Issuu on Google+


BREVE

HISTORIAL Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade

A FDC é uma organização privada, sem fins lucrativos, que trabalha para conjugar esforços de todos os sectores da sociedade com o propósito de promover desenvolvimento, democracia e justiça social. A FDC nasceu da convicção de que a pobreza não é inevitável. É o resultado de um processo complexo, em que os mais necessitados são marginalizados e explorados. Estes não têm acesso ao conhecimento científico e tecnológico, à informação sobre as tecnologias mais apropriadas; têm acesso limitado a recursos e à informação sobre como fazer melhor uso dos recursos que possuem; não recebem apoio suficiente das instituições formais do país,.


OS PAPEIS DA FDC A NOSSA MISSÃO Fortalecer as capacidades das comunidades com o objectivo de vencer a pobreza e promover a justiça social em Moçambique.

Provedor de Subvenções a OSC; Mobilizador de Recursos; Facilitador de processos de desenvolvimento; Advocacia Lobby; Promotor de boas práticas e promotora de filantropia local.

A NOSSA VISÃO Acreditamos em comunidades moçambicanas com mecanismos participativos de tomada de decisões e que tenham a habilidade de liderar processos de desenvolvimento local, de promover diálogos e parceria entre si próprias, com o Estado, com a sociedade civil e com o sector privado, para alcançar o seu desenvolvimento.

Trabalho, Respeito pela Pessoa Humana, Solidariedade, Honestidade, Justiça Social e Iniciativa

Os valores defendidos pela FDC advêm das convicções compartilhadas pelos seus membros fundadores. Representam as aspirações e os desejos sobre o que a Fundação é e o que quer continuar a ser, o que quer projectar. O que quer fazer como uma instituição que proporciona o valor, oferecendo uma mais valia ao país que precisa de tudo para crescer e continuar a afirmar-se no que tem feito dentro do país e internacionalmente. Estes são os valores defendidos pelos seus membros e colaboradores, e que são partilhados com os parceiros com quem trabalha para o desenvolvimento de Moçambique.


Desde a sua fundação, a FDC implementou e apoiou uma vasta intervenção em áreas prioritárias tais como a educação, a saúde, segurança alimentar, e geração de rendimento, água e salubridade e HIV/SIDA, com particular ênfase para os grupos mais vulneráveis como o das mulheres e das crianças.

06

20

01

16

13

02

22 anos 05

03

10

11

14

09

17

12

15

19

22

07

SERVINDO A COMUNIDADE 18


PILARES ESTRATÉGICOS PILAR 1 Desenvolvimento Comunitário PILAR 2 Advocacia para Justiça Social e Equidade PILAR 3 Desenvolvimento Organizacional e Institucional PILAR 4 Geração e Mobilização de Recursos

PILAR.1. Desenvolvimento Comunitário

O

o bjectivo estratégico desse pilar é melhorar as condições económicas e de saúde das crianças, jovens e mulheres, tornando-as motoras do seu desenvolvimento através da criação de capacidades das OSCs, OCBs em matéria de segurança alimentar e nutricional, prevenção de doenças, formação

técnico-profissional e promoção da economia comunitária. O Pilar de Desenvolvimento Comunitário comporta 5 programas chaves: Produção Alimentar e Nutrição; Saúde Comunitária; Educação Profissional; Economia Familiar e Comunitária; e Fortalecimento das Organizações Sociais e Comunitárias


1.1

Produção alimentar e nutrição

Melhorada a capacidade de grupos organizados de produtores de alimentos (agricultores, pescadores, avicultores, artesãos, entre outros) para aumentar a produção, processamento, armazenamento, comercialização, promoção e consumo produtos nutricionalmente mais ricos.

1.2

Saúde Comunitária

Aumento de esperança e qualidade de vida das comunidades através da redução da incidência e impacto das doenças endêmicas como HVI/ SIDA, tuberculose, malária, ITSs e saneamento do meio no seio de grupos vulneráveis da comunidade;

Pilar.2. ADVOCACIA PARA A EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

O

objectivo estratégico do pilar é advogar para que programas e políticas nacionais e sectoriais sejam concebidos em linha com os problemas e prioridades do desenvolvimento em

geral e da situação da mulher, criança e jovens em particular. O Pilar de Advocacia triangula 3 programas chaves: Fortalecimento das Redes de Advocacia; Agendas Nacionais de Advocacia; Agendas Internacionais e Globais.

2.1 Fortalecimento das redes de advocacia 2.2 Agendas nacionais de advocacia Sociedade civil organizada, forte e proactiva agindo colectivamente, no nível local e nacional, e influenciando políticas e programas a favor dos grupos vulneráveis.

2.3 Agendas internacionais e globais Parceiros internacionais e regionais cada vez mais alinhados os agendas e abordagens locais de desenvolvimento.

Politicas e programas nacionais reflectindo direitos, interesses e necessidades das comunidades, com enfoque nas mulheres, jovens e crianças.


1.3 Educação Profissional Elevado o nível de inclusão dos jovens na vida sócio-económica das suas comunidades, melhorando o acesso a oportunidades de emprego, através da formação técnicoprofissional.

1.4 Economia Familiar e Comunitária Inclusão económica das famílias e grupos vulneráveis, melhorando a sua capacidade de geração de renda, através da promoção de associações e cooperativas de produtores e microfinanças. das organizações sociais 1.5 Fortalecimento e lideranças comunitárias Organizações sociais e lideranças comunitárias fortes, vibrantes e activas na condução dos processos de desenvolvimento local, através da melhoria da sua capacidade de organização e de acção colectiva na defesa dos seus interesses.

Pilar.3. DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Este pilar tem como objectivo Consolidar a FDC como uma organização de referência na área

de desenvolvimento comunitário com políticas e sistemas que garantam a maior sustentabilidade organizacional para o cumprimento da sua missão.

Pilar.4. GERAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS de recursos financeiros da FDC com vista Este pilar irá assegurar a existência de fundos para o financiamento da a melhoria da assistência às comunidades estratégia da FDC, melhorando a necessitadas. capacidade de mobilização e geração-

Áreas Geográficas Províncias

Distrito

Provinvias

Distritos

Maputo

Matituine

Nampula

Ribaué

Gaza

Chókwe

Inhambane

Vilankulo

Sofala

Caia

Cabo Delgado Zambézia

Ancuabe Gorué e Molumbo

Matutuine. Vilankulo, Caia, Ancuabe e Ribaué são distritos estratégicos da FDC.


FDC Conselho de Administração da FDC

Graça Machel D. Dinis Sengulane Eneas Comiche Abdul Carimo Júlio Carrilho Arnaldo Lopes Pereira Nelson Saúte Zélia Menete (Directora Executiva)

Endereço da FDC Av. 25 de Setembro, Edifícios Times Square Bloco 2 - 3º andar Tel: +258 21 355300, fax: + 258 21 355 355 Cel: + 258823045740 I Website: www.fdc.org.mz Facebook: FDC


FDC - Brocura (proposta)