Revista Franquia & Negócios ABF nº 70

Page 53

FOTO: DIVULGAÇÃO

EU ACREDITO QUE ESSE RELACIONAMENTO COLABOROU PARA OS RESULTADOS DO SETOR EM 2016, MAS NÃO FOI A CURTO PRAZO Eduardo Santinoni, sócio da consultoria Y Franquias

EVOLUÇÃO PASSA POR OUVIR CONCORRENTES Luciano Lugli, fundador da consultoria Enterprise Project and Process Management (E-PPM)

“Eu sempre gostei muito de aprender com outras redes, já visitei diversas franqueadoras para conversar. Aprendi demais com algumas mais estruturadas e hoje tento devolver isso

às mais novas”. Adriana afirma que recebe toda semana algum novo franqueador em busca de dicas e auxílio. A franqueadora lembra que no início tinha receio

Relacionamento gera co-branding

FOTO: ZÉ CARLOS BARRETTA

REDE DE COMPARTILHAMENTO A diretora da Nutty Bavarian, Adriana Auriemo, montou um grupo de conversa com mais de 160 franqueadores, consultores, advogados e até multifranqueados no WhatsApp. O propósito é trocar ideias, dicas, indicações e buscar evolução constante, em conjunto.

FOTO: IVAN ALMEIDA

A cena narrada aconteceu no último mês de outubro, na Bahia, durante o encontro anual de líderes do franchising nacional, e ilustra uma característica peculiar do sistema: concorrentes não são inimigos. “Evoluímos muito com essa postura. Percebemos que não só nós, como outras empresas estão em evolução, se desenvolvendo. Hoje o cliente está exigente e vai perceber se a empresa deixou de se aprimorar. Evolução passa por ouvir concorrentes”, explica o fundador da consultoria Enterprise Project and Process Management (E-PPM), Luciano Lugli. Além dos eventos promovidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que já aumentam o leque de networking dos participantes, franqueadores revelaram à reportagem da Revista Franquia & Negócios ABF que estabelecem relações de trocas por meios digitais ou visitas presenciais periódicas. “Eu acredito que esse relacionamento colaborou para os resultados do setor em 2016, De acordo com de r to mas não foi a curto prazo. se o a ABF, % ,8 8 u ce es Isso vem desde a bonança, o cr franquias de e tr es im tr ro que foi feito hoje foi fomenno tercei do ao ra pa m co do tado nos períodos de antes 2016, quan o de 2015. da crise. Os resultados são mesmo períod chegou a colhidos no período de vaO faturamento s. R$ 38,8 bilhõe cas magras”, analisa o sócio da consultoria Y Franquias, Eduardo Santinoni.

Foi em uma dessas conversas que surgiu a ideia da parceria com a rede Los Paleteros. “Descobrimos que nossa sazonalidade é diferente, ele vende bastante no verão e eu no inverno”, explica Adriana Auriemo. Em conjunto com o presidente da rede de gelados, Gean Chu, Adriana criou uma paleta de nuttys glaceados. Esse foi o primeiro passo para a co-branding. No inverno os produtos foram comercializados nas lojas da Los Paleteros e no verão irão para os quiosques da Nutty Bavarian. “É uma parceria de bastante sucesso. A paleta está no nosso top 10 de vendas e nos surpreendeu”, afirma Gean. A co-branding deve se estender aos pontos de venda também, segundo o franqueador. “Colocamos um quiosque da Nutty Bavarian dentro de uma loja e estamos avaliando se funcionará. Se der certo, vamos estender para as demais”, adianta. Gean comenta que está inserido em diversas redes de contato pertinentes ao seu negócio, mas o maior clima de comunidade está no franchising. “As marcas podem até competir, mas trocam boas práticas. Isso torna o setor mais maduro e apresenta mais segurança para quem vai investir”, explica.

REVISTA FRANQUIA & NEGÓCIOS ABF Dezembro e Janeiro de 2017

53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.