__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


RECONHECER, VALIDAR, REGISTRAR E TORNAR PÚBLICA A EXCELÊNCIA DO FRANCHISING PELA FORÇA DO DESIGN

PRODUÇÃO:


SUMÁRIO

06

PALAVRA DO PRESIDENTE DA ABF

08

PALAVRA DO PRESIDENTE DO RDI

10

SOBRE O PRÊMIO

16

PROJETOS VENCEDORES

18

PROJETO ARQUITETÔNICO LOJA

PROJETO ARQUITETÔNICO 38 QUIOSQUE VISUAL MERCHANDISING 56 VITRINE

4


68

VISUAL MERCHANDISING CAMPANHA

86

VISUAL MERCHANDISING PROMOÇÃO DE PDV

98

PRODUTO

112 EMBALAGEM 124 BRAND DESIGN 138 DESIGN CONSCIENTE 152 DESIGN DE INOVAÇÃO

166

OS JURADOS

5


PALAVRA DO PRESIDENTE DA ABF

Um design que diferencia e torna as marcas mais competitivas

O design está, de fato, incorporado às

franquias e acompanha o desenvolvimento do setor. Em um mercado em constante evolução, o design se consolidou como uma estratégia assertiva e viável de diferenciação e competitividade. Essas constatações podem ser observadas na 8ª edição do Prêmio ABF+RDI Design, que honrosamente realizamos neste ano de 2018. É motivo de orgulho para nós, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e para o Retail Design Institute Brasil (RDI Brasil) observar a evolução do de6

sign aplicado às estratégias comerciais e institucionais das redes de franquias ao longo desses oito anos de Prêmio. Nesta edição, foram mais de 90 projetos inscritos, dos quais 29 alcançaram a mais alta pontuação, de acordo com os critérios definidos no regulamento do Prêmio observados pela Comissão julgadora, consagrando vencedoras 21 marcas e os profissionais de design envolvidos. Os projetos apresentados neste e-book revelam essa evolução. Não por acaso, criamos em 2017 a categoria Inovação, que se somou às seis outras categorias do Prêmio. O desafio de aliar criatividade, inovação, tecnologia aos processos construtivos e arquitetônicos, de fabricação de produtos e oferta de serviços à própria marca foi enfrentado e superado pelas redes e profissionais vencedores.


FOTO: KEINY ANDRADE

Dentre os premiados há, por exemplo, projetos que mostraram o ineditismo de um produto no Brasil, a valorização da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental, e conceitos inovadores incorporados aos modelos de negócios. Para a ABF e o RDI, reconhecer o belo trabalho feito pelas redes de franquias e pelos profissionais de design é um prazer e, especialmente, é uma forma de estimular novas ideias, novos projetos e continuar a promover o desenvolvimento sólido e sustentável do franchising brasileiro.

Parabéns a todas as marcas e profissionais premiados. A você leitor(a), desejo que aproveite a leitura e aprecie os projetos. Eles servem de referência para todos nós, profissionais do setor, para estudantes e demais pessoas interessadas. Um forte abraço, Altino Cristofoletti Junior, Presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) 7


PALAVRA DO PRESIDENTE DO RDI

De olho nas possibilidades criativas A TECNOLOGIA PARA UM MUNDO DIGITAL TROUXE MAIS QUE FERRAMENTAS PARA GESTÃO E PARA O AUMENTO DE PERFORMANCE DO VAREJO

As redes sociais e as inúmeras alternati-

vas para obter informações vêm educando os nossos consumidores e empresários a evoluir na qualidade da oferta. Isto porque a inovação e as intenções das marcas se tornam realidade somente quando os consumidores aceitam e assimilam as novas propostas. O design brasileiro busca inspiração aqui e em todas as partes do mundo; ele incorpora as referências que temos. Nosso País é repleto de diferenças e desafios que exigem uma compreensão ainda maior das possibilidades criativas no desenvolvimento de soluções voltadas para obter a melhor performance para todos os players do varejo.

8


O franchising brasileiro acompanha a evolução global a ponto de produzir soluções que trazem benefícios para os seus franqueados, shopping centers, bairros, cidades e, principalmente, para seus clientes. Hoje, acredito que esse segmento é um dos que mais influenciam os consumidores em elevar sua demanda a patamares mais altos. A abrangência das redes de franquias é em todo o território brasileiro e elas contribuem para uma melhor qualidade de vida da população. Nos pontos de venda, o design está presente em todos os detalhes que materializam a proposta de valor das marcas. O design busca entregar altos níveis de experiência de compra aos consumidores e colaboradores. Sem dúvida, é desafiador, especialmente no momento em que vivemos, no qual novos comportamentos e preferências surgem a cada dia. E, por isso, a experiência de loja tem exigido projetos cada vez mais interessantes para enfrentar os novos desafios do mercado. A loja é a ponte multidimensional que liga os fornecedores aos consumidores e permite a intensa e completa expressão das marcas. Nelas, todas as estratégias se materializam e, de forma coordenada, permitem que os negócios se perpetuem e expandam. O diálogo entre a loja e os consumidores através da comunicação visual, a exposição dos produtos ofertados, a arquitetu-

ra de interiores e os sentidos equilibrados pelo design adequado permitem produzir experiências recompensadoras e inimagináveis ao universo do franchising. Os projetos implantados no franchising brasileiro nestes últimos anos expressam a preocupação das marcas em atender a demanda dos consumidores e da concorrência. Eles equiparam esse segmento aos vistos em outros mercados e dão acesso a novas propostas específicas para o nosso mercado. A personalização de soluções, produtos e serviços está presente e permite novos modelos com maior reconhecimento, mais performance e maior satisfação. Designers, arquitetos, engenheiros, criadores e todos aqueles ligados a essa incrível e recompensadora atividade de design para varejo devem se orgulhar por serem vitoriosos em seus projetos. Parabéns a vocês e aos empresários do franchising, pois através dessa parceria oferecemos uma entrega relevante e recompensadora aos consumidores.

George Homer, Presidente do Retail Design Institute (RDI)

9


SOBRE O PRÊMIO

A excelência do fra

10


nchising no design INÍCIO

A ideia do Prêmio ABF + RDI Design surgiu em 2010, quando se identificou a necessidade de conscientizar o universo do franchising a respeito do uso do design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e implantação de negócios.

CONCEITO

A premiação foi criada pela ABF e RDI com o objetivo de incentivar o design na qualificação cada vez mais crescente das franquias existentes e proporcionar o desenvolvimento mais eficiente dos novos formatos de franquias.

OBJETIVO

O objetivo do prêmio é realizar a conscientização do design como ferramenta estratégica no desenvolvimento, operação e renovação de franquias, reconhecendo os projetos cujas soluções refletem o melhor do franchising no Brasil.

ELEGIBILIDADE

Participam as empresas franqueadoras associadas à ABF, adimplentes com suas obrigações, que apresentaram a documentação solicitada e cujos projetos e produtos inscritos foram implementados entre 2015 e 2018.

11


CATEGORIAS

Projeto Arquitetônico - Loja

1

e Quiosque

2

Concorreram as empresas que utilizaram o design para transformar sua loja ou seu quiosque em um lugar inovador e encantado, capaz de atrair os olhos do cliente e proporcionar uma experiência de marca única.

3 Visual Merchandising – Vitrine

Contemplou os melhores projetos de vitrine, levando em conta a tecnologia, a inovação e a modernidade aliadas a uma mensagem de venda clara e objetiva, capaz de capturar a atenção dos clientes no primeiro contato.

4 Visual Merchandising - Campanha

Participaram as empresas que desenvolverem a melhor campanha considerando o impacto visual, a originalidade da ideia e o resultado junto ao cliente.

5 Visual Merchandising - Promoção de PDV

Integraram essa categoria as promoções que continham interação entre marca e produto/serviço, inovando na relação com o cliente, com clareza na mensagem e geração de resultados.

6 Produto

Inscreveram-se as empresas que desenvolveram e distribuíram produtos com excelência e grande aceitação dos consumidores.

12


7 Embalagem

A categoria contemplou as melhores embalagens considerando o impacto visual, a inovação gráfica — em termos de papel, impressão e acabamento — e a funcionalidade.

8 Brand Design

Concorreram as marcas que apresentaram em seu desenvolvimento logos que melhor refletiram seus valores e estratégias, tiverem fácil reconhecimento por parte do cliente e sinergia com o marketing da empresa.

9 Design Consciente

Participaram os projetos que contemplaram um olhar ou foco ecologicamente corretos e socialmente responsáveis e que contribuíram para um franchising mais sustentável.

10 Design Inovação

Integraram essa categoria as empresas com os projetos mais inovadores, que contribuíram para a evolução de seus produtos e/ou serviços e foram disruptivos, com alto impacto e resultado.

JULGAMENTO O julgamento baseou-se nos critérios de excelência de marketing, design para varejo e desenho industrial e arquitetônico, como: inovação; benefícios ao usuário, ao cliente e à rede franqueada; responsabilidade; apelo visual e projeto arquitetônico. Ao final desta obra, conheça os jurados.

13


PREMIAÇÃO

FOTOS: KEINY ANDRADE

A cerimônia de premiação ocorreu na 18ª Convenção ABF do Franchising, na Ilha de Comandatuba (Bahia), que ocorreu de 17 a 21 de outubro de 2018. Confira, a seguir, algumas fotos do evento. Saiba mais em premiodesign.abf.com.br

14

Juarez Leão, Carlos Zilli e Manoel Alves de Lima entregam o Prêmio na categoria Projeto Arquitetônico – Loja para os representantes das marcas Barbearia do Zé (Ouro), Café Cultura (Prata) e Cacau Show (Bronze)

Juarez Leão, Carlos Zilli e Manoel Alves de Lima entregam o Prêmio na categoria Projeto Arquitetônico – Quiosque para os representantes das marcas Nutty Bavarian (Ouro), Bubble Mix Tea (Prata) e Óticas Carol (Bronze)

Delfino Golfeto, Fernando Tardioli, Décio Pecin e Danyelle Van Straten entregam o Prêmio na categoria Visual Merchandising - Campanha para os representantes das marcas Havaianas (Ouro), Wizard (Prata) e Bibi (Bronze)

Delfino Golfeto, Fernando Tardioli, Décio Pecin e Danyelle Van Straten entregam o Prêmio na categoria Visual Merchandising - Vitrine para a representante da marca Bibi (Ouro). Casa das Cuecas (Prata) e Via Mia (Bronze) também foram agraciadas nesta categoria.


Delfino Golfeto, Fernando Tardioli, Décio Pecin e Danyelle Van Straten entregam o Prêmio na categoria Visual Merchandising – Promoção de PDV para os representantes das marcas Havaianas (Ouro) e Nutty Bavarian (Prata)

Fernando José Fernandes e Leonardo Lamartine entregam o Prêmio na categoria Produto para os representantes das marcas iGUi (Ouro), The Body Shop (Prata) e Óticas Carol (Bronze)

Carlos Sadaki, Jae Ho Lee e Claudio Miccieli entregam o Prêmio na categoria Brand Design para os representantes das marcas Ice Creamy Sorvetes (Ouro), Big X Picanha (Prata) e Fast Açaí (Bronze)

Alberto Oyama, Eliane Bernardino e Fabiana Estrela entregam o Prêmio na categoria Embalagem para os representantes das marcas Havaianas (Ouro), Imaginarium (Prata) e Acqua Aroma – O Perfume da sua Casa (Bronze)

Antonio Carlos Diel, Fábio Khouri e Erik Cavalheri entregam o Prêmio na categoria Design Inovação para a representante da iGUi (Ouro). O vencedor nas categorias Prata e Bronze foi a Portobello Shop

Adriana Auriemo, Claudia Vobeto e Bruna Saraiva entregam o Prêmio na categoria Design Consciente para os representantes das marcas Bibi (Ouro), Yázigi (Prata) e Casa de Bolos (Bronze)

15


PROJETOS VENCEDORES

CATEGORIAS 18 38 56 68 16

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA  Barbearia do Zé  Café Cultura  Cacau Show PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE  Nutty Bavarian  Bubble Mix Tea  Óticas Carol VISUAL MERCHANDISING  VITRINE  Bibi  Casa das Cuecas  Via Mia VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA  Havaianas  Wizard  Bibi


86 98 112 124 138 152

VISUAL MERCHANDISING  PROMOÇÃO DE PDV  Havaianas  Nutty Bavarian PRODUTO  iGui  The Body Shop Brasil  Óticas Carol EMBALAGEM  Havaianas  Imaginarium  Acqua Aroma BRAND DESIGN  Ice Creamy  BXP  Fast Açaí DESIGN CONSCIENTE  Bibi  Yázigi  Casa de Bolos DESIGN DE INOVAÇÃO  Igui  Portobello Shop  Portobello Shop 17


OU

RO

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

Marca: Barbearia do Zé Projeto: Barbearia do Zé Jardim Botânico Agência: Archivero Arquitetura Corporativa Designer Responsável: Thiago Reis Categoria: Projeto Arquitetônico - Loja Premiação: Ouro

Conceito Ter um espaço para convivência dos clientes, resgatar a tradição de barbearia de bairro, comunicar-se com a comunidade e vender produtos e bebidas através da experiência positiva na loja.

Objetivo Manter a exata identidade visual da Barbearia do Zé para não se desconectar das demais unidades, porém adequado a loja para o público do Jardim Botânico. Deixar a unidade mais sóbria para 18

apostar em um público mais velho que a média das demais unidades.

Descrição Criamos uma varanda na entrada da loja para se comunicar com o público do Jardim Botânico e viabilizar a venda de charutos, um lounge exclusivo para videogame focado em futebol e duas salas para novos serviços, além de um acesso expresso para a equipe de atendimento. Colocamos cadeiras de barbeiro na entrada – com o intuito de


BARBEARIA DO ZÉ

sermos vistos da vitrine –, uma mesa de carteado e jogos para convívio de clientes e um elemento decorativo e conceitual (cadeira de engraxate).

Vídeo Veja mais informações

Particularidades Toda pintada à mão por um artista plástico francês, a marcenaria da Barbearia do Zé confere identidade ao projeto e alinhamento com a marca. Sua cadeira de engraxate, dos anos 40, foi restaurada e a bicicleta antiga de ferro velho foi usada como luminária decorativa. Além disso, além do chope, o cliente da Barbearia do Zé pode optar em desfrutar uma taça de vinho como cortesia. A marca foi a primeira do Brasil a lançar uma adega completa e fabricada de vergalhão aproveitado.

19


OU

RO

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

20


BARBEARIA DO ZÉ

21


OU

RO

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

22


BARBEARIA DO ZÉ

23


OU

RO

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

24


BARBEARIA DO ZÉ


PR

AT A

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

Marca: Café Cultura Projeto: Loja Conceito Café Cultura Agência: Colmeia lab / EA+ Arquitetura Designer Responsável: Nanina e Cecília Rosa / Darley Voltolini Categoria: Projeto Arquitetônico - Loja Premiação: Prata

Conceito Café Cultura = café + bem-estar + experiência. Foi com essa visão que transformamos o prédio existente em um espaço aconchegante, inovador, cosmopolita, cheio de significado e afetividade, criando uma nova referência de cafeteria. Um espaço de “coffee experience” completa para todos os públicos, onde todos são bem-vindos.

Objetivo Criar um novo conceito de cafeteria, aliando café e bem-estar numa atmos26

fera moderna, com um ambiente multifuncional, que agrade diferentes públicos. Um lugar com alma. A ideia é replicar esse conceito nas franquias, originando projetos únicos e cheios de sentimentos. Tudo isso com um custo acessível, em um projeto original e atemporal.

Descrição Criamos um lugar democrático, que facilita encontros e permite que diferentes gerações se sintam bem. Geramos uma experiência de café completa, com espaço pet friendly, kids, coworking,


CAFÉ CULTURA

lounge com lareira, torrefação, área de workshops, coffee shop, loja de grãos de café e, ainda, um canto de meditação. Tudo com um estilo de decoração industrial, cosmopolita e com toque humano dado por peças do acervo pessoal dos sócios, objetos artesanais e garimpados em antiquários e plantas naturais.

Vídeo Veja mais informações

Particularidades Apesar de ter uma aparência customizada, a loja possui muitos itens modulares, já pensados para a replicação nas franquias. As prateleiras são dispostas para criar microambientes. Esses ambientes são recheados com objetos únicos, plantas naturais, sofás e tapetes, resultado de uma curadoria cuidadosa para dar à base modular e industrial uma cara de casa. Um espaço onde não se tem pressa de ir embora.

Resultados Tivemos resultados muito expressivos, tangíveis e não tangíveis. Em relação às vendas, tivemos um crescimento de mais de 60% comparado ao projeto anterior; a abertura de três lojas em menos de quatro meses após a inauguração da loja-conceito; o crescimento de 25% no número de seguidores do Instagram e, ainda, um reconhecimento por parte do público como novo destino referência na cidade. 27


PR

AT A

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

28


CAFÉ CULTURA

29


PR

AT A

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

30


CAFÉ CULTURA

31


BR

ON

ZE

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

Marca: Cacau Show Projeto: Mega Store Cacau Show Agência: Mauricio Queiroz - Design de Consumo Designer Responsável: Mauricio Queiroz Categoria: Projeto Arquitetônico - Loja Premiação: Bronze

Conceito Focado na experiência, o projeto traça a Jornada do Consumidor, de forma a proporcionar um passeio mágico, ao mesmo tempo em que apresenta não apenas os produtos, mas também as submarcas da rede. Enquanto podemos visualizar a fabricação do chocolate, experimentar, comprar, passar momentos relaxantes em um café sob uma trufa gigante metálica e árvores cenográficas de madeira, ainda temos o Parque com Carrossel e o Museu, que conta a história da marca. 32

Objetivo Um projeto lúdico, inspirado na Fantástica Fábrica de Willie Wonka, que encanta não apenas as crianças, mas também os adultos, e focado na experiência do consumidor, porém sem perder o foco na performance da loja.

Descrição Por se tratar de uma loja de fábrica, optamos por um fundo bem característico e, por isso, mantivemos o piso em concreto e tiramos vantagem do forro técnico, onde vemos as tubulações.


CACAU SHOW

Uma estrutura auxiliar apoia as calhas de iluminação por trilho – as lâmpadas são supereconômicas, LED –, o que permite mexer no projeto luminotécnico. O layout gira em torno de uma trufa metálica gigante, onde funciona um café, e um dos apelos dessa loja é a linha de fabricação da Bendito Cacao, totalmente visível ao público.

Particularidades Além da fábrica, o projeto conta, ainda, com a Academia do Chocolate, um espaço dedicado à cursos ministrados por especialistas, um museu que conta a história da marca e uma sala dedicada exclusivamente à harmonização de chocolates com vinhos, cervejas e outras experiências para os adultos.

Resultados Toda a renda da CS Mega Store é revertida para o Instituto Cacau Show, oferecendo oportunidades socioeducacionais, culturais e profissionais para crianças e adolescentes da região de Itapevi (SP). Há bastante movimento na Mega Store nos finais de semana, feriados e períodos de férias.

33


BR

ON

ZE

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

34


CACAU SHOW

35


BR

ON

ZE

PROJETO ARQUITETÔNICO  LOJA

36


CACAU SHOW

37


OU

RO

PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE

Marca: Nutty Bavarian Projeto: Quiosque Nutty Bavarian Agência: Raison Pure + Market Value Designer Responsável: Thais Fagundes Categoria: Projeto Arquitetônico - Quiosque Premiação: Ouro

Conceito O projeto cria a história da “Bavária da Nutty”, o que foi feito através da apropriação, de maneira contemporânea, de elementos típicos da Bavária, tanto na linguagem gráfica da comunicação visual e de embalagens, quanto na composição formal do quiosque. A geometria simples do quiosque organizou e hierarquizou a exposição de produtos, a comunicação visual e o percurso do consumidor com o objetivo de sublimar os produtos. 38

Objetivo Recriar o quiosque da Nutty de maneira a lhe dar mais visibilidade no espaço, fortalecendo a marca e sua identidade visual e resgatando o ambiente das festas populares da Bavária com propriedade e de maneira atual. Com essa base alcançada, tínhamos, ainda, o objetivo de valorizar os produtos (as castanhas e embalagens), assim como organizar a disposição e o conteúdo da comunicação geral do quiosque.


NUTTY BAVARIAN

Descrição O quiosque tem acabamentos claros, deixando seu volume mais impactante. As texturas suaves da madeira clara, o verde tradicional da marca versus as novas cores vibrantes das embalagens, glorificadores e comunicação visual criaram um conjunto acolhedor e atual. A estufa é o elemento central, com cubas sobrepostas deixando as castanhas mais próximas do olhar do consumidor. A iluminação da vitrine trouxe ares de preciosidade para as castanhas.

Particularidades A estrutura da “casa” em madeira desenha com “uma linha” as construções características da região da Bavária, e as caixas expositoras instaladas nas laterais do conjunto, assim como os vasos de flores nas janelas mimam com suas raridades. Para além da cenografia e da ambientação, essa estrutura simples guarda um trufo da versatilidade. As traves laterais receberam furações em diversas alturas, para fixação das caixas expositoras, possibilitando uma disposição mais dinâmica e flexível.

Resultados Ainda não há resultados mensuráveis.

39


OU

RO

PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE

40


NUTTY BAVARIAN

41


OU

RO

PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE

42


NUTTY BAVARIAN

43


PR

AT A

PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE

Marca: Bubble Mix Tea Projeto: Bubble Mix Tea Agência: Danielle Bragagnolo R. Cardoso Designer Responsável: Danielle Bragagnolo R. Cardoso Categoria: Projeto Arquitetônico - Quiosque Premiação: Prata

Conceito

Com conceito contemporâneo e clean , foram trabalhados planos horizontais que se sobrepõem, sendo a parte branca relativa às bancadas e a parte roxa relativa aos painéis mais altos, necessários para proteger e esconder os equipamentos. As linhas roxas reforçam a horizontalidade do projeto e são úteis para demarcar o término dos recortes curvos, os quais revelam um painel de acrílico que forma bolhas de ar na água, remetendo à ideia do bubble e trazendo curiosidade e atenção do público. 44

Objetivo O maior desafio foi encaixar todos os equipamentos e utensílios necessários no menor e ergonômico espaço possível, mantendo uma boa circulação e o fluxo necessário para a operação. Outro desafio foi posicionar as garrafas térmicas, pois essas precisariam estar um pouco altas para fácil manuseio. Outro ponto é que bancadas e pias deveriam estar livres, pois são muito usadas durante o preparo das bebidas. As soluções buscaram atender as necessidades da operação e as exigências dos shoppings e apresentar um produto que fosse moderno e remetesse à identidade da marca.


BUBBLE MIX TEA

Descrição Optamos por um formato retangular que otimizasse o fluxo, a disposição dos equipamentos e a circulação dos funcionários. Também foi aumentada a profundidade da pia para conseguir encaixar uma prateleira elevada para as garrafas térmicas, aproveitando embaixo da mesma para colocar um escorredor para as coqueteleiras e, dessa forma, liberar mais a área de pia e bancada. Todo o mobiliário é em madeira com detalhes em vidro temperado e rodapés e cantos com perfis de inox, suavizando as arestas. As logos e ideogramas chinês são em acrílico e há um painel de acrílico incolor com água e compressor de ar formando bolhas, iluminado com LED RGB. Também há uma fita de LED abaixo da bancada.

ram aplicadas brancas no fundo roxo para se destacarem mais e os ideogramas incolores no fundo branco, ambos reforçando o aspecto clean e sofisticado.

Resultados O presente modelo de quiosque atrai muitos elogios e atenção do público, trazendo clientes também para o responsável pelo projeto. O painel de bolhas chama a atenção não apenas de crianças, mas também de muitos adultos, que posam na frente para tirar fotos. O design contemporâneo e clean atrai e passa a imagem de algo novo e de qualidade.

Particularidades O borbulhar das bolhas com o mix de cores do painel encaixa com a marca Bubble Mix e retém atenção. As duas TVs em diferentes faces do quiosque também atraem os olhos e garantem, juntamente com o painel de bolhas, que quase todas as faces informem ou tragam curiosidade. O pirulito com a logo também ajuda a identificar a marca a distâncias maiores. Os toques de inox trazem sofisticação e o LED abaixo da bancada proporciona um toque a mais de cor, luz e suavidade no visual. As logos fo45


PR

AT A

PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE

46


BUBBLE MIX TEA

47


PR

AT A

PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE

48


BUBBLE MIX TEA

49


BR

ON

ZE

PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE

Marca: Óticas Carol Projeto: Kombi Carol Summer Agência: Agência Sunset Designer Responsável: Cristiano Almeida Categoria: Projeto Arquitetônico - Quiosque Premiação: Bronze

Conceito A Óticas Carol, rede com mais de 1.100 lojas no País, decidiu “cair na estrada” rumo aos principais pontos turísticos brasileiros. A ação “Carol Summer”, desenvolvida em conjunto com a agência Sunset, levou para as praias e destinos mais badalados do verão a loja móvel da Óticas Carol, uma Kombi 1974 estilizada e preparada para oferecer óculos desejados pelos clientes por preços acessíveis. 50

Objetivo A ação faz parte da estratégia da rede para levar comodidade e a melhor experiência para seus consumidores, ficando mais próximo e presente no dia a dia deles. Para isso, os principais destinos dos brasileiros nesse verão foram mapeados para, de forma atrativa, ir ao encontro deles, oferecendo os óculos que são tendência com as melhores opções de preço e em uma experiência de compra inusitada.


ÓTICAS CAROL

Descrição Pegamos uma autêntica Kombi dos anos 1970 e fizemos uma reforma completa nela. Após semanas de pesquisa, chegamos na identidade visual ideal, mantendo o verdadeiro estilo retrô com um mix de tecnologia e transformação. Criamos um teto retrátil, acionado via controle remoto, para aumentar o espaço interno. Uma pessoa de 1,80 metro pode ficar em pé dentro da Kombi com total conforto. Todo interior dela foi projetado baseando-se no atual design das lojas Óticas Carol, com vitrines expositoras e quadros decorativos.

Resultados Em mídia social, obtivemos mais de 1 milhão de impressões, cerca de 140 mil visualizações, acima de 125 mil interações, mais de 500 mil curtidas, aproximadamente 1 mil leads gerados nas ativações, 17 mil brindes distribuídos e mais de 100 matérias.

Vídeo Veja mais informações

Particularidades O mobiliário criado foi extremamente funcional, como bancos que serviam de estoque, e quadros-espelhos como os antigos retráteis, no melhor estilo retrô. Toda a iluminação foi feita em LED, proporcionando um baixo consumo de energia, sendo alimentada por pequenas baterias, evitando o acionamento do veículo durante a operação. As texturas de madeira bamboo e cimento queimado deram o acabamento final. Tudo protegido por um toldo retrátil, que, aberto, além de gerar uma ótima sombra, servia como um grande painel de comunicação.

51


BR

ON

ZE

PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE

52


ÓTICAS CAROL

53


BR

ON

ZE

PROJETO ARQUITETÔNICO  QUIOSQUE

54


ÓTICAS CAROL

55


OU

RO

VISUAL MERCHANDISING  VITRINE

Marca: Bibi Projeto: Projeto CRI.AS - Vitrine Agência: Gas-br Designer Responsável: Suelen Furlin Categoria: Visual Merchandising - Vitrine Premiação: Ouro

Conceito O Projeto CRI.AS surgiu para divulgar, de forma lúdica, as práticas sustentáveis da marca. Reunimos três pais que se identificam com o propósito da marca “Pra criança ser criança” e a estilista Isabela Capeto para criar um produto utilizando materiais que seriam descartados. O resultado é um tênis unissex, e dez “Cri.as”. Para comunicar o projeto, criamos uma vitrine em papelão, que elevou os cinco principais pontos da sustentabilidade da marca: energia limpa; tratamento de resíduos; fábrica de talentos, formando jovens em parceria com o SENAI; calçado não tóxico e não ao trabalho infantil. 56

Objetivo Comunicar o Projeto CRI.AS através de uma vitrine que evidencie as práticas sustentáveis da marca de forma lúdica e comercial.

Materiais, aplicação e exposição A vitrine foi toda produzida em um papelão chamado conVerd Board®, uma placa rígida e um papel ambientalmente responsável. É uma alternativa reciclável para sinalizações e comunicações em formatos grandes. O produto incorpora 10% de resíduos pós-consumo para atingir o máximo de sustentabilidade, sem


BIBI

sacrificar a qualidade de impressão. Os displays sinalizadores das práticas sustentáveis da marca também foram confeccionados no mesmo material. Além do papelão, foi utilizada madeira de reaproveitamento para construir o PDV expositor do produto.

Iluminação e comunicação visual Mantivemos a mesma iluminação existente na loja. A comunicação seguiu a linha criativa da campanha, salientando os diferenciais do projeto.

Descrição Utilizamos o mobiliário de exposição frontal da loja. Na vitrine, revestimos os três andares em papelão. Distribuímos os cinco displays ao longo dos andares. Cada display comunica uma ação sustentável da marca. No topo da vitrine fica o display em madeira para exposição do produto. Esse display tem o formato de uma árvore e as CRI.AS ficam presas nos seus galhos.

Particularidades

da empresa relacionadas à sustentabilidade de forma lúdica e criativa, o que, até então, não havia sido divulgado em nossas lojas.

Resultados Divulgação dos nossos diferenciais e ações sustentáveis, já que a Bibi é a única empresa calçadista certificada pelo Selo Ouro de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social. Também levando o nosso propósito “Pra criança ser criança” e a nossa preocupação em deixar um mundo melhor para os pequenos. Até o dia 24 de julho foram vendidos 1.144 pares de CRI.AS, com um faturamento de aproximadamente R$ 200 mil.

Vídeos Veja mais informações

O diferencial da vitrine do projeto CRI.AS é o material utilizado. Da mesma forma que o produto foi pensado em reaproveitamento de materiais da indústria, a vitrine foi produzida com papelão, após a veiculação da mesma nas lojas. Além disso, a vitrine promoveu diversas ações 57


OU

RO

VISUAL MERCHANDISING  VITRINE

58


BIBI

59


PR

AT A

VISUAL MERCHANDISING  VITRINE

Marca: Casa das Cuecas Projeto: Dia dos Pais 2018 - Casa das Cuecas Agência: Marketing Casa das Cuecas Designer Responsável: Giuliana Giordano Categoria: Visual Merchandising - Vitrine Premiação: Prata

Conceito Nós acreditamos que o Dia dos Pais é uma data a ser comemorada em família. Nossa campanha propõe exatamente isso: que pais e filhos aproveitem um tempo de qualidade juntos. Pensando em unir famílias de todas as idades, desenvolvemos um baralho personalizado da Casa das Cuecas.

60

Objetivo É bastante comum que as pessoas vejam as mães e matriarcas das famílias como as Rainhas da casa. No nosso caso, nós queríamos usar o mesmo estilo de homenagem, mas dessa vez aos papais, dando a eles o título de Reis, não só de nossas casas, mas de nossas vidas. E foi esse o ponto focal das vitrines.


CASA DAS CUECAS

Materiais, aplicação e exposição Para as vitrines, fizemos uma representação gigante da carta K do baralho (O Rei do jogo) para conectar aos pais (os Reis das nossas vidas). Incluímos uma frase central na carta com o slogan da campanha: “A melhor aposta para o Rei da sua vida”. A inclusão da palavra “aposta”, que também tem tudo a ver com as jogatinas, foi escolhida especialmente para esse momento de compra de presentes, que é tão difícil de acertar.

cuecas de nossa loja para que o homem passe a semana toda confortável. Cada vitrine apresentava cinco kits ideais para presentear os Reis da casa.

Particularidades Nossa campanha, além de homenagear os pais, trouxe um conceito lúdico e diferente às vitrines.

Iluminação e comunicação visual Além da carta de baralho gigante, a vitrine também recebeu adesivos de naipes de espadas e do texto “Dia dos Pais”. Uma iluminação clara e focada ajuda na leitura total da vitrine e sua comunicação.

Descrição Para ajudar nossos clientes a encontrarem o presente perfeito, apresentamos nas vitrines kits de presente. Cada kit recebia um nome relacionado a jogatinas, sendo um tipo de carta, ou uma jogada específica. O kit “curinga”, por exemplo, era composto por camiseta básica branca, cueca tradicional e meias. Já o kit “canastra” era composto pelas sete melhores

61


PR

AT A

VISUAL MERCHANDISING  VITRINE

62


CASA DAS CUECAS

63


BR

ON

ZE

VISUAL MERCHANDISING  VITRINE

Marca: Via Mia Projeto: Vitrine Institucional Por Onde Andei Agência: Via Mia Designer Responsável: Via Mia Categoria: Visual Merchandising - Vitrine Premiação: Bronze

Conceito Traduzir a essência da marca através de materiais usados na arquitetura, que pudessem ser levados à vitrine e transmitissem visualmente o conceito da coleção.

Objetivo Achar uma solução que pudesse ser modular e facilmente replicável para as outras lojas e coleções ao longo dos anos.

64

Materiais, aplicação e exposição Utilizamos hastes tubulares em metal com acabamento na cor rosé gold, prateleiras em madeira carvalho, barras tubulares em madeira, painel furadinho em madeira carvalho e base furadinha em madeira carvalho para encaixe das hastes de metal.


VIA MIA

Iluminação e comunicação visual

A iluminação é composta por spots focados nos produtos para que fiquem claras suas exposições.

Vídeo Veja mais informações

Particularidades Vitrine modular e facilmente mutável de acordo com as necessidades da coleção.

Resultados Diminuição do investimento do franqueado em vitrine na troca de cada coleção.

65


BR

ON

ZE

VISUAL MERCHANDISING  VITRINE

66


VIA MIA

67


OU

RO

VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA

Marca: Havaianas Projeto: Campanha 20 anos Havaianas Brasil Agência: MChecon Designer Responsável: Livia Reoli Categoria: Visual Merchandising - Campanha Premiação: Ouro

Conceito Celebrar os 20 anos da famosa sandália da bandeirinha do Brasil, que levou a Havaianas para o mundo.

Objetivo Contar a trajetória desse modelo desde sua criação até hoje, e comunicar o lançamento da versão Slim, agora para os pés femininos. 68

Materiais e aplicação Usamos um tapete de grama sintética, fizemos a réplica de uma arquibancada e montamos o paredão de sandálias no formato da bandeira do brasil. Tudo fazendo referência a um campo de futebol, um esporte que conta um pouco do nosso País.


HAVAIANAS

Descrição Buscamos retratar a brasilidade que esse modelo traz de marcante, aproveitamos o mood do campeonato mundial e o esporte que tem uma marca brasileira no mundo, o futebol. Até porque, quando criamos a Havaianas Brasil, foi como uma homenagem à nossa Seleção brasileira da década de 90.

Particularidades A arquibancada foi em tamanho real, a bandeira ao lado do logo Havaianas remetia à tira da sandália; marca registrada desse modelo ícone da nossa marca. O paredão de bandeira brasileira viralizou nas redes sociais e muitas pessoas postaram ele para homenagear a Seleção.

69


OU

RO

VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA

70


HAVAIANAS

71


OU

RO

VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA

72


HAVAIANAS

73


PR

AT A

VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA

Marca: Wizard by Pearson Projeto: Dia W. Agência: Multisolution Designer Responsável: Juliana Pires Marchesini Categoria: Visual Merchandising - Campanha Premiação: Prata

Conceito Estátuas vivas invadem o Brasil para gerar curiosidade e reflexão na população com o tema: Você desistiu?

Objetivo

Buzz Marketing como teaser pré-lançamento da Campanha Nacional Wizard by Pearson.

74

Materiais e aplicação Mais de 1.000 estátuas vivas, em cerca de 400 unidades em todo o Brasil caracterizadas com placas escritas: Você Desistiu? E folder de combate sem a marca, direcionando para o site tematizado sem a marca e para assistir na Rede Globo, às 16 horas, do que se tratava a ação. E após o lançamento na TV, a marca se revela


WIZARD BY PEARSON

como Wizard on e off com a frase: A Wizard não desistiu de você. Confie na Wizard para falar Inglês. Você vai conseguir.

Comunicação visual As estátuas vivas foram o link para nossa campanha, onde no filme nacional as pessoas ficavam petrificadas por não saberem falar inglês e, quando sabiam, a pedra explodia e a pessoa continuava falando em inglês.

visualizações no Youtube. Mais de 15 mil visualizações no Instagram. Mais de 3,5 mil inscrições em nosso canal no Youtube. 107% de aumento nos acessos do nosso site. 393% de aumento de pessoas digitando nossa URL diretamente. Sem considerar as redes sociais de cada unidade, que divulgaram suas ações e nosso filme.

Descrição A mesma identidade visual foi utilizada do começo ao fim na campanha. Um lançamento nunca feito na história da marca, utilizando a rede de franqueados + Digital + TV aberta e pay TV para ação em um dia específico. Chamado o Dia W.

Particularidades Tivemos que ensinar a rede com manuais e vídeos a caracterizarem e contratarem as estátuas vivas, não falar da marca, estar nos pontos certos, o padrão da placa, postarem nas redes sociais com hashtags específicas. Tudo isso coordenado pelo time de marketing nacional.

Resultados Em dois dias de ação: 22 milhões de pessoas impactadas no intervalo do Caldeirão do Huck, na TV Globo. Seis milhões de 75


PR

AT A

VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA

76


WIZARD BY PEARSON

77


PR

AT A

VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA

78


WIZARD BY PEARSON

79


BR

ON

ZE

VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA

Marca: Bibi Projeto: KomBibi Agência: Marketing Bibi Designer Responsável: Débora Iserhardt Categoria: Visual Merchandising - Campanha Premiação: Bronze

Conceito A KomBibi é um evento itinerante que leva o propósito da marca para as ruas: “Pra criança ser criança”. É uma Kombi personalizada com o DNA das lojas da Bibi, que estaciona em pontos estratégicos de São Paulo, como parques, eventos e shoppings, promovendo as oficinas desenvolvidas no BibiTube (canal da marca no Youtube). As oficinas gratuitas ensinam a transformar a caixa dos calçados, que seriam descartados, em um brinquedo.

Objetivo Levar diversão para as crianças e apresentar a marca e os lançamentos para 80

os pais. Com a oficina, a Bibi estimula o desenvolvimento natural e saudável das crianças, por meio de atividades manuais que buscam estimular a criatividade e a coordenação motora. As atividades lúdicas desenvolvem a criatividade das crianças e a conscientização quanto à sustentabilidade.

Materiais e aplicação A cada parada da KomBibi uma nova atividade é promovida, sempre buscando o uso de materiais simples para que a criança possa replicar a ação em casa. Além da caixa de sapato de papel da marca, é usado tesoura, cola, fita ade-


BIBI

siva, adesivos, papéis coloridos, canetinhas e lápis de cor; recursos acessíveis e do universo infantil. Optamos por simplificar as ações e usar materiais que a criança já tem familiaridade, fazendo-a se sentir à vontade.

Comunicação visual A comunicação visual da KomBibi foi desenvolvida para ser uma extensão da loja e tem o DNA da marca. Por dentro, ela possui o mesmo tipo de mobiliário onde é exposto alguns produtos da Bibi, e por fora é adesivada com os Bibox, desenhos infantis da marca, divertidos e lúdicos, que chamam a atenção das crianças. Além da Kombi, todo o espaço em volta é personalizado com ombrelones personalizados, pufs, mesinhas e cadeirinhas de madeira, transformando todo o tempo em que a criança fica conosco em uma experiência pensada para ela.

vulgação dos próprios participantes das oficinas, bem como das divulgações feitas pela assessoria de imprensa.

Particularidades Transmitir o propósito da marca “Pra criança ser criança”, ensinar sustentabilidade de forma criativa e lúdica e gerar experiência entre a marca, crianças e pais. O projeto itinerante atende todas as pessoas, sem vínculo com venda.

Resultados A experiência para o consumidor é única, pois as oficinas divertem e ensinam as crianças, gerando um feedback positivo de pais e mães que participaram das ações. A ação também aumenta a visibilidade da marca.

Descrição O projeto leva ao consumidor o propósito da marca, por meio de oficinas de customização sustentáveis, que ensinam a criança de forma lúdica e divertida a criar seus próprios brinquedos, transformando uma caixa de calçado que seria descartada em um brinquedo. A ação aumentou a visibilidade da marca em São Paulo e em outras regiões, por meio do resultado orgânico de di81


BR

ON

ZE

VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA

82


BIBI

83


BR

ON

ZE

VISUAL MERCHANDISING  CAMPANHA

84


BIBI

85


OU

RO

VISUAL MERCHANDISING  PROMOÇÃO DE PDV

Marca: Havaianas Projeto: Campanha de Liquidação 2018 Agência: Agência Epigram Designer Responsável: Romulo Cobo Categoria: Visual Merchandising – Promoção de PDV Premiação: Ouro

Conceito Já imaginou se a Havaianas criasse um dia extra na semana para sua liquidação? Um dia onde você iria encontrar ofertas imperdíveis, com alegria e economia, como na feira. Mas quando seria esse dia? Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira... Esse dia seria todo dia! Porque todo dia é dia de feira.

86

Objetivo Liquidação realizada em toda a rede de lojas exclusivas Havaianas no período de 18 de maio a 3 de junho de 2018, desenvolvendo uma linguagem visual e materiais de ponto de venda conforme formato de lojas da rede que evidenciem o conceito e os valores da marca.


HAVAIANAS

Materiais, aplicação e exposição Foram utilizados displays, tags, expositores especiais e etc como material de comunicação de loja.

Iluminação e comunicação visual O objetivo principal era criar uma linguagem única em todos os formatos de loja, que comunicassem a promoção durante o período e reforçassem o conceito feira, da Liquida Feira Havaianas.

Descrição

Foram desenvolvidas tags e materiais de apoio com o conceito feira (cavalete, toldo, caixotes etc), além de displays que evidenciassem os produtos participantes da liquidação e convertessem a venda de forma diferente e descontraída.

Particularidades

Cavaletes, tags com linguagem visual de frutas, caixotes e toldos de feira; tudo com o apelo e a linguagem da Liquida Feira Havaianas.

Resultados

Incremento em sell-out na rede de lojas exclusivas Havaianas.

87


OU

RO

VISUAL MERCHANDISING  PROMOÇÃO DE PDV

88


HAVAIANAS

89


OU

RO

VISUAL MERCHANDISING  PROMOÇÃO DE PDV

90


HAVAIANAS

91


PR

AT A

VISUAL MERCHANDISING  PROMOÇÃO DE PDV

Marca: Nutty Bavarian Projeto: 21 Anos Nutty Bavarian Agência: Grupo MD - Make a Difference Designer Responsável: Denis Santini Categoria: Visual Merchandising – Promoção de PDV Premiação: Prata

Conceito Promoção de aniversário “Viajando nos 21 anos Nutty”. O conceito é ter quiosques/ PDVs [pontos de vendas] que representem a cara da Nutty e da campanha.

Objetivo Adequar os quiosques da Nutty para uma campanha promocional, de parceria entre a Nutty e a Tudo Azul (programa de milhagens da companhia aérea Azul). Na compra de R$ 30 em produto, um número da sorte dava direito a concorrer a uma viagem com acompanhante para visitar uma loja da Nutty em Orlando. Os quiosques tinham que receber um enxoval adequado que mostrasse, de forma fácil e lúdica, a campanha e 92

deixassem o quiosque atrativo para ser visto de longe e ajudar a aumentar as vendas, o awareness e o engajamento a marca.

Materiais, aplicação e exposição Testeira com fácil visualização e compreensão da promoção; banner horizontal frontal, placa acrílica para poster lateral, display de balcão, flyer, tags adesivas, cones promocionais personalizados e decorativos, móbiles e woobler.

Iluminação e comunicação visual A ideia era deixar o estande visível mesmo de longe. Logo e iluminação de LED com


NUTTY BAVARIAN

luz amarela e “quente” nas laterais e parte central ajudaram a direcionar o olhar do cliente para as imagens promocionais, mostrando a campanha de 21 anos, além de gerar engajamento e, consequentemente, vendas. Peças teasers divertidas e que chamam a atenção do cliente foram utilizadas. Foram mapeados os melhores campos de visão e acesso para a utilização dos mesmos em cada quiosque.

Descrição

Resultados A rede teve como benefício um ótimo engajamento, awareness de marca e superação das metas de venda. O cliente se sentiu prestigiado com uma campanha divertida com a cara da marca e de fácil acesso no quiosque tanto para ver o produto como para adquirir o mix de embalagens personalizadas da campanha. As vendas superaram em 130% as metas estabelecidas.

Testeira horizontal superior facilitando a visualização da promoção desde longe, acrílico com banner lateral compondo a estrutura e atingindo outro campo de visão, display de balcão fácil de mover para qualquer espaço livre ou que tenha melhor foco para o cliente ver. Móbile, woobler e embalagens personalizadas compõem esse mix de comunicação. A campanha utilizou os mais de 100 pontos de venda espalhados estrategicamente em shoppings e aeroportos

Particularidades Com uma comunicação criativa, de boa visualização e fácil compreensão do cliente, o PDV ganhou um mix de informação que valorizou o projeto e o ponto de venda como um todo, facilitando a comunicação com o cliente. Wooblers em fita transparente traziam a sensação de um esquilo voando no quiosque sobre um avião de papel. 93


PR

AT A

VISUAL MERCHANDISING  PROMOÇÃO DE PDV

94


NUTTY BAVARIAN

95


PR

AT A

VISUAL MERCHANDISING  PROMOÇÃO DE PDV

96


NUTTY BAVARIAN

97


OU

RO

PRODUTO

Marca: iGUi Projeto: Unlimited Agência: iGUi Departamento de Arquitetura Designer Responsável: Anderson Luis Macelani Categoria: Produto Premiação: Ouro

Conceito Unlimited é uma divisão da iGUi criada para atender os projetos mais exigentes. Feita em P.R.F.V. (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro), esse novo conceito em piscina possibilita a aplicação de diversos revestimentos, como pastilhas de porcelana, revestimentos cerâmicos, pedras naturais e diferentes tipos de bordas. A Unlimited traz um conceito diferenciado em dois aspectos: versatilidade e tecnologia. Por meio de um amplo conjunto de opções em acabamento, formatos, medidas e acessórios, ela oferece infinitas possibilidades aos clientes que buscam exclusividade e comodidade. 98

Objetivo O objetivo da piscina Unlimited é proporcionar não só lazer, como também muita sofisticação e requinte ao ambiente e às pessoas. A novidade chegou para facilitar a construção civil com relação às piscinas construídas in loco em alvenaria. São várias opções de revestimentos, que dão o toque perfeito à piscina. O modelo também sai na frente e se destaca pela praticidade e tempo de instalação.

Solução A Unlimited é uma inovação exclusiva da iGUi, que proporciona beleza e sofisticação ao ambiente, lazer, relaxamento e


IGUI

prazer aos usuários, num curto prazo de instalação. Diferente dos sistemas tradicionais, que são muito demorados e onerosos, a piscina Unlimited gera economia significativa de tempo, de materiais e de mão de obra. Com a Unlimited, é possível desenvolver qualquer modelo de piscina seguindo formas lineares, e fabricá-la com toda a praticidade e confiança do P.R.F.V

Descrição A Unlimited, como o próprio nome sugere, não possui limites para os projetos, sendo possível desenvolver qualquer modelo de piscina seguindo formas lineares. Fabricada com toda praticidade e confiança do P.R.F.V., e revestida com o que há de mais moderno em termos de acabamento, a piscina Unlimited representa uma grande disrupção no mercado. Cada projeto é único e abre espaço para tendências como borda infinita,

prainha, SPA integrado, transparência e espelho d’agua.

Particularidades A piscina Unlimited chega para o cliente por um custo menor, com acabamento igual ao sistema tradicional, mas com maior durabilidade. Ela pode ser instalada em até dois dias, conforme condições da obra ou projeto. A garantia é outra vantagem: a iGUi assegura 15 anos. A piscina possui prainha, borda infinita, transparência, SPA integrado, acabamentos versáteis e iluminação. Além disso, a Unlimited é inovadora no design, na construção limpa e ecológica (emite 32 vezes menos CO² durante o processo de construção e instalação), e é ainda mais econômica.

Resultados Produto inovador, tecnológico, ágil, versátil e com a garantia e qualidade da maior fabricante de piscinas de poliéster do mundo.

Vídeo Veja mais informações

99


OU

RO

PRODUTO

100


IGUI

101


OU

RO

PRODUTO

102


IGUI

103


PR

AT A

PRODUTO

Marca: The Body Shop Projeto: Linha Corporal Leite de Baobá Agência: The Body Shop Brasil Designer Responsável: Felipe Zolin Moreira Categoria: Produto Premiação: Prata

Conceito A árvore de Baobá é lendária por sua força e misticismo. Muito comum na Ilha de Madagascar, ela tem capacidade de se auto hidratar, pois armazena água durante períodos secos. De acordo com a lenda, as mulheres costumavam alimentar seus filhos com o leite extraído do fruto para que eles crescessem fortes e se tornassem guerreiros. A partir da polpa de sua fruta, extraímos um leite rico em vitamina C e cálcio, com propriedades antioxidantes e altamente hidratante. A nova linha da The Body Shop Leite de Baobá, hidrata e suaviza a textura da pele, protegendo-a dos 104

radicais livres, deixando-a com um toque suave e uma aparência renovada.

Objetivo Dentre as linhas campeãs de vendas, existia uma chamada Leite de Cabra; seu ingrediente principal era um leite de origem animal. Leite é um ingrediente conhecido no mercado brasileiro por sua suavidade e poder de hidratação. Buscando estar em linha com o propósito da marca, o lançamento visava a oferecer ao consumidor um leite, porém de origem vegetal, 100% vegano. Ao desenvolver a fórmula, buscamos um sensorial com toque avelu-


THE BODY SHOP

dado e uma fragrância suave, que pudessem manter os consumidores dessa linha que foi descontinuada e também recrutar novas consumidoras.

Solução Descobrimos na natureza, um ingrediente 100% vegetal, rico em vitamina C e cálcio, com propriedades antioxidantes e altamente hidratante, o fruto da árvore de Baobá. Deste fruto extraímos uma emulsão (leite) essencial, que é a matéria-prima principal para a linha Leite de Baobá.

Descrição Tanto a formulação da linha como a busca pelas embalagens foram exclusivamente desenvolvidas e realizadas pelas áreas de Marketing, P&D e Operações da The Body Shop no Brasil. No briefing, o grande desafio foi criar uma arte para o rótulo e buscar alternativas de embalagens que se aproximassem das linhas globais da The Body Shop.

de um preço premium e ajudar as comunidades a prosperarem.

Resultados A Linha de Baobá foi lançada no dia 14 de maio de 2018 e, desde o seu lançamento, já representa 4% no faturamento total da companhia e 11% no total da categoria corporal. Dentre as linhas corporais, já é a 6ª mais vendida. No ranking dos top 10 produtos mais vendidos, a Loção Hidratante Leite de Baobá 250ml ocupa o 5º lugar. Nos treinamentos realizados com a equipe de vendas, os feedbacks são muito positivos. A maior parte dos clientes fiéis da linha Leite de Cabra migraram para a nova linha leite de Baobá e os consumidores da The Body Shop adoraram a ideia de ser uma linha 100% vegana e livre de crueldade animal.

Particularidades Como inovação, temos uma linha 100% vegana, livre de crueldade animal e que utiliza embalagens recicláveis. Todos os produtos da linha contêm a manteiga de karité, proveniente do comércio justo com comunidades de Gana, na África. O compromisso da The Body Shop com estas comunidades é trabalhar de forma justa com agricultores e fornecedores através 105


PR

AT A

PRODUTO

106


THE BODY SHOP

Marie Claire (Jun/18) Made in Madagascar

Corpo a Corpo (Jun/18) É Tempo de Hidratar Maysa Leão (Jun/18) Karol Pinheiro (Jun/18)

107


BR

ON

ZE

PRODUTO

Marca: Óticas Carol Projeto: Lentes graduadas Ray-Ban Agência: Marketing Óticas Carol Designer Responsável: Marketing Óticas Carol Categoria: Produto Premiação: Bronze

Conceito Óticas Carol traz tecnologia exclusiva ao Brasil.

Objetivo A Óticas Carol, rede com mais de 1.100 lojas no País, tem buscado as principais inovações e tendências de mercado, de forma a continuar fidelizando seus clientes em meio a um mercado tão pulverizado e, claro, seguir oferecendo os melhores produtos e serviços para seus consumidores. Essa busca por inovação 108

é um dos fatores que tem feito a rede crescer de forma tão agressiva no segmento óptico e de franquias.

Solução A Óticas Carol anunciou no dia 1º de julho a chegada das lentes de grau Ray-Ban no Brasil. A tecnologia, já presente no Estados Unidos e Europa, chega com exclusividade ao Laboratório Digital da Óticas Carol, e traz aos clientes lentes de altíssima qualidade, com o que há de mais moderno no mercado


ÓTICAS CAROL

mundial. Com a novidade, a Óticas Carol está revolucionando a forma como os consumidores brasileiros veem lentes de prescrição, unindo décadas de experiência em fabricação de lentes e atendimento ao consumidor para entregar produtos de altíssima qualidade.

Descrição As lentes de grau trazem a assinatura Ray-Ban e podem ser encontradas nas versões incolor e de sol. São lentes 100% digitais que contam com o melhor tratamento de filtro UV do mercado óptico. Para consumidores ávidos por aparelhos digitais, é possível adquirir lentes incolores com o filtro de luz azul – um dos raios emitidos por aparelhos eletrônicos que vêm danificando a visão. Além disso, as lentes oferecem campos de visão otimizados, mais resistência, melhor definição e conforto visual em todas as situações de luminosidade.

vem recebendo o que há de melhor no mercado mundial de confecção de lentes, com maquinário e tecnologias que chegam ao Laboratório da Carol antes mesmo de serem lançadas oficialmente no Brasil.

Vídeo Veja mais informações

Particularidades As lentes de grau Ray-Ban contam com o que há de mais tecnológico no mercado óptico mundial. Elas são fabricadas com exclusividade no Laboratório Digital Próprio da Óticas Carol, que é o mais moderno da América Latina e um dos mais modernos do mundo. O laboratório

109


BR

ON

ZE

PRODUTO

110


ÓTICAS CAROL

111


OU

RO

EMBALAGEM

Marca: Havaianas Projeto: Embalagens Campanha Global Agência: AlmapBBDO Designer Responsável: Cristina Chacon Categoria: Embalagem Premiação: Ouro

Conceito Embalagens inspiradas na Campanha Global de 2017 com o tema “Feitas do Verão Brasileiro”, onde nos inspiramos nas características do povo brasileiro que os gringos identificam como únicas, como: espírito livre, samba no pé, alegria contagiante, amizade instantânea etc. A partir disso, desenvolvemos embalagens com formatos diferentes intituladas com essas características, com o objetivo de levar o espírito do verão brasileiro para todo o mundo.

112

Objetivo Embalagens em quatro tamanhos diferentes para acomodar diferentes tamanhos de produtos presenteáveis.

Solução Embalagens em formato de caixa de cereal, caixa de suco, lata de sopa e caixa de fósforo. Atendendo uma demanda da rede de lojas para embalagens pagas que levem uma maior experiência com a marca para quem será presenteado.


HAVAIANAS

Particularidades Os formatos são idênticos a produtos como caixa de cereal, lata de sopa, caixa de suco e caixa de fósforo, mas levam o colorido característico da marca e a irreverência nas artes.

Vídeo Veja mais informações

113


OU

RO

EMBALAGEM

114


HAVAIANAS

115


PR

AT A

EMBALAGEM

Marca: Imaginarium Projeto: Novo padrão de embalagens Imaginarium Agência: Imaginarium Designer Responsável: Luciana Darwich Oliveira, Felipe Ferreira Martins, Rafaela Vandrezen D’Agostini, Daniella Macedo Sgrott e Pedro de Lima Ribeiro Categoria: Embalagem Premiação: Prata

Conceito Novo padrão de embalagem com duas faces frontais.

Objetivo Padronizar, atualizar linguagem visual, reforçar linguagem institucional, dar mais destaque ao produto dentro da loja, organizar visualmente o ponto de venda e aumentar o vínculo do consumidor com a marca.

Solução Novo padrão com duas frentes. 116

Descrição Novo padrão de embalagens de produto que impacta diretamente na agilidade e no processo de criação, contribuindo para a efetividade da equipe e da empresa. Possui duas frentes que geram duas opções de exposição. Estética mais atual e limpa. Possui espaço aberto de texto para o designer se comunicar diretamente com o usuário.

Particularidades Facilita a exposição para o vendedor através das duas opções de face frontal.


IMAGINARIUM

Estética mais atual e limpa, melhorando visual dentro de loja. O nome do produto é repetido ao longo de duas faces, facilitando o estoque. Equilibra discurso de marca e de produto por se tratar de um padrão institucional. Designer conversa com o usuário através dos textos, melhorando a experiência de compra do consumidor e aumentando o vínculo dele com a marca.

Vídeo Veja mais informações

Resultados Maior agilidade no processo de criação, atualização da linguagem visual, reforço da linguagem institucional, organização visual da loja, maior destaque ao produto dentro do ponto de venda, equilíbrio entre discurso de marca e produto e maior vínculo entre consumidor e marca.

117


PR

AT A

EMBALAGEM

118


IMAGINARIUM

119


BR

ON

ZE

EMBALAGEM

Marca: Acqua Aroma Projeto: Nova Linha Premium Agência: Aromarketing - Marketing Olfativo Designer Responsável: Priscilla Bacelar Categoria: Embalagem Premiação: Bronze

Conceito Embalagem presenteável desenvolvida com aspectos que traduzem o requinte e a sofisticação que o consumidor busca ao comprar um produto premium. Desenvolvida para ambientes contemporâneos e decorados, a embalagem se destaca no ponto de venda pela volumetria e pela imponência, além do design inovador.

Objetivo Criar uma embalagem que representasse os valores do que é ser premium, com um apelo gift que traduzisse exclusividade e elegância. 120

Solução Para o desenvolvimento da embalagem, foram selecionadas cores e tons neutros e refinados que se adequassem a estilos de decoração modernos e contemporâneos. Os tons metalizados utilizados na construção da embalagem acompanham as tendências de mercado mundiais. Foram utilizadas duas vertentes: preto e prata para o público masculino e branco e dourado para o público feminino, através da construção de personas pré-definidas.

Descrição Luxo e modernidade permeiam todos os detalhes da embalagem dos produtos da


ACQUA AROMA

Linha Premium Acqua Aroma. A caixa foi projetada com cartonagem; técnica artesanal que reveste o papelão com papel ou tecido, que é tradicionalmente utilizada para itens com alto valor agregado. O revestimento das caixas é feito com papel Aspen branco e preto, que gera um efeito perolado e aveludado. Os acabamentos feitos em hot stamping prata e dourados ampliam a sensação de um produto exclusivo e sofisticado. Um laço Chanel dá o toque final, evidenciando o apelo gift da embalagem.

Resultados A linha premium se tornou uma linha de destaque do portfólio da marca e superou as expectativas de vendas projetadas para os primeiros meses de lançamento no mercado. As duas fragrâncias e suas respectivas embalagens ocupam uma posição expressiva na categoria de produtos prime, o que reflete uma ótima aceitação do público consumidor

Vídeo Veja mais informações

Particularidades O foco da embalagem é ser uma excelente opção de presente e agregar valor ao produto, que já é sofisticado por natureza. O tipo de abertura da embalagem foi planejada para gerar surpresa no consumidor. Além de toda imponência e estética refinada, acima de tudo elas atendem ao pré-requisito principal de uma embalagem, que é proteger o produto. A técnica da cartonagem, além de ser bonita e se destacar no ponto de venda, é extremamente segura e protetora principalmente para o transporte e acondicionamento dos produtos.

121


BR

ON

ZE

EMBALAGEM

122


ACQUA AROMA

123


OU

RO

BRAND DESIGN

Marca: Ice Creamy Projeto: Ice Creamy, reposicionamento da marca Agência: Team Créatif Design Ltda. Designer Responsável: Mathieu Reverte Categoria: Brand Design Premiação: Ouro

Conceito “A experiência gostosa e divertida que você faz”. Ice Creamy não se trata apenas de vender sorvetes, mas de proporcionar uma experiência única; de empoderar os clientes – oferecendo um sorvete de qualidade e diversos toppings pra que ele possa criar receitas do seu jeito. Trata-se de encantar o cliente em cada detalhe da jornada de consumo, com criatividade e diversão. Tudo na marca Ice Creamy é pensado para envolver o público: da assinatura à paleta cromática, passando pelo estilo fotográfico e de ilustração. 124

Objetivo

Ice Creamy precisava melhorar o brand equity, principalmente nas lojas e no digital. Além disso, por ser franquia, precisava ser muito mais simples e consistente. Portanto, os desafios eram: reposicionar e valorizar a marca Ice Creamy, rever sua arquitetura e trazer experiência para o design. Com isso, esperávamos potencializar a expansão, engajar os franqueados, aumentar o tíquete médio nas lojas, fidelizar o consumidor, agregar o target mais premium e direcionar o futuro da marca.


ICE CREAMY

Descrição

Nossa estratégia para um equity poderoso é construída através de cinco pilares: logotipo, ícone, brand color, visual específico e estrutura. Criamos um logotipo único, espontâneo e alegre, que envolve, se mistura e assina nossas criações. Criamos o ícone das gotinhas, que traz refrescância e sabor para a marca. Nos inspiramos nesse ícone para criar um estilo de ilustração único, o #MundoIceCreamy. Definimos o rosa Ice Creamy para dar vida à marca e uma paleta de apoio que mistura cores doces com cores frias e relaxantes. Por fim, definimos um estilo fotográfico que envolve e dá água na boca, destacando a experiência deliciosa e divertida de misturar ingredientes, combinar sabores e criar sorvetes únicos.

Interação A nova marca Ice Creamy foi criada para transmitir ao público a sensação de espontaneidade, vida e alegria, exatamente como a nossa experiência de consumo.

Desdobramento A criação de um design autêntico e dinâmico aumentou a exposição da marca significativamente, ampliando o universo de aplicação e criando oportunidades

de mais proximidade com público-alvo, como, por exemplo, a criação gifts exclusivos Ice Creamy.

Lançamento A nova marca Ice Creamy foi apresentada internamente na Convenção Nacional de Franqueados e para o mercado externo através de campanhas publicitárias.

Particularidades A nova marca Ice Creamy tem um visual único, espontâneo e envolvente, mas também simples e fácil de replicar nas diversas franquias. Além disso, ela dá a liberdade e o empoderamento para quem está trabalhando com a marca sentir que está fazendo do seu jeito, contribuindo para a criação de identidade Ice Creamy. Agora, identidade visual, atendimento, redes sociais, todos os pontos de contato comunicam a mesma coisa: Ice Creamy é o lugar onde a diversão acontece.

Resultados A criação da nova marca Ice Creamy trouxe impacto visual, maior visibilidade e maior reconhecimento do público, além de segurança de um layout contemporâneo para projeção nacional e internacional da rede nos próximos cinco anos.

125


OU

RO

BRAND DESIGN

126


ICE CREAMY

127


OU

RO

BRAND DESIGN

128


ICE CREAMY

129


PR

AT A

BRAND DESIGN

Marca: BXP Projeto: Brand Design/ Comunicação visual de lojas/ Sinalização/ Shopping Eldorado Agência: FAL Design Estratégico Designer responsável: Manoel Alves Lima Categoria: Brand Design Premiação: Prata

Objetivos O reposicionamento da rede de hambúrgueres e pratos rápidos Big X Picanha pediu um trabalho integrado e completo, envolvendo uma nova proposta de comunicação visual e sinalização no PDV. Naming (foi escolhida a redução para BXP), logo, cardápio impresso e digital, embalagens, uniformes e um conjunto de peças gráficas de apoio fizeram parte do nosso escopo de trabalho, além da arquitetura e interiores.

130

Criatividade Nossa iniciativa foi criar um espaço onde as imagens do programa de comunicação visual fossem dominantes e responsáveis por ilustrar o reposicionamento, qualificando a experiência de compra e aproximando uma operação de franchising de uma opção artesanal e “de autor”, que atualmente é a mais atrativa e permite uma margem maior.


BXP

Design Big X Picanha – Pratos e Lanches agora é BXP – Burger e Grill. A arquitetura agregou elementos da identidade em materiais e acabamentos para reforçar a construção da nova imagem e criar uma âncora de reconhecimento da marca. Junto com a nova identidade e o novo projeto de loja, foi criado também um tom de voz mais jovial e mais aderente ao público de BXP. Lambe-lambes foram desenvolvidos para expressar e disseminar essa nova forma de falar com o público.

Símbolo, cores, tipografia e texturas foram desenvolvidos com o objetivo de criar uma associação imediata ao universo dos grelhados. A redução do nome manteve uma conexão com a tradição, encurtou o tempo de reconhecimento da marca e tornou-se muito mais legível.

Praticidade e funcionalidade de uso O projeto de BXP foi pensado para reposicionar uma marca de valor e reconhecimento, mas que estava sendo ultrapassada pela evolução das hamburguerias. Tábuas de carne usadas de suporte para os cardápios em lâminas e cartazes tipo lambe-lambes criam um clima old-school, ao mesmo tempo que um menus digitais possibilitam atualizações diárias e trazem imagens com forte appetite appeal.

Eficácia O reposicionamento do serviço e a qualificação dos lanches ficou mais clara contribuindo para que o projeto arquitetônico ficasse mais alinhado e assertivo.

131


PR

AT A

BRAND DESIGN

132


BXP

133


BR

ON

ZE

BRAND DESIGN

Marca: Fast Açaí Projeto: Nova identidade da Fast Açaí Agência: New Comunicação Designer Responsável: Luiz Cláudio de Araújo / Eduardo Vellasco Roquette Categoria: Brand Design Premiação: Bronze

Conceito A nova identidade da Fast Açaí é uma resposta à necessidade atual da marca, que está em franca expansão: comunicar com um público muito diverso no Brasil e no mundo. Agora global, a empresa precisa transmitir uma imagem jovem e moderna, mas que mantenha a sua credibilidade, uma vez que também precisa se apresentar para stakeholders e novos públicos. A mudança foi sutil, porém de grande impacto. A nova logo possui menos elementos, visual simplificado e mantém a forma que já é reconhecida pelo público.

Interação O projeto de redesign foi proposto para posicionar a rede Fast Açaí como uma marca 134

global e refletir o estado atual da marca: jovem, moderna e natural. Ao mesmo tempo, é necessário chamar a atenção de novos públicos ao redor do mundo e também se reapresentar aos stakeholders como uma marca de credibilidade.

Particularidades O contraste de cores era um problema da antiga marca que foi corrigido com tons claros nas fontes para facilitar a visualização. A fonte escolhida é sem serifa, em caixa baixa e foge do que normalmente é usado por redes concorrentes, obtendo maior aceitação por parte do público. A inclinação da fonte em “Fast” remete à principal característica da marca: uma refeição fácil e rápida. O ele-


FAST AÇAÍ

mento visual criado reforça a característica natural da rede, a folhinha. Utilizada corretamente, foi escolhida uma folha de palmeira, que remete de maneira mais verdadeira à folha do açaizeiro.

Objetivo Adequar a identidade visual da rede Fast Açaí, trazendo para os elementos gráficos e suas aplicações, características que são perceptíveis pelo público e os diferenciais da marca. A mudança precisa estar presente em todos os pontos de contato da rede, começando pelos funcionários e refletindo até o público final, da publicidade digital ao ponto de venda, colocando em evidência a marca, em um mercado competitivo como o de alimentação saudável.

Desdobramento O novo logo e a identidade foram levadas para todos os pontos de comunicação da rede com o público final, colaboradores e fornecedores. São mais de 170 lojas, em quatro países, que ganharam uma nova cara. Além disso, todas as redes sociais, uniformes dos colaboradores, embalagens dos produtos, itens de papelaria, campanhas publicitárias, caixas de transporte de polpa e caixas de embarque foram reformuladas de acordo com a nova identidade da marca.

Resultados A mudança na identidade da rede teve impacto direto na comunicação com o público, aumentando em 472% o alcance nas redes sociais, alcançando mais de 21 milhões de pessoas nos três primeiros meses. Juntamente com isso, as impressões aumentaram em 405%.

Descrição A identidade da rede passou por uma evolução, ganhou um visual simplificado, retirou os excessos e manteve a forma característica. Essa simplificação modernizou a logo, que ganhou mais peso e facilidade de popularização. O símbolo que representa o acento agudo na palavra açaí remete às folhas do açaizeiro e traz à logo um elemento da natureza, a verdadeira essência dos produtos da rede. Além disso, as aplicações também refletem a ideologia da marca, facilitando aos clientes adotarem um estilo de vida saudável.

Lançamento Para os franqueados, um evento de lançamento reforçou o posicionamento e as principais características da rede, além, é claro, de apresentar a nova identidade da marca. Para o público, uma campanha digital também ressaltou os valores da Fast Açaí e revelou a identidade repaginada. A mudança também teve grande presença nas lojas, alterando não só a identidade, mas também a arquitetura nos pontos de venda.

135


BR

ON

ZE

BRAND DESIGN

136


FAST AÇAÍ

137


OU

RO

DESIGN CONSCIENTE

Marca: Bibi Projeto: Projeto CRI.AS Agência: Equipe P&D Bibi Designer Responsável: Rebeca Figur Schoenardie Categoria: Design Consciente Premiação: Ouro

Conceito O Projeto CRI.AS surgiu para divulgar, de forma lúdica, as práticas sustentáveis da marca. Reunimos três pais que se identificam com o propósito da marca “Pra criança ser criança” e a estilista Isabela Capeto para criar um produto utilizando materiais que seriam descartados. O resultado é um tênis unissex, e dez “Cri.as”. Para comunicar o projeto, criamos uma vitrine em papelão, que elevou os cinco principais pontos da sustentabilidade da marca: energia limpa; tratamento de resíduos; fábrica de talentos, formando jovens em parceria com o SENAI; calçado não tóxico e não ao trabalho infantil. 138

Objetivo Comunicar o Projeto CRI.AS através de uma vitrine que evidencie as práticas sustentáveis da marca de forma lúdica e comercial.

Descrição Optamos por um calçado básico e unissex, que possa ser usado em qualquer ocasião. Para evidenciar a sustentabilidade criamos “bichinhos”, chamados de CRI.AS, com materiais que seriam descartados da indústria. O calçado pode ser usado sem nenhuma Cria ou customizado com várias. O tênis é todo em lycra azul marinho, da numeração 25 ao


BIBI

Particularidades

35, leve e fácil de calçar. Ao comprar o produto, a criança escolhe duas Crias, que são presas ao calçado por meio de tirinhas de velcro. Também é possível comprar as Crias separadamente e colocar várias no produto.

Como foi desenvolvido Para desenvolver o projeto foi disponibilizado materiais e mão-de-obra do atelier de amostras. Como as crianças adoram customizar, surgiu a ideia das “Crias”, produzidos com sobras de couro e de tecidos variados de coleções anteriores. São dez modelos de Crias para colecionar, e o processo é totalmente artesanal, utilizando sobras de materiais, portanto cada Cria é única e exclusiva. Lembrando que toda matéria-prima utilizada é livre de substâncias tóxicas e os calçados são fabricados a partir de energia elétrica de fontes sustentáveis, que não poluem o meio ambiente.

Interação Sensibilizar adultos e crianças do impacto que ações conscientes causam nas nossas vidas e no meio ambiente, e conscientizar a população da importância da sustentabilidade, através de projetos interativos, criativos e lúdicos.

Focamos em desenvolver um produto que fala sobre sustentabilidade, reaproveitamento e, o melhor de tudo, faça com que a criança se sinta criança. É um projeto livre, onde a garotada pode usar o produto como quiser, a hora que quiser e como bem entender. Demos nova vida a materiais que seriam descartados, de uma forma lúdica e divertida.

Resultados Divulgação dos nossos diferenciais e ações sustentáveis, já que a Bibi é a única empresa calçadista certificada pelo Selo Ouro de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social. Também levando o nosso propósito “Pra criança ser criança” e a nossa preocupação em deixar um mundo melhor para os pequenos. Até o dia 24 de julho foram vendidos 1.144 pares de CRI.AS, com um faturamento de aproximadamente R$ 200 mil.

Vídeos Veja mais informações

139


OU

RO

DESIGN CONSCIENTE

140


BIBI

141


PR

AT A

DESIGN CONSCIENTE

Marca: Yázigi Projeto: Yázigi Act to Impact - Desencanude-se Agência: Marketing Yázigi Designer Responsável: Flavia Barbosa e Rodrigo Moreira Categoria: Design Consciente Premiação: Prata

Conceito O Yázigi tem a missão de formar cidadãos do mundo. Mais do que apenas um ensino de idioma de qualidade, nós oferecemos para nossos alunos a formação de cidadania, responsabilidade social e contato com projetos globais que proporcionam a eles a oportunidade de se sentirem parte da diferença no mundo. Nossas aulas abordam temas relevantes que estimulam o senso crítico e o debate dentro do aprendizado de um novo idioma. O projeto Act to Impact surgiu para tangibilizar, por meio de uma ação global, o que é ser um cidadão do mundo. 142

Objetivo O grande objetivo é levar um tema global para dentro da sala de aula das unidades Yázigi, ensinar e capacitar nossos alunos sobre o assunto para que eles tenham condições de contagiar outras pessoas e, assim, terem ações que promovam a construção de um mundo melhor. Além de impactarmos mais de 60 mil alunos com esse projeto, reforçamos a construção da reputação de marca e do nosso posicionamento, que há mais de 60 anos forma cidadãos do mundo com o aprendizado do idioma.


YÁZIGI

Descrição O projeto consiste em atrelar uma causa (ambiental, cultural, socioambiental etc) ao ensino de idiomas para que nossos alunos tenham essa experiência. O projeto deste ano foi o “Act to Impact Desencanude-se”, uma campanha do Yázigi em parceria com a Global Goals (projeto da ONU) que falava sobre o uso indevido de canudos plásticos e o impacto disso no meio ambiente.

Interação Todo o projeto foi pensado para que o aluno estivesse no centro de tudo. Eles assistiram as aulas do idioma em que estão matriculados, porém discutindo o tema dos canudos plásticos no meio ambiente. Após terem aprendido sobre a causa, eles foram desafiados a ficar um mês sem usar canudos plásticos e, dentro desse um mês, eles deveriam cumprir alguns desafios em vídeo, como por exemplo: “Mostre uma forma diferente de tomar milk shake sem canudos” ou “Crie um canudo de material biodegradável”. Esses vídeos eram postados por eles e nas redes sociais oficiais da marca com a #Desencanudese.

Particularidades Nosso maior diferencial nessa ação começa com a escolha do tema: quando lançamos em maio, éramos a única marca no Brasil a falar sobre o assunto. Hoje, vemos prefeituras como a do Rio de Janeiro banindo a distribuição de canudos plásticos e marcas como Disney, Starbucks, McDonald’s, Boticário, Adidas etc engajadas e lançando campanhas sobre o assunto. Além de sermos pioneiros, somos a única marca que possui o endosso e a parceria da Global Goals.

Resultados Engajamento e participação de mais de 80% da rede, mais de 60 mil alunos impactados, mais de 8 mil views em nosso vídeo de lançamento, mais de 900 publicações com a #Desencanude-se no Instagram, mais de 5 mil boomerangs enviados por nossos alunos para compor o vídeo de lançamento, visibilidade da marca (PR) por meio da veiculação em diversos portais da imprensa, como o Meio e Mensagem e outros veículos locais e oportunidades de parcerias com colégios locais.

Vídeo Veja mais informações

143


PR

AT A

DESIGN CONSCIENTE

144


YÁZIGI

145


BR

ON

ZE

DESIGN CONSCIENTE

Marca: Casa de Bolos Projeto: Casa de Bolos - BoloBag Retornável Agência: Marketing Casa de Bolos Designer Responsável: Marketing Casa de Bolos Categoria: Design Consciente Premiação: Bronze

Conceito “Qual o seu plano para o Dia das Mães?” Partindo deste conceito envolvemos o consumidor, fazendo-o refletir como ele poderia aproveitar ainda mais este dia tão especial. Afinal, em meio a um período com tantas ofertas de presentes, sabíamos que “Seja qual for o plano, o melhor #TáNaCasadeBolos”. Buscamos fazê-lo repensar sua relação com nossa outra mãe: a mãe natureza. Nascia assim a BoloBag.

Objetivo Diariamente são produzidos cerca de 40 mil bolos na rede, sendo grande parte entregues em sacolas plásticas. Já no Brasil, o uso de sacola plástica está em torno de 41 mi146

lhões/dia – feitas em polietileno, demoram até 500 anos para se decompor. Mas, além de provocar a reflexão do melhor plano para o Dia das Mães, era preciso também refletir qual o melhor plano para engajar os clientes no tema sustentabilidade, fazendo-o repensar sua relação com o ambiente e qual o plano de futuro que deixaremos às próximas gerações. Sempre alinhado aos nossos valores e levando ao segmento o consumo responsável.

Descrição Visando a ajudar nosso cliente com dicas de como aproveitar o Dia das Mães, fizemos sugestões para dois momentos: um café da manhã e uma sobremesa deliciosa, am-


CASA DE BOLOS

bos com dicas de bolos especiais. Assim, na véspera do Dia das Mães, todos os 50 primeiros clientes de cada loja que realizaram a compra destes bolos, atingiram o valor de R$ 40,00, o que garantia, na hora ,um lindo presente: nossa BoloBag personalizada. Desenvolvida em fibra de polipropileno retornável de 80g, possibilita reduzir o uso de sacolas plásticas na rede e, principalmente, uma degradação em tempo muito menor que plásticos comuns.

Interação No mesmo dia em que as BoloBags foram distribuídas – véspera do Dia das Mães – organizamos um café da manhã especial em todas as mais de 300 lojas da rede. Assim, todos que compareceram para comprar os bolos ideais para colocar seu plano em prática, puderam conhecer a BoloBag e já sair com a sua em mãos – uma alternativa sustentável e personalizada aliada à um design moderno. Assim, de olho na redução do uso de sacolas plásticas, tanto na rede quanto em seus impactos negativos no meio ambiente, engajamos os clientes na questão ecológica, fazendo-os repensar sobre pequenas ações do cotidiano.

Particularidades É uma alternativa leve, ergonômica, não machuca as mãos, resistente e feita sob medida para o transporte em segurança de bolos – algo até então não disponível ao consumidor final preocupado com a sustentabilidade. Podem ser dobradas, guardadas

em bolsas e usadas em diversas ocasiões, claro, aliada a um design moderno e com os valores da empresa. Desenvolvida em fibra de polipropileno retornável de 80g, é atóxica, semipermeável e biodegradável, aprovado pelos órgãos que regem e ditam a proteção ecológica mundial. No segmento de bolos caseiros, é a primeira franquia a implementar essa reflexão.

Resultados Em único dia foram distribuídas 17 mil BoloBags em todas as lojas do Brasil, o que resultou em uma redução na rede em 88% menos sacolas plásticas utilizadas naquele dia e, claro, em vários outros na semana. Como a BoloBag é retornável e grande maioria dos clientes são consumidores fiéis que compram de duas a três vezes por semana, o impacto positivo é promovido diariamente. Além disso, devido à grande aceitação, tornou-se produto fixo, podendo ser adquirida a qualquer momento, estimulando ainda mais o consumo responsável, reduzindo os impactos ambientais e agregando sustentabilidade ao segmento.

Vídeo Veja mais informações

147


BR

ON

ZE

DESIGN CONSCIENTE

148


CASA DE BOLOS

149


BR

ON

ZE

DESIGN CONSCIENTE

150


CASA DE BOLOS

151


OU

RO

DESIGN DE INOVAÇÃO

Marca: iGUi Projeto: Unlimited Agência: iGUi Departamento de Arquitetura Designer Responsável: Anderson Luis Macelani Categoria: Design de inovação Premiação: Ouro

Conceito A Unlimited é uma divisão da iGUi criada para atender os projetos mais exigentes, oferecendo e entregando o que há de melhor em piscinas residenciais e de uso coletivo (condomínios).

Objetivo Com amplo conjunto de modelos possível, o objetivo é oferecer um produto versátil, personalizado de acordo com as necessidades do cliente e adequado a vários tipos de ambientes. Por meio

152

de recursos tecnológicos de ponta e tipos diversos de acabamento, entregamos um projeto exclusivo, assegurando ao cliente uma experiência diferente de tudo já visto.

Descrição Feita em P.R.F.V. (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro), a marca trabalha com formatos e medidas personalizados. O único requisito é a modulação de 28 x 28 cm linear. Esse novo conceito em piscina possibilita a aplicação de diversos revestimentos, como pastilhas,


IGUI

de porcelana, revestimentos cerâmicos, pedras naturais e diferentes tipos de bordas. Cada projeto é único e abre espaço para tendências como borda infinita, prainha, SPA integrado, transparência e espelho d’agua.

Particularidades Produzidas em P.R.F.V e revestidas com pastilhas de porcelana, revestimentos cerâmicos ou pedras naturais. As piscinas são personalizadas no tamanho, formato e profundidade, de acordo com a necessidade do cliente. A Unlimited possibilita tendências como prainha, SPA integrado, transparência, borda infinita e espelho d’água. O modelo também sai na frente e se destaca pela praticidade e tempo de instalação. Além de oferecer 15 anos de garantia, a linha Unlimited une sustentabilidade e segurança, seu sistema de filtragem consome menos água e eletricidade e sua construção emite 32 vezes menos CO2 do que piscinas de concreto. Ela também conta com sistema de sucção aberta, o mais seguro do mercado.

contato direto com diversos profissionais da área da construção: arquitetos, engenheiros, designers, paisagistas etc procuramos evoluir ainda mais nosso produto e passamos a buscar parceiros fornecedores de revestimentos e melhorar nossa tecnologia construtiva para chegarmos onde estamos hoje, com um produto inovador, tecnológico, ágil, versátil e com garantia da maior fabricante de piscinas de poliéster do mundo.

Vídeo Veja mais informações

Resultados Inicialmente, lançamos um modelo de piscina que se limitava a formatos retangulares e com pequenas variações, tanto nos detalhes quanto nos acabamentos. Com o passar dos anos e em

153


OU

RO

DESIGN DE INOVAÇÃO

154


IGUI

155


OU

RO

DESIGN DE INOVAÇÃO

156


IGUI

157


PR

AT A

DESIGN DE INOVAÇÃO

Marca: Portobello Shop Projeto: Codice by Jader Almeida para Officina Portobello Agência: Jader Almeida Designer Responsável: Jader Almeida Categoria: Design de inovação Premiação: Prata

Conceito Versatilidade é a palavra que descreve esta série de produtos. É composta por diversos módulos que se compõem criando várias combinações, para diferentes espaços. A madeira e o porcelanato mesclam os materiais desta linha, com conceito desenvolvido entre a Portobello e o design Jader Almeida.

Objetivo Criar soluções funcionais com performance, estética e aplicações da arquitetura e design, desenvolvendo produtos com cortes especiais em porcelanato, em parceria com o designer de renome internacional Jader Almeida. 158

Descrição Codice é um sistema de módulos independentes em formas ortogonais, compostas por cubas funcionais, cubos, bandejas e nichos esculpidos em porcelanato, estruturam uma forma inovadora de mobiliar banheiros e outros ambientes de uma casa.

Particularidades Movimentar-se pelo mundo. Atitude de inovação aberta. Olhar sempre atento. Tendências, referências, diálogo, interação, pesquisas, colaboração, criação, estas afirmações marcam a espinha dorsal do processo criativo da Officina Portobello com o designer Jader Almeida. Codice


PORTOBELLO SHOP

tem diferentes peças, disponíveis em várias superfícies de porcelanato e com formatos componíveis, possibilitam infinitos layouts, em que o que une um módulo ao outro é a distância de um centímetro.

Resultados A Officina Portobello foi lançada com exclusividade para o estado de Santa Catarina em março de 2017 e em 2018 já está presente no Sul do País (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) e em São Paulo, capital. A participação das vendas de cortes especiais produtos Officina Portobello sobre a Venda na Ponta das lojas Portobello Shop que oferecem seus produtos atingiu em junho/2018 o patamar de 7,5% em Santa Catarina e 3,5% para todas as lojas que atua.

Vídeo Veja mais informações

159


PR

AT A

DESIGN DE INOVAÇÃO

160


PORTOBELLO SHOP

161


BR

ON

ZE

DESIGN DE INOVAÇÃO

Marca: Portobello Shop Projeto: Ícaro by Jader Almeida para Officina Portobello Agência: Jader Almeida Designer Responsável: Jader Almeida Categoria: Design de inovação Premiação: Bronze

Conceito: Ícaro, nome de origem da mitologia grega é um Deus que possuía asas, o que deu origem ao nome e à forma da bancada, que lembram duas asas, conceito esse desenvolvido pelo designer Jader Almeida. Além do formato em asas, o projeto tem um design inovador que mescla madeira e porcelanato, que desliza levemente sobre as asas da bancada.

Objetivo Criar soluções funcionais com performance, estética e aplicações da arquitetura e design, desenvolvendo produtos com cortes especiais em porcelanato, em parceria com 162

o designer de renome internacional Jader Almeida.

Descrição As bancadas Ícaro, assinadas pelo designer Jader Almeida, possuem dois planos dispostos em um ângulo, tal que geram uma forma inusitada, remetendo a um par de asas desenhadas geometricamente, com linhas simples e atemporais, aliando funcionalidade com inovação na sua forma e técnica.

Particularidades Movimentar-se pelo mundo. Atitude de inovação aberta. Olhar sempre atento. Tendências, referências, diálogo, interação,


PORTOBELLO SHOP

pesquisas, colaboração, criação, estas afirmações marcam a espinha dorsal do processo criativo da Officina Portobello com o designer Jader Almeida. O design singular da bancada Ícaro foi pensada nos mínimos detalhes, desde a pétala móvel central até o escoamento perfeito da água na caixa coletora com a queda de água.

Vídeo Coleção 2018:

Resultados A Officina Portobello foi lançada com exclusividade para o estado de Santa Catarina em março de 2017 e em 2018 já está presente no Sul do País (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) e em São Paulo capital. A participação das vendas de cortes especiais, produtos Officina Portobello sobre a Venda na Ponta total das lojas Portobello Shop atingiu em junho/2018 o patamar de 7,5% em Santa Catarina e 3,5% para todas as lojas que atua.

Vídeo Bancada Ícaro:

163


BR

ON

ZE

DESIGN DE INOVAÇÃO

164


PORTOBELLO SHOP

165


OS JURADOS

Arlene Lubianca

Diretora-fundadora da Planobase Lubianca, tem mais de trinta anos de experiência em identidade arquitetônica e identidade visual. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foi fundadora da Associação dos Arquitetos de Interiores do Rio Grande do Sul e é a atual presidente do Banco de Mobiliários da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Carlos Zilli

Tem 30 anos de experiência profissional – 20 deles no franchising – em empresas como Shell, Hering, Imaginarium e Love Brands e em companhias internacionais, como a chinesa Able Creation Development Limited. Hoje, integra o Conselho de Administração da Imaginarium, da Haco Etiquetas, da CottonBaby, do Grupo Lunelli, da Brognoli Imóveis, Grupo Linhares, além de ser professor do MBA de Franquias na FIA-SP, mentor Endeavor e conselheiro da ABF desde 2016. Atualmente é sócio da rede de franquias Café Cultura.

Eleine Bélaváry

Graduada em Ciências Biológicas pela PUC de Campinas, foi cofundadora e diretora executiva da Associação Franquia Sustentável (Afras), braço social da ABF – onde também coordenou os Comitês “Mulheres do Franchising” e “Gestão & Negócios Sustentáveis”. Sócia-diretora da consultoria Connexion Negócios Sustentáveis, hoje à frente do projeto de reestruturação do Instituto CNA da rede de idiomas CNA, e do Programa “Perfume do Conhecimento” Mentoria em Franchising, do Grupo Incense-Boticário.

166


Fabio Mestriner

Designer com mais de 40 anos de experiência profissional e prêmios internacionais. É professor da pós-graduação em Engenharia de Embalagem Mauá e do MBA de Marketing da Fundace USP. É autor dos livros “Design de Embalagem Curso Avançado” e “Inovação na Embalagem - Método Prático”. Foi presidente da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e representante do Brasil na World Packaging Organization (WPO), entre 2002 e 2006.

Fernando Feldmann Barros

Arquiteto com MBA em Gestão de Franquias | EA+ Arquitetos. Mais de 25 anos de atuação na área de varejo, com vivência em franquias de grande porte, relacionamento com franqueados, expansão e implantação. Experiência com grandes marcas, como Café Cultura, Casa do Construtor, Claris-Tigre, Elgin Cozinhas, Milon, Portobello Shop, Reserva, Tip Top, 5àSEC, entre outras.

George Homer

Fundador da GH & ASSOCIATES, é especialista em ambiente de loja. Com sua experiência internacional em soluções para ponto de venda, também é palestrante internacional para empresas de varejo, indústria e associações. É professor de instituições como o Fashion Institute of Technology (FIT), em Nova York; ISEM/ Navarra, em Madri; Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Homer é ainda presidentefundador do Retail Design Institute (RDI) Brasil e cofundador do RDI Espanha.

167


OS JURADOS

Gisela Schulzinger

Especialista em inovação, pessoas e na conexão entre esses temas, é fundadora da HAUS-Cultura de Inovação com Propósito e atua na área de design há mais de 25 anos É presidente da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), diretora da Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN) e Conselheira independente do Comitê de Estratégia e Inovação da Vedacit / Grupo Baumgart.

Jae Ho Lee

Formado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP), Jae Ho Lee tem MBA Executivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Em 1992, iniciou no sistema de franquias no setor de alimentação com a marca Jin Jin Wok, hoje pertencente à holding de alimentos Halipar. Em 2002 criou a marca Morana e em 2007 foi eleita a franqueadora do ano pela ABF.

Keller de Paula

Diretora de Marketing e Eventos da ABF, Keller atua na gestão de todos os eventos nacionais e internacionais, área de marketing e relacionamento da entidade. Com vinte anos de experiência no franchising, integra o Comitê de Comunicação da ABF.

168


Leonardo Koboldt de Araujo

Arquiteto, é sócio e diretor de criação do GAD’, consultoria com foco na construção e gestão de marcas. Atua como especialista em desenvolvimento dos ambientes das marcas, nas áreas de arquitetura comercial e corporativa, e em sistemas de sinalização e soluções de visual merchandising há mais de 35 anos. Coordenou importantes e premiados projetos nacionais e internacionais em variados segmentos corporativos e de varejo.

Liliane London

Iniciou a carreira na Saks Fiftth Avenue e cursou Fashion Marketing no Art Institute of Fort Lauderdale. Designer, apaixonada pelo Visual Merchandising, conhece bem a importância da forma e da imagem na comunicação e nos resultados. Gestora de campanhas de marketing de Moda e lançamento de produtos em escala nacional em plataformas reais e digitais. Hoje, tem sua própria consultoria, a Brand To Be, onde consegue ajudar empresas a atingirem seus objetivos de forma personalizada.

Manoel Alves Lima

Arquiteto, palestrante internacional e sócio-diretor da FAL Design Estratégico para Varejo desde 1986, pela qual desenvolveu projetos inovadores para mais de 120 empresas. Vice-presidente do Retail Design Institute (RDI), coeditor do Blog da FAL e professor de Merchandising e Ambientação de Varejo na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

169


OS JURADOS

Marcelo Bicudo

Sócio e CEO da Superunion, consultoria de estratégia e marca do Grupo WPP. Combina sua experiência em branding, com comportamento de consumo, a fim de construir marcas ao longo da jornada de compra. Assessorou diversas startups e fintechs no Brasil, atuando também com investidor no segmento. Foi professor da USP por mais de dez anos e possui Mestrado e Doutorado em Semiótica, na área de Tecnologia da Informação, e cursos de Educação Executiva em Stanford.

Marcos Bicudo

CEO da Vedacit, do Grupo Baumgart, em São Paulo. Com sua experiência empresarial em desenvolvimento sustentável, é chairman do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) no Brasil desde 2008. Foi presidente da Amanco entre 2006 e 2009, da Philips para a América Latina entre 2009 e 2012 e da Masisa entre 2013 e 2017.

Mauricio Queiroz

Formado em arquitetura pela Universidade Mackenzie de São Paulo e pós-graduado pela Politécnica de Catalunya Barcelona. Diretor do Retail Design Institute (RDI) Brasil e membro do conselho da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD). Seu escritório atua desde 1994 nas áreas de design de consumo, arquitetura e gerenciamento de projetos comerciais.

170


Pedro Caribé

Arquiteto, diretor do RDI desde 2012, atua há mais de 20 anos com retail design. Diversas vezes premiado, realiza projetos para redes, franquias, shoppings, edifícios e home design, dá aulas, escreve artigos e realiza palestras sobre arquitetura, inovação e expansão comercial.

Pedro Mello

Especialista em estratégia corporativa e sustentabilidade, é sócio da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional responsável pela formulação e modelagem da Metodologia IAM (Intangible Assets Management) e pelos principais cases de mensuração e gestão de ativos intangíveis para as 1.000 maiores empresas e organizações do País. Formado em Comunicação Social, Propaganda e Marketing pela ESPM, Pedro Mello tem 15 anos de experiência em projetos de sustentabilidade para empresas.

Valeria Casttro

Arquiteta, pós-graduada em Marketing. É responsável pelo Escritório Valeria Casttro Arquitetura Ltda e diretora de Associados no RDI. Com mais de 30 anos de atuação no mercado, executou cerca de 100 mil metros quadrados de projetos. Tem expertise em Projetos Arquitetônicos, Visual Merchandising, Marketing de Varejo, Comunicação Visual, Design gráfico e Gerenciamento de Obras. Foi premiada com o Projeto “Quiosque Terra do Saber”, pelo RDI.

Zeh Henrique Rodrigues

CEO da Brainbox Branding 360, consultoria em design que atende clientes como Subway, O Boticário e Asics. Especialista em consumer marketing strategy pela Kellogg School of Management, palestrante e professor nos temas de branding, retail trends e experiência de consumo. Foi presidente do POPAI Brasil entre 2015 e 2016.

171


REALIZAÇÃO

PRODUÇÃO:


Profile for Editora Lamonica

Livro Prêmio ABF + RDI Design 2018  

Livro Prêmio ABF + RDI Design 2018  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded