Issuu on Google+

DISPOSITIVO DE ACESSO A REDE Principais características


GPRS •

O GPRS - Serviço de Rádio de Pacote Geral é uma tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados nas redes GSMexistentes. Esta permite o transporte de dados por pacotes (Comutação por pacotes). Sendo assim, o GPRS oferece uma taxa de transferência de dados muito mais elevada que as taxas de transferência das tecnologias anteriores, que usavam comutação por circuito, que eram em torno de 12kbps.


WI-FI • •

Uma Wireless LAN (WLAN) é uma rede local sem fio padronizada pelo IEEE 802.11. É conhecida também pelo nome de WiFi, abreviatura de ‘wireless fidelity’ (fidelidade sem fios) e marca registrada pertencente àWireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). (TELECO 2008).

• •

O funcionamento desse tipo de rede é bem parecido com as redes cabeadas, utilizam o TCP/IP com protocolo de transmissão e também possuem um conjunto de parâmetros adicionais.


3G •

As tecnologias 3G permitem às operadoras da rede oferecerem

a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços há telefonia por voz e transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 Mbits por segundo. Ao contrário das redes definidas pelo padrão IEEE 802.11, as redes 3G permitem telefonia móvel de longo alcance e evoluíram para incorporar redes de acesso à Internet em alta velocidade e vídeotelefonia. As redes IEEE 802.11 (mais conhecidas como WiFi ou WLAN) são de curto alcance e ampla largura de banda e foram originalmente desenvolvidas para redes de dados, além de não possuírem muita preocupação quanto ao consumo de energia, aspecto fundamental para aparelhos que possuem pouca carga de •

bateria.


BLUETOOTH •

Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio(Wireless personal area networks – PANs). O Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura. As especificações do Bluetooth foram desenvolvidas e licenciadas pelo "Bluetooth Special Interest Group". A tecnologia Bluetooth diferencia-se da tecnologia IrDA inclusive pelo tipo de radiação eletromagnética utilizada.


dipossitivos de rede com larissa e milena