Page 1


DÚVIDAS SOBRE O QUE UMA CRIANÇA ESTÁ SENTINDO SÃO MUITO COMUNS ENTRE PAIS E RESPONSÁVEIS. ALGUMAS INFORMAÇÕES PODEM AJUDAR A IDENTIFICAR A FEBRE E A DOR E TRAZER ALÍVIO MAIS RAPIDAMENTE.


VOCÊ SABE O QUE É FEBRE? Quando a temperatura do corpo sobe acima do normal, a criança está em estado febril. Febril: acima de 37,8ºC (ou 100,2ºF)


A FEBRE NÃO É UMA DOENÇA. É APENAS UM SINTOMA DE QUE ALGUMA COISA NÃO ESTÁ BEM. Normalmente, a febre é causada por infecções bacterianas ou virais. Exemplo: amigdalites, faringites, problemas no ouvido, sarampo, catapora.


ELEVAÇÃO DE TEMPERATURA NEM SEMPRE É FEBRE. Outros fatores podem ser responsáveis por uma elevação na temperatura da criança: agitação, problemas emocionais, excesso de roupas, exposição a ambientes muito quentes ou ao sol, falta de líquido, vacinas de imunização.


CARINHO E ATENÇÃO NÃO PODEM FALTAR NA HORA DE MEDIR A TEMPERATURA. Antes de começar, limpe o o termômetro com álcool ou água e sabão e assegure-se que ele está no marco inicial. Fique ao lado da criança durante os 3 minutos. Mantenha ela bem tranquila, pois qualquer movimento pode alterar o resultado. Ao final dos 3 minutos, retire o termômetro com cuidado e verifique o resultado imediatamente.


COMO MEDIR? na axila: Não dê banho na criança pelo menos 20 minutos antes; Higienize e seque bem a axila da criança; Coloque a ponta do termômetro na axila; Junte o braço ao longo do corpo e dobre o cotovelo sobre o peito durante 3 minutos. na boca: Não dê bebidas extremamente quentes ou frias 20 minutos antes. Isso pode influenciar o resultado; Coloque a ponta do termômetro ao lado da língua, no fundo da boca e aguarde 3 minutos.


SIM, ELA TEM FEBRE.

O QUE FAÇO? Se a febre persistir e passar dos 38ºC (100,4ºF), medique a criança de acordo com as indicações no final deste folheto. Após o medicamento, dê líquidos, um banho morno e mantenha a criança em um local arejado. Seguir essa ordem é importante, pois a mudança de temperatura do banho pode causar tremores em seu filho.

SE O BEBÊ TIVER ATÉ 3 MESES, PROCURE O MÉDICO IMEDIATAMENTE.


CONVULSÃO FEBRIL –

MANTENHA A CALMA. NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM A CRIANÇA.

A convulsão febril costuma acontecer durante o pico febril. A criança se move de um jeito descoordenado, perde o controle de braços e pernas e, algumas vezes, a consciência. Na maior parte dos casos, ela diminui e desaparece em poucos minutos.


JÁ MEDIQUEI, MAS A FEBRE E OUTROS SINTOMAS PERSISTEM HÁ 2 DOIS DIAS.

O QUE FAÇO? Se a temperatura se mantiver acima de 39ºC (ºF) e a criança apresentar um dos sintomas abaixo, procure um médico imediatamente: Vômitos ou diarréia; Dor de ouvido – a criança costuma puxar as orelhas quando sente dor; Dor de garganta, cabeça, estômago ou nas juntas; Choro estridente ou frequente; Irritabilidade; Falta de apetite;


Palidez; Vermelhidão na pele; Junções inchadas; Torcicolo; Apatia; Dificuldade respiratória; Boca seca.

IMPORTANTE. ANTES DA FEBRE A CRIANÇA SENTIU DORES? PROCURE UM MÉDICO.


COMO PERCEBER QUE UMA CRIANÇA SENTE DOR? Observar é importante. Muitas se recolhem e ficam quietas por não conseguirem manifestar a dor. Outras colocam a mão na parte do corpo que incomoda. Se a criança já se comunica com palavras, escute o que ela tem a dizer, sem menosprezar nem superestimar a situação.


COMO SABER A INTENSIDADE DA DOR? A tolerância à dor não pode ser medida e varia de criança para criança. Por isso, a melhor forma de entender a intensidade da dor é pedir que a criança explique o que está sentindo.

A DOR PERSISTENTE É UMA FORMA DO ORGANISMO MOSTRAR QUE ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA.


EXISTEM DORES DIFERENTES? Sim. A dor pode ser aguda ou crônica. A aguda costuma ser resultado de quedas ou batidas e serve de alerta para mostrar que algo machucou o organismo. Já a dor crônica costuma permanecer no local, indicando que o problema continua. É, por exemplo, a dor causada por fraturas ou luxações.


ANTES DE TUDO, ALIVIE A DOR. Dores na região abdominal, de garganta ou cabeça também precisam de alívio e requerem medicação. Mas jamais deixe de procurar um médico logo em seguida.


CRIANÇA TAMBÉM TEM DOR DE CABEÇA. A dor de cabeça em crianças é comum, mas as causas e o nível de gravidade variam muito. Procure identificar se a dor é consequência de uma infecção ou se, aparentemente, não tem ligação a nenhum outro sintoma. Nesse caso, ela requer mais atenção médica.

CUIDE DA CRIANÇA. MAS PRIMEIRO, CUIDE DE VOCÊ. Todo adulto fica ansioso ao ver uma criança sentir dor. Mas isso não é motivo para superprotegê-la e privá-la de suas atividades. Assim como brincar é fundamental para o desenvolvimento, se machucar faz parte dessa fase.


SUA PRESENÇA TAMBÉM É UM ALÍVIO PARA A CRIANÇA. Sempre que possível, acompanhe a criança em exames para auxiliar diagnósticos ou cirurgias. Gestos de carinho e palavras de incentivo fazem os pequenos se sentirem muito mais seguros. Quando não for possível ficar perto, dê um objeto familiar que transmita tranquilidade.

VOCÊ PODE MEDICAR UMA CRIANÇA. MAS NUNCA SEM CONSULTAR O PEDIATRA ANTES.


PASSO A PASSO DA MEDICAÇÃO: 1. Consulte os medicamentos recomendados para dor e febre na lista abaixo. 2. Leia a bula e ligue para o pediatra para se assegurar da sua decisão e pergunte qual a dosagem correta. 3. Medique a criança e aguarde o alívio dos sintomas. 4. Logo em seguida, leve a um médico.


PARA A DOR: Os medicamentos mais recomendados sĂŁo aqueles com os seguintes princĂ­pios ativos: Cetoprofeno Dipirona Metamizol Ibuprofeno Imesulina


NUNCA DÊ MEDICAMENTOS COM ÁCIDO ACETILSALICÍLICO PARA SEU FILHO QUANDO ELE TIVER FEBRE. ESSA SUBSTÂNCIA ESTÁ ASSOCIADA À DOENÇA DE RYEN PARA FEBRE + DOR: Alivie com: Acetaminofeno Antitérmico Analgésico Antiinflamatório.


ANTIBIÓTICOS DEVEM APENAS SER ADMINISTRADOS SOB A PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO DE UM MÉDICO. Bom senso e responsabilidade na hora de tomar decisões e delicadeza no trato com a criança fazem toda a diferença. Quanto mais calmo você se mantém, mais rápido tudo fica bem. Para a criança e para você.


Livreto Febre e dor  

Livro sobre febre e dor em crianças

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you