Page 1

CENTRO DE APOIO AO ADOLESCENTE E A CRIANÇA MISSÃO Desenvolver ações sócio-educativas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal, contribuindo como parceiros da família, escola e comunidade na formação de verdadeiros cidadãos. VISÃO Ser referência no atendimento de crianças e adolescentes no município de Vila Velha.

DIGNIDADE

SAÚDE EMOCIONAL

RELACIONAMENTO FAMILIAR

SUPERAÇÃO

VALORES ÉTICA RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO E ESPORTIVO

ESPIRITUALIDADE

MUSICALIZAÇÃO Aulas de introdução musical e vocal são ministradas por uma educadora e utilizadas como terapia direcionadas para apresentações em eventos externos e comemorações festivas.

ATIVIDADES

OFICINAS DE ARTES As aulas de artes manuais oferecidas são diversificadas, de acordo com o voluntários e demanda de atendidos. Este tipo de atividade contribui para o desenvolvimento das crianças.

EDUCAÇÃO CRISTÃ

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR As crianças atendidas na instituição participam sob a orientação de profissionais de pedagogia de atividades que estimulam a leitura, escrita e interpretação de texto e matemática (de acordo com a necessidade de cada atendido). RECREAÇÃO São realizadas atividades de lazer e esportes, como: queimada, futebol, vôlei, gincana e jogos de raciocíonio, coordenadas por um profissional, e acontecem na quadra de esportes comunitária.

São realizadas atividades que tem como objetivo fornecer fatos sobre Deus e a Bíblia, levando-os a refletirem a respeito das suas ações e sobre o mundo a partir dos valores cristãos.

INFORMÁTICA O curso de informática é oferecido aos participantes do Projeto e comunidade. A metodologia utilizada busca objetivos que permeiam o dia-a-dia do educando como estratégia da prática ensinoaprendizagem, com aulas direcionadas a temas relacionados à cidadania dos alunos.

Praça Assis Chateaubriand, nº 61 - Ibes - Vila Velha, ES projetocenaac@hotmail.com Tel.: (27) 3319-0755

O CENAAC também organiza palestras com profissionais de diferentes meios, e passeios extra classe em locais educativos e de lazer. O objetivo é mostrar às crianças diferentes visões acerca dos temas trabalhados no projeto. ATENDIMENTO SOCIAL É com a profissional de serviço social que ocorre o primeiro contato das famílias com o CENAAC, a partir de uma entrevista, pela qual é levantado um perfil da criança. Posteriormente, é realizada a visita domiciliar para constatação das informações, e a orientação da família sobre as normas de inserção no Projeto. ALIMENTAÇÃO São oferecidas refeições nos dois turnos, que são preparados diariamente pela profissional contratada. Contamos com importantes parceiros para oferecermos às crianças uma refeição saborosa e de qualidade. É de suma importância pois muitas crianças não possuem uma alimentação saudável em seus lares.

Design

André Veronez Larissa Trabach

Infográfico CENAAC  

Infográfico desenvovido na disciplina de Projeto II para o CENAAC - Centro de Apoio ao Adolescente e à Criança.