Page 1

Professor: Leonardo Alves


Internet via rede elétrica Usar a internet vai ficar bem mais fácil. Cada tomada de uma residência será o ponto de acesso para se conectar à rede mundial. Essa nova opção para acessar a web já está disponível para os usuários brasileiros. Mas como funciona? os dados são transmitidos do provedor de acesso para as redes de tensão, que têm modens externos instalados nos postes de energia. Eles levam os dados até os usuários em suas residências ou escritórios. É possível realizar todo o tráfego de dados pela rede elétrica ou mesclar a estrutura com um sistema de cabeamento, por exemplo. Na transmissão combinada, os dados podem ir via cabo do provedor até a região de um prédio. A partir daí, se não houver mais estrutura de cabeamento, eles trafegam até os apartamentos via rede elétrica. Para ter acesso pela tomada será preciso a aquisição de um modem e para quem mora em prédios, é preciso ter um conversor instalado na sua estrutura, além do modem interno. Os preços destes aparelhos também ainda não foram definidos. A velocidade que a banda larga dessa tecnologia poderá atingir é bem alta: até incríveis 200 Mbps.


Internet via rede elétrica Vantagens A internet via rede elétrica chega a quase todas as residências do país, onde há energia. Assim, seu o potencial de penetração é enorme, podendo chegar a lugares onde hoje não existe banda larga pela linha telefônica, por rede de TV a cabo ou, ainda, por rádio; Facilidade de implementação pois, a rede elétrica é a mais abrangente em todos os países, e cobre 95% da população nacional Reduz os gastos com instalação de infra-estrutura independente. Destaca-se ainda a praticidade, pois é só ligar e conectar o cabo na rede; Alta taxa de transmissão podendo chegar a até 40Mbps nas freqüências de 1,7MHz a 30MHz. A segurança também é um ponto importante: ao contrário da rede Wi-Fi, onde um usuário pode tentar se aproveitar do sinal do próximo, no PLC quem compartilha do mesmo "relógio", não tem como compartilhar a conexão de rede, devido à criptografia com algoritmo DES de 56 bits. Os eletrodomésticos podem também usar uma rede doméstica, com dispositivos Ethernet, USB, wireless ou ponte de áudio, esta conectando o computador às caixas de som, bastando comprar módulos PLC que inclusive já estão à venda.


Internet via rede elétrica Desvantagens Uma das grandes desvantagens da tecnologia é principalmente o sinal pode se perder em distâncias muito longas devido à alta velocidade; Os fios de cobre podem interferir em alguns equipamentos eletroeletrônicos; Alguns aparelhos podem interferir na transmissão; Emendas, "T"s, filtros de linha, transformadores e o ligamento e desligamento de eletrônicos na rede elétrica causam ecos do sinal, por criar pontos de reflexão. Assim, pode haver corrupção dos dados.


Internet via rede elétrica O que é: chamado de PLC, a Internet via rede elétrica está presente em São Paulo, no Paraná, em minas Gerais, no Rio de Janeiro e em Maceió. Velocidade máxima: 200Mbps Preço: varia pela quantidade de bits contratada, mas o preço costuma ser menos que a tradicional banda larga Pontos positivos: aproveitar uma infra-estrutura que está disponível na maioria dos lugares e tem uma velocidade relativamente alta. Pontos negativos: quanto maior a distância da casa do usuário aos servidores do provedor, pior fica a recepção e a velocidade; o sinal até é transmitido a longas distâncias, porém os dados se perdem quando chegam aos transformadores.

PLC - Comunicações pela Linha de Força

Internet Eletrica  

Hoje em dia a internet já se encontra em quase todos os lugares de em forma de wi-fi ou com cabos e até mesmo pela rede elétrica, isso mesmo...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you