Page 35

lheres, mas para amenizar a cultura da soberania masculina. No mundo são quase 1,5 mil empresas signatárias e no Brasil já são 125. “A maioria é de grande porte e tem capacidade de influenciar o segmento em que atuam”, explica a gerente de Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPS), Adriana Carvalho. A executiva será uma das palestrantes da 17ª Convenção ABF do Franchising, que acontece em outubro, na Bahia. Ela conversou com a reportagem da Revista Franquia & Negócios ABF sobre a atuação do escritório no Brasil e também sobre a aplicação dos WEPS. Confira, a seguir.

Como participar?

Qual o papel da ONU Mulheres atualmente? Temos um mandato de atuação normativa, onde participamos de discussões internacionais sobre o tema. A agenda atual, que rege todo o sistema da ONU e dos países membros, e é um convite para que empresas e sociedade civil façam parte, é a do desenvolvimento sustentável, que dura até 2030 (Agenda 2030). A implementação dessa agenda é nosso papel, trabalhar com todos os estados membros para fazer cooperação com empresas e sociedade civil. Não só implementar políticas, mas fomentar a nova cultura que valoriza essas questões.

4. O escritório da ONU Mulheres no Brasil analisará o documento

A adesão aos WEPS é gratuita e as empresas podem fazer por meio da internet. Saiba como: 1. Acessar o documento “Declaração de apoio do CEO”, disponível no site http://portuguese.weprinciples. org/Site/HowToSign/. 2. Assinar o documento. 3. Enviar o formulário digitalizado à ONU Mulheres por e-mail ou por meio do próprio site.

5. O escritório da ONU Mulheres em Nova Iorque processará o formulário e publicará o nome da empresa no site dos WEPS em até 15 dias.

Qual a importância das empresas nesse processo? O empoderamento econômico não pode ir para frente sem a participação das empresas. Dois terços dos empregos no Brasil estão nelas. Por isso, é importan-

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Saiba Mais: Uma das ações da ONU Mulheres que mais ganhou visibilidade nos últimos tempos é o movimento ElePorEla (HeForShe). O esforço visa envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres e meninas de atingir seu potencial. A ideia é unir homens e mulheres na construção de uma nova sociedade. A embaixadora do movimento é a atriz inglesa Emma Watson.

Outubro e novembro de 2017

35

Revista Franquia & Negócios ABF nº 75  

Revista Franquia & Negócios ABF nº 75

Revista Franquia & Negócios ABF nº 75  

Revista Franquia & Negócios ABF nº 75

Advertisement