Page 1

PRODUTO

PROJETO

expositor

VAGO

GRテ:ICO

DESIGN UFC

Levi Holanda Madson Kaique Michele Falcテ」o


INTRODUÇÃO 02

O objetivo do trabalho é o estudo de métodos já consolidados por designers e projetistas. O resultado do estudo seria sua aplicação através do prórpia atividade projetista. O problema apresentado, no caso, foi e um expositor para trabalhos acadêmicos, visto uma possibilidade de inovação frente as nescessidades dos usuários e as nescessidade de atualização do modelo existente. O resultado é deste trabalho, será apresentado a seguir, com o desenvolvimento desde a compreensão do método até os processosrealizados para criação do produto. Depois, ocorre o detalhamento do produto final, com a defesa de seu conceito, suas especificações técnicas, assim como possibilidades. E por último, como esse conceito se refletiu na elaboração da identididade, e como se refletiu no layout e contrução do manual de montagem e deste caderno.


MEMORIAL


Método 04

No inicio da disciplina em Projeto de Produto 1, o objetivo era compreender a importância do método para o designer e o estudo de alguns exemplos e classificações desses métodos, a chamada metogologia. Logo em seguida, a equipe mergulhou no entendimento de um específico método, o desenvolvido por Bruno Munari. No exercício visto na imagem ao lado foi o reflexo de como a equipe compreendeu o método de Munari e deu uma re-leitura deste para a aplicação no desenvolvimento deste produto. A falta de elementos pré-estabelecidos de feedbacks foi um exemplo de ausênsia, vista nescessária. O reflexo deste método será demonstrado durante o caderno. Uma área lateral direita demonstrará em que fase do método do estamos.

Método projetista de “Bruno Munari” retirado do livro “Das coisas nascem as coisas”

Exercício desenvolvido em aula, através da ferramenta de digital de mapa mental “Creately”

MEMORIAL


Problema

P

05

O problema prosposto foi projetar uma nova forma de expositor para atender a comunidade acadêmica. Seguindo o método o passo seguite seria a definição do problema, entendia esta como uma expansão da compreensão do que foi proposto. Portanto, a questão não era só o expositor mas a problemática de se realizar uma exposição acadêmica com dificuldade de atualizaçãoa novas mídias, de identidade e sinalização durante o evento. O passo seguinte é o detalhamento do problema para entender ser componentes. Esta etapa foi realizada em conjunto com as outras equipes, resultando em três conjuntos de grandes problemáticas, materiais, usuário e forma. Dentro de cada conjunto existindo uma série de outras questões, como é demonstrado no esquema ao lado.

DP expositor acadêmico

exposição

CP

identidade

CD

atualização

AD material

usuário

forma

durabilidade

conforto

mobilidade

resistência

ergonomia

modulação

leveza

montagem

portabilidade

custo/benéficio

transporte

produção

identidade

encaixes visualidade

c MT E M

MEMORIAL


Pesquisa 06

Depois da etapa de entender e desmiuçar o problema, separa-se 3 grandes grupos de trabalho que vão aprofundar a pesquisa em Materiais, Forma e Usuário. Com os dados coletados, discutiu-se quais pontos de cada área possuia potencial para elaboração do produto. Na pesquisa de usuário foi percebido a problemática da fixação do banner, faltando suporte firme adequado. Outras questões são as diferentes mídias para apresentação e a rejeição a cor e asinalização nos expositores atuais. Na pesquisa de forma foi compreendido a importância da modularidade para transporte. Também se observou o excesso de elementos visuais nos expostires atuais, o que dificulta a visualidade. Na pesquisa de materias foi levantada a possibilidade do uso de algum polimero pela leveza e fácil fabricação.

leveza moldavél transparência acrílico polímeros

modulação transporte

material

forma

usuário

mídias cores e sinalização

fixação do banner

visualidade limpa


P DP CP CD AD

Pesquisa de usuário Problema comum de fixação dos banners

c MT E Pesquisa de usuário Problema de cor dos expositores

Pesquisa de forma Expositores cheios de elementos, em oposição a outros mais limpos

M

MEMORIAL


PROCESSO 08

Nesta etapa, o importante é o excesso de opções de criação. A diversidade de opções para depois começar a escolher modificar e mudar até chegar em uma específica. Nas imagens estão alguns rafs e desenhos de tentativas ou experimentações de algumas idéias até chegar na escolhida.


P DP CP CD AD c MT E M

MEMORIAL


MODELO

P Nesta fase, segundo método do Munari, se inicia uma experimentação da forma escolhida com materiais ou componentes semelhante. Essa experimentação serve para verificação se a idéia tem fundamento ou consistência prática. No caso, neste projeto a exprimentação e modelagem foi unicamento no meio digital, para comparação de medidas etc. A produção do prótotipo só teria sentido experimentando o material com o encaixe, pois formalmente o projeto não apresenta propostas inexistente.

DP CP CD AD c MT E M

09

MEMORIAL


produto


conceito

O conceito base do produto, nasce do pensamento do expositor como mero suporte ao conteúdo. Sendo o primeiro,portanto , subordinado ao segundo. Endemos por tantto o expositor como um objeto limpo de aderesos e formas. Ele deve ser tranparente, ivisivel, para que o conteúdo se destaque. O Expositor deve proteger a informação contra danos e ao mesmo tempo permitir o usuário organizá-la de outras maneiras.

EXPOSITOR OBJETO SUPORTE informação expositor

conteúdo

11

TRANS PARÊNCIA

PRODUTO


ELEMENTOS 12

O Expositor Vago apresenta 4 elementos básicos, placas de acrílico suportando tamanhos A0 e A3 e duas formas de encaixes de poliméro, com ângulos de 180º e 90º . A transparência das placas de acrilico cria uma visualidade super limpa e aberta a interferências. Assim problemas identificados como cor inadequada, pode ser personalisada pelo usuário. Com esses elementos básicos se pode construir diversas possibilidades de ambientes. Construindo formas como paralelepipedos ou estruturas em V se abre um leque de possibilidade formais.

PRODUTO


13

DESENHO TÉCNICO


PRODUTO


PRODUTO


PRODUTO


18

Aplicações


PRODUTO


IDENTIDADE


VAGO

lOGOmarca

O logo foi elaborada apartir dos elementos básicos encontrado no expositor, arestas arredondas, encontro de placas e , principalmente, transparência. Os três V’s seguidos dá idéia de movimento, convidando para inserir seu conteúdo no expositor. A forma quadrada forte possui o objetivo de mostra neutralidade, marca do expositor. O nome surgiu apartir a idéia de lembrar que o objeto está vazio, isto é, disponivel para interferência do usuário. Por isso, vago, um adjetivo que tanto indica local disponivel, como também uma amplitude de possibilidades.

EXPOSITOR

VAGO 1.Não ocupado, vacante. 2. Disponível. 3. Indeterminado, indefinido. 4. Que deixa muito a supor.

22

identidade


50%

30% 40%

TIPOGRAFIA

#3D88AD C76 M36 Y19 K1

BIG NOODLE din regular

ELEMENTOS GRテ:ICOS

COR

60%

identidade


Títulos

Grid 24

O grid utilizado neste caderno para a organização dos dados foi baseado nos elementos gráficos, citados anteriormente. A estrutura procurou equilibrar dois pontos importantes o texto e a visualizade, exemplo diagrams e imagens. O primeiro serviria para uma leitra mais atenta e próxima, já os diagrams seriam uma síntese visual do que foi descrito no texto, e por fim a imagens podem ser a própria informação ou também citações do exto. As duas linhas no canto inferior esquerdo guiam a leitura e organizam a informação em relação ao caderno como um todo. Estruturando o título, número da página e o título dos capítulos.

texto

diagramas imagens

Capitulos

identidade


manual de uso 25

Apresentação do expositor

Apresentação das peças Explicação da montagem dos módulos

identidade


conclusão 26

Com o seguinte trabalho podemos desenvolver habilidades de compreensão de montagem de método para projetos, percebendo que cada projeto ou designer apresenta sua personalidade refletida no método. Além disso, a elaboração de um produto com um objetivo basicamente funcional, permitiu experimentar outras possibilidades de forma sonsiderando a sua função.


Vago  

Expositor para disciplina de Projeto de Produto 1 - Design/UFC Kaique Andrades | Levi Holanda | Michele Falcão

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you