Page 1


Convite especial Ao final do livro haverá um convite, se você deseja evoluir suas habilidades no League of Legends e se o conteúdo deste e-Book for de seu agrado peço que considere-o. Este convite refere-se a um grupo de treinamento de League mas as vagas serão limitadas porque se houver muitas pessoas não poderei manter a qualidade da proposta.

Introdução Primeiro gostaria de deixar claro que se comprou esse livro esperando uma pilula mágica que vai te fazer subir para o elo desafiante em 3 dias, pode jogar fora... Não há mágica, é preciso treino para ser bom, aqui somente falarei os melhores métodos de treino. Depois ler o livro “maestria” de George Leonard minha visão sobre como atingir excelência em uma atividade se tornou mais clara, como meu maior hobby é jogar League of Legends decidi trazer o conhecimento intuitivo dos melhores jogadores do Brasil juntamente com o conhecimento explicito de treinamento desportivo. Para isto entrevistei aproximadamente 90 Brasileiros de Elo Alto e grandes resultados no LoL, pessoas como: o técnico da PaiN Gaming, campeã Brasileira, o Necro; Capitão da Cyber Gamer E-Sport, Martin “Espeon” Gonçalves; a lenda BR da bot lane que jogou como profissional tanto como suporte quanto como AD Carry, o Keyd Loop;. E mais outros jogadores muito acima da média dos times Kabuum, CNB, Team Void, onR. Além destes também peguei informações de várias lendas da Solo Queue como o MPVzin que só joga de Ashe e tem duas contas no diamante, o Gustavo da GGSTV1, Max Pita da Legends BR e também o VPS que alias me ajudou bastante no inicio da pesquisa, valew VPS :D . Mas não fiquei só nas entrevistas, fui além e pesquisei o máximo de vídeos na internet tanto em português como em inglês e extrai todo o conteúdo bom sobre como subir de Elo, aqui nós vamos além do que você acha por aí, normalmente o conteúdo que tem por aí é algo mais ou menos assim: 1. Não de rage 2. Não desista cedo 3. Pegue campeões OP Estas coisas são corretas, mas precisamos de muito mais do que isso. Aqui vou explicar o porquê de você dedicar uma certa quantia de tempo para melhorar suas habilidades enquanto outras pessoas que dedicam o mesmo tempo que você acabam tendo resultados melhores. Busquei por padrões estatísticos no que os pros fazem tanto em termos de comportamento quanto em termos de estratégia de jogo/treino. Meu resultado pessoal com o conhecimento que obtive nessa pesquisa foi exatamente o que eu esperava. Eu fiquei 4 meses travado no prata 3, já havia jogado 8 desafios e nada de conseguir subir, comecei a aplicar as coisas que aprendi com a pesquisa e no decimo desafio subi, no período de 2 meses cheguei ao ouro 2 sem travar. Depois parei de usar as estratégias que criei com as informações da pesquisa e rapidamente caí até a ouro 5, voltei a aplicá-las e em 2 meses e meio cheguei ao platina. Para provar a validade da pesquisa testei também com os meus companheiros de time. desta vez apliquei a estratégia com meu time x5, conseguimos 11 vitórias seguidas no ranked. Repito que não é uma estratégia de jogo e sim uma estratégia de treinamento, não é algo mágico que fará você vencer as partidas mas sim a habilidade que você irá adquirir corretamente.


Decidi dar o nome de High Elo Training para este conjunto de informações e técnicas sobre League of Legends que criei porque espero que daqui uns anos todos os brasileiros estejam jogando em um nível muito mais alto e que seja muito mais difícil para atingir os elos altos devido as habilidades dos BRs. Espero que seja tão útil para voces quanto para mim, espero conseguir melhorar o nível do League no Brasil e contribuir para um dia nosso país ser o melhor do mundo no E-Sport. Admiro pessoas como o Pato Papão e o Laboratório de Zaun que trabalham neste sentido também, alias eu apoio a campanha Bjo que o Pato Papão criou.

O que tem de errado com as minhas habilidades Minha família é extremamente competitiva, meu pai foi um grande jogador de basquete e meu irmão seguiu o mesmo caminho, desde pequeno a competição estava presente na minha vida de forma consistente e saudável, sempre me fazendo querer evoluir o máximo em tudo que faço.


Quando fiz 12 anos comecei a jogar o meu primeiro MMO, lá eu fiquei completamente viciado pelo mundo virtual, aos 15 eu comecei no DotA e nunca evolui muito apesar de treinar exaustivamente. Inclusive duas pessoas que ensinei a jogar DotA venceram campeoantos importantes à nível nacional (Hazawina e Grandi). Isso foi muito frustrante para mim, em pouco tempo eles se tornaram melhores do que eu e eu jogava e treinava a mesma quantidade que eles... Fiquei muito feliz por eles, não me entenda mal, mas eu também queria jogar no mais alto nível dos MOBAs, em 2011 tive meu primeiro contato com LoL, meus amigos de infância largaram o DotA para jogar LoL e aí eu fui com eles. Já são quase 3 anos de jogo e eu não chego nos Elos mais altos... E eu queria muito descobrir o motivo. Voces já devem ter ouvido falar do Bruno Bit da Kabuum, ele era profissional de FPS e em um ano de LoL já foi classificado para a WCG. O que pessoas assim tem de diferente de mim e de todo mundo? Daí vem a primeira conclusão importante, não importa somente o quanto treinamos, mas também como treinamos, assim comecei a pesquisa para descobrir como os melhores jogadores treinam e o motivo deles evoluirem tão rápido.

Maestria e treinamento desportivo Com a pesquisa descobri porque a curva de aprendizagem de League of Legends de alguns é mais rápida que de outros, porém antes de apresentar a curva de aprendizagem de League of Legends é necessário falar de curva de aprendizagem por si só, a explicação teórica que segue neste capítulo é necessária para o entendimento do conteúdo deste livro. Existem dois tipos diferentes de conhecimento, cada um deles tem uma curva de aprendizagem. Estes são o conhecimento intuitivo e o conhecimento explicito. Conhecimento explicito: conhecimento que pode ser descrito e é completamente lógico, como o conhecimento que temos de matemática, qualquer pessoa que tenha paciência pode facilmente aprender matemática porque este conhecimento é traduzível em palavras e pode ser colocado em livros, aulas e outros meios de transmissão de informação. Conhecimento intuitivo: conhecimento inconsciente, este é o conhecimento dos atletas, eles conseguem considerar a posição de vários jogadores em seu esporte para saber qual movimento fazer. este é o conhecimento que faz com que nós invocadores consigamos analisar 10 personagens com 4 magias cada e tomar uma decisão em uma fração de segundos no meio da Team Fight. Instinto e reflexo são exemplos de conhecimento intuitivo. Obs: conhecimento intuitivo está descrito nos livros cientificos como conhecimentos tácito.Curva de aprendizagem do conhecimento intuitivo. Posto isso eu só comentarei aqui a curva de aprendizado intuitivo que é a qual nos interessa porque é a que se aplica mais no league of legends. Conhecimento explicito de LoL é importantissimo mas ele é facilmente adquirido buscando informações na internet, o Treinamento High Elo é baseado em conhecimento intuitivo. A curva é divida em duas partes que são os “platos” e os “picos”. Para explicá-los irei utilizar um gráfico com eixo Y = Aprendizado e eixo X = Tempo. Platos em azul e picos em vermelho Platos: aonde passamos a maior parte do tempo, não evoluimos mesmo que estejamos praticando regularmente. Picos: aonde ficamos por pouco tempo mas evoluindo intensamente. Obs: necessariamente o inicio de um treinamento é um pico.


Observem que o aprendizado acontece em pequenos períodos e depois por muito tempo nós ficamos estagnados sem melhorar nossas habilidades, aqui entra o segredo do sucesso dos campeões ou pessoas que estão envolvidas com atividades de conhecimento intuitivo como um vendedor e NÃO como um engenheiro. Quando chegamos nos platos é normalmente quando perdemos o foco na evolução, fazendo isto estendemos o plato indefinidamente e nunca voltamos para os picos que é o que nos interessa. Nos platos temos que controlar nossa motivação para que nós sempre estejamos evoluindo, quando estamos desmotivados começamos a optar por jogar partidas faceis e não ranked para ter certeza de vitória, começamos a jogar sem a vontade de vitória e não conseguimos controlar a paciência quando um colega de equipe não está indo tão bem no jogo. Começamos a trocar muito os personagens que jogamos e deixamos de assistir vídeos/streams que agregam a nossa habilidade para assistir streams engraçadas, esse tipo de coisa faz com que estendamos o plato. os motivos que podemos perder a motivação são vários mas são faceis de identificar, alguns exemplos são: 1. Se irritar com o game ruim 2. Não fazer amigos no game 3. Pensar que existe EloHell e que não há como sair (independente da veracidade do EloHell) 4. Desgastar amizades de fora do game enquanto joga 5. Sempre perder na ranked mas ganhar no normal game 6. Amigos que falam que você não é bom 7. Internet caindo Entre outros, existem inúmeros motivos que podem te desmotivar, portanto o primeiro passo para que consigamos nunca estacionar em nossa evolução é controlar tudo o que pode nos deixar desmotivados para jogar a sério, não estou dizendo que não haverá plato mas devemos estar sempre encurtando os platos ao máximo. Assim deve-se ter em mente que as desmotivações vão estender seu plato e que você deve encará-las com autocontrole se quiser melhorar suas habilidades.


Mindset Mindset é algo que se traduz mais ou menos como configuração da mente, para sempre reduzirmos os platos devemos ter nossa mente configurada de forma correta e de forma a estar sempre querendo aprender mais. Primeiramente gostaria de trazer uma análise matemática bem simples e que talvez comprove que você está errado em muita coisa que pensa sobre LoL e seus companheiros de time, observe a figura abaixo:

Você vê dois times compostos de 5 pessoas cada né? Então porque diabos você reclamaria de gente ruim jogando na internet? Aí você me pergunta, mas Melevis eu não controlo 4 caras do meu time... Eles são ruins, é culpa dos outros de eu perder. As vezes é mesmo mas presta atenção, são 4 caras ruins no seu time e 5 no outro, se as pessoas que jogam são ruins você deveria vencer a maioria das partidas não? Afinal as chances são cair 4 ruins no seu time e 5 no outro? Você é bom não é? Então a estatística está do seu lado. Se você não está subindo é melhor você analisar se é tão bom quanto pensa que é. É amigo, isso é a prova matemática de que se você não sobe significa que você está onde deveria estar nos rankings, mude seu Mindset agora e comece a aprender. Saiba que você deve aprender em cada jogo com cada jogador. Para que você tenha um parâmetro uma taxa de vitórias de 60-65% em rankeds significa que você está subindo rápido. Mas também significa que você vai perder 35-40% das partidas e que você tem que aceitar isso Gostaria de citar aqui uma entrevista que o SKTT1 Faker deu, campeão mundial pela SK Telecom T1 na terceira temporada e eleito melhor do mundo. “Eu não tenho twitter mas me disseram que as pessoas tem usado a Hashtag #Fakerdoes quando eu jogo com gragas, bom o HotshotGG é melhor do que eu com a LeBlanc, eu gostaria que as pessoas falassem #HotShotGGdoes.” Se o melhor jogador do mundo tem a mentalidade de aprender com os outros, por que você não tem? O cara é pior que você mas com certeza de um ou outro heroi ele entende mais então seja humilde. Sem contar que todo mundo pode estar num dia ruim ou estar ruim naquela partida em especifico, não significa que a pessoa joga mal, se você está lendo este livro deve ser um estudante de ensino médio ou universitário então provavelmente tem algum


conhecimento de estatística, você sabe que 1 não é uma amostra válida para indicar algo portanto se você jogou 1 partida com tal pessoa e ela foi mal, isso não quer dizer nada. Tenha o mindset do faker, queira evoluir mesmo que você seja bom porque alguém sempre sabe algo que você não sabe. Caso, ainda, continuem achando que o único problema que impede voces de subirem são os outros jogadores, aconselho que leiam livros sobre Programação Neurolinguística, eles explicam como nosso cerebro tende a tirar a responsabilidade de nós mesmo. Indico Programação Neurolinguística para leigos (PNL for dummies) das autoras Romilla Ready e Kate Burton. E sem mais delongas... vamos à pesquisa.

Treinamento High Elo Escolhi as perguntas da entrevista verificando com vários jogadores comuns o que eles gostariam de saber, voces notarão vários nomes famosos e um ou outro que infelizmente teve mal caráter e zuou minha pesquisa, mas de qualquer forma a grande maioria respondeu tudo passando o conhecimento que eles detém, preservei a pesquisa original para que voces possam olhar as respostas e chegarem a suas proprias conclusões do que os pros dizem além do que eu interpretei do que os pros dizem.


1. Qual ĂŠ o seu nick de invocador? (Estes foram os entrevistados) Respostas TheHateR Vps aZ Gigante UNSTOPPABLE MVP / mvpziNn Majora SoloQ VTS KazuS2 CG Espeon Le Viotti ggstv1 Keyd BenQ Soul teste rG sh4k TESORO Lx Bruiser paiN Necro Razer Gatez Keyd BenQ Loop leoxuzo arrombado onR Rafes Lcg mumu LeonButcher Digolera KaBuM LEP NVIDIA BYE Godzrage Chronaske like dexter Yaltz Escudero CNB Hyperx Alocs LegenDario azR Bull Max Pita voiD Squeal Electrocret Golias The Skyer Chomper PGTenente OwNerD Lunefe Mewk SWZetsu Huey iikrathosii Siq GG ie ro0d Bechede Nuckerz govT Verfix CG Piroxz


Mit onR Dinho CNB Hyperx Leko kassiele HC Slim CG Kalec Keyd BenQ Mylon KaBuM Phlp EVGA CNB HyperX mjjj AoshiAsak TheTERR0R QsT Destroyer Hywthz dudstheboy G Abreu Muttsur1ni xChuck jkal Mc Chinelo Namador Lord Alm EmersonVNI Mltv Laguna drakyohsi Liion tunga kasa ArthuriaTw dinossauro Calyel leomarex PkReed FumaHeLL seH inf mcknight dta MzR Zyboiuf Geddy, JungleGeddy, StompGeddy VictoR Taorenz

2. Em qual liga você está? # 1 2 3

Resposta Desafiante Diamante Platina Total

Valor 11 55 23 89

% 12% 62% 26% 100%


3. Para melhorar suas habilidades cada vez mais você somente joga ou usa algum método de treinamento? # 1 2

Resposta Só jogo Uso algum método Total

Valor 49

% 55%

40

45%

89

100%

Sobre a questão 3: Podemos observar que 55% dos pros tem seu conhecimento de league of legends constituído de forma tácita, as perguntas durante a pesquisa pretendem explicar o que estes fazem durante os jogos para melhorarem suas habilidades. Só respondeu a pergunta 4 quem escolheu a opção “Uso algum método”, ou seja, as pessoas que treinam com conscientes do que estão fazendo (conhecimento explicito).

4. Descreva o método de treinamento Text Response Analiso stream de jogares que considero de alto nivel, vendo as estrategias que eles utilizam como eles se comportam em determinadas situaçoes Jogar com meu time e ver vídeos analisar os jogos Assistir streams de jogadores famosos da minha role, acompanhar jogos competitivos, procurar guias sobre a minha lane e champions da minha role. VODs uso meu poder na omnisciencia Como caster preciso estudar e acompanhar os torneios internacionais. Com isso aprendo muitos estilos e jjogos e builds. theorycraft custom. Secret Prefiro não descrever tudo por que não quero que algumas coisas vão a público, mas entre alguns dos métodos eu assisto vídeos, principalmente de ligas como OGN e LCS NA e EU, gosto de assistir os jogos seguidos, para poder me situar no que cada time está pensando na hora de fazer sua estratégia baseando nas últimas estratégias do adversário. Além disso gosto de assistir meus proprios jogos e comparar minhas reações e decisões com a de outros jogadores, principalmente os mais experientes. Assistir partidas de streamers high elo e campeonatos, e tentar analisar coisas pontuais que posso aplicar ao meu jogo. Sempre que possível entro em Duo Queue. Treino de Last Hit sozinho em partida personalizada, Estudo de teorias; meta game streams Jogo com e contra jogadores que estão no meu nível Stream, guias, replays, etc


Treinar mecanica em jogos personalizados assistir Além de jogar rankeds, pratico mecânica e outras coisas em custom game. Analiso meus games e de outras scene pra aprimorar meu conhecimento e diminuir meus erros. ultimamente ando sem tempo para observar e aprender, mas antigamente sempre assistia muita stream e olhava elobuff/lolking Veja streams, tenha vontade de aprender e treine muito. Streams, aperfecioamento em custom Estudar seus adversários antes de cada partida. Melhorar map awareness jogando dominion e Posicionamento jogando Aram stream, camps, movimentacao, build Sobre a questão 4: Primeira vamos lembrar que esta questão foi respondida por quem tem consciência dos treinos (conhecimento explicito). Quatro coisas comentadas aqui eu, como seu humilde escritor, considero não tanto de senso comum dos jogadores quatro coisas: 1. Assistir jogos seguidos para verificar as estratégias dos times, isso faz com que nós aprendemos não somente como dar counter na lane mas dar counter na comp. Fazendo seu time ser mais forte mesmo quando está com menos gold... Prestar atenção nisso foi de grande ajuda para mim. sabemos que na SoloQ você não controla seu time mas você controla seu pick e até na SoloQ tem me ajudado este método. Quando comecei aplicar isso consegui transpor o conhecimento que adquiri logo em resultado (em time):

Ganhar jogos onde se tem menos kills e menos ouro não acontece se sua comp não tiver sinergia entre si e ser counter da comp adversária, todos nós sabemos que os picks são talvez mais da metade do caminho da vitória. 2. Treinar mecânica em custom game, principalmente para ADCs 3. VODs, quando se procura informações em videos on demand você acha conteúdo criado para ensinar e de alta qualidade, aprende-se mais em VODs do que streams porque stream é só gameplay, é importante falar inglês para ter acesso a todo o conteúdo disponível. 4. melhorar map awareness jogando dominion e posicionamento em team fights jogando ARAM.


5. Quanto tempo por dia você joga em média? #

Respota

1

Horas

Valor Mínimo 1.00

Valor máximo 12.00

Desvio padrão 3.09

Média 5.34

Responses 86

Sobre a questão 5: obviamente temos que treinar mais tempo para se tornar um profissinal. Em média os high elos jogam 5 horas e 30 minutos por dia, assim para nós chegarmos ao nível deles temos que tirar essa diferença jogando mais do que a média de high elos. Porém para somente atingir o elo alto e não ultrapassar quem atualmente está no elo alto, você não precisa se internar tanto, seu autor jogou 3h por dia até atingir o platina e manteve um ritmo satisfatório de evolução.

6. Você grava suas partidas para assistir depois? #

Resposta

Valor

%

1

Sim

23

27%

2

Não

57

66%

3

Só assisto as derrotas

6

7%

Total

86

100%

Sobre a questão 6: notamos um padrão estatístico pendendo para não gravar as partidas mas precisamos analisar mais a fundo: no livro “O poder do hábito” aprendi que ter o hábito de fazer algo que trará resultado somente a longo prazo e que não é tão divertido assim é algo muito difícil de manter, assistir suas próprias partidas ao em vez de gastar seu tempo jogando é algo que demanda muita disciplina. 27% + 7% gravam as partidas para assistir depois, devido a dificuldade de manter este hábito eu vejo estes números como um indicador positivo para ter esta pratica, eu usei ela tive ótimos resultados.

7. Você procura informações sobre estratégias, atualizações de buff e nerf nos personagens e outro tipo de conteúdo relevante na internet para melhorar suas habilidades? # 1 2

Resposta Sim Não Total

Valor 81 5 86

% 94% 6% 100%

Sobre a questão 7: Acompanhar patch notes agora! Saber qual champ está forte e qual não está é essencial.

8. Que tipo de conteúdo você procura? Resposta aberta Streams , videos , algumas dicas explicatorias de campeoes pra entender como eles se comportam Patchs de Atualização, conhecimento do que os pros tem usado, etc Estrategias dos top players korea Champions utilizados no momento e estudo formas de countera-los utilizando a Ashe


Procuro builds, saber quais campeos foram nerfados e buffados e novos metagames. Builds, ordem de skill, novidades usadas pelos jogadores profissionais, streams (para aprender e para entreter) Guias, Streams e comentário de jogadores conhecidos Gameplay com certos champions em determinados match-ups. Vods hu3 Competitivo internacional Todo tipo que se encontra no reddit, sites sobre o jogo, site oficial da riot, etc. VoDs, theorycrafting, análises de membros respeitados da comunidade Conteúdos relacionados a League of Legends , Att's sobre Patchs , campeonatos no cenário brasileiro e intenacional , Streams no geral Truques de champions e estratégias buffs e nerfs sexo, drogas e rocknroll Builds e metagame. http://www.reddit.com/r/leagueoflegends/ match history e vod de korea/china Tudo que for interessante. Streams Dos Players mais conhecidos Jogos de campeonatos e informações importantes sobre roles específicas ou análises sobre estratégias. Atualizações, "flavor of the month's" e guias/estratégias de top players. Stream de jogadores internacionais Estatisticas (a la lolking), guias de vez em quando Builds, rotas para roamming, matchups Mudanças de meta game, buffs/nerfs, e atualizações em geral. Raramente procuro também por guias estratégicos para alguns personagens. Guias, atualizações, jogos de players que eu gosto. tudo relacionado ao jogo Estatísticas, rankings, guias e estratégias como swap de lanes, split push e counter picks Qualquer um que tenha utilidade Notícias na Pwn3ed todos Sempre tento me manter atualizado em reddit, e acabo assistindo mais stream de jogadores profissionais do que jogando. Games de outras regiões e theorycraft que acho interessante para mim. comps Me mantenho atualizado sobre tudo.


Os champions mais fortes no patch atual e as metas mundiais. Como eu já jogo a um bom tempo, só me preocupo com nerfs e buffs x3 Stream de campeonatos Tudo sobre o jogo Patch notes e coisas relevantes como chars boms na atual meta etc. estrategias, masteries e runas para utilizar dependendo do matchup. qual heroi é o mais forte numa role , como estao jogando com o mesmo e etc Tendências de champions, build e estratégias Combos de skills, para compreender como se tornar mais facil de usar apropriadamente as skills Updates em nerfs, buffs, reworks, revamps, Vejo patch notes, testo o que eu acho que ficou forte combos, estrategias de farm...estragia na tf, como fazer tank, off-tank ou dano com o personagem procuro assistir streans de jogadores mais experientes Todo tipo que possa ser relevante numa partida. Desde patch notes até Streams estrangeiras Vídeos, guias textuais, sites koreanos e etc. Guias , Build< patch notes mesmo citado na melhoras Roaming quase n procuro, só vejo builds e streams ocasionalmente. Vídeos Gameplays video build etc Atualização de patch. wat? Somente os patch notes Guias de personagens que jogo ou quero aprender, patch notes e notes do PBE, assisto streams e campeonatos, etc. Patch notes Sobre a questão 8: me saltou aos olhos aqui o http://www.reddit.com/r/leagueoflegends/, eu não costumava buscar informações neste site mas foi citado por vários pros, fui olhar e notei que é onde os melhores do mundo inteiro colocam informações de qualidade.


9. Qual é a melhor estratégia para a Solo Q em termos de roles: # 1

2

Resposta Saber jogar com todas as Roles e escolher deixando seu time pegar o que eles querem.

Valor

%

20

25%

Escolher uma ordem de prioridades nas roles para os picks de acordo com as suas habilidades.

61

75%

Total

81

100%

Sobre a questão 9: claramente há um padrão indicando que devemos focar em nossas habilidades antes de deixar o time confortável para jogar, obviamente que em vários casos deve-se ser político e abrir mão do que você acredita ser a decisão mais efetiva somente para não irritar seu time, mas a hora dos picks definitivamente não é uma delas

10. Qual é a ordem de roles que valem mais a pena para subir na Solo Q? Arraste as opções para cima e para baixo para ordenar 6

2 Melhor role 19

3 Melhor role 13

4 Melhor role 7

5 Melhor role 3

Ad Carry

3

15

14

8

8

3

Mid Lanner

37

8

2

1

0

4

Top Lanner

1

5

12

22

8

5

Support

1

1

7

10

29

#

Resposta

Melhor role

1

Jungler

2

Sobre a questão 10: Os high-elo escolheram em massa a posição Mid como sendo a melhor para subir na SoloQ, eu interpreto isto da seguinte maneira: o Mid Lanner além de ser um carry ele também influência as outras lanes, um ADC por exemplo dificilmente vai gankar o top.

11. A melhor estratégia para vencer na solo Q é, em termos de picks: Resposta aberta Respeitar os seus aliados, jogar com o que você está mais confortável e não xingar as pessoas Escolher o que sabe jogar melhor. pegar Ashe Em soloQ e melhor pegar um campeao forte na lane e com muita mobilidade para que voce ajude todas as lanes alem de ganhar a sua. Se especializar em alguns personagens e ter GRANDE perícia com eles, e na hora de escolher os picks tentar encaixar seus melhores personagens com o que o seu time tem a oferecer jogar com o que tu se sente confortável e com campeões fortes no metagame Pickar champions com fácil snowball


Usar o campeão mais quebrado e se possível banir qualquer possível counter. Jogar com os heros OP's. Pickar champions da sua zona de conforto, ou quando necessário, uma comp boa com seu time. Estatisticamente a maior parte dos challengers em Solo Queue é AD Carry ou Mid laner. Se você souber jogar bem com qualquer um dos dois está traçando o caminho pra subir, Picks para que os champs tenham um comp boa Pegar os heróis mais difíceis de se lidar. pega ahri ou fizz , insta win Stompar o adversário Ajudando o seu time, ou conseguindo carrega-lo sozinho. Ganhar sua lane e sair dela para ajudar as outras a ganharem. Nao existe uma estrategia fixa, apenas jogue com o que voce é melhor ou se sente melhor. escolher os champions mais fortes do patch Fazer uma comp sinergica. Pegar herói que ta forte tipo zed fizz oriana etc que te deixa confortavel Assassins / Split push Primeiro você tem que aprender a jogar o jogo, depois você aprender a subir de elo jogando com os seus melhores champions. Pickar o que o time precisa, se você for último ou penúltimo pick. Pickar sua melhor role se for top pick. Counter junglers muito fortes, para anular o jungle inimigo e gerar o trash talk no time adversário A pergunta anterior não existe na minha opinião melhor função para ganhar solo queue em tiers altos. Escolher campeões com sinergia e com alta taxa de vitória Mid: ficar de olho no mapa e nos roamming Top: tentar sempre ficar no splitpush e wardando o teu top Pegar aquilo que ganha laning phase e tem alguma utilidade, mesmo que simples, em teamfighting. SoloQ não tem muita coordenação e pickar para teamfight é um risco. Banir Assasins no atual meta Stompar a lane e ajudar os aliados. Escolher um champion que alem de ganhar a lane consiga ser util contra o time inteiro inimigo. CC Pegar times com CC que têm sinergia entre si, se uma lane estiver em total desvantagem é so guiar seu time para uma troca de lanes (swap) Zed, Fizz Pegue sua melhor role e picke champs de tier 1 ou 2 preferencialmente Sempre pegar champs desbalanceados (OP) que tem uma grande capacidade de


carregar o jogo. (geralmente com grande CC ou dano AoE) picks que vc está confortavel jogando Ad Carry que saiba jogar bem, e respeitar o time nas calls Sempre saber oque banir no patch atual, e sinceramente...não existe counter se você realmente saber jogar com tal champ Ter noção de todas as lanes. Porém, é necessário ignorar comentários inúteis e deixar os outros players confortáveis (posição e mentalidade) Comunicação sublime entre os colegas Pickar o champion que voce joga melhor, mesmo se ele nao eh o mais usado no competitivo. pickar algo q você seja confortavel para ganhar ou empatar a lane, raramente perder Roaming e farm Algo bom em duelos, assassins em geral é sempre uma das melhores escolhas. Escolher champions fortes na lanephase, que consigam vencer a propria lane e ajudar as demais. Herois que escalam muito level 6 , ahri , gragas , fizz , kassadin . herois que level 6 ficam MUITO fortes comparado ao proprio level 5 Primeiro se feedar, depois ajudar o time. Não o contrário. Apenas jogar com os champions que você se sente mais confortavel Counter pick ou picks fortes atualmente. Saber uns 2 personagens por role, e ter uma ou duas roles que voce seja melhor e saiba mais personagens para pickar de preferencia Ter uma composição boa Heros quebrados Noc,Udyr,j4,vi,aatrox,lee,elise,Ahri,Fizz Counterar Ter em vista o que você quer fazer escolhendo os champions, ter alguma estratégia Pegar sempre um campeão que você tenha total awareness de seu dano/defesa e que seja viável para aguentar counter-picks, assim como Caitlyn e Ezreal para Ad Carry, Renekton no top, Lee Sin jungle e etc. Pegar personagens fortes que consiga ajudar seu time tanto nas tf como em lane phase (teleport) Escolher o champ que você mais sabe jogar e não o que vc acha que da counter no outro. claro que se vc souber jogar com o counter pegue. Não criar intrigas no time. Aprender 1 herói e saber o que fazer com ele independente de counters/lane que for. Aprender heróis que estiverem muito fortes. Pegar um jungle com alto potencial de gank e potencial em team fights, como j4, nocturne Sobre a questão 11: Noto um padrão dos high elo falando que deve-se escolher campeões OP, muita gente prefere ir para uma estratégia de “elemento surpresa” treinando com heróis não tão fortes porém não tão usados. Acho que


quando se chegar em um certo nível mais elevado o elemento surpresa não irá mais funcionar porque você não surpreenderá ninguém logo que quanto mais alto o nível de jogo mais conhecimento dos champions os jogadores. Portanto a estratégia que mais rende seria pickar campeões OP mesmo. Várias pessoas se sentem mal de pickar campeões OP porque se sentem “apelando” mas não acredito nisso, acho que a escolha do campeão é parte do game.

12. Você usa sites de informação como lolteam.net e lolnexus.com para tirar informações úteis p/ vencer? # 1 2

Resposta Sim Não Total

Valor 38 26 64

% 59% 41% 100%

Sobre a questão 12: devido a proximidade estatística das respostas não me parece ser um elemento definidor, de qualquer forma as proximas questões explanam mais isto.

13. Como você usa as informações para o seu jogo? Resposta aberta se eu vejo que o meu inimigo de lane ta com masteries ofensivas e vem sem sustain na lane eu sou agressivo para tentar tirar ele da lane pois ele vai estar com menos defesa e sustain tento forçar ele a sair perder farm ou eventualmente morrer BY MY HANDS Vejo quem está duo e tenho em mente que eles vão ter uma comunicação melhor entre si e tento forçar discordia entre eles Eu simplesmente picko Ashe e ganho a partida. as vezes vejo, e raro, so quando eu acho que tem disparidade no mmr dos players. nao fico tirando proveito disso nao =) Analisar habilidade de aliados/inimigos com personagens e ver runas, estatísticas, etc. Não uso Apenas por curiosidade. Não uso muito. É basicamente o que eu sei para as roles adaptando com o que assisto de campeonatos internacionais. de acordo com as runas é meu comportamento in line Ver se posso ser um pouco mais agressivo na lane de acordo com runas e masteries, nível de jogabilidade dos players, se o player é confortável jogando com determinado champion, etc. Pergunta meio vaga e com resposta que vai ser genérica e sem fundamento pra pesquisa. sabendo quem joga melhor do que , e caso conheça o jogador usar os erros dele para um beneficio que Não preciso dessa merda pra descer o cacete nos filhos da puta Não utilizo informações que nao sejam dadas pelo proprio jogo Runas e talentos utilizados pelos outros moldam a minha build. x


Vejo qual divisao é o meu time e quem ta nele e no outro para saber se eu tenho que aumentar ou nao meu nivel de jogo na partida para ter um bom resultado jogar em nivel alto e cansativo as vezes vc joga um pouco mais relax msm sendo ranked sabendo de que forma tenho que me comportar em lane phase contra a estatistica Jogo do mesmo jeito todos os jogos não importando o adversario Analiso meus adversários para saber seus pontos fracos e decido como e de quem posso tirar vantagens mais significantes. Verificar duos no time inimigo para saber onde o jungle provavelmente gankará mais, por exemplo. Determinando a atenção que preciso dedicar a cada lane, dependendo do nível dos jogadores adversários Geralmente verifico a capacidade de dano e sobrevivencia de quem eu vou lutar contra na rota. Não uso os site em cima. Vejo elo, quais jogadores estão duo, runas, materies, para saber como comportar dentro do jogo. Não costumo usar lolnexus, mas acredito que saber as runas e masteries dos inimigos pode ajudar um pouco. procuro fraquezas inimigaspara usar contra ele Sei o potencial de cada campeão e itens, dessa forma sei como responder a isso Quem eu vou campar, essas coisas É bom saber quem é o mais experiente do outro time. observando as runas, masteries Tentando absorver o maximo de informaçao de mecanicas etc Olhando masteries e runas dos outros players pra saber até aonde posso ir na lane phase. Não utilizo nenhum desses sites. Analisis Nem sempre vejo essas informacoes e nao acho que elas sejam tao relevantes. Runas do jungle e do meu oponente na lane Para ver com que frequencia o oponente joga com o champion e saber o quão confortável ele esta. Conhecimento. Qualquer conhecimento a mais que você tem sobre seu oponente melhor. Não uso. Não uso na verdade, apenas vejo por curiosidade. Nao uso saber qual o adversário e o que usar contra ele. Quem focar , qual lane campar e etc.. uso principalmente o probuilds.net, vejo informacoes e jogos de todos os meus pro players preferidos


Adapto Com uq eu tenho não uso Quando um jogador tem uma média abaixo do normal, as vezes eu indico para o time que ali vamos ter mais kills, vai ser onde vai ser mais fácil de emboscar o time adversário. No erro do que tem menor pontos de média (normalmente dá certo). lolking para ver as runas masteries etc olhando as runes pages e masteries para ver os atributos do adversario Sei qual lane provavelmente será a mais fraca/mais facil de gankar. Sei as runas e masteries do time inimigo para trocar dano melhor. Verifico a rune page para ver quem tem runas/masteries diferentes que facilitariam meu gank.

14. Qual é o melhor tipo de Comp para vencer na Solo Q? Descreva o motivo. Resposta aberta não existe um melhor tipo de comp em solo q pq os players de solo q não se focam em comp eles basicamente pickam aquilo que eles gostam / acham op e etc , muitas vezes vc vai ver um mid de poke com um jungler de engage e um top split push no mesmo por simples falta de comunicação Uma composição de Pick-Off, com heróis como Zyra, Ashe e Vi que são fortes em suas roles e dificilmente morrem muito na lane phase Heavy AoE com facil lane phase. Simples, facil e dificilmente as pessoas conseguem reagir a tempo. Qualquer uma que tenha Ashe Campeos fortes na lane, pois quase nenhum jogo de soloq e levado ate o late, ele e mais decidido no early. Não creio que exista um melhor tipo de comp. a melhor comp é tu completar o que seu time prefiro Split Push, apesar de ser uma faca de dois gumes, pois necessita de boa comunicação e entrosamento pelo time inteiro para não se tornar em vão. Hard CC. Tem maior taxa de vitória para solo queue, é comum o time desandar e tomar pickoff em caso de um bom chain CC. nao existe melhor comp Provavelmente comp de AOE (area of effect), pois não é necessário muita mecânica de jogo para os jogadores, se perderem a lane, podem se juntar e forçar lutas, e simplesmente spammar suas skills e ultimates que provavelmente você ganhará a fight. Hard Engage ou Split Push. Elas partem do princípio de organização - no hard engage, você tem um botão que organiza seu time imediatamente pra ir pra cima e "seguir a call". No split push você joga em cima do erro de coordenação inimigo. São raros os times de solo queue que conseguem se organizar para combater esse tipo de estratégia. Com um grande CC ,para que Pick comps, times de solo queue são desorganizados. global , botlane chora = ggwp AOE e teamfights, por que BR é burro e por natureza não sabe jogar teamfight, entao com uma comp de TF vc caga ainda mais neles Comps que se aproveitam de erros. Controle de grupo pesado e burst damage. Nao existe team comp em soloQ. Pickoff , porque todo mundo joga soloQ sem prestar muita atenção e isso faz com que pickoff seja forte. AOE comp, por que é facil e qualquer um consegue usar sem ter muita sinergia. Eu to gostando mto do meta dos olhos puxados hauauhau um jugler bom com cc e


tanker um tanker no top um ap mid robado adc e sup nao se vence soloq com comps e sim com habilidade e trabalho em grupo Com bastante CC's para a mais facil inicialização de uma team fight Splitpush em elos mais altos e teamfight em elos mais baixos Qualquer comp que countere os champions mais perigosos do time adversário. Ex.: Janna contra certos gap-closers. Comp de "Pick Off", onde se tira vantagem eliminando jogadores inimigos 1 por 1, pela falta de comunicação existente em SoloQ No meta atual comps que favorecem um mid game forte com roams do mid e muitos ganks do jungler. Não sei te dizer, eu preferencialmente prefiro os assassin com um pouco de cc, geralmente soloQ tento não depender do meu time. AoE Hard Engage, não existe muita coordenação, só pingar e o engage é feito. Composições de split push ou poke requerem mais coordenação por parte dos players, algo que raramente existe em soloq. No atual meta seria uma front line forte, com um assasin, assim o adc inimigo morreria no 1 cc causado a ele High elo - AoE comp. Low elo - Split push AoE comp, porque é facil de sincronizar o time com elas. Baseado em dano rapido... para nao ter o que o oponente fazer de reação (Tipo gragas) Comp com alta mobilidade e CC, CC ganham team fights e mobilidade mantêm pressão no time inimigo com split pushs Depende Isso varia de game pra game Time com grande quantidade de CC e AoE. lane phase forte, ganahr erly game é 90% do jogo em soloq Comp de CC ou de hard engage, basicamente por que hard cc, nao deixa o time inimigo "se movimentar" e hard engage, e um engage forte, muito dano em muito pouco tempo Comp é importante..é claro, mas acho que em soloq o mais importante é voce jogar com o champ que você é bom, e tentar dar o maximo com ele. a comp fica como segunda opção. Qualquer comp é viável para Solo Q. Jogue com o que você quer treinar/testar/jogar. Se jogar bem, qualquer champion é viável. Paciência e calma! Comps que tenham um early game forte e team fight forte. Pois ganhando o early game o time fica com a moral alta e comps de team fight forte nao precisam de muito entrosamento. Acho q a comp nao afeta tanto, mas o que influencia em grande parte sao os counter picks separados Muito dano(Kassadin dando IK no adc) ou dano em AoE(Orianna) SoloQ acho que a melhor opção é champs de picks nos quais você consegue fazer jogadas solo e não confiar tanto em seu time. Acho que depende muito do ELO, em tier mais baixos o jogo é praticamente decidido na lane, pois muitas pessoas desistem e dao rage fora que falta uma certa coordenaçao para saber como jogar estando atras no gold. Porém em elos mais alto, apesar de poder acontecer a mesma coisa, acredito que Comps de team-fight sejam muito eficientes, pois todos mantem um nivel de farm elevado e devem saber se posicionar e quando agrupar para lutar. comp que seja early game , pq desestabilizar o inimigo de inicio faz 90% de diferença Não existe comp pra solo queue. Existem heroes op. Acho que comps de slipt push com TP, funcionam muito bem em soloq, porque a maioria das pessoas ainda nao sabe como dar counter em ter todas as suas lanes sendo puxadas. Pick comp, costuma ser forte early game e as pessoas se posicionam mal em soloQ. Nenhuma, comp requer uma estrategia adotado pelo time todo. Nao existe esse tipo de coordenacao em solo q, talvez o mais util seja pickar assassins, algo que voce possa fazer plays por si só


Uma composição de heavy engage, pois pune os erros mais simples dando muita vantagem para seu time Comps voltadas para team fight. Se o jogo chegar no mid/ late game seu desempenho sera melhor. soloq normalmente vc tem q carregar sozinho, ou combar ults All-In wombocombo Vária muito, mas champions com muito cc e/ou ingage muito forte são ótimos. Hard Engage. Com certeza, pois quando se pega um hard engage muito bom que consiga burstar um dos carries, o time que toma o dano não tem comunicação normalmente e não sabe agir em combate, pois estão sendo pressionados Poke ou de combo onde vc possa destruir o time inimigo em apenas uma team fight mas que tbm possa levar torres rapido e focar objetivos pick off, jogar no erro do time adversario matando 1 por 1 que estejam mal posicionados. Ficar balanceado em termos de danos AP e AD, se possivel ter danos mistos, isso atrapalha muito a vida do tank, como evelyn e jax. Sempre ter pelo - um tank, se possivel 2. CC. Difícilmente algum time lida com CC bem em solo queue, quem tem mais cc geralmente é mais forte em teamfights, e solo queue dificilmente o jogo é rápido pois os players não sabem terminar o jogo logo. Comp de tf, mas com champions que ganhem a lane phase Sobre a questão 14: várias opiniões diferentes, mas não vejo ninguém discordar que pickoff e AoE são boas, vários levantam split push como uma boa opção mas também arriscado. Nota-se um padrão sobre a melhor estratégia em elos baixos é diferente da melhor estratégia em elos altos, devido as várias opiniões diferentes aconselho que leiam e veja com qual você mais se identifica. Como há várias opiniões diferentes podemos concluir que para escolher a estratégia dos picks precisamos avaliar mais fatores até que surja um padrão.

15. Como você decide entre buildar Armor/Magic Resistance ou vida? (Considere que está em uma role que isto seja necessário) Resposta aberta conforme o time adversario e quem está ficando "gordo" no outro time Vida - Contra pessoas comprando penetração ou com skills que dão dano verdadeiro. Armor - Contra time AD Heavy, MR contra time AP Heavy Vida early levels, armor/magic resistance mid/late game. Você toma como referência o maior Damage dealer do outro time, se for um gragas/orianna etc... é Magic Resist e por ai vai, vida é situacional. depende se tiver double ap e certo que eu faça magic resistance ou vida ou tambem se o ap carrier estiver bem forte, tambem faço um pouco de armor nessa ocasiao para nao morrer para os ad carries, ou entao se o time for full ad faco so armor =). Contra true damage vida é um MustHave, contra ad muito tankers (renek/garen) vale a pena começar com a máscara/brutaliser, pra depois partir pra defesa fisica pesada. Contra AP teniho considerado Sombras gemeas, pois sua utilidade é grande e kageluck é um bom item Tu tem que buildar uma mistura entre os dois, mas tudo tem que ser analisado dependendo do time inimigo Tento buildar itens que dão tanto Armor/MR quanto dão vida se estou precisando ser Beefy. Referente ao carry inimigo que estiver ficando forte. Caso precise parar o Ad = armor (Thornmail, Sunfire), para o Ap = MR (Hexdrinker e Banshee são boas opções atualmente, mas depende ainda qual o campeão que se usa) de acordo com o time inimigo Se a main threat (principal ameaça) do outro time for AP, buildo MR, se a main threat for AD buildo armor. Se estou sendo focado pela maioria do time, tento buildar vida, pois é um stat que tem uma defesa mais geral.


Composição inimiga, champion que eu estou usando. tirando os itens "core" , buildo de acordo com a necessidade de se um certo Champ esta muito feedado ou se para Mid ou End Game pode causar um grande problema Matematicamente armor se tiver um top ou um jungler ad Sua pergunta é auto-explicativa, não vou priorizar armor se a base do dano adversário é mágica e vice-versa Depende de cada game, não da role Itens de aura como Randuins ou Solari oferecem uma proteção ou debuff em área e afeta mais que um jogador. Priorize estes itens. Dependendo do time inimigo sempre. HP é bom contra dano fisico e magico , é uma das primeiras coisas que eu buildo. armor eu faço se tiver muito dano fisico e mr se tiver muito magico, mas sempre com um hp bom. eu buildo os 2, quanto mais de um, mais custo/eficiencia o otro tem. Vc tem que olhar os itens dos adversarios se eles nao tem magic pen ou armo pen nao tem pq socar armo dependendo do time inimigo depende da maior quantidade de dano adversario, hp para quantidades parecidas. Armor/MR no início do jogo é melhor, depois vida (é um modo simples de ver) Sempre começo buildando vida, e deixo armor/mres pro mid-lategame, quando os inimigos já terão itens de penetração. Sempre se deve priorizar vida à Armor/MR, quando as fontes de dano são hibridas. 1° avaliar quem da dano do que no time adversário e ver o que é mais preciso 2° fazer primeiro itens de defesa contra sua rota 3° Vida é raramente usado em si mesmo no meta atual, fica melhor itens hibridos de vida e um das defesas. Dependendo contra quem eu estiver jogando, contra champ ap prefiro fazer MR e HP Dependendo do dano alocado no time deles. Se houver muito AD, armor, se houver AP, MR, se houver true damage, HP. Também analiso quem tem mais recursos (feedado). normalmente quando sua midlane ou botlane perdeu muito feio, voce deve optar por tentar grudar na pessoa dessa lane de forma a fazer com que ela so te ataque, eqto vc tem uma alta resistencia contra a mesma De acordo com a quantidade de heróis inimigos, se estiverem com mais AP ou armor, normalmente esses itens já contem vida. se você for top, prioriza buildar o que o inimigo da lane + dá em dano, jungler quase sempre builda golem e aegis independente da situação. depende da composição inimiga! pois uma certa quantia de armor ou Mdef não ajuda tanto se vc nao preencher o restante tipo 30 de amor não vale de nada... 100 de amor já vale muito= 50% de redução. Observo qual oponente está mais forte, build o essencial para o campeão e dependendo quais Solo Laners o adversário tem Depende da lane depende da fonte de dano prioritária Geralmente eu build bastante armor (quase 200+ armor), uns 150 de MR e Vida para ficar com mais de 3k. (Geralmente faço isso na jungle utility) depende do otro time Depende de quem no outro time está mais feedado/forte Depende de quanto voce precisa e de como você quer jogar na lane, se é um champ com burst alto e voce é um champ que fica melhor no late, voce builda defesa pra tentar creepar o maximo que conseguir pra poder se destacar depois no jogo. Se tiver muito dano físico, armor; se tiver muito dano mágico, mr; se tiver muito dos dois vida é melhor. Porém, é preciso ver se o time deles tem champs com % de vida, se tiver, Armor/Mr é melhor. Depende do que eu jogo, e o que eu estou jogando contra Depende do jogo, nao sei descrever isso! haha avaliar o time inimigo Armor e Magic ate 100 o resto em vida.


Depende dos inimigos no geral, champions com true damage você deve sempre priorizar HP caso contrário sempre mire resistências. Primeiramente é preciso levar em consideração os campeões do time inimigo, se fazem mais dano AP ou AD, e quem do time deles esta pegando as kills e farmando bem. Além de inicialmente construir algo que ajude-o a vencer a propria lane. foca a defesa na lane, contra um AD voce faz armor, contra um ap voce faz mr , e vc builda resistencia quando voce tem chance de morrer num combo do inimigo , se voce aguenta o combo inteiro , faça dano . matar o cara mais rapido > tancar mais Baseado nos champions inimigos e quão forte eles estão. Ex: Não buildo MR se o unico ap é uma Lux e ela está 0-8. Como eu gosto de jogar com assassinos, eu faço o de acordo com quem do outro time está mais forte. Baseado apenas no champ que estou utilizando. depende sempre do jogo, mas o normal é combinar os dois em itens como sunfire cape ou spirit visage armadura com certeza Se estou sendo punido mt forte ou quem esta mais forte no outro time (ad ou o ap) depende muito do jgo, jogo na role jungle normalmente eh a mesma build para soloq Observo a forças que a composição inimiga oferece e adapto para sobreviver pelo maior tempo possível, e vida caso as resistência já estejam suficientes, entretanto a maioria dos itens oferece resistências juntamente com vida. como randuin"s e spirit visage contra champion ad: armor,contra champion ap: magic resist, vida: quando a front line do time(jungle/top/tank) não está forte Depende de como está o game. Em um top lane difícil é de praxe você ver a pessoa que tá tomando pressão comprar itens defensivos, vide Giant Belt, depois rushar uma Sunfire Cape. Um fator importante é a comp, caso você tenha um jungler agressivo, que pega kills, como por exemplo a Evelyn, é aconselhável seu top lane ser o mais tank possível. E no caso oposto também, como um Aatrox top, o jungler poderia buildar mais utility pro time. Um dos fatores de buildar defesa logo no começo do jogo é o dive potential do time, no caso de se ter uma diana ou um fizz no time, isso facilita muito, pois estes campeões tem um burst bem forte, e um champion tanker dando dive ajuda muito, pois eles são melee's. Eu vejo se o time inimigo tem mais ap do que ad se for uma comp normal de ad e ap eu buildo mais precisar pra minha lane Se for um burst, é preferível vida porem se for pokes, armor/magic resistance é mais aconselhavel temos q pensar se vai ser 1 jogo de muita fase lane ou de fase lane curta. se for de muita fase lane priorizo fazer o counter para a lane. É preciso balancear o stat defensivo com a vida, não adianta ter muita vida sem resist nem o contrario. Para decidir entre MR/Armor deve-se ver o time inimigo, e principalmente quem está mais forte no time inimigo. 90% das vezes builda-se armor quando se joga jungle/top, devido aos tower dives, exceto em time full ap. Sobre a questão 15: conheço pessoas que já criaram planilhas fazendo a conta perfeita do dano que receber ou causar, porém é necessario considerar também fatores qualitativos como quem está te hitando, se você está atacando o ADC inimigo ou defendendo o seu ADC e etc, portanto deve-se decidir durante o jogo com suas especificidades.

16. Como você decide buildar AD / AP ou Magic Pen/ Armor Pen? Resposta aberta com base no time adversario , se tiver um time que não e muito tank por natureza


posso optar por fazer mais dano primeiro antes de fazer penetraçoes Depende dos itens do seu adversário, do seu objetivo em jogo e do seu campeão. Tem campeões que o dano base é altíssimo, então penetração e mais viável, outros tem escalas de AP/AD altíssimas, entao AD E AP é mais viável Dependendo do scale de cada um dos stats com o champion que estou usando. se estou fazendo Ashe AP, eu uso AP e MP e estou fazendo Ashe AD, é ArmP e AD. simples decido buildar ad para os ad carries, ponho um pouco de ad tambem em bruisers mas sempre um pouco de tank tambem, ap nos ap carries e armor pen contra inimigos que optam por fazer muita armor! Depende do time adversário e da previsão de itens que eles irão fazer, e também obviamente é muito situacional, se seu time está ganhando/perdendo muito tem coisas que devem ser priorizadas Depende do campeão/time inimigo Primeiramente pego um item que me providencie alto AD/AP e logo em seguida MPen/Armor Pen, apesar de que, caso o outro time não tenha Armor/MR, posso fazer algum item de CDR/Defensivo/AP ou Atkspeed no lugar. Depende o campeão que se está utilizando. Cada champ funciona melhor com Stats ou com Pen. de a cordo com os itens dos inimigos Se estou com muita vantagem no jogo, tento buildar itens mais ofensivos (AP e AD), se alguém está buildando muita MR ou ARMOR, tento buildar magic pen ou armor pen, para que ainda possa ser uma ameaça para meu target. Itens que o inimigo está comprando, vantagem de gold que eu abri sobre o time inimigo/oponente na lane. de acordo com a necessidade do game , dos Picks inimigos e builds que fizeram Item de penetração geralmente é o terceiro. depende do heroi... O cara que criou essa enquete é burro pra caralho Depende de cada game, não da role Nao compre itens de penetração só pelo prazer de o fazer. Observe as runas, talentos e build adversária. Dependendo o seu champion e da quantidade de resistence do time inimigo. Magic pen flat é bom quando o cara não está fazendo MR e vc consegue dar true dmg nele, Magic pen em % só compensa 120+. armor pen flat se o cara for squishy e armor pen % se o cara tiver 150 armor + baseado nos itens do otro time e na sinergia do heroi com os atributos. Depende do seu foco no game eu gosto de builda ad e ap pq de 5 pessoas raramente as 5 fazem armo e magic resist entao a que tiver com menos eu foco e explodo logicamente que depende tbm da team fight mais tem herois como katarina e rumble um exemplo que sempre vai ser bom buildar magic pen pq o dano base deles sao altos dependendo dos cchamp inimigos Dependendo do Champion que estou, e dos items buildados pelo adversário Só buildo penetração se meu adversário fizer armor/mr


Idem ao superior. Começo com dano, e faço MPen/APen mid-lategame. MPen e Armor Pen são buildados contra inimigos que não estão buildando resistências, para maximizar o dano causado. Ex Riven buildando APen contra Lux buildando Rabadon Instinto. Geralmente pelo tipo de auto ataque do champ eu já vou com runas doublepenetration armor/magic, são ótimas! Dano normalmente se builda quando o personagem tem pouco dano base. Penetration pode ser abusado em personagens com dano base alto. No mid-late game, dependendo do personagem e das resistências, é bom pegar alguma penetração em % como quarto ou terceiro item. se estou muito afrente na lane, buildar um pouco de ad no caso do top ou armor pen é bom, para causar um snowball, porem nunca deixe de se transformar em um tank Caso os inimigos comece a stackar muita armor ou ap. void staff se a mr inimiga tiver absurda, whisper se a armor tiver absurda, caso contrario AP ou AD. depende do personagem que estou ou jogando contra Isso depende quanto as defesas do time inimigo, se fizerem defesa obviamante se deve fazer Pen Depende da lane Pela necessidade do time se for game de elo alto, se n, faço a mais conveniente/divertida Se estiverem stackando muita Armor/MR, voce faz ArmorPen/MagicPen depende do seu time e do outro Depende do outro time Depende dos champs do outro time, e de como anda o jogo. Dependendo do champion que você está usando. Mas genericamente, AD e AP é melhor pro early game, pq os stats de MR/Armor ainda estão baixos. Conforme os champs foram pegando Armor/MR, Mpen e Arpen passa a ser melhor. É tudo situacional, tem q adaptar sua build, dependendo do jogo. Geralmente é FLAT AD/AP, e por fim as pens Depende do jogo, nao sei descrever isso! haha depende muito do champion Unindo os dois,dano com penetração Sempre será um meio-a-meio, talvez em casos em que o time inimigo não foque na resistência que precisaria contra você então foque em dano bruto. AP ou AD depende do tipo de dano que o seu campeão causa, e no caso é somente valido comprar penetração caso o time inimigo esteja estacando amor/MR, caso contrario pode optar por outros itens de dano, porém LW e void sao itens essenciais a partir de um certo momento do jogo. voce builda ad ou ap quando o rate da skill é alto , quando o dano base da skill é alto ( ahri , kennen ) voce builda penetração, Depende do meu champion e do champion inimigo faço MgcP/ArP quando o jungler/top do time inimigo está forçando itens de MR ou


armor, faço ad/ap quando isso nao acontece. Prioritariamente depende do champ que uso, em menos relevância os itens inimigos. sempre flat ad/ap no comeco do jogo vai ser melhor. Na medida que voce perceber que o seu inimigo comecou a fazer itens de resistencia, ai voce compra um void staff ou last whisper. ad pra ter vantagem no early Se o time esta fechando mt armor ou magic resist buildo armor/ magic pen. Se nao buildo dano atq pen Depende de em qual estágio se encontra as builds inimigas, quando a frontline passar de 150 de armor, já considere comprar arpen, e para magic pen, mesma coisa, só que para a backline De acordo com a build dos inimigos, quase sempre. Mas há casos que eu escolho buildar um item que vai ajudar mais o time a pegar objetivo, como por exemplo fechar uma BT para Caitlyn. Não é uma coisa normal, mas quando se quer levar torres, ela consegue ter uma sustain muito boa e levar torres mais rápido, mas isso depende de como seu time vai se posicionar para o jogo. Depende da lane que eu estou e contra quem eu estou e também e claro a build do meu adversário De acordo com a quantidade de Armor/ MR do time adversario, pouco armor/ mr build AD/AP, muito armor/mr build armor pen/ magic pen simplesmente por balancear o time. e as defesas se possivel esperar um pouco para decidir pois não se da pra saber quem vai ficar feedado. Depende do champion que estou, e se o meu time tem dano suficiente para eu buildar full tank ou se tem tanks suficientes para eu buildar mais dano. Depende de como cada personagem escala com AP/ad e o tipo de dano que ele causa. Sobre a questão 16: mesma coisa da questão 15, “conheço pessoas que já criaram planilhas fazendo a conta perfeita do dano que receber ou causar, porém é necessario considerar também fatores qualitativos como quem está te hitando, se você está atacando o ADC inimigo ou defendendo o seu ADC e etc, portanto deve-se decidir durante o jogo com suas especificidades.”

17. Quais são os indicativos no jogo que você usa para dar uma Call de Dragon? Resposta aberta vejo se tem alguem do time deles morto , se tem alguem focado em pushar o top por exemplo essas coisas Matamos alguém na bot lane adversária e temos Pink ward, jungler adversário aparece no top gankando e seu jungler está no bot (early levels)Jungle inimigo morto / Bot lane inimiga dando b. Depois disso, qualquer hora contanto que tenha visao do time adversario e que este esteja longe a ponto de nao conseguir reagr a tempo quando o jungler ou alguem da bot lane morre. ou caso o top esteja de tp da pra forçar um dragon com 5 jogadores tambem. se a lane ta puxada e tivermos vantagem nas lanes, se o smite inimigo morre e nos estivermos com vida consideravel, se a torre bot cair cedo podemos pinkar e fazer safe!


Vantagem numérica, visão de mapa, time adversário fora de posicionamento Time está mais forte ou alguém do outro time morreu/voltou base Movimentação do Jungler inimigo / Rotações dos players no geral. Bot lane morta ou voltando pra base, mid puxado e/ou jungle top ou base. A call mais fácil de se fazer na verdade é quando o jungle ganka o top e se tem uma boa visão pelo drag. estar em maior numero para fazer Distância do time inimigo do dragon, membros inimigos mortos, jungler inimigo longe ou morto e falta de visão na área. Visão, posicionamento e conhecimento sobre o time inimigo. Com a morte de um carry ou jungler , falta de wards pelo inimigo , e posicionamento do time inimigo no mapa Kills e uma impossibilidade de pegar torres jungler top ou então 2 kill na botlane Sai metendo ping nessa porra fdp Jungle top ou vantagem numérica. Posição do jungler inimigo > Controle de sentinelas > Condição da bot lane > Condição da mid lane Nao existe uma situaçao correta. É visao de jogo. Muitas vezes algum jogador morto ou quando a bot lane da recall. Jungle estar no top aos 8+ min , estiver com um hp bom e mid ou bot estiver morto ou na base pings se o cara do mid ou bot derem recall, ou se morrerem ne ou se o jugler tiver top o jungle inimigo ne posicionamento Na Grande realidade, No soloq dragon causa muitos loses junto com baron, o mais interessante é vc focar em torres Posição do meu time, posicção do timme adversário, wards, diferença de nível, diferença de gold, cd do smite do meu time, cd do smite do adversario, entre outros Gank de sucesso no bot/mid, jungle inimigo gankando top, top laner sem teleport. Sempre que seu time tem uma vantagem numérica na área, e no tempo do Dragão, é momento para tal. Superioridade Numerica, vantagem de campeões em determinado momento do jogo, visibilidade proxima do local. Geralmente quando tem 1 ou mais em outra lane ou quando tenho a certeza que não tem uma warda /isto em soloQ/ Se o jungler deles tiver morto ou no top, se o mid deles não esta presente, ou o bot deles. Sempre quando a vantagem é evidente. Ter uma pink ward para remover a visão deles também ajuda. jungler morto , ou apareceu em uma lane distante, no caso o top Após a morte/hp baixo do jungle e da bot lane. smite, mid e bot pushado, inimigos mortos / com pouca vida. time de buffs e ganks do jungle oponente Inimigos mortos ou sem ults/vida, ou se "deram B", jungler inimigo no Top Lane ou time inimigo sem visão Pingo Jungle inimigo away e bom controle de visibilidade Bot lane foi base, Mid ou bot lane mortos, mid/jungler foi gankar top e tem Bot, Jungler e Mid do seu time na parte de baixo do mapa. E claro, limpar wards. pouco poder de contestação do adversarioou falta de visao Onde está o jungler, e quantas pessoas do time inimigo estao pertos do dragon Jungler inimigo no top e jungle do time entre mid e bot sempre é um bom call de drag caso o bot não esteja sendo muito stompado. Jungler inimigo gankou top, 4v3 no dragão. Mid deles voltou, 4v3 no drag. Bot deles voltou, 4v2 no drag. Tudo situacional, funciona melhor quando matar as lanes. E também pode ser feito se o time inimigo não tem visão (comprando pink), famoso


sneak drag. Posição do time inimigo Depende do jogo, nao sei descrever isso! haha vantagem numerica, vantagem de visao Jungler inimigo morto ou bot lane na base. Jungle do outro time muito longe em algum momento em que o seu jungler está perto, em caso de kill do outro jungler ou algum inimigo. Quando o jungler inimigo aparece no TOP, quando a bot lane inimiga esta low ou deu recall ou uma kill em alguma das lanes. consiguimos fazer sem eles chegarem ? entao faça. Conseguimos brigar caso eles cheguem ? então faça, Situacional. No geral, quando você consegue algum tipo de vantagem sobre o jungle e/ou mid e/ou bot. Se o jungler gankar bot, e tu forçar o adc ir pra base, force dragon; se o jungle inimigo gankou top, tente corresponder com drag, esses tipos de situaçoes, se tiver um top com tp ou se tiver um shen, tente forçar fights de 4x4 no bot, para aproveitar os globais. Posicionamento do jungler inimigo. Vantagem numerica de jogadores (Ex: double kill no bot, kill no mid ou no jungler)/ Presenca de dois ou mais jogadores na top lane com 4 do seu time no bot/ Ter um top lane com teleport e pink na regiao do dragon bot lane away, jungler no top, dewarding Posicionamento do time inimigo no mapa e bot lane pushada. jungle inimigo no top,kill no bot Jungler morto, evidente vantagem para forçar uma luta, ou um dos carrys que foi base em hora equivocada jungler inimigo no top, mid, jungler ou bot lane inimiga com pouca vida, visão do dragon, etc Call de dragon normalmente se dá quando o time adversário está afastado e com certeza vai pegar um objetivo, assim não poderia contestar o ato no Dragon. Ou quando o jungler inimigo está gankando uma outra lane (e você tem a visão dele) e você acaba matando um ou dois inimigos na bot lane. depende do game Jungler adversario morto Se o jungle inimigo está no top, Se ainda existe a torre do mid inimigo, Se alguém do bot/mid inimigo foi morto e PRINCIPALMENTE: se está wardado com pink. Early game se bot/mid/jungle inimigos morreram e seu time tem hp suficiente, se o time inimigo não tem teamfight early forte, presença de pink wards no mapa, jungler que estou/que o inimigo está. Gank bot, mata 1, drag, gg Sobre a questão 17: a maioria sugere que você deve fazer dragon sempre que obter uma vantagem, e não arriscar fazê-lo se estiverem de igual para igual.

18. Quais são os indicativos no jogo que você usa apra dar uma Call de Baron? Resposta aberta um ace com 3 ou mais sobriveventes no meu time um push pos fight que eles sao obrigados a recuar Quando quero forçar fight por estar na frente, quando damos Ace no time adversário e não dá pra levar inibidores, quando alguém do time adversário e pego fora de posição Call de baron em soloq = throw. quando o jogo ta perdido e não há outra forma de voltar pra ele, deve se arriscar um barão, caso esteja ganhando, apenas destrua o restante da base do outro time, Barão


em time que está com vantagem significa dar uma brecha pra perder o jogo. Baron e mais delicado, mais facil de fazer dragon e quando um oponente da recall ou ele esta puxando uma lane sozinho, força-lo tambem quando estivermos MUITO na frente, tambem quando dermos um ace mas depende da prioridade se for possivel puxar uma lane e prioridade. Vantagem numérica, visão de mapa, time adversário fora de posicionamento TIme estar mais forte e não ter torres tier 2 mais. Se tivermos controle de mapa ao redor do Baron, tentar encaixar uma teamfight que consigamos matar os maiores threats/jungler inimigo para garantir o baron. NEVER. CALL. BARON. Isso só serve pra entregar jogo em solo queue, pouquíssimos jogadores tem conhecimento e experiência necessária para executar um bait de baron ou mesmo parar o baron caso o time inimigo ou jungle inimigo apareça. Mesmo nos maiores tiers a chance de baron se transformar em throw é gigante. Não vale o risco. mapa wardado Distância do time inimigo do dragon, membros inimigos mortos, jungler inimigo longe ou morto e falta de visão na área. Só faço Baron se não há chance nenhuma do outro time lutar. Detesto Barons, acho que levar inhibitors e controlar a visão é muito mais importante. Com a morte de um carry ou jungler , falta de wards pelo inimigo , e posicionamento do time inimigo no mapa Nunca na solo queue, só ACE nunca se faz baron... é throw cara...baron ja perdeu mais jogos do que ganhou PINGA PORRA, PINGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QQ VC QR Q EU DIGA? MALABARES? FILHA DA PUTA Vantagem de alguma maneira Pessoas do outro time vivas e do seu time vivas > Controle de sentinelas > Ter a opção de levar inibidor Nao existe uma situaçao correta. É visao de jogo. Muitas vezes algum jogador morto, pego fora de posicao. 3 ou + mortos, ou alguem puxando bot e nossa comp conseguir fazer o baron rapido pings Se tiver perdendo mto hard vai no tudo ou nada auhuHAUAHAUha ou se o jungler deles é ruim para da smite e meu time ta mais forte. se meu time ta forte e o jungler deles e bom pra roubar eu so faço depois que ele morre pq ninguem merece vc ta ganhando aparece um lee da um q e smite e depois w com warda e nem morre ai vc perde o game ne posicionamento Mesma Resposta da anterior Posição do meu time, posicção do timme adversário, wards, diferença de nível, diferença de gold, cd do smite do meu time, cd do smite do adversario, entre outros


Ace, bot lane avançada forçando o time inimigo a defendê-la, mais de 2 champions mortos, adc ou mid laner longe/morto. De três uma: O time inimigo não tem visão, ou tempo de reação, ou força para reagir à tentativa. Superioridade Numerica, vantagem de campeões em determinado momento do jogo, visibilidade proxima do local. Quando time inimigo esta Drag ou com 2 a menos tentando puxarlane Mesmo para Dragon, exceto que mais restrito. alguma pessoa no bot, ou alguem morto 3 ou mais mortos, ou bem situcionalmente algum alvo de valor no bot. inimigos no bot, de preferencia longe das nossas torres, wards inimigas, comp inimiga e aliada, e se o nosso time tiver muito na frente nem precisa arriscar. time de buffs e ganks do jungle oponente Inimigos mortos ou totalmente distantes, inimigos mais fracos (nesse caso se força uma fight) ou inimigos que podem ser zoneados com controle do mapa Pingo Idem ao anterior A visão da area do baron é primordial. mesma do drag Se tem alguem longe do baron, como por exemplo bot, e nao tem TP, vale a pena iniciar em soloq call de baron é muito arriscado, pois você não conhece seu jungler e nem como seu time reage a isso, então eu evito sempre dar call de baron...a não ser que seja muito safe fazer o baron...tipo 2 no bot e seu time estiver muito forte. Relativamente iguais ao do drag porém, visão é o mais importante de todos. Mas é tudo situacional e dependendo do time inimigo. Matando o jungler inimigo é um ótimo indicativo de Call para Baron. Posição do time inimigo, diferença de dano, oportunidades Depende do jogo, nao sei descrever isso! haha vantagem de visao e numerica Jungler morto ou Time inimigo mal posicionado. Mesmo acima. Call no Baron é algo muito perigoso, mas diria que depende muito do momento do jogo, em quanto tempo o seu time consegue fazer, quando o time inimigo esta sem visao ou alguem do time deles esta fora de posição, sendo que nesses casos ainda é mais valido baitar o baron e tentar uma luta com vantagem de visao ou players. Ou um call seguro que é quando o seu time faz um ACE e nao consegue pegar inhib consiguimos fazer sem eles chegarem ? entao faça. Conseguimos brigar caso eles cheguem ? então faça,


Falta de visão, vantagem numérica, baits. Se alguem estiver farmando bot, tenta forçar 5x4 no baron, se não tenta controlar a visão, e fazer um sneak baron. Posicionamento do time inimigo. Mesmos dos citados no dragon/ superminions puxando o bot/ se voce tiver certeza que seu time é mais forte pode tentar fazer, mas nesse caso normalmente é melhor tentar dar uma bait com oracles time inimigo morreu, alguem na bot lane, alguem morto e etc. Visao do time inimigo , Posicionamento do mesmo. Jungler com ou sem smite. se alguem esta na bot lane etc.. wards, e alguem no bot jungler morto, vantagem de itens, falha na rotação ou eminente vantagem numérica visão, jogadores inimigos mortos ou na bot lane, se o seu time está forte, podendo forçar uma team fight Normalmente quando você tem lanes avançadas e o time adversário tem que defender para não perder torres, principalmente quando tiver superminions. Mas um inhibitor sempre vai ser melhor que um baron, pois o inhibitor faz os minions de todas as outras lanes ganharem mais força, e o objetivo do baron é forçar essas lanes, que não poderão ser levadas com tanta facilidade quando não estivesse com o inhibitor. depende do game Ganho de tf sem possibilidade de push Se existe personagens inimigos no bot, se meu time tem capacidade de fazer o baron rapidamente, se o support está de oracle, e se alguém do time inimigo acabou de morrer. Baron em solo queue só é uma boa call se o time inimigo inteiro morreu e o seu está vivo e saudável. Ainda assim geralmente é melhor levar torres/o jogo. oracle, wards ao redor, adc do time inimigo longe do baron Sobre a questão 18: exatamente como a 17, mas com o Baron “a maioria sugere que você deve fazer dragon sempre que obter uma vantagem, e não arriscar fazê-lo se estiverem de igual para igual.“

19. O que você pensa sobre invadir jungle na Solo Queue? Resposta Aberta se o time tiver coordenado , com um lvl 1 bom não vejo problemas Efetivo se tiver uma equipe que te acompanhe nisso é uma estratégia boa. Acho arriscado demais, visto que o seu time provavelmente nao vai te ajudar se der merda. Invadir na soloQ vc tem que conhecer mt bem os jogadores que vc está contra e que estão no seu time, invadir jungle sem a assistencia de outra lane é pedir pra morrer. Muito facil pois a falha na comunicaçao do time na soloq e as vezes voce garante o jogo nessa jogada, muito util. É uma ótima estratégia, visto que na SoloQueue poucas pessoas wardam


decentemente, invadir jungle (tanto no começo quanto no meio do jogo) é algo muito bom se bem usado É bom, mas precisa ser feito com cautela pois você pode ser pego Arriscado, porém se tiver follow-up, muito efetivo e destrutivo. High risk low reward. Não vale o risco. Depende demais do time. sjeira É uma ótima artimanha, pois alguém sempre gastará uma spell ou sairá o first blood. Pode sair mal para o seu lado, como pode sair bem para seu lado, então tento arriscar invadir, só não tento quando a comp do nosso time é muito inferior à comp do inimigo level 1. Abre tanto o seu ladoq uanto o do inimigo a erros. É uma aposta se for desorganizado. uma excelente ideia se o time se "conhece" e tem uma boa sinergia , comunicação Sujeira invade hoje , invade amanhã , invade sempre Quase sempre da certo, quando não da certo, geralmente da muito errado, mas é valido Sucesso Somente buffs importantes ou em picks interessantes (ex: Você de Lee e o oponente de Amumu) Ruim, pois no soloQ as pessoas nao sao tao comunicativas. é legal Sempre que o jungler do otro time vacilar e ninguem puder punir,eu invado. eu penso que eu tenho que ter um hero bom pra isso tipo lee sim dependendo do match up dos junglers O melhor jeito de ganhar jogando jungle na soloq eh um jungle de ganks, invasao sem confiança no time causa desavenças. Porem voce pode dar a sorte de pegar um time que acompanhe e de certo. A Probabilidade mostra que um jungle de ganks é mais efetivo. Absurdamente efetivo no nível 1 Requer boa comunicação mas é totalmente viável e indicado. Unica maneira viável de se ter certeza de carregar as partidas. Perdeu eficiencia na Season 3, tem um risco muito alto e pode acabar levando seu time a derrota, se quer ganhar solo queue, se garante nos ganks que eh mais lucro. Não curto, pela falta de comunicação A não ser que as diferenças de composição level 1 sejam brutais, é um risco desnecessário. é efetivo com um time de hard cc High elo - Arriscado. Low elo - Free win, sempre alguem é pego fora de posição, dando rage quitando ou algum aliado. só funciona se o mid puder garantir a segurança do jungler.


excelente ideia Lvl1? Se tiver mais CC que o time inimigo, "pq não invadir"? Quanto ao resto do jogo, é preciso saber posicionamente do time inimigo e ter algum escape. Efetivo OP Depende do jungler inimigo e do seu propio champ. bom, se tiver mais forte, ou com visao inimiga Depende do time inimigo Acho que da uma vantagem muito grande, invades sempre são bons em soloq...mas voce tem que saber se o seu time tem capacidade pra invadir, ou pra ser invadido...nos dois tipos tu vai ter que ter conhecimento de jogo e saber qual é o melhor Invadir é sempre bom, independente do seu time ou do time inimigo. Só que precisa ser invade conscientes e bem pensados. Pq quase nunca tem wards para dar counter em invades. LEI, TEM QUE SER FEITO! Totalmente viavel boa estrategia ja que em soloq raramente wardam os camps no inicio Arriscado Depende do champion que você está. Acho valido desde que seja bem executado, wardando a jungle inimiga e com uma boa comunicação. depende do seu time, se você ver que eles estão perdendo a lane , nem tenta invadir. Bom. Pessoal mal protege o jungle lvl 1, muito menos warda. Só vale a pena se teu jungler for um jungler de early game, como Lee sin, elise, ou se o oponente tiver um jungler mt dependente de mana, como amumu. Arriscado, mas pode trazer altos beneficios. Traz vantagem em 50% das vezes, nao muda nada em 40% e pode te fuder em 10%. Acho que vale o risco, mas normalmente essa vantagem nao significa muita coisa muito bom, mas é uma estratégia muito arriscada. Arriscado, porem um bom retorno muito útil dependendo do seu jungle praticamente (noc,vi,lee,elise,aatrox) obrigatório contra junglers herbívoros ex. amumu , noc, fiddle , warwick. e sempre caso seu nível 1 seja melhor ótima tática dependendo dos junglers do jogo É uma atitude de Solo Queue normalmente, pois no SoloQ as pessoas não costumam wardar para prevenir counter jungle. Mas tem que saber fazer e jogar com os champions certos para fazer, vide Shaco e Lee Sin Tem que ter um champ forte para invade e que seja rapido na jungle e que tenha escape para que se der algo errado ele possa fugir


arriscado, porem se bem executado bastante eficiente. Depende dos dois junglers, se os personagens facilitarem isso ajuda muito, pois ja ganhei jogos que somente por o time inimigo não ter um jungle forte foi facil. É uma ótima idéia lvl 1. Invadir mais tarde como jungler é bom, mas depende do nível do jungler, é necessária bastante awareness. só com personagens extremamente fortes no x1 jungle, como lee sin, shyvana, nocturne Sobre a questão 19: Esta é interessante já que é um pouco contra-senso, em 95% dos jogos Solo Q não há invasão porém quase todos os high elos acreditam que é uma boa pratica, comecei a fazer isto testando meu time, pergunto para eles já desde os picks o que eles acham de invadir, quando sinto confiança eu faço e tenho tido ótimos resultados.

20. O que você acha que seja ideal em termos da distribuição da compra de wards pelo time? Texto aberto todos os jogadores do time devem comprar wards obviamente o foco pesa mais sobre o suport mas e dever do time manter o mapa wardado Todos devem comprar independente da Role Cada um wardando sua lane durante a lane phase e o jungle ajudando caso necessario, a lane que precisa de wards. Acho que no minimo um toplaner, midlaner, support e jungle tem que saber andar com ward. ja ad carry é mais situacional mesmo. caso ele esteja com gold sobrando e queira ajudar seu support. Todos devemos comprar wards, excessao do ad carry porem se for preciso ate ele deve comprar. Suporte se encarrega do "grosso", mas o mid, top e o jungler devem manter sempre as entradas das jungles (Inimigas/aliadas) wardadas. Tu compra quando precisa Support > Jungler > Top / Mid > ADC. Todos comprem. Ad incluso. todos compram, menos adc Todo o time deve wardar. No early game warde sua propria lane, durante o jogo warde o mapa inteiro, pois algumas vezes o support não terá tanto gold para destinar para essa área. Todos devem comprar wards. cada um wardar sua line de acordo com a necessidade , e com uma boa comunicação , nao deixar apenas o Support Wardar Todos fora o support compram igualmente. todos tem que wardar. Suporte e jungler são escravos e o mid tem que wardar também, top só pra sí mesmo.


Todos Todos comprarem wards. Acho que é papel de todos do time menos do ADC levar wards. só o darnieli Todos compram wards. top 1 ward --- mid 2 ward - jungler 1 ward support 3 ou mais supp/jungle Todos os players menos o ad carry tem q comprar wards, pois o termo Mia é algo usado por players inexperientes no inicio do jogo o Support compra o suficiente pra defender a bot lane, as outras posicoes (menos adc) compra o suficiente pra defender as suas lanes e a jungle ou avancar dentro da jungle inimiga. No mid/late game, o support compra a grande maioria mas as outras roles ajudam com pinks. Suporte e jungle com a maior quantia, e cada laner protegendo seus flancos. Todos compram wards, com enfoque no suporte. Sobro dinheiro compra ward Todos devem comprar a cada recall Todos tem que comprar pelo menos 1 ward a cada recall, isso ajuda não só a pegar visão no meio de combate, mas também previne ganks ou roaming do laner oposto. Top/Mid/Jungle devem comprar pelo menos 1 ward a cada volta base, Support se mantendo com 2 wards pelo menos e o Adc caso esteja mto forte pode contribuir tambem Todos devem comprar, mas a maioria vem do suporte. se o support estiver indo mal, o top e o mid deveriam comprar pelo menos 1 ou 2 wards extras, caso contrario deixar a maior parte do ward game para o sup e jungler. excelente ideia Todos devem comprar tirando o ADC, jungler e sup devem comprar oráculos. Além de ser uma função de support, acho que todos deveriam comprar pelo menos uma 75% suport e 25% o resto Todos devem comprar wards. todos compram wards Todos do time tem que comprar ward, visão ganha jogo Acho que em lane phase sempre é importante top mid bot e jungler sempre manter wardado, mais pro late game mid e top vao ajudar menos, mas support e jungler tem que se preocupar mais com isso, acho que só adc fica livre de se preocupar com isso. Todos devem comprar ward, independente da role. Até mesmo vision ward (Além de ganhar vantagem na lane, vc aumenta a pressão do inimigo e melhora as chances de ganks pro seu jungler. Mas precisa ser compras em momentos estratégicos. Interessante! No early game tem 4 wards fundamentais, 1 em cada entrada, estas tem q ser divididas.


Sempre que possivel, comprar wards independente da sua role. No minimo 1 para mid e top a quase todo momento. Para o jungle 1 ou mais de 1 se estiver a frente do oponente Todos devem comprar wards Todos compram wards, cada um cuida da sua proteção no momento de lane e depois no jogo ajuda quem puder. Todo mundo tem que comprar ward sempre que possivel, menos talvez o ad carry, porém se o supp nao tiver condiçoes o ad deve comprar para nao ficar sem visao. cada 1 compra a que precisa. Quanto mais melhor. Todo mundo deve comprar wards, com exceção do ADC. Todos compram. o suporte investe mais em visao com mais oracles e pinks/ o resto do time compra 1 ou 2 wards por back na lane phase (com excessao do adc)/ late game seria ideal manter isso quanto mais wards melhor, todos devem ajudar principalmente o jungler e o mid. 1 ou 2 wards por hero esta suficiente . Evita ganks e ajuda o support todos devem comprar, eu como jungle toda vez q vou base compro 1 ou 2 sempre 2 slots inteiros para o support, 2 verdes 1 pink pro mid, 2 pinks pro jungler, 1 verde e 1 pink pro top e 1 pink pro adc todos menos o ad carry comprem wards Acho que todas as lanes deveriam comprar pelo menos uma ao voltar para base. Mas o pelo maior da soloQ ainda cai nas costas do suporte. Todos devem comprar ward até mesmo o adc na sua lane para se manter seguro jungler e supp, outra role só se estiver com a farm ganhando suport comprar sempre a maioria, e exporaticamente as outras lanes comparem poucas, o jungle comprando mais que as outras. Todos devem comprar wards. Qualquer gold que sobrar na base vira wards. Não comprar wards é pedir pra perder o jogo. Todos compram, exceto o adc Sobre a questão 20: visão é a sua chance de dar pick off se está perdendo e sua maneira de garantir a vitória se estiver ganhando, wards sempre.

21. Quantos anos de experiencia você tem com LoL? # 1

Answer 1

Response 4

% 6%

2

1 e meio

8

13%

3

2

9

14%

4

2 e meio

12

19%

6

3

16

25%


7

3 e meio

9

14%

8

4

3

5%

9

4 e meio

3

5%

Total

64

100%

Sobre a questão 21: Esta questão é minha questão favorita porque ela é a prova da validade de minha pesquisa, várias pessoas com pouco tempo de LoL (um ano) já são high elo, parece que o tempo de jogo na verdade não importa muito, o que importa é o método de treino.

22. Se você tivesse um conselho, só um, para dar para quem tá em Elo baixo e quer ser Elo alto, qual seria? Resposta aberta treine em normal game draft obtenha champions runas , tente ver a perspectiva de todas as roles para não ter problemas com picks e bans Aprende a jogar com um heroi que vc goste e treine muito com ele Escolha dois champions, viaveis e treine com eles pra conseguir subir. Joga de Ashe Nao discutir com seus colegas de equipe, tentar ajudar todas as lanes e dar sugestoes para a vitoria, treinar mais para ter uma champion pool grande e e isso! se dedicar! Não se prender ao número de jogos. Tem pessoas que acham que o segredo está em ir bem nas 10 primeiras, ou se preocupam demais com a aparência de seus "Scores" "Vitórias - derrotas" "kda" , etc. Na minha HUMILDE opinião, subir é questão de dedicação, ou seja, QUANTIDADE de jogos. Trolls, quiters, pessoas de nível abaixo do seu, tudo isso existirá sempre, e você tem que estar ciente disso antes de entrar na partida. Isso não pode te abalar, quando isso acontecer, o segredo é a QUANTIDADE de jogos, você já vai estar esperando algumas derrotas por conta desse tipo de jogadores, mas se você não for um, através da quantidade de jogos você sobe, é só questão de tempo / dedicação Usar a cabeça e pesquisar bastante Menos rage, mais skill. Não conte com seu time, chama-se SOLO queue por um motivo. try harde NÃO XINGUE, jogue seu jogo que se você tiver nível superior do seu elo atual você IRÁ subir, xingar não ajuda em nada, nem para você e nem para seu time. Desligue o All Chat. Assista Streams de Pro Players Melhore o seu jogo e desconsidere o do seu time contratar o leoxuzo que tem preços baixos para esse tipo de problema. Toma vergonha na cara e aprenda com seus erros, pare de culpar seu time, pois vc é tão imundo quanto ele no dado momento Nunca desista Ganhe sua lane e saia para ajudar as outras. Aprenda com os seus proprios erros, em vez de mascaras o seu erro embaixo de o erro de algum outro player. só joga Enxergue seus proprios erros, não os do seu time, ai vc começa a melhorar. Para de brincar ate em normal game leva o game a seriu se vc brinca em aram ou normal game quando quiser joga a seriu vai da ruim so poder usar as teclas Q W E R D F


Ragers tem menos % de wins do que players ruims. Não espere pegar um time com 4 jogadores profissionais, faça a sua parte e nunca desista de um jogo, a maior parte das wins em ranked não é por stomp e sim por virada, a quantidade de throws é enorme. Esqueca que os outros jogam mal, esqueca que os outros te xingam pq vc joga mal, entenda que vc joga mal, entenda que vc é capaz de melhorar, aprenda o seu caminho para melhorar. Saiba jogar BEM com no mínimo 3 champs de cada role. Mutar a todos, ou não se afetar nem causar trash talk. Estuda o jogo um pouquinho a cada dia. Não vai ou de a call de ir all mid com 20min de jogo, isso fode muito, perde farm e lv Esquecer elo como um valor e valorizar aquilo que menos se considera, mas mais diferencia: o conhecimento. Parem de dar Rage =) Foco. A maioria dos elos baixos estão lá, não por mecânica mas por falta de noção, que se agrava quando começam a brigar entre si. Coopere aprenda a jogar com char que desequilibra (blitz, jax, nasus, oriana, lissandra, Nidalee, lee sin, Vi) Rage é o que mais atrapalha na solo Q, apenas converse para dar calls ou comentários que possam entreter seu time Jogue independente de perder ou ganhar tente fazer o melhor ^^ Descubra onde você errou e não onde os outros erraram. Jogue sem medo de cair de ELO. Se cair, saiba que com isso você vai estar aprendendo algumas coisas. aprenda a jogar e nao culpe time Pare de culpar seu time e tome a responsabilidade para voce mesmo, em SoloQ, quem ganha o jogo é VOCE è muito dificil dar um conselho, porem o que eu mais vejo com pessoas que não saem do elo são aquelas que acham que nada tá errado com ele, e sempre com o time...primeiro de tudo seja humilde e nunca pense que você é bom, se voce pensar que é bom na verdade tu não é. Jogue o jogo e aprenda com seus erros. Não seja um troll! Aprenda com os seus erros, tente refletir a cada lance o que voce poderia ter feito de melhor sem jogar toda a culpa nos aliados. Melhorar mecanimente, pickar algo que vc ganhe ou empate a lane na maior parte das vezes Sem rage Treine. Não de rage. Você tá no elo baixo por que voce ainda nao sabe jogar, assuma que você precisa melhorar e busque melhorar com cabeça baixa, tentando aprender com quem é melhor e etc. Assista jogos de jogadores profissionais (não os brasileiros), nao apenas como diversão mas como forma de conhecimento. Não se chega em tier alto, sem perder partidas, então não entre em panico só porque caiu. Não seja influenciado pelo meio, mas influencie-o. Assista partidas de solo q de elo alto e tambem competitivas e se pergunte porque as pessoas fazem o que elas estao fazendo, no high elo tudo que voce faz tem um motivo. LoL é um jogo em que voce sempre tem que estar fazendo algo no mapa, se voce esta parado perdendo tempo, provavelmente voce esta jogando mal Saiba controlar agressividade, muitos jogadores não jogam agressivos ou são agressivos de mais, quem consegue controlar consegue ganhar as lanes e o jogo. Jogue o melhor possivel e tente achar seus erros , vc sempre pode fazer melhor aprenda a jogar/carregar em uma lane com 1 champion somente, quando vc domina-lo completamente passe para outro, somando no minimo 3


toda partida que você perca, a culpa foi sua, ignore seu time, e foque em se melhorar, e ai quando você realmente melhorar, seu time vai melhorar. Você não joga pra ter um time melhor e sim para você jogar melhor Veja streams internacionais de preferencia e confie e si mesmo Aprenda a jogar em uma role e seja o melhor nela. (Claro, se você for bom em todas as roles é melhor, mas, normalmente isso não é tão viável). Nunca de rage procure sempre melhorar a cada jogo nunca pense que é so ganhar ou perder mas sim ganhar e aprender Parar de tresh talk, pois dai começam atitudes trolls Não discutir e criar confusões na solo Q, isso somente abaixa o rendimento. Para de dar rage filho da puta. Esquece teu time e joga sozinho. Não digite nada, só ping. Sobre a questão 22: Precisa comentar algo sobre a quantidade de vezes que foi aconselhado tomar a responsabilidade pelos erros? Independente se realmente foi você ou o outro jogador do time você só pode controlar uma pessoa e essa pessoa é você, se você não ver como corrigir o problema por si mesmo ele não será corrigido.

23. Você acredita que ter skins pode fazer alguma diferença psicológica no outro time ou em você mesmo, fazendo com que eles joguem um pouco pior ou você um pouco melhor? #

Resposta

Valor

%

1

Sim

13

20%

2

Não

51

80%

Total

64

100%

24. Você joga ou jogou COM FREQUÊNCIA algum outro MOBA? # 1

Answer Dota 1

Response 29

% 45%

2

Dota 2

19

30%

3

Heroes of Newearth

8

13%

4

Smite

6

9%

5

Outro

7

11%

6

Não

24

38%

Sobre a questão 24: Só para evitar dúvidas, esta é uma pergunta que podia escolher mais de uma opção, naturalmente a soma das porcentagens passaria de 100, mas se 38% não jogou/joga, 62% já jogou/joga, sendo assim talvez seja algo que traga algum conhecimento válido mas não vejo como realmente algo a se dar foco.


25. Quanto tempo, aproximadamente, você demora em média para avançar uma divisão? (Não do ouro para o platina, do ouro III para o ouro II, por exemplo) Resposta aberta eu fiquei um bom tempo no ouro patricamente a season 3 inteira pois eu não jogava ranked mas quando decidi me empenhar mesmo em menos de 1 mes alcancei a platina 1 dia. 1-3h dependendo da divisão e da quantidade de pontos que vou ganhar, do platina I pro diamante I, eu levei +/- 1 mês. um dia, depende da quantidade de pontos, mas em media ganhando uns 20 avanco em um dia. Se for uma divisão do bronze / prata / ouro, em um dia eu avanço tranquilamento. Uma divisao do platina uns 2 ou 3 dias no máximo, do diamante idem. Se for elo baixo um dia por liga 1 semana Estou meio que stuck no Diamante 1 faz um certo tempo. 1 dia Depende muito da disponibilidade de jogar, se destinasse 100% do meu tempo ao jogo, subiria 1 divisão por dia. Alguns dias. Semanas Não sei pouco tempo , bem pouco tempo mesmo Poucas horas Não faço ideia Dois dias. Se eu pegar uma account smurf e joga o dia inteiro da pra subir do gold 5 pro gold 1 no mesmo dia. As vezes ate mais. 1 dia Jogando direto, 1 dia. nao sei fui diamante 1 a mto tempo qdo começei nessa season peguei diamante 1 em 1 semana mais ou menos, pois pulava tiers uma media de 7 horas Não passei por isso no servidor br Atualmente em torno de uma semana. Em contas que não são a minha, basicamente em contas Diamante 5- é improvável perder, então dependendo do mmr, pode levar de 5 à 12 hs No ouro foi rapido, cerca de 3 dias, no platina demorei cerca de 3 semanas em media.


1 dia 1 semana no máximo. 1 a 2 dias Do ouro III para o ouro II, 90% win das partidas, Duo com alguem do meu nivel 98%. ( se ele for de suporte e eu de adc, se for em outra lane é quase impossível perder) Eu não tenho como responder isso ja q começei a season no plat 2 com só 20~ wins jogo poucas partidas por dia... nao tenho muito tempo pra jgoar uns 4 a 5 dias No diamante consigo isso em 1 Dia, mas é muito instável o diamante, os jogadores caem e sobem muito fácil. Platina para baixo em poucas horas 1 Dia 2 semanas +- se eu jogar regularmente Um ou dois dias. no meu caso nao jogo mt soloq, treino mais em ranked team ou normal game, subi pra diamante 1 em poucos jogos e pulando 2 divisoes algumas veses se eu realmente quiser e jogar tryhard, consigo pegar por exemplo gold v até gold 3 em um dia Atualmente eu to estacionado no diamante 1 porque começei a estudar e não tenho muito tempo, acabo jogando só final de semana T_T Algumas horas. Não sei,,,, Pouco hahaha Nessa season eu ja comecei como platina, n lembro o tempo, mas avancei muito rapido para diamante 1 1 semana 2 semanas. No diamante cerca de uma semana mais ou menos jogando de vez em quando. seila , 1 dia, faz tempo que eu nao subo , estou diamante 1 faz uns 4 meses. No diamante, demoro. Qualqer outra, muito rápido, especialmente com algum amigo duo. 2 dias. Algumas horas. Nao sei te dizer, depende, Muito pouco tempo, umas 5 partidas no máximo Horas um a dois dias Consigo subir até a diamante em 100 jogos, em média 2 semanas para tudo. 5 dias Como eu não jogo taanto assim por dia, demora um pouco. Estou diamante 3 e estou na quinta md3 seguida pra diamante 2. :c cerca de 2 semanas ou 3 se estiver um pouco ocupado


3 a 5 dias. Indeterminado. Uma semana, talvez menos. Isso quando estava subindo ainda. Hoje se upar um smurf subo pra plat em uma semana no máximo. 2 dias Sobre a questão 25: o intuito desta questão é gerenciar suas expectativas, pelo que falaram é normal subir uma divisão por semana, quem demora somente algumas horas para subir as divisões deve ser profissional.

26. Você acha melhor Duo ou Solo para upar na Solo Q? #

Answer

Response

%

1

Solo

28

44%

2

Duo

36

56%

Total

64

100%

Sobre a questão 26: Acredito ser uma dúvida de várias pessoas, olhando a estatística não é uma decisão importante. Não precisamos focar em estar Duo.

27. Quais são os erros mais comuns que alguém pode cometer na Solo Q? Resposta aberta overextend , overconfidence , falta de ward , rage , falta de comunicação Não wardar, não se comunicar bem com sua equipe, se preocupar mais em xingar do que em jogar, essas coisas Fazer coisas as quais nao tem controle ou nao sabe realmente o que esta fazendo. Não pegar ashe, ou deixar ela open calls erradas, discutir com colegas de equipe, trollar Julgar que o jogo está perdido / desistir cedo demais. Aquela pessoa muito fatalista sempre tem uma chance maior de perder, exemplo, o jogo está 0/1, saiu o first blood, e o cara diz "GG, não tem mais como, muito feedado". Outro erro recorrente é a falta de reconhecimento do potencial do seu time. As pessoas já julgam que o seu time não será capaz de fazer algo, portanto já perdem o jogo emocionalmente bem antes do "gg" Entregar o jogo por estar forte, xingar o time ou desistir cedo Não wardar, não prestar atenção nas rotações dos players adversários, hesitar em seguir calls e, por último, rage. Call desnecessária de baron. Desistir do jogo, o outro time sempre pode entregar. Contar demais que o time vá fazer o certo (ou contar que vá fazer EXATAMENTE o que se tem em mente). offpick Ser pego fora de posição, tentar fazer uma jogada e dar tudo errado, calls erradas de objetivos. Falta de visão, falta de conhecimento do que fazer. falta de comunicação , e ter a "sindrome" de Superman ( achar que pode matar todos e andar sozinho pelo mapa ) Rage e impaciência dar rage e rebater rage..... Ser pego fora de posição, e deixar de aproveitar oportunidades de pegar um inimigo fora de posição Ganancia Se estressar facilmente e jogar partidas depois de um jogo estressante que você


perdeu. Ser pego fora de posiçao. tomar pickoff Ser baitado, dar calls ruins, nao levar torre pra dar chase em alguem. Rage desmotivaçao propria Dar Rage, ficar forte e deixar de jogar " safe" Ser pego passeando sozinho, tentando invadir em hora errada ou wardando em hora errada. acho que sao os mais comuns mas nao os piores. Rage, pickar 'champion favorito' ao invés de counters, ficar desesperado por engage, focar kills sobre objetivos. Trash talk, ignorar mapa, perder lane e não mudar a estratégia, pickar algo com quem não está confortável no gameplay. FaceCheck Aquele chase no teu time 4x5 enquanto vc esta la no top levando o inibidor Falsa sensação de superioridade (tentar 1v3's, etc), falta de calls, wards, conhecimento de meta game e principalmente a execução de plays. Mecânicas básicas como farming, harass, zoning e noções de static laning vs roaming também são notavelmente ausentes. chases infinitos Ser pego na jungle no começo do jogo, dar tower dive e morrer, perder tempo gankando lanes que não são possíveis, pickar errado no champ select. brigar com o time, dar rage, desistir. querer fazer tudo sozinho e deixar o time no 4x5 Suberestimar os oponentes, dar rage, chases desnecessários, calls erradas, ter medo de dar swaps e nunca sair da meta Cair em baits ridiculas Se counterar nos pickes kkk Pegar champ que não sabe jogar muito bem. overextended na lane sem visao, rage, preocupação demais com o jogo dos outros Se empolgar e tentar ir sozinho, acabar morrendo e dando um objetivo para o outro time Calls de baron haha Desviar atenção nos erros dos outros e não jogar o jogo. Todos erram eventualmente. Se estressar Discutir, ficar digitando, reclamando, enxendo o saco. Andar separado sem visao, call de baron e de dragon em momentos ruins Ficar se matando atras de kill. Brigas e falta de vontade. Rage, Discutir, Ficar colocando a culpa e explicando depois que ja aconteceu o erro e nao vai mudar nada, e achar que só ele sabe jogar no time e que ele tem que carregar sozinho, oque nao é verdade. build Achar que você está preso em alguma liga por culpa dos outros. Brush check. Não comprar wards, posicionar mal as wards compradas, e não saber a hora de se juntar com o time. dar overextend Dar rage, perder o foco e etc. Culpar o time e dar trash talk nao farmar Ser pego, falha de rotação, farm, pouca noção teórica e pouco conhecimento de lane pegar um champion que não está acostumado a jogar só para tentar dar 'counter pick' em outro Ser pego fora de posição. Calls erradas,como ir no dragon na hora errada confiar demais no seu companheiro.


Se auto-counterar, escolher um personagem que não fica bom com a composição. RAGE. Não wardar. RAGE. Se achar invencível porque está feedado e se matar entregando o jogo. Continuar jogando late game como se fosse laning phase. RAGE. Digitar bobagens, pegar o pick de outra pessoa que está a frente. Sobre a questão 27: tem gente que vai terminar de ler este livro e vai continuar dando rage, eu aposto.

28. Você quita na seleção de campeões quando não sente confiança no seu time ou na sua comp? #

Resposta

Valor

%

1

Sim

9

14%

2

Não

55

86%

Total

64

100%

Sobre a questão 28: a estatística diz que não, mas pessoalmente eu uso essa técnica e aumentei minha taxa de vitórias com ela, quando vejo que não confio no time que já começou a brigar por nada, eu kito, prefiro perder 3 pontos do que entrar numa aposta onde provavelmente eu vá perder 20 pontos.

29. Acredita em EloHell? #

Answer

Response

%

1

Sim

18

28%

2

Não

46

72%

Total

64

100%

Sobre a questão 29: 72% é o bastante para você parar de dar essa desculpinha a si mesmo? Afinal mesmo que exista você não pode controlá-lo, única coisa que você pode fazer é focar no que você controla: você mesmo.

30. Como você se sente quando perde uma partida rankeada? Resposta aberta Sad Faz parte, é um jogo, você pode vencer ou perder. Dependendo de como foi a partida, vou me sentir de formas diferentes, positivamente ou negativamente Eu sinto que eu deveria quitado no champ select quando baniram a Ashe. fico meio irritado se eu fui mal na partida, mas se eu fiz tudo que dava eu nao ligo muito. Está dentro do planejado Normal, me foco no que eu errei e vou pra outro jogo Depende de como foi o game, as vezes foi por simples outplay, as vezes foi por uma call errada. Em todo caso, me sinto um pouco triste, mas é passageiro. De boas. com raiva Se for um jogo normal, me sinto o mesmo que entrei. Agora, se for um jogo que determinará minha subida ou descida de divisão ou liga me sinto um pouco mal depois


da partida. proxima partida. é variado do dia , as vezes acabo que deixo o game influenciar no meu dia a dia , mas muita das vezes , dou risada e tento ver aonde errei ,para que eu não cometa novamente a mesma coisa Normal shit happens Sinto que meu pênis esta cada dia maior Indignado Depende da partida. Acontece. como se tivesse perdido um normal game Depende de como a partida foi jogada. Se perdi por displicência de alguêm ou por algo intencional fico meio puto, mas se não, foi um bom jogo e fico feliz. Depende o motivo triste? rs Se eu dei meu maximo, me sinto bem e vou para a proxima esquecendo a antiga. Errei muiito esse game, na proxima vou corrigir e eh nois. Se foi minha culpa, procuro ver o que fiz de errado. Se foi por troll/rage, dou um tempo do jogo. Se simplesmente o time adversário era melhor, aceito a derrota. Decepcionado pela derrota e motivado a recuperar os pontos. Fodase bora pra outra Normal, acontece com todos Acredito que a culpa sempre foi minha, isso me força a melhorar. Sempre há algo que poderia ser feito melhor, mesmo que resultando, também, na derrota. Atualmente perder uma partida rankeada nao me afeta mais, pois consigo aprender com meus erros e aprimorar Eu não ligo em perder quando eu jogo bem e sei que fiz um bom jogo, mas as vezes quando eu jogo mal eu fico meio decepcionado comigo mesmo. Horrível, eu sempre me sinto um pouco culpado mesmo me saindo bem, penso sempre no que eu poderia ter feito melhor. chatiado Poderia ter jogado melhor de alguma forma Algumas levo de boa Depende da partida Me sinto como: vamos pra proxima! depende de como foi a derrota Tento nao ligar muito, afinal, cada partida é uma partida, perdeu? bola pra frente!


Depende muito, quando é uma partida que meu time jogou bem mas o time inimigo jogou melhor eu fico até feliz, so fico triste quando meu time não da o maximo pra tentar ganhar Nada demais, é normal perder games. Para ganhar você tem que aprender a perder. Péssimo #xatiadu desde q seja uma partida disputada, nao me importo muito. Caso seja uma surra, um pouco de frustraçao. Triste Depende de como ela é perdida, se por cagadas toscas você sempre se sente um poco mal, mas por partidas disputadas é sempre bom jogar. Depende da partida, se joguei bem fico tranquilo pq sei que fiz a minha parte e penso no que poderia ter feito para tentar mudar o resultado, mas de modo geral só largo um "merda, vamo denovo entao" lets farmar mais pontos depois Se meu time é babaca, muito mal. Se o jogo foi com caras gente boa, desconfortavel, afinal ninguem gosta de perder. Depende da partida, se eu perdi por algo que eu fiz, eu me sinto frustado dms, mas se for por qualquer outra coisa, não sinto nada. Depende da partida Indiferente, perder faz parte. Existem jogadores melhores do que eu, e ganhar o jogo tambem nao depende so de mim. No final das contas isso é só um jogo, se voce nao ta se divertindo, nao faz sentido joga-lo. Normal, mas quando vira briga generalizada eu saio meio abalado. Triste , geralmente faco uma pausa antigamente muito mal, mais a prendi a carregar...nao dependendo dos outros somando hj 3 contas no diamante ignoro, avalio meus defeitos e parto pra proxima Desanimado Faz parte, mas poderia ter sido diferente. Normal eu procuro aprender a cada partida com raiva não gosto de perder somente uma, me sinto normal, acontece. Mas várias seguidas sinto que preciso pensar oque estou errando ou se preciso trocar meus mains. Vontade de jogar outra e ganhar. Faz parte.

Sobre a questão 30: os High Elo também ficam abalados quando perdem uma partida, não se sinta injustiçado porque acontece com todos.


31. Você dá rage? # 1

Answer Sempre

Response 1

% 2%

2

As vezes

17

27%

3

Raramente

36

56%

4

Nunca

10

16%

Total

64

100%

Sobre a questão 31: tem gente que vai terminar de ler esse livro e vai continuar dando rage.

32. Qual é o motivo das suas derrotas, em geral? Resposta aberta falta de cordenação e rage Missplay meu ou de meus aliados, mas se eu fosse um jogador excelente ganharia sempre independente da equipe Bad calls, pessoas em roles que nao sabem jogar. Ashe banida calls erradas, times feeders, afks, ragers, throw. Em geral o time inimigo foi superior ao meu, mas há varios casos de perder por jogar 4x5, ou por alguém do seu time não parar de dar rage, Trollar a selecao de campeoes (Exemplo, pegar mid não importa o que o resto do time pense ou faça), e claro, não podia faltar o motivo de eu também ter meus jogos ruins, jogos que EU pessoalmente jogo mal, acaba refletindo num âmbito geral e o time perde, todos temos dias ruins ;( Me focar muito no erro dos outros e acabar prestando pouca atenção no jogo Seguir call de gente que não tem tanta noção de jogo ou outros players se saírem mal no lane phase e no mid game perdermos teamfights por causa do snowball. Throws. Acho que mais da metade dos jogos que perco é com o time entregando vantagem em calls de baron ou lutando com menos gente, coisas que não tem necessidade, overextend e etc. desatenção Throws, calls erradas, pessoas sendo pegas fora de posição. Falhas de comunicação do time. Falta de comunicação e não estar em um bom dia Overconfidence a minha falta de paciencia Eu não ter conseguido carregar os 4 babuinos do meu time Time ou situação psicologica Alguma lane perde e as outras criam confusão, resultando em caos no time. Eu nao fui bom o suficiente pra carregar o meu time. algum engage errado,alguem sendo pego em hora errada Mérito dos oponentes.


Time nao sabe fazer comp e nao sabe andar junto tem que ficar chamando é um saco conversas inadequadas Rage Meus erros ou a minha falta de acertos. Não stompar a lane + carregar, uma lane do meu time afundando o jogo, pouca comunicação. Trash talk, time inferior. Rage ou um jogador adversario que fez snowball e carregou. Raramente ocorre um jogo disputado de 35 min mais Tem vezes que eu faço merda, mas todos nos erramos, tento não culpar os outros e sim a mim mesmo por não ter ganho o jogo Algumas vezes, eu que executei alguma teamfight errada, outras, minha laning phase não foi boa. Isso se aplica para todos os jogadores, as vezes é a minha hora de entregar, e acho justo os outros terem esse direito também. Aprendizado se vem de derrota e todos devemos aceitar isso. Falta de sincronismo com o time soloq Supondo que todos estejam no mesmo nível, tem jogos que não tem como ganhar, a composição do time inimigo pode estar melhor, eles podem ter jogado melhor, ou então mesmo que eu tenha ido bem na minha lane, não fui bem o suficiente para ajudar todas as outras. As vezes perco jogos com frag "15/1" é normal. quando se chega no diamante 1, querendo ou não se torna um jogo de sorte, o seu time é 500x mais significante, e 80% das vezes dá para saber se você vai ganhar ou não no champ select, porque é uma mistura de gente que realmente liga pra ganhar e que não ligam. Mas não é por isso que eu vou deixar de jogar e deixar de melhorar. aliados jogando de forma inadequada O único motivo para qualquer derrota é que o outro time administrou o jogo melhor em geral Problemas em administração do jogo Falta de focus nos objetivos Erros de gameplay, tanto meu quanto do time. outro time jogou melhor geralmente quando eu nao consigo carregar meu time, ou quando o jogo fica 4x5 Isso depende muito de cada game, não tem um motivo especifico Vária... Pode ser time brincando mais que jogando, eu jogando mal, bad calls feitas pelo time. Tem milhões de motivos. Muitas vezes é o time... mas alguns jogos que eu cometo erros, eu admito e me sinto péssimo! Eu joguei mal, meu time jogou mal ou o outro time jogou melhor. Podem ser as 3 juntas. ^^ Feed em alguma lane, seja na minha ou na dos outros Rage e jogadores sem experiência Calls ruins.


Falta de comunicação, alguem do time acha que da pra ir e o outro hesita, o que acaba atrapalhando a team fight do time e consequentemente a derrota. não encaixou ou superioridade dos adversarios. Eu não conseguir carregar meu time. Brush check's. Ter jogado abaixo do que eu poderia. Normalmente um erro grande do time que leva ao snowball do oponente. Ou simplesmente perder a lane phase mto hard. Misplay O jogo caminhou de uma forma ruim ou nao soubemos aproveitar a vantagem. Todos erramos e sempre podemos melhorar. Eu poderia ter jogado melhor etc bot perder a lane brutalmente erro de posicionamento do meu time, ou alguma falha minha na lane falta de introsamento do time Falta de entendimento entre as calls do time, no caso, falta um pouco de experiência na maioria dos jogadores na hora de tomada de decisões (inclusive minha). Erros que qualquer um pode cometer como uma team fight com o outro time de baron,calls erradas enfim... Trolls ou diferença significante de times Escolha errada de counters, time inimigo superior(maioria das vezes o jungle). Burrice minha. Muitas vezes daria pra culpar o time, mas não vale a pena, então procuro ver aonde errei e melhorar. Jungle é a peça principal do jogo, se ele entrega no começo, acaba o jogo Sobre a questão 32: se nem os high elos “garantem a lane”, ou “nunca perdem lane”, será mesmo que você consegue essa proeza? Mas esta questão é muito importante para o método de treinamento, lembrem dela porque falarei mais dela logo.

33. Você tenta jogar em algum horário especifico para ter melhores companheiros de time? #

Answer

Response

%

1

Sim

9

14%

2

Não

55

86%

Total

64

100%

Sobre a questão 33: não de essa desculpa para você mesmo, aceite que as vezes você vai perder.

34. Quais são os horários que você considera bons de jogar para jogar com pessoas melhores? #

Answer

Response

%

1h

00

6

67%

2h

1

6

67%


3h

2

3

33%

4h

3

1

11%

5h

4

1

11%

6h

5

1

11%

7h

6

1

11%

8h

7

2

22%

9h

8

1

11%

10h

9

4

44%

11h

10

4

44%

12h

11

3

33%

13h

12

3

33%

14h

13

3

33%

15h

14

3

33%

16h

15

3

33%

17h

16

3

33%

18h

17

3

33%

19h

18

3

33%

20h

19

2

22%

21h

20

4

44%

22h

21

5

56%

23h

22

4

44%

24h

23

5

56%

Sobre a questão 34: ela não se torna relevante já que na questão 33 temos 86% dos high elos afirmando que não há diferença no horário em que se joga.

Pesquisando especificamente sobre campeões e patchs Pessoal, além de entrevistar os pros eu fui atrás do conteúdo sobre LoL na internet inteira, acho que vi pelo menos 90% dos vídeos sobre estratégia e etc... Nosso livro não aborda especificamente champions porque ele ficaria desatualizado a cada patch, por isto foquei em estratégias de treino. Mas aprendi durante as pesquisas que o melhor lugar para se buscar informação especifica de champions e outras coisas de League é no Reddit.

http://www.reddit.com/r/leagueoflegends Caso você não fale inglês, o conteúdo em português não é tão bom, mas existe um canal do YouTube que não é tão famoso mas tem vídeos de altissima didática e qualidade. Independente de você falar inglês ou não, independente


de você ser experiênte ou não, este canal do YouTube é altamente recomendável até porque ele aborda o lado mais humano do League também, este canal é o laboratório de Zaun, vá lá agora e assista TODOS OS vídeos.

http://www.youtube.com/user/zaunslab Para finalizar, crie seu Treinamento High Elo A melhor maneira de fazer algo é ter um plano para fazer, portanto aconselho que criem um plano de treinamento para que desenvolvam suas habilidades encurtando o máximo possível os platos, vou dar um exemplo de plano de treinamento aqui porém antes gostaria de explicar alguns conceitos. Existem estilos de jogo diferentes e estes estilos vem muito da vida da pessoa, em inúmeros livros sobre treinamento desportivo diz-se que a personalidade da pessoa é refletida em quadra, nesse caso sua personalidade é refletida em summoners rift. Se você for um cara lógico, provavelmente será melhor em calcular rapidamente probabilidades de sucesso ou fracasso em uma movimentação/gank/objetivo. Se você tem talento para esportes normais provavelmente seus reflexos com o mouse serão mais rápido e você terá mais dedos para jogar com personagens mais dificeis e em roles dependentes de mecânica de jogo como ADC e Mid Lanner. Se você é um cara muito bom com pessoas e estratégia provavelmente conseguirá ter mais noção de quão forte cada um dos 10 jogadores estão mesmo sem ter muito contato com as lanes e conseguirá ser mais efetivo sugerindo ações ao seu time, portanto jungle e support combinam mais. Mas se você for um cara que se irrita muito fácil, isso irá te prejudicar, Já é mais que provado que o desempenho de pessoas irritadas é pior não é preciso nem abordar a fundo o assunto. (Obs: para manter as informações aqui todas cientificamente comprovadas, é preciso declarar: é provado que personalidade vai mudar seu estilo de jogo SIM, mas não existe um estudo dizendo como elas afetam no league of legends ou nos mobas, portanto o parágrafo acima são suposições minhas. Você pode chegar as suas proprias conclusões sabendo que personalidades definem o estilo de jogo.) Considerando este conceito, aconselho que pense sobre você mesmo, verifique se você é uma pessoa calma ou agressiva, uma pessoa lógica ou instintiva, controlada ou impulsiva e tente achar lanes que combinem com você. Exemplificando comigo mesmo, sou calmo e isto é um atributo necessário para jungle no solo Q porque é comum você ouvir muitas criticas nessa posição e também é necessário calma para esperar o momento certo de gankar, não sou muito lógico e na jungle se você tentar sempre fazer a mesma rota você não vai tirar o melhor possível da role. Já um solo lane é deve ser muito mais lógico, se ele vem bobo para cima deve ter alguém gankando na bush, se ele escolhe personagem X eu countero com Y e aí, por ser lógico ele não vai querer ficar inventando de pegar um personagem diferente para fazer algo diferente, ele vai no certo e pronto, um contra um, já o Jungle se relaciona com todos na partida. Obs: Mais uma vez isso são suposições pessoais minhas Estou dando estes exemplos e opiniões pessoais porque quero que voces se auto analisem antes de escolher a role que vão jogar, vimos nas pesquisas que Mid é a melhor role para subir de elo, mas do que adianta jogar no mid se você vai perder as lanes e vai enjoar de jogar com aqueles personagens? Nada. Portanto é importante que você se conheça bem e realmente saiba o que você acha mais divertido no jogo para escolher uma role e personagens que você não irá enjoar. TUDO QUE VOCÊ LEU ATÉ AGORA CONVERGE NISTO AQUI, SUA FICHA DE TREINAMENTO. Considerando isto vamos a criação de um plano de treino passo-a-passo: 1. Reflita sobre si mesmo e pense qual role combina mais com a sua personalidade 2. Escolha seus personagens de foco que gosta e acredite que são OPs, escolha de 3 a 5 para ter certeza que em todo patch você terá em sua lista uns 2 personagens que estão viáveis


3. Liste todos os personagens possíveis para aquela role, pense quantas partidas são necessárias para conhecêlos um a um, afinal todos eles poderão ser oponentes seus quando estiver usando seus personagens de foco, eu por exemplo jogo 5 partidas com eles 4. Junte influence points e compre todos os seus personagens de foco 5. Monitore a Free Week para ver se há algum da lista dos possíveis oponentes aberto, aproveite para jogar com ele no normal game, não arrisque seus pontos para conhecer um personagem porque isto desmotiva. 6. Defina o que você acha mais importante monitorar, eu por exemplo gosto de monitorar minha taxa de vitórias e deixar alguns comentários sobre os personagens, como voces verão no exemplo 7. Veja o máximo de conteúdo e streams sobre seus personagens de foco 8. Jogue bastante! Preferencialmente ranked e exclusivamente ranked com os personagens de foco, dependendo da sua role tire um tempo para treinar especificidades como Custom Game para farmar ou dominion para Map Awareness se você for jungle ou mid que gosta de gankar 9. PARTE IMPORTANTE: Vá até a questão 32 e leia a resposta de cada um dos high elo, aprenda quais são todos os motivos possíveis para se perder uma partida. Em sua folha de treinamento deixe uma sessão para contabilizar qual foi o erro que fez você perder cada uma de suas partidas rankeadas usando os personagens em foco.

Se você se deu o trabalho de ler o livro até aqui e não criar sua ficha de treinamento, você terá só aprendido alguns conceitos novos mas não conseguirá o mais importante que é o controle sobre a sua evolução. Faça a sua ficha, abaixo há um exemplo mas você pode customizá-la com parâmetros que você acredita ser importante a partir da sua experiência e da experiência dos High Elo que você pode ver aqui.


Exemplo de tabela de treinamento

Personagens em foco

Comentário

Taxa de Vitória Vitória partida

X

Pickar quando não necessitar de ganks muito fortes e necessitar de tanks

Y

72%

34

43

Escolher quando meu time está com personagens de fraca lane phase, ex: Vayne. Abusar do gank por causa da passiva

58%

8

13

Z

Quando for necessário campar uma lane

67%

36

53

W

Quando estiver faltando dano

60%

18

30

Conhecendo os possíveis inimigos

Normal Games jogados

Cinco normal games para conhecer

1. Possível personagem adversário

9

5

2. Possível personagem adversário

6

5

3. Possível personagem adversário

11

5

4. Possível personagem adversário

39

5

5. Possível personagem adversário

17

5

6. Possível personagem adversário

5

5

7. Possível personagem adversário

13

5

8. Possível personagem adversário

0

5

9. Possível personagem adversário

11

5

10. Possível personagem adversário

3

5

Erros que posso cometer

Quantidade de vezes que cometi

Erro 1 Erro 2 Erro 3 Erro 4

Com a sua tabela criada, vá até uma impressora passe ela para o papel, tenha ela sempre ao lado do seu PC de games. Eu optei por ter quatro herois em foco, dificilmente um dos 4 não estarão fortes no patch que estiver ativo, portanto minha experiência se torna progressiva, busquei essas informações na minha conta mas imaginem se eu tivesse só feito os 5 jogos em todos os outros personagens que não são meu foco de treinamento, eu possuiria muita experiência nos meus personagens de foco e dificilmente faria uma partida ruim com eles. O seu controle de treinamento pode ser feito da forma que você preferir, se você for um mid lanner por exemplo você pode deixar anotações sobre cada personagem que você jogou em free weeks para ter conhecimento dos oponentes sobre como counterar eles usando seus personagens em foco e etc, desta forma meses depois você ainda


terá o conhecimento guardado para dar uma olhada durante o load e este conhecimento é superior a qualquer site porque se aplica ao seu estilo de jogo.

Convite Caso o conteúdo deste eBook tenha ajudado a melhorar suas habilidades no League eu o convido a participar do nosso grupo no facebook. Para isto por favor vá até a minha página no facebook e solicite através de mensagem inbox ou procure pelo grupo League of Legends: Estratégia & Psicologia no facebook.

www.facebook.com/lol.estrategia


Treinamentohighelo20  

League of Legends

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you