Issuu on Google+

Jornal de

SURGIMENTO DOS COMPUTADORES

Curso de Jornalismo da Unifor | nº 91 | ano 9 | Jan-2014

f blogdolabjor@gmail.com

Quando apps viram negócio

A matemática foi primordial na origem dos computadores. Tudo começou com o Ábaco – contador criado pelos babilônios em 2000 a.C. Na década de 1940, surge o ENIAC, de 30 toneladas. A partir da década de 1970, começaram a ficar menores, tornando-se domésticos. O TRS-80 Color Computer é um dos representantes desta mudança. Há 20 anos, o Macintosh tornaria popular a interface gráfica amigável.

1 Quanto tempo você passa conectado? A) Fico conectado quando estou em casa B) Fico conectado o tempo inteiro, seja em casa ou fora C) Raramente acesso 2 Você se conecta assim que acorda? A) Entro na internet após tomar café da manhã B) Já olho minhas redes sociais no celular antes mesmo de me levantar C) Só entro na internet depois que saio de casa

Lorrana Feitosa

Pensando em facilitar a própria vida, pessoas comuns que não estudam programação também podem criar aplicativos. Alguns são tão bem recebidos pelo público que geram lucro para seus desenvolvedores. Esse mercado é promissor e

rentável, oferecendo salários de quatro a 10 mil reais. Quanto mais simples e mais funções possuir, melhor é a recepção dos usuários. Na internet ,é possível encontrar tutoriais fáceis e gratuitos, como no site: http://fabricadeaplicativos.com.br/.

QR O QUÊ? O QR code é um código de barras bidimensional que é decodificado por uma câmera de celular e te direciona para uma página na internet. A sigla significa Quick Response, ou seja, resposta rápida. Dessa maneira as empresas podem mostrar mais conteúdo para as pessoas que estão interessadas no assunto. Para acessar o conteúdo de um QR code, é só baixar um aplicativo no celular.

ORIGEM DA INTERNET A internet surgiu como projeto militar. Na Guerra Fria, o Departamento de Defesa norte-americano identificou a necessidade de interligar com agilidade as informações de seus centros militares. Em 1969, foi enviado o primeiro e-mail. A mensagem, um simples “LO.”, partiu de um computador da Universidade da Califórnia (UCLA) e era endereçada a um pesquisador da Universidade Stanford, também nos Estados Unidos. No início dos anos 1990, o cientista

Você é viciado em tecnologia?

3 Quando você está com seus amigos e o telefone toca, o que você faz? A) Saio para atender em outro lugar B) Olho na mesma hora, já estava com o celular na mão! C) Espero para atender quando estiver sozinho 4 Como você se sente quando a internet cai? A) Preocupado, pois alguma coisa importante pode acontecer B) Entro em completo desespero C) Deixo para lá e aproveito o momento para mim

Tim Berners Lee criou a World Wide Web (WWW).

Resultado: Maioria A: Você está em equilíbrio, continue firme para não ficar igual a quem tirou a letra B Maioria B: Cuidado! Passar muito tempo conectado pode te fazer perder bons momentos com seus amigos. Desconecte-se um pouco. Maioria C: Parabéns, você está em equilíbrio! Pode se presentear com 5 minutinhos a mais online, só não deixe isso acontecer todo dia.

Dicas de aplicativos MandicmagiC:

É um aplicativo que compartilha as senhas do wi-fi com os usuários. Muito útil em restaurantes em que o cliente não tem conhecimento da senha da internet, conseguindo, então, passar a informação salva rapidamente.

Pixrl-o-matic:

Para quem se cansou dos efeitos do Instagram, o Pixrl é um aplicativo de computadores e de smartphones que, além de ter uma vasta gama de filtros, inova com molduras e recortes estilo retrô e vintage.

8tracks:

Se você gosta de impor seu gosto musical para seus amigos, o 8tracks é o aplicativo ideal dos amantes de música. Criando e compartilhando letras, é uma ótima ferramenta de distração.

SmoothSync:

Permite a comunicação entre os serviços do iCloud (serviço de armazenamento de dados da Apple do usuário) e o sistema Android.

ÇÃO

A ULG

Jornal de Bandeja - Produção: Laboratório de Jornalismo da Unifor - Diretora do CCG: Profa. Maria Clara Bugarim - Coordenador do curso: Prof. Wagner Borges - Concepção: Prof. Jocélio Leal - Professor orientador: Alejandro Sepúlveda - Edição: Thaís Praciano - Redação: Giovânia de Alencar, Lorrana Feitosa, Ravelle Gadelha e Thaís Praciano - Projeto gráfico: Liduina Figueiredo - Diagramação: Claudia Cabral - Supervisor da gráfica: Francisco Roberto - Impressão: Gráfica Unifor

: DIV

ÃO

RAÇ

T ILUS


Jornal de Bandeja 91