Issuu on Google+

Como atrair os melhores profissionais? Em pesquisa feita pelas consultorias LAB SSJ e Clave, profissionais escolheram os atributos mais importantes na hora decidir onde trabalhar. Oferecer uma boa remuneração é importante para atrair talentos, mas as possibilidades de desenvolvimento de carreira são mais valorizadas por profissionais em busca de uma empresa para trabalhar, segundo a pesquisa “Atributos da marca empregadora”. Resultado de uma parceria entre o LAB SSJ, consultoria especializada em soluções de aprendizagem, e a empresa de recursos humanos Clave, a pesquisa entrevistou mais de 10 mil profissionais qualificados de diferentes setores e gerações. O estudo foi baseado no “Employment Value Preposition” (EVP), conjunto percebidos como atrativos para trabalhar em uma organização. Os resultados demonstram que a maioria dos entrevistados considera as possibilidades de profissional e aprendizagem mais importantes do que um pacote com salário benefícios.

de atributos da pesquisa crescimento alto e bons

Acima do dinheiro, a perspectiva de reconhecimento do trabalho desenvolvido também é apontada como fator determinante pelos profissionais. Este atributo está relacionado com a importância e o papel de uma liderança de qualidade, hábil na gestão de pessoas e condução de equipes. Embora essas características sejam atrativos valiosos para se conquistar os melhores profissionais, é essencial que a empresa elabore um EVP consistente. Para Alexandre Santille, sócio-diretor do LAB SSJ, se a promessa for incompatível com o que ele vê e sente no dia a dia, esse profissional não permanecerá por muito tempo. “O essencial ao construir um EVP é manter a consistência entre a mensagem e a realidade que o colaborador vai encontrar ao iniciar o trabalho na empresa”.

Um pouco mais sobre o EVP O “Employment Value Preposition” é baseado em cinco pilares: recompensas, oportunidades, organização, trabalho e pessoas. Ele é o conjunto de atributos que tanto colaboradores como empresas percebem como valor atrativo para se trabalhar em uma organização. Seu objetivo é fazer a convergência dos interesses das pessoas e das organizações. De um lado, as empresas procuram criar atrativos para que profissionais qualificados, cada vez mais procurados, se sintam atraídos a trabalhar nela. Do outro, esses talentos buscam as empresa que estão mais alinhadas ao seu perfil. Ao ter em mente o que esses profissionais esperam, as empresas podem oferecer como atrativos os atributos que mais têm a ver com a sua cultura. Dessa forma, as organizações conseguem recrutar pessoas com um perfil mais próximo ao que desejam e as pessoas têm a possibilidade de trabalhar em um lugar que tem mais a ver com as suas expectativa e personalidade.

Confira os sete atributos mais valorizados pelos profissionais:  Que eu tenha boas perspectivas de carreira futura (13,0%)  Que eu seja reconhecido e valorizado (11,5%)


 Que eu desenvolva novas capacidades e participe de cursos e treinamentos (10,3%)  Que minha remuneração seja competitiva em relação ao mercado (6,9%)  Que a empresa ofereça ótimos benefícios (6,7%)  Que seja possível equilibrar o trabalho e minha vida pessoal (5,8%)  Que meu trabalho ofereça desafios e responsabilidades relevantes (5,4%)

As 10 empresas mais citadas como representantes desses atributos foram: 1º_ PETROBRÁS 2º_ VALE 3º_ GOOGLE 4º_ COCA-COLA 5º_ NATURA 6º_ UNILEVER 7º_ GLOBO 8º_ NESTLÉ 9º_ ITAÚ 10º_ AMBEV

E entre essas empresas, algumas foram reconhecidas como as melhores representantes de atributos específicos:  Que eu tenha boas perspectivas de carreira futura: Unilever e Google  Que eu seja reconhecido e valorizado: Itaú e Ambev  Que seja possível equilibrar o trabalho e minha vida pessoal: Google e Natura  Que eu desenvolva novas capacidades e participe de cursos e treinamentos: Itaú e Petrobrás  Que os valores da empresa sejam consistentes com meus valores pessoais: Natura e Coca-Cola  Que minha remuneração seja competitiva em relação ao mercado: Google e Coca-Cola

Sobre o LAB SSJ O LAB SSJ é uma consultoria especializada em soluções de aprendizagem corporativas, que conta com 180 profissionais e 120 instrutores associados. Mais de 90 clientes são atendidos com projetos no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, entre eles Gerdau, TAM, Votorantim, Whirlpool, Unilever, Oi e Itaú. As soluções são criadas a partir das necessidades estratégicas de cada cliente. Já foram atendidos mais de 160 mil profissionais das maiores empresas do mercado desde 1992. (www.labssj.com.br) Informações para imprensa - Papiro Comunicação Bárbara Benatti barbara@papirocomunicacao.com.br - (11) 3812-3118 Daniela Valente daniela@papirocomunicacao.com.br – (11) 8369-2219


Release - Como atrair os melhores profissionais?