Page 1


Índice

Editorial p. 03

Especial Os Pedantes em Ação! p. 04

Agenda p. 10 Ar tigo Comunicação e Hegemonia p. 08 Recado da Profa Nila Bandeira p. 07 Retrados da Vida p. 11

2 VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012


Editorial É com muito prazer que damos início a 1ª edição da Revista Vida de Estudante. Uma revista feita por estudantes para estudantes. Apesar de termos semestralmente uma árdua jornada na faculdade, resolvemos inovar e animar um pouco mais nossos dias. Por compreendermos que a comunicação é um instrumento importante e tem que servir a toda a comunidade é que pretendemos contribuir com o nosso processo de aprendizagem e aumentar nosso nível de criticidade. Divulgaremos semanalmente artigos científicos ligados a área de comunicação, além de publicizarmos o que está sendo produzido na FA7 e por nós estudantes. Nesta edição, de forma descontraída, mostraremos um pouco de como foi este semestre e qual a visão da turma que entrou em 2012.1. Vocês não poderão deixar de ler, também, uma entrevista com a professora Nila Bandeira. Ela fala sobre os prazeres de ser professora e de como foi este semestre. Damos dicas de agenda culturais e de cursos. Tudo está imperdível e construído por nós, estudantes. Agradecemos a contribuição de todos e todas que apesar de estarem muito atarefadas, dedicaram alguns minutos de seu tempo para responder nossas perguntas. Saudamos, em especial, a professora Nila Bandeira, que com toda a paciência do mundo, soube conduzir aulas dinâmicas e repletas de conteúdo importantes para nossa vida. Ficamos por aqui e esperamos que vocês se deliciem com essa primeira edição preparada com carinho e com muito amor! Ousemos comunicadores! VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012 3


Especial

4 VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012


Os Pedantes em Ação! POR LARYSSA PRACIANO *

N

o dia 01 de fevereiro deste ano, iniciava-se mais um semestre na Faculdade 7 de Setembro. Como todo início de semestre, as escolas de ensino superior enchem-se de sonhos e expectativas. Para alguns, termina uma fase da vida. Para outros, o começo de um sonho. Não foi diferente com os calouros do curso de Jornalismo e Publicidade da FA7. Cheios de incertezas desafiaram-se a navegar por esse mundo novo.

1º SEMESTRE Eles se autodenominam “Os Pedantes”. Com a certeza de que terão um futuro promissor, eles fazem da faculdade um local de aprendizado e diversão. vezes exige que nos voltemos contra nossos próprios pensamentos.

E assim eles vão se destruindo, se construindo e se reconstruindo. Optar por um curso, por um caminho, não é fácil. Para Ruth Brito, estudante do 1º semestre de PuA vontade de descobrir o que ha- blicidade, que trocou o curso de via nos mistérios da comunicação Direito por Publicidade, afirma fez alguns abandonarem cursos que PP sempre foi a minha sejá iniciados e outros reafirmarem gunda opção e foi mu ito difícil o desejo por essa arte. Para Gus- desistir de um curso que supostatavo Henrique, estudante do 1º mente me daria uma estabilidasemestre de Jornalismo, comuni- de financeira, mas tive coragem. car, levar a informação, também Já Mayara Magalhães, estudante é uma arte e ser comprometido com o bem da sociedade muitas *Estudante, do 1º semestre de Publicidade e Propaganda da FA7.

VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012 5


Especial do 1º semestre de Publicidade, legais, gentis, engraçados e semviu na publicidade um mercado pre dispostos a ajudar os outros. de trabalho amplo e crescente. De forma descontraída “Os PeÉ com esse sentimento de co- dantes” animam os corredores ragem e ousadia que esses da FA7. Realizaram este semesmeninos e meninas vão de- tre o Amigo do Ovo sem Ovo. marcando o seu território e en- Como no tradicional amigo setendendo-se como ser coletivo. creto, eles sortearam os amigos Alice Ramos, estudante do 1º que deveriam ser presenteasemestre de Publicidade, dei- dos com chocolates (2 barras). xa isso claro quando diz me Lotaram a frente da lanchonete.

Animação. Fotos tiradas, respectivamente, depois de uma aula de Computação Gráfica e da apresentação da Vp2 de Fotografia 1.

De uma forma divertida, distribuíram chocolates entre si e embalaram a manhã com músicas tocadas pela dupla Larissa Nobre e Markan Sabino e cantadas por todos. O professor Jari, com Esse espírito de companheirismo de praxe, afirmou que a festa foi ultrapassa a sala de aula e atinge um SUCESSO! Além desse dia, toda a faculdade. Segundo Yasmin outros também marcaram essa Tavares, estudante do 1º semestre turma. O dia do chapéu e aniverde Publicidade, não podia querer sário da Gabriela e do Karran. estar em uma turma melhor, já que todos são pessoas incríveis, super O resultado das provas de Sosinto completamente a vontade com a minha turma (amigos e professores) que me ajudam todos os dias na minha caminhada.

6 VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012


ciologia e Estética. Poxa cara, esse dia, eu fiquei chateada, mas tranquila. Subiu um frio pela espinha. Uma sensação de que poderíamos está brincando demais e, ao mesmo, a certeza de que iríamos superar aquela fase, falou Raquel Maria, estudante do 1º semestre de Publicidade. Como uma mistura de Sherlock Holmes e Lady Gaga a diversão e a sede pelo conhecimento tomou conta dos novos estudantes da FA7. Esperamos que essa turma possa desfrutar muito do que a escola de ensino superior tem a oferecer. Que os anos que irão passar na faculdade seja uma via de mão dupla e que juntos possam construioutra forma de fazer comunicação. Ousemos Comunicadores!

Recado da Profª Nila Bandeira

Como é ser professora da FA7? É fazer parte de uma equipe comprometida e verdadeiramente preocupada com o aprendizado e engajamento do estudante no mercado de trabalho. Ocorreu algo de especial neste semestre? Nesse semestre pude ter uma outra perspectiva do curso. Agora tenho uma visão do todo, do macro. Isso é importante e certamente refletiu na minha postura em sala de aula. Nesse semestre novamente tive a oportunidade de estar com os alunos do primeiro semestre e essa experiência, tanto nos estudantes, quanto em mim, fica marcada durante todo o curso. Como os calouros estão entrando na Faculdade? Qual sua avaliação? Os estudantes sempre chegam cheios de sonhos e expectativas. É assim desde sempre. O estudante de hoje chega com mais domínio de tecnologia e portanto, mais autonomia na busca do conhecimento. É preciso estar próximo desse estudante atual para que a tecnologia se torne uma aliada do processo de construção do conhecimento. Qual conselho você mandaria aos seus alunos? Sejam protagonistas das suas vidas. Estejam atentos sempre.

VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012 7


Artigo

Comunicação e Hegemonia POR VITOR GIANNOTTI*

Já é lugar comum repetir que no Brasil não se lê quase nada. Livros, jornais, revistas e coisas parecidas não são nossa paixão. Certo, isso já é sabido, como é sabido que a mídia comercial/ patronal goza de todas as facilidades da concentração de poder em suas mãos. E ela usa todas as armas para garantir o poder nas mãos da classe empresarial, sem nenhuma preocupação com a objetividade, a imparcialidade e consequentemente a verdade. De uns anos pra cá, muito se fala da democratização da mídia. Sim, reclamamos do poder das seis ou nove famílias que detém rádios, Tvs, jornais e revistas. Reivindicamos até uma “reforma agrária” nas ondas magnéticas. Tudo isso é mais do que justo e necessário, mas precisamos ter coragem de olhar para os passos que nós de esquerda poderíamos dar e não damos. Quem nos impede de criar nossos jornais e revistas? Jornais para disputar a hegemonia na sociedade, como nos ensinou Gramsci. Lênin, em 1901, respondia à questão “Por onde começar?” de maneira muito direta: “por um jornal político para toda a Rússia”, escreveu. Hoje ele falaria do uso de todas as mídias, do jornal ao rádio, à TV e a todo o arsenal da mídia eletrônica. Hoje, não se trata mais de um jornal único, como de um partido único. A experiência das lutas do século 20 nos ensinaram que podemos fazer vários jornais no nosso campo de es8 VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012


querda. E, o Brasil de Fato é apenas um exemplo de que se pode fazer nossa imprensa. Do roxo ao cor de rosa, passando pelo “vermelho, vermelhinho, vermelhão” são variações legítimas do campo da esquerda. Cada um defende sua visão de mundo, com sua sensibilidade específica. Mas o que precisamos é comunicar, divulgar, disputar nossa visão de mundo. Apresentar, propagandear e desfraldar nossos valores, totalmente antagônicos aos valores da classe patronal muito bem apresentados por toda a mídia patronal. É possível parar de choramingar e fazer nossos jornais, revistas, rádios e usar todas as ferramentas eletrônicas. Para isso precisamos dar vários, muitos passos. Mas o primeiro é nos convencermos que sem uma comunicação politizada, diária, muito bem feita e escrita ou falada na língua dos “normais” não conseguiremos convencer milhares e milhões de nossas propostas. A batalha da hegemonia exige convencimento e força. Força das nossas organizações, força das instituições e das leis que impusermos. Convencimento é pela nossa comunicação. Por isso vamos criar nossos instrumentos de comunicação, os mais unificados possível, para construir o “outro mundo”: um mundo socialista.

VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012 9


Agenda

ENQUETE DA SEMANA Qual disciplina você sentiu mais dificuldade neste semestre? Entre em nosso site e responda! www.vidadeestudante.ehdura.br

Expediente REDAÇÃO: Laryssa Praciano ARTE: Sarah Dummar DIAGRAMAÇÃO: Laryssa Praciano MATÉRIA COMUNICAÇÃO E HEGEMONIA: Vito Giannotti Publicada no Jornal Brasil de Fato no dia 18/10/2011, edição impressa 450. VidadeEstudante é uma publicação semestral da Editora Bagaça.com LTDA. Editora Bagaça.com Rua Férias Vem Com Tudo, 2012, 2º andar CEP:201201-002 Telefone PABX (85) 87191106 10 VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012


Retratos da Vida

TINA MODOTTI Mulher e Política

VIDADEESTUDANTE 13 DE JUNHO DE 2012 11

Vida de Esstudante  

Revista apresentada para a verificação final da disciplina Computação Gráfica 1 da FA7

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you