Guia Oficial de Franquias ABF 2017 - Parte 1

Page 52

50 || PANORAMA DO FRANCHISING

FOTO: IVANA DEBÉRTOLIS

Novos tempos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Erik Cavalheri, diretor adjunto de Tecnologia da ABF

Alberto Tadassi Oyama, diretor de franqueados da ABF

GUIA OFICIAL DE FRANQUIAS ABF

Com 30 anos completados em 2017, a ABF sabe que para crescer e continuar tendo representatividade no Brasil e no exterior – especialmente por conta da influência dos “millennials”, que vêm se mostrando avessos a modelos de trabalho tradicionais, extremamente exigentes e cada vez mais conectados ao mundo digital –, é preciso se aprimorar, se modernizar e, se necessário, até se reinventar. Nessa linha, o uso da tecnologia para melhorar a gestão do negócio e para aumentar a produtividade é algo que não se discute mais no setor. “A tecnologia é grande aliada do franchising moderno. Ela contribui de forma positiva para o crescimento e a expansão do sistema, e o uso eficiente de suas ferramentas beneficia franqueados, franqueadores, parceiros e o cliente final”, afirma o diretor adjunto de Tecnologia da entidade, Erik Cavalheri. Nos dias de hoje, as franquias utilizam soluções tecnológicas nas mais diversas atividades, a fim de simplificar a gestão e os processos. Dessa forma, seu uso vai desde as funções mais corriquei-

ras do dia-a-dia, como fluxo de caixa e gestão do ponto de venda, até operações mais complexas, como CRM, ERP’s, softwares de gerenciamento de projetos, ferramentas de geomarketing e conhecimento do cliente. A tecnologia também é a principal aliada na geração de experiência do consumidor, pois somente com ela é possível ofertar produtos e serviços de alto valor percebido, em amplo espectro e com preços competitivos. Fora isso, ela viabiliza conhecer melhor o comprador e seus hábitos. “Todo e qualquer negócio terá que se manter atento às novidades tecnológicas, levando em conta que a transformação está acontecendo de forma acelerada. Sendo assim, cabe à ABF estimular o franchising na identificação desses acontecimentos para que seja viável o aproveitamento de oportunidades para desenvolvimento e crescimento do setor”, sugere Cavalheri. O executivo ainda entrevê que nos próximos anos haverá uma evolução em infraestrutura; investimentos em “internet das coisas”, dispositivos móveis de pagamento e inteligência artificial, e facilidade no acesso a soluções integradas e nuvem por pequenas e médias empresas. Para o diretor de franqueados da ABF, Alberto Tadassi Oyama, junto com a questão da tecnologia, a entidade tem se preparado para o crescimento dos multifranqueados. “Antes, quando uma rede queria abrir 100 unidades, ela precisava buscar 70 ou 80 pessoas. Hoje, só precisa de 10. Essa é uma linha que o sistema está seguindo, com o apoio da associação, e que será fundamental para a expansão das marcas”, afirma.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.