Page 1

um guia para

fotografia em família com Larissa Maria fotografia

Como saber qual o fotografo ideal para minha família?

Qual é a importância de registrar as fases de sua vida?

Dicas com o que você precisa saber para cada segmento de ensaio


13

2


Í N D I C E 04

Qual a importância de fotografar seu filho?

O que analizar para contratar um fotografo

06

08 Ensaio gestante

Smash the cake

12

14 Aniversário infantil

3


Qual a importância de fotografar seu filho? Uma das mais inspiradoras e poéticas funções da fotografia é sua capacidade de prolongar as lembranças de bons momentos. E, acredite, quando as ocasiões são especiais, recorrer a um fotógrafo profissional, com o olhar sensível e o domínio da técnica, faz uma grande diferença, em qualquer ocasião que seja. Para provar tal fato, criamos uma lista com 9 motivos para se contratar um fotógrafo.

1. Ter alguém atento aos gestos

3. Contar uma linda história aos

realmente emocionantes O fotógrafo busca a emoção e não apenas o registro simples, que pode ser feito por um amador, ele estava registrando cada detalhe, cada carinho e cada sorriso verdadeiro. Temos um olhar atento ao que é belo e ao que surpreende.

filhos e netos A fotografia é uma herança, capaz de escrever a história e, depois, de contá-la para aqueles que ainda estão por vir, como nossos filhos, netos e bisnetos. Ela é para a vida toda.

2. Evitar arrependimentos no futuro

Vale ter um fotógrafo especialista para fotografar a primeira foto da família, a primeira aula de natação, a primeira vez que o bebê vê o mar, os primeiros passos e aquela primeira careta linda quando o pequeno come a primeira frutinha, cada fase é única e não volta mais.

4. Registrar as primeiras conquistas

Gosto de perguntar para meus clientes que tipo de lembrança eles querem ter, daqui cinco ou dez anos, daquele dia, se registros amadores ou fotos feitas a partir de ângulos incomuns, com um close num detalhe importante, em uma expressão surpreendente. A repostas é 5. Lembrar os filhos da infância deles sempre a segunda, nada se compara aos registros de um fotografo. Quando o pequeno tiver 20 anos, talvez ele não lembre mais de como era gostoso brincar na cama do papai e da mamãe, ou como os pais se dedicaram pra ele ter um aniversario incrível, e até mesmo o quanto eles estavam ansiosos com a sua chegada ao mundo mas as fotos vão mostra-lo e faze-lo lembrar de como era sua infância. 4


6. Despertar e aflorar sentimentos Toda sessão fotográfica desperta sentimentos e é capaz de multiplicar o amor entre os envolvidos. O fotógrafo tira a família da rotina e proporciona a ela um dia especial, com momentos inesquecíveis.

7. Resgatar detalhes, como um

simples sorriso A fotografia é um tesouro com cor, cheiro (da infância, do banho, da amamentação) e memória viva (preserva detalhes e nos faz reviver momentos).

família – registrar a brincadeira com o filho, o abraço na esposa… Apenas as histórias registradas de verdade, com sinceridade, serão capazes de trazer de volta as boas memórias. Conseguiu perceber o quão importante é registrar cada detalhe do crescimento do seu filho ou da sua família? Cada fase que vivemos é única e não volta mais, as fotos são a unica forma de você eternizar esses momento.

8. Envolver todos os integrantes de diferentes gerações

O ensaio não precisa se resumir à família direta – mãe, pai e filhos. Ter mães, pais, avós e bisavós reunidos é a garantia de um registro fantástico da história daquela família, acontecendo ao vivo 9. Eternizar a verdadeira essência do amor O ensai o de fotos não é feito de poses. Ele deve ser uma experiência, focada nos momentos prazerosos em 5


O que analisar para escolher um fotografo Escolher a fotógrafa para sua família não precisa ser uma difícil missão. Porém, já que a ideia é registrar um momento precioso, a escolha não deve ser aleatória e sim muito pensada depois de algumas pesquisas. Separamos alguns pontos para você pesquisar antes de assinar o contrato com um profissional. Com um pouco de paciência e cuidado, é possível escolher o profissional ideal para os seus planos e conseguir o um resultado final como você idealizou.

Verifique a experiência: A fotógrafa pode ser excelente, mas se não tiver experiência nas fotos que deseja, você pode acabar arriscando demais. A vivência com outros trabalhos do mesmo segmento, somada à criatividade, certamente fará da profissional mais capacitada para oferecer bons resultados. Indicações também otimas. Outros clientes podem recomendar um profissional, com base na experiência que eles tiveram. 6

Mantenha o pé no chão: O trabalho de um profissional deve ser valorizado. Por isso, às vezes nos empolgamos com os nossos sonhos e escolhemos temas ou tipos de fotografia que encarecem demais os projetos. Antes de procurar uma fotógrafa, analise bem os orçamentos. Você pode sonhar, mas também mantenha os pés no chão. Soluções mais simples também podem oferecer lindos resultados e recordações.

Cada um tem seu estilo: No mundo da fotografia não existem regras, o que para alguns profissionais é incrível, para outros não é. Isso depende muito do estilo de cada um. O ideal é combinar o que você deseja com o estilo dele. Suas ideias devem ser colocadas, mas também escute as sugestões da fotógrafa. Evite sobrecarregá-la de pedidos. Afinal de contas, foram tempos de estudo para chegar aos melhores resultados.


Conheça bem o trabalho: Comece sua busca no Google e leia comentários recentes de seus clientes sobre os serviços prestados na página do Facebook, o feedback dos clientes é bom? Observe bem o portfólio do profissional, os diferentes tipos de fotos já feitas, os cenários. Tudo pode influenciar na sua escolha e até mesmo inspirar você. Essa pesquisa demonstrará os pontos mais fortes dele. É algo válido para saber se a proposta atende aos seus objetivos. Se o portfólio estiver disponibilizado online será ainda melhor: você terá tempo de sobra para analisar os trabalhos. O design do site também pode lhe dar pistas sobre a personalidade e sensibilidade do fotógrafo, afinal o site é a casa/escritório do fotógrafo na internet. Estipule um orçamento: Há fotógrafos que tem um valor mais elevado, pois estudam bastante e usam equipamentos de alta qualidade para criar imagens impactantes e únicas além de terem

algo a mais para te entregar. Mas também há fotógrafos com valor mais em conta e que entregam qualidade que em certos casos até supera a do profissional mais caro, só que estes são raros. O segredo é pesquisar e conhecer o trabalho de cada fotografo. E tenha em mente que preço e valor não se misturam quando se fala de arte. Os preços podem variar consideravelmente, e você não quer desperdiçar seu tempo agendando reunião com alguém que não está dentro do seu orçamento. Conheça o pacote oferecido pelo fotografo: O preço não pode ser o único fator decisivo para que você escolha um fotógrafo . Às vezes a relação custo-benefício não compensa. É importante avaliar seu trabalho e o que ela oferece para você como resultado. Informe-se sobre o produto final, e de preferência exija um contrato. O contrato é a proteção para os dois lados. As cláusulas devem estar bem es-

clarecidas, para que não restem dúvidas e os resultados não tragam insatisfações. Faça uma visita aos fotografos: Escolher seu fotógrafo não é algo que pode ser feito em casa sozinho, você deve conhecer seus potenciais fotógrafos pessoalmente. Se você gosta do que você vê em seus sites, seus valores estão dentro do seu orçamento, visite-os. Esteja preparado para falar sobre o que você espera e o que você imagina para suas fotos. Na reunião, observe a consistência das imagens, veja se ficam bonitas impressas nos álbuns assim como estavam no site, se são criativas, entre outras coisas. Consistência é muito importante, analise bem isso! Veja também se você se sente à vontade e tem afinidade com o fotógrafo, pois ele vai te acompanhar durante quase um dia inteiro e nada melhor que uma pessoa agradável para estar ao seu lado fotografando.

7


8


Ensaio Gestante A gravidez é um momento muito especial na vida de qualquer mulher. Mas não é só ela que fica encantada com essa fase: o papai, os familiares e amigos querem curtir cada momento e ficar perto. Por isso, fazer um ensaio gestante tornou-se quase uma obrigação. Fotos lindas desse momento encantador para um álbum de família ficar repleto de afeto e doçura. Quem não quer? Mas será que você sabe qual é o momento ideal para fazer a sessão de fotos? Vamos responder todas as suas duvidas a respeito desse dia tão especial.

Quando devo fazer ? A melhor época para você agendar e tirar as fotos do seu ensaio é entre o comecinho do sétimo mês de gestação e início do oitavo. Essa orientação é válida porque nessa fase a mulher já pode ostentar aquela barrigona, porém não está sofrendo tanto com os efeitos da fase final da gravidez.

Qual o melhor horário? O melhor horário é aquele em que a luz natural está mais bonita. E em geral isso acontece sempre no comecinho da manhã e no fim da tarde. Esses dois horários apresentam tonalidades de luz distintas e que ficam maravilhosas nas fotografias.

Qual roupa usar? Toda mãe vai querer mostrar a barriga nas fotos. Então sugerimos providenciar de três a quatro looks para as fotos. Na verdade a escolha e a quantidade de trocas de roupas deve ser previamente combinada com o fotógrafo.

Qual o tempo de duração do ensaio? Quando falamos de ensaio para gestante, não existe exatamente uma regra muito rígida. Entretanto sabemos que uma sessão pode levar de 1 a 3 horas, aproximadamente, dependendo da proposta escolhida e do local.

9


Maquiagem e cabelo? Em geral, a maquiagem está incluída no pacote fotográfico que você escolhe. O mesmo vale para os penteados. Entretanto isso é combinado com o fotógrafo ou alguém responsável da equipe. Mas é sempre importante se preocupar para que eles estajam em harmonia.

Quem participa? Você pode convidar as pessoas que são importantes para você neste momento da sua vida. Seu marido, filho(a) mais velho, mãe ou aquela amiga que está sempre ao seu lado. Quanto mais o número de pessoas, maior a necessidade de organização prévia da sessão.

Devo levar alguns acessórios? Traga tudo para sessão, mas avise seu fotografo antes para que ele possa pensar em maiores detalhes e na melhor forma de apresentar os objetos que você gosta. Se você tem em mente algumas poses que gostaria de fazer, é importante deixar claro no início da sessão.

10

Onde realizar a sessão? São varias possibilidade para você escolher: sua casa, alguma praia, campo, algum café, etc. Uma das vantagens de se fazer a sessão de gestantes na residência da família é ainda mostrar acessórios do bebê e incluir o quarto da criança na sessão fotográfica.

Meu pet pode participar da sessão? Sim, seu animalzinho de estimação é bem-vindo se a sessão for feita ao ar livre ou se for em sua casa. O resultado é sempre incrivel e único.


Sugestões de looks para as mamães: cropped + saia longa; crooped + short jeans; vestidos curtos ou longos; calça jeans + cropped saia jeans + blusinha justa Dica: deixa sua barriga a mostra, não tenha vergonha, seu corpo, ele esta lindo e unico, as fotos iram registrar esse momento para a vida toda, sinta-se confortavel e a vontade.

Sugestões de looks para os papais: cropped + saia longa; crooped + short jeans; vestidos curtos ou longos; calça jeans + cropped saia jeans + blusinha justa Para ensaios em area externa, sempre leve: protetor solar; lanche; água fresca; repelente; batom extra; lenço umedecido; Dica EXTRA para as mamães: Leve também, uma canga para apoiar as bolsas com as mudas de roupas e vá de biquíni por baixo para facilitar a troca de roupa caso necessário, pois muitas das vezes não temos acesso ao banheiro. 11


Smash the cake     Esse termo quando é traduzido fielmente se parece como algo em “amassar o bolo” e realmente é isso mesmo do que se trata o ensaio. Nessa sessão, o fotográfico irá registrar os momentos da criança quando ela recebe um bolo para brincar e provar esse novo sabor. E vale a pena ressaltar que a idade recomendada para se fazer o ensaio é entre 1 a 3 anos de idade. Quando os pais decidem realizar um ensaio “Smash the cake” com seus filhos é necessário que anteriormente tenha todo um preparativo para que as fotos sejam bem feitas e o investimento faça valer a pena. Confira abaixo as principais dicas ao se preparar a montagem do ensaio: Roupas: a escolha de uma roupa confortável é primordial. O bebê precisa se sentir a vontade para extravasar e se a roupa não permitir isso, as fotos não serão espontâneas. As mamães devem saber também que sujar a roupa ou vestido faz parte do ensaio fotográfico, então deixe o bebê fazer suas próprias descobertas e se sujar todo. Nos ensaios de 1 ano, as meninas podem vestir apenas uma sainha e os meninos uma calça ou cuequinha, assim eles se sentem confortáveis e saem nas fotos com o corpinho todo colorido. Local do ensaio: para fazer as fotos dos bebês desmanchando o bolo, é preci12

so ficar atento ao local onde será realizado o ensaio, pois a criança vai se sujar e depois é preciso limpar o pequeno para garantir bem estar. Se o ensaio puder ser realizado em casa é ideal, caso contrário leve lenços umedecidos, piscininha inflável para dar banho no pequeno e toalha. Mas ele pode ser realizado em parques, estúdio, praia, etc. Composição do cenário: se você quiser deixar o ambiente mais decorado, além da própria criança e do bolo, procure por decorações de balões e toalhas de chão, de forma que as fotos não fiquem poluídas, mas normalmente quem cuida disso é o fotografo. Muitas


Muitas das vezes o cenário entra no tema que será o aniversário da criança. Cores: as cores suaves em todo o cenário da foto deixam o efeito mais bonito e ideal para crianças, realçando o pequeno e seus destroços. O bolo, o cenário e a roupinha não podem brigar entre si. Na dúvida, opte por usar cores claras em tudo, assim você não dá destaque a apenas um ponto da foto. Preparo: alguns pais sempre inibem os filhos quando estes brincam com a comida, e no momento do ensaio a criança pode ficar intimidada e não colocar a mão no bolo. Para que isso não aconteça, afinal a intenção é que a criança faça bagunça, é preciso preparar a criança para o ensaio. Compre chantilly e deixe a criança se lambuzar com o doce. Faça isso por uma semana antes do ensaio, e no dia das fotos a criança vai estar ambientada com a situação e vai colocar as mãozinhas no bolo com gosto. Docinhos: se você sabe que a criança adora jujubas ou outro doce, uma ideia é incluir esse doce na decoração do bolo, assim fica mais fácil da criança colocar os dedinhos na comida e começar a bagunça toda. Pais: caso a criança não comece a mexer voluntariamente no bolo, uma opção é colocar os pais mostrando para a criança o que fazer, assim o pequeno vai imitá-los e começar a fazer a festa com o bolo. Plano B: muitas crianças se sentem incomodadas com a sujeira que o bolo pode fazer e o resultado é que elas não vão se render à bagunça. Para evitar tal situação, tenha um plano B e leve alguns pirulitos coloridos, caso a crian-

ça não queira colocar as mãozinhas no bolo, dê o pirulito e a incentive a brincar com o pirulito, assim você terá fotos do seu filho fazendo bagunça com um doce. Aparência: o bolo também é uma das estrelas do ensaio fotográfico, e para que as fotos fiquem lindas, é preciso ter um a altura. Então, encomende uma torta que seja compatível com o cenário das fotos e que seja bacana para fotografar. O ideal é escolher uma paleta de cores ou um tema e usá-lo em todos os elementos do cenário. Encomenda: os pais devem escolher por um fornecedor de confiança e com trabalho já conhecido, que possa garantir também a segurança do alimento que seu filho irá ingerir. Ingredientes: é preciso que os pais fiquem atentos com as alergias e restrições alimentares dos seus filhos. Por isso, tome conhecimento dos ingredientes que serão usados e, se for preciso, passe essas informações ao fornecedor. O que preciso levar se o ensaio for fora de casa: você deve levar o bebê vestido com a roupa que será utilizada para fazer as fotos iniciais com os pais. Assim, não perdem tempo, pois lembre-se que bebês dessa idade se cansam facilmente. Traga também uma roupinha confortável para o bebê esmagar o bolo. Sempre lembre que ensaios externos costumam muitas vezes tem bichinhos, então um repelente é uma otima pedida. Um lanchinho e agua caso o bebê sinta fome é indispensavel. Lembre-se: cada detalhe faz uma grande diferença para que as fotos saiam incriveis, converse com seu profissional para que nada saia fora do esperado.

13


Aniversário Infantil Porque você deve contratar um fotógrafo para festa infantil? É um momento único que você acaba gastando com muitas coisas como decoração, comida, salão, a muitas das vezes esquecemos da fotografia, que na verdade é um investimento, a única maneira de você lembrar desse dia daqui alguns anos é através das fotos, ainda mais se a festa é do seu pequeno, assim, até ele poderá ver as fotos daqui uns anos e perceber todo seu esforço em lhe dar uma festa. Confira alguns dos motivos para 14

você ter um profissional em sua festa: A festa é sua!: chegou o dia da festa do seu filho! Um dia planejado com muito carinho e, muitas vezes, com muita antecedência. Ou seja, um dia esperado. Nesse dia, você vai querer dar atenção aos convidados, alguns deles que você não vê há muito tempo, outros que vieram de longe. Você vai querer brincar com seu filho, vê-lo se divertindo. Aquelas horas vão passar num instante e, quando tudo acabar, você verá que não fotografou tudo o que queria.

Ou então passou a festa toda se dividindo entre a fotografia e as pessoas e não aproveitou como gostaria. Não são só as fotos do parabéns: A fotografia de aniversário não são só as fotos do parabéns e aquelas que você tira abraçado com os convidados. Pelo menos não a fotografia profissional. O fotógrafo deve estar o tempo todo atento ao que está acontecendo na festa e preparado para pegar cada instante. Com isso, ele registra os momentos de brincadeira, de carinho com os


pais e amiguinhos, as expressões e tudo mais que você vai querer se lembrar. Fotografia é tecnica: então você decide pedir a um amigo pra fotografar, afinal, ele tem uma câmera boa. Acontece que fotografia tem muita técnica. Um amador nunca ira tirar fotos tão boas quanto a de um fo

tógrafo profissional, ainda que esteja usando a mesma câmera que ele. Na verdade, nem que esteja usando uma câmera melhor. Porque a fotografia depende de ajustes manuais que não são fáceis. Que só se adquire com muito estudo e prática. Em condições de luz muito boas, o seu amigo até pode fazer boas fotos porque a câmera vai funcionar no automático, mas a câmera que faz a leitura e dita como será essa foto. E não ele. Fotografia é composição: Uma boa foto depende essencialmente do uso correto da luz, mas a composição é algo essencial, que depende do senso estético do fo-

tógrafo. Sabe quando a gente vê uma foto linda mas não sabe explicar porque? Com certeza aquela foto fez uso de uma boa composição, que ajustou os elementos na foto de uma forma que ficou agradável de se ver. E isso é também algo que se aprende e que se pratica, mas que depende também de sensibilidade. O fotógrafo profissional deve conhecer e usar essas regras sempre pra entregar uma foto que encante.

15


Fotografia é sensibilidade: outra coisa que considero fundamental na fotografia é a sensibilidade. É algo que muitos tem naturalmente, mas também é algo que se aprimora. Um fotógrafo profissional para sua festa é algo que você deve prezar. Eu não estou dizendo que é obrigatório, mas há alguns motivos que diferenciam o fotógrafo profissional do amador. Uma única vez: porque seu filho só fará um ano uma vez. Dois anos, três, quatro… Nada disso voltará! Esse tempo não voltará, a festa não voltará e os 5 anos do seu filho também não. O único registro que você terá desse momento serão as fotos feitas pelo fotógrafo contratado. Esse trabalho não tem preço! Tem valor! Valor da história, valor das lembrancas, valor das emoções que você sentirá ao rever essa mesma fotografia daqui a alguns anos. Investimento: é uma questão de carinho, amor e cuidado. Geralmente, planejamos a festa por semanas, muitas vezes por meses. Escolhemos o tema, pensamos nos detalhes, pesquisamos, e nos preparamos para que tudo saia do jeitinho que sonhamos e como nosso filho merece! Se fazemos tudo com o maior amor e carinho e sabemos que a festa irá durar somente 4 ou 5 horas, como confiar só na memória para lembrar de tudo depois?! Não dá! Contratando um fotógrafo, você terá a certeza de que tudo ficará bem registrado. Sem arrempedimentos: pra você não se arrepender depois. Escuto muitos arrependimentos: “Ah! A festa estava tão linda e eu não tenho nenhuma foto…” “Ah! Meu filho estava tão feliz, mas só tenho foto de celular de uma tia…” “Ah! A decoração está impecável, corre e chama um fotógrafo pra registrar, porque eu não pensei nisso antes”!! Verdadeiro valor: você acha contratar um fotógrafo algo caro? É importante lembrar que o fotógrafo é um profissional autônomo como tantos outros. Há muitos gastos fixos, gastos com materiais, equipamentos, cursos, deslocamento, assim como horas de trabalho antes, durante e depois do evento… Os 16


Os salgadinhos acabam, a decoração se desfaz, mas as fotografias você terá por toda sua história, pela dos seus filhos, netos, então vale o investimento. Exclusividade: O fotógrafo com sua vasta experiência tem ideias criativas que deixam os cliques mais divertidos, emocionantes e diferentes. Ele foge do convencional e o álbum de fotos depois ficará super dinâmico e exclusivo;

Dica importante: não esqueça que antes de contratar qualquer profissional é necessário uma pesquisa no mercado a respeito de algumas coisas, confira algumas dicas a seguir:

for fazer um álbum, qual é o material, quantas páginas tem, quantas fotos são usadas em média? Qual o prazo de entrega e a forma de pagamento? Ramo de atividade: Observe qual a especialidade dos fotógrafos, pois muitas vezes as fotografias de estúdio deles são maravilhosas, mas procure ver o trabalho de festa infantil, que é o que você procura, uma coisa é fotografia em estúdio onde a luz é perfeita, gestante, de recém nascido ou de shows de famosos, outra coisa totalmente diferente é a fotografia de festa infantil onde requer outras habilidades do profissional. Escolha por você: mesmo que amigas e amigos te indiquem ótimos profissionais, você precisa escolher o que mais se encaixa no seu gosto, no seu estilo. As vezes você até achou lindo as fotografias da festa de sua amiga, mas não o contrate se o estilo daquelas fotos não forem do jeito que você gosta.E também é legal perguntar a alguém que já foi cliente desse fotógrafo, para saber como ele se comporta na festa, se é simpático, se é prestativo ou se é daqueles que não vê a hora de ir embora! Saiba que tipo de fotos você vai querer: Cada pessoa é única, e cada evento também. Os fotógrafos sabem qual é o “protocolo” geral das festas, mas se você tiver alguma imagem específica em mente e que não possa faltar, converse com o profissional antes. Por exemplo, pode ser que num determinado horário da festa, vá ser feita uma surpresa para o aniversariante, e você queira a foto da reação do seu filho nesse exato momento. Se o fotógrafo não souber que vai ter essa surpresa, ele pode estar registrando algum outro ponto da festa, e perder essa imagem.

Conheça o profissional: Não vou dizer que o preço não seja um fator importante de decisão na hora da contratação de um profissional. Mas, além da questão do valor, é importante conhecer o estilo do trabalho do fotógrafo que você vai contratar. Cada fotógrafo tem um estilo diferente, então é bom conhecer o trabalho para ver se ele encaixa com seu gosto pessoal. Há quem faça fotos mais espontâneas e outros que prezam por imagens mais posadas e tecnicamente perfeitas. Tem quem goste de fotos com cores mais vibrantes, e quem prefira tons pastéis. Há profissionais que fazem imagens cheias de efeitos, em ângulos diferentes, e aqueles que fazem fotos mais tradicionais. Faça perguntas e tire suas dúvidas: veja se o orçamento enviado pelo fotógrafo tem todas as informações sobre o serviço, senão, faça perguntas e tire suas dúvidas. Será um fotógrafo que irá trabalhar no dia da festa, ou uma equipe? Quantas horas é o período da cobertura fotográfica? Em que mídia serão entregues as fotos (DVD, Percebeu o quão importante é a fopendrive, impressas)? As fotos serão en- tografia nesse dia? Então já sabe, não tregues tratadas, em alta resolução? Se deixe para se arrepender depois!

17


Guia para fotografia de família  
Guia para fotografia de família  
Advertisement