaliar a saúde do seu coração!

Você conhece?

 Pressão Arterial: Chave para a Saúde do Coração Ela é composta por dois números. A pressão sistólica mede a pressão do sangue contra as paredes das artérias, quando o coração bombeia o sangue para fora durante uma "batida". A pressão diastólica mede a mesma pressão entre os batimentos cardíacos, quando o coração se enche de sangue. Ambos os números são importantes.

Confira os valores normais da pressão arterial: Pressão arterial (mmHg)

Sistólica

Diastólica

Normal

120

80

Hipertensão ou pressão alta

140 ou >

90 ou >

5


 Colesterol: O colesterol é importante – trata-se de um tipo de gordura que é realmente um nutriente, mas, como você já ouviu, há o colesterol “bom” e o “mau”. Quando medimos o colesterol e as gorduras do sangue, realmente estamos falando de três números diferentes: HDL, LDL e Triglicérides. Eles se combinam para dar um perfil lipídico. Números a lembrar: Colesterol Colesterol HDL ou “bom” Ótimo de LDL (lipoproteína de baixa densidade) Triglicérides

200 mg/dL ou < Mulher: 50 mg/dL ou > Homem: 40 mg/dL ou > 100 a 70 mg/dL ou <

Se você tiver outros fatores de risco importantes, como doença cardiovascular ou diabetes, o ideal é que seu LDL seja menor do que 70.

Inferiores a 150 mg/dL

Cada ponto na diminuição do LDL faz a diferença. Quanto mais baixo for o LDL, menor a prevalência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. Para quem nunca teve maiores problemas, o conselho é vigilância absoluta. Isto por que 40% dos brasileiros se encontram no chamado grupo de risco mediano. É aquele pessoal que está com vários quilos a mais, fuma e tem a pressão um tanto elevada.

Prevenção Muita gente deixa para dosar seu colesterol depois dos 40 anos. O ideal é começar essa dosagem aos 20 anos e repeti-la a cada cinco anos, se não houver alterações importantes. Se a pessoa tiver outros fatores de risco - como obesidade, diabetes, fumo ou hipertensão - ou o resultado for elevado, devese repetir o exame a cada dois anos. Além disto, comece o quanto antes a adotar bons hábitos. Confira e pratique as dicas abaixo: 1. Escolha carne vermelha ‘magra’, mas de preferência para frango ou peixe, sem pele. 2. Troque os queijos amarelos pelos brancos. 3. Prefira as margarinas com fitosterol, que 6 reduzem a absorção do colesterol.

 Tamanho da cintura: Conexão à doença cardíaca Se você só consegue lembrar de um número, o tamanho da cintura é essencial. Por quê? Porque melhor do que o seu peso ou o IMC (Índice de Massa Corporal), o tamanho da cintura prediz o risco de doença cardíaca. Para as mulheres, a medida deve ser até 80 cm e, para os homens, até 95 cm. Se o tamanho da cintura for superior a estas medidas, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas metabólicos, pressão e colesterol anormais. É fácil medir: Basta colocar a fita métrica ao redor da cintura (na altura do umbigo). Quando se perde medida na cintura, há melhoras em todos os números da saúde cardíaca. Por outro lado, quando se ganha, os números pioram.

 Diabetes tipo 2 Outros números que você deve observar: o açúcar no sangue e seus níveis de hemoglobina A1c. Açúcar no sangue (glicemia) - em jejum, o normal é inferior a 100 mg/dL. Pré-diabetes - açúcar no sangue em jejum é de 100 a 125 mg/dL ou hemoglobina A1c de 5,7% - 6,4%. Diabetes - se o açúcar no sangue em jejum é de 126 mg/dL ou superior ou o seu nível de hemoglobina A1c é de 6,5% ou mais – e os resultados se repetiram duas ou mais vezes. É importante saber que, para um coração saudável, todos os números podem ser ajudados pela escolha de um estilo de vida saudável. Mesmo pequenas alterações na sua atividade física, na alimentação ou nos hábitos (como parar de fumar) podem ter um impacto muito bom em todo o organismo. 4. Aumente o consumo de fibras solúveis, encontradas na aveia, feijões, ervilhas, lentilhas e em frutas como a maçã e a pera. 5. Consuma alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas cítricas e as folhas verde-escuras. 6. Exercite-se todo dia por, no mínimo, meia hora. 7. Abandone já o cigarro, que lesa as paredes dos vasos.


Poluição

Plante uma árvore e proteja seu espaço

Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para evitar tantas enchentes que provocam mortes e deixam as pessoas semcasas, conforme aconteceu este ano no Brasil.

Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) também são absorvidos pelas raízes e transformados, através da fotossíntese, em alimento para toda a planta. Já as folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais, por sua vez, irão defecar o que comeram e as folhas e frutos que não serviram de alimento cairão no solo. Folhas, frutos e fezes de volta ao solo e todo o ciclo recomeça.

Árvore e poluição Uma árvore pode transpirar por suas folhas até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, esse vapor ajuda a equilibrar o ambiente, o que é facilmente percebido em parques e florestas que têm seu clima mais fresco.

Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas são excelentes para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos), impedindo a poluição acústica.

Para respirar melhor! Você respira bem? Como será daqui alguns anos? A poluição gerada pelas grandes cidades está desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo! Uma novidade: estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado à noite) e oxigênio; já as florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isto significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio!

Se os meus pais podem, eu também posso! Para se ter uma ideia, o álcool leva cerca de 5 a 15 minutos para passar para o sangue, se não estiver associado a uma refeição, e de 30 minutos a 1 hora, caso se beba no almoço ou jantar. Sobre a influência do álcool no organismo, é lógico que nem todos aguentam a mesma dose. Têm aqueles que, ao final de três ou quatro copos, estão "alcoolicamente alterados" e outros que bebem a noite toda sem que os efeitos sejam percebidos. Tudo isto depende da idade, da constituição, se a pessoa está ou não habituada a beber e do tipo de bebida. Por exemplo, um copo de cerveja tem muito menos "peso" do que um de vodka!

Mais álcool=Menos atenção! Inevitavelmente, quando falamos de álcool temos que falar também de direção! O número de acidentes que ocorre devido às taxas de alcoolemia elevadas são cada vez mais notórios e só a prevenção pode mudar essa estatística.

O "exemplo" que damos aos nossos filhos...

Além de colocar a sua vida em risco, a pessoa também coloca a de outros. Por que os jovens ficam facilmente embriagados? Primeiro, porque não estão habituados a beber e, segundo, porque a sua constituição e estruturas estão ainda em fase de desenvolvimento, sendo mais facilmente afetadas pelo álcool. Uma gota do álcool altera as capacidades gerais de qualquer jovem. Se juntarmos a isto o fato de estar dirigindo, imagine o risco que corre! Desde cedo, os pais devem ser os primeiros a mostrar aos filhos essas recomendações e não esperar para que eles experimentem o que ‘pode acontecer’. O seu comportamento será sempre um exemplo, por isto evite exagerar na bebida. Caso isto aconteça, seu filho pensará:

Se os meus pais podem, eu também posso!

73


Teste Você cuida bem do seu coração?  Nas suas refeições não pode faltar: A) ( B) ( C) (

) Legumes e verduras. ) Temperos naturais como pimentão e cebola. ) Sal e condimentos industrializados.

 Chegou o fim de semana e você:

A) ( ) Corre para o parque para fazer exercícios ao ar livre. B) ( ) Tenta reorganizar seu quarto. C) ( ) Coloca o atraso do trabalho em dia e sai de casa se sobra um tempo.

 Com a correria do dia a dia, você:

A) ( ) Tenta treinar com regularidade e manter a forma. B) ( ) Não pratica mais exercícios. C) ( ) Mantém os exercícios físicos em prática quando sobram horas livres para isto.

 Você já teve (ou tem) alguma destas doenças: diabetes, obesidade e tabagismo? A) ( ) Sim, mais de uma. B) ( ) Nenhuma delas. C) ( ) Sim, apenas uma.

Se bater a fome: A) ( ) Você corre para uma doceria e se acaba nos doces. B) ( ) Não resiste ao fast food e devora um sanduíche bem gordo com bacon, maionese e muita batata frita. C) ( ) Saboreia um belo prato de frutas com cereais e sente-se satisfeita(o).

Respostas

Maioria de Respostas A:

 Quando você se decepciona com algo ou

alguém, costuma: A) ( ) Dizer logo o que sente para não ficar guardando mágoa. B) ( ) Dificilmente se decepciona porque não cria expectativas quanto às pessoas. C) ( ) Reprime a dor para não dar o braço a torcer.

Parabéns! Você cuida do seu coração e mantém hábitos saudáveis. As chances de apresentar alguma alteração é bem menor e mesmo que isto aconteça, com o resto do organismo funcionando perfeitamente, fica mais fácil reverter o quadro. Se a pessoa tem a saúde em dia, mesmo que esteja passando por uma situação mais estressante, vai resistir melhor à pressão e seu coração estará mais protegido.

 Na sua família, quantas pessoas têm pressão

Maioria de Respostas B:

 Seu peso ideal é o seu peso atual? A) ( B) ( C) (

) Sim! ) Não, mas estou pouco acima do peso. ) Não, estou muito acima do meu peso.

Você está no caminho certo, mas deve se esforçar mais!

Maioria de Respostas C:

RESPOSTAS

alta? A) ( ) Os irmãos ou um parente próximo. B) ( ) Ninguém. C) ( ) Seu pai e/ou sua mãe.

Cuidado! Reveja seus hábitos, avalie fazer um check-up e com as informações mensais do VivaBem planeje e comece a ter uma vida mais saudável.

 Você gosta de café, suco ou chá com: A) ( B) ( C) (

) Adoçante. ) Puro, sem açúcar ou adoçante. ) Com açúcar.

 Na hora do lanche, você prefere: A) ( B) ( C) (

) Sanduíche natural ou algo leve. ) Frutas ou um iogurte. ) Biscoitos e pães.

 Em situações adversas, você:

A) ( ) Respira fundo e sai para não criar confusão. B) ( ) Entra na briga. C) ( ) Fica nervosa(o), mas prefere extravasar praticando exercícios.

48


Você é uma pessoa

MATUTINA ou VESPERTINA Os ritmos biológicos variam de pessoa para pessoa. Quem não conhece alguém que adora madrugar e se sente super bem com isto? Esses são os indivíduos de cronotipo matutino. Aqueles que dormem até tarde e só começam a funcionar depois do almoço, apresentando maior eficiência ao entardecer, são os do tipo vespertino. Há ainda os 'mistos', ora com predominância matutina, ora vespertina. Este grupo é o mais predominante (80%) e também aquele que consegue ajustar-se aos horários impostos mais facilmente. Os cronotipos costumam estabilizar-se somente na idade adulta e geralmente isto é determinado geneticamente. Desta forma, sempre que possível, adapte sua rotina ao seu tipo, para que possa render melhor no trabalho e na vida.

Qual a melhor hora para... DORMIR É quando a glândula pineal começa a produzir melatonina. O processo começa nos matutinos ao cair da noite. Os vespertinos sentem sono um pouco mais tarde.

ALIMENTAR-SE O organismo funciona em ciclos de três horas, independente do cronotipo da pessoa. Por isto, vespertinos, matutinos e mistos devem organizar seus horários de refeição a partir desta regra.

Livro do mês!

Realizo, Logo Sou

RELAXAR Uma boa faixa de horário para relaxar se dá quando o segundo melhor momento de maior eficiência está acabando. Matutinos conseguem no fim da tarde, enquanto vespertinos atingem essa fase já à noite.

BOAS DICAS

ira Autor: Mino de Olive Vida e ua Ág S Editora SO cada página ler te an tig É mesmo ins ada, escrita desta obra recém-lanç uma das por quem viveu cada scritas. Mostra experiências nela de am a ver. É a que muitos se recus a realidade nua e cru as mesmas s já viveram as noss bom saber que outro neira simples, am descobrir, de ma tormentas e conseguir olhos abertos, smo que, para ter os o melhor da vida, me expõe de a verdade que o autor seja preciso encarar s fatos do livro que faz pensar no forma bruta. Este é um caminhos e as sta forma, não só os dia a dia, abrindo, de ão dos mais mas também o coraç mentes de quem o lê, céticos.

EXPEDIENTE

Informativo Médico sobre Prevenção e Saúde editado pela ELM Marketing e Editora Médica Ltda. • Copyright©2010 • ELM Marketing e Editora Médica Ltda. • Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida, copiada, transcrita ou transmitida por meios eletrônicos ou gravações sem a permissão, por escrito, da editora. Os infratores serão punidos pela Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973, artigos 122-130.

www.latinmed.com.br

praticar atividades físicas O ideal é exercitar-se quando o organismo atinge sua eficiência máxima. Os matutinos atingem este estágio pela manhã e também à tarde, depois do almoço. Já os vespertinos têm um rendimento melhor no início da tarde e ao cair da noite.

TRABALHAR E ESTUDAR Concentração é essencial para qualquer estudante tirar boas notas e para que um profissional se destaque no trabalho. Os matutinos trabalham e estudam melhor no período da manhã e os vespertinos, um pouco mais tarde.

Filme do mês!

O Pequeno Nicol au

(Le Petit Nicolas) Filme francês de 2009 com direção de Lauren t Tirard Sabe aquele ditad o que diz: "Ouviu o galo cantar, só não sabe onde…" Pois é, o personagem é um garoto que não sa be o que quer ser qu ando crescer. Enqu an to reflete sobre su dúvida, motivada a pelo tema de uma re da ção, vai nos conta sobre seus colegas ndo , seus pais, sua es cola. A história se nos anos 60 e o ro pa ss a teiro se baseia em uma conversa que garoto ouviu de se o us pais e interpreto u de forma errada. vamos contar mais Não , senão perde a gr aç a. Toda a ‘confusã levou o garoto Nico o’ lau a descobrir o qu e queria ser quando crescesse. Imperd ível!

9 Editora Responsável: Dra. Elisabete F. Almeida (CRM 44.022) ceoelisabete@latinmed.com.br

Jornalista Responsável: Jotta Santana (MTB 17.708)

CONTATOS SAUDÁVEIS Quer saber mais sobre as matérias do VivaBem? Escreva para a gente. Mande suas dúvidas, sugestões ou críticas para: sac@latinmed.com.br


Só vive feliz quem cuida do

Seu Coração

É fácil calcular qual a intensidade mais adequada! Basta fazer esta conta bem simples:

A prática de atividades físicas como a caminhada e o ciclismo faz seu coração viver mais e melhor. Andar meia hora, cinco vezes por semana, estimula o surgimento de vasos entre as artérias coronárias. Dessa forma, na eventualidade de uma obstrução, esses novos canais suprem as áreas em sofrimento com sangue. De acordo com pesquisas, incluir esse hábito no dia a dia faz um homem rejuvenescer cerca de oito anos e uma mulher, 9 anos.

Olho na frequência cardíaca! Quem quer emagrecer deveria prestar atenção na frequência cardíaca durante a corrida ou caminhada, exatamente como fazem os que se preocupam só com o condicionamento cardiorrespiratório. O ritmo dos batimentos indica o quanto de gordura o corpo está queimando. Mas atenção: isso não significa que você tem que se ‘acabar’ na esteira. Suar a camiseta não emagrece. Então, não se engane se, ao subir na balança após o exercício aeróbico, o ponteiro apontar para baixo. O que você eliminou, na verdade, foi apenas água e sais minerais. Basta ingerir o primeiro copo do líquido e pronto: o peso volta ao normal. Para derreter a gordura, os batimentos devem ficar entre 60 e 75% da sua frequência cardíaca máxima. Quem desrespeita esse limite pode sentir um mal-estar súbito – de um desmaio a um problema cardiovascular.

220 – idade x 0,60 O número obtido refere-se aos batimentos cardíacos que você deve atingir em 1 minuto de atividade. E, para a queima calórica, você tem que se exercitar no mínimo três vezes por semana durante meia hora. Não é nenhum sacrifício, certo? O emagrecimento depende do metabolismo individual, mas, em geral, pode-se perder cerca de 2 quilos ao final de três semanas.

Importante: Seja qual for a sua idade, consulte um cardiologista antes de iniciar seu programa de atividade física. Assim, além de atingir o peso dos sonhos, você garante a saúde do coração.

10


Programa VivaBem