Page 1

Um

bjo

ola logd

Vai pra onde?

Foto: Suzane Lobo

Maysa Oliveira, estudante de Psicologia e Suzana Mesquita, de Terapia Ocupacional, são primas e irão viajar para o Maranhão. A dupla recomenda o passeio. “É um estado muito interessante, com culinária e culturas bem atraentes, além de praias deliciosas”.

A partir do dia 1º de julho, haverá cursos de férias no Labjor. Toda semana será um novo. Sempre de 8h às 11h. Serão oferecidas oficinas de Jornalismo Literário em Revista, Edição em Cidades, Fanzines, Indesign e Jornalismo em Quadrinhos. Inscrições no bloco Q, sala 25.

Foto: D ivulgaç ã

o

Todo dia era dia do índio “Tesouros e Simbolismos da América Pré-Hispânica” é a exposição que está no Brasil pela primeira vez. São 213 objetos retratando as relações e a cultura das sociedades indígenas nos tempos da metalurgia. As obras estão no Espaço Cultural Unifor até dia 18 de setembro. De terça a sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas.

Ganhe tempo, não peso Bárbara Ferraz

Couch potato é uma expressão norte-americana que faz menção às pessoas sedentárias. Isso acontece muito nas férias, afinal, é o momento de esquecer as regras do dia a dia, acordar um pouco mais tarde, viajar, enfim, sair da rotina. Então, é comum haver ganho de peso. “Estar de férias não significa mudar a alimentação. A pessoa deverá comer de três em três horas e procurar consumir alimentos in natura”, recomenda a professora do Curso de Nutrição da Unifor Maria Soraia Pinto. As pessoas que têm o costume de ficar grandes períodos sem se alimentar, devem tomar cuidado para depois não compensar ingerindo alimentos que não sejam saudáveis. Para quem vai ficar em casa, ou, até mesmo, viajar, praticar atividades físicas é uma ótima opção para manter-se em forma e sair do sedentarismo.

A professora alerta: “Comer enquanto assistimos TV pode aumentar o consumo de alimentos calóricos, pois não prestamos atenção ao que estamos ingerindo”. A nutricionista dá algumas dicas para complementar a alimentação de forma saudável. “Ingerir barras de cereais, frutas, mix de sucos como cenoura e laranja - combinação perfeita de vitamina A e C”. Diz ainda que evitar maionese e tomar mais iogurte é uma boa. Outra sugestão de cardápio é usar azeite de oliva e ervas finas no lugar de temperos industrializados.

Lendo da direita para a esquerda e de trás para frente, os mangás invadiram o Brasil por volta do ano 2000. Há criticas ao excesso de erotismo e violência que trazem, mas o estilo não é regra. Samurai X, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco são alguns bem populares. Indiscutível é o sucesso. Nas férias, a arte nipônica ganha espaço com um curso a distância ministrado pelo prof. J.J. Marreiro. A proposta é estimular o estudo dos quadrinhos japoneses, sua construção e filosofia. As inscrições vão até dia 27 de junho e o curso tem início em 1° de julho. A carga horária é de 80h.

Do Brasil à Catalunha Otto Cavalcanti é conhecido como “grande mestre brasileño” na Europa. Suas pinturas chegam a Fortaleza em uma colorida exposição. Estará no Espaço Cultural Unifor até o dia 9 de setembro. São 61 obras marcadas pelas fortes cores utilizadas pelo paraibano. É aberta ao público de terça a sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas.

Jornal de Bandeja - Laboratório de Jornalismo da Unifor. Diretora do CCH: Profa. Erotilde Honório - Coordenador do Curso: Prof. Wagner Borges - Concepção e edição: Prof. Jocélio Leal - Coordenação de equipe: Camila Holanda - Redação: Bárbara Ferraz, Camila Holanda - Revisão: Profa. Adriana Santiago - Projeto gráfico: Eduardo Martins - Diagramação: Camille Vianna - Supervisor da Gráfica: Francisco Roberto - Impressão: Gráfica Unifor

Unifor no site www.unifor.br/radiounifor

http://blogdolabjor.wordpress.com ais notícias no Acesse m

b ira! g u S

Julho é mês de férias. Tempo de destruir a rotina e focar nos hobbies. Quem nunca leu histórias em quadrinhos, as HQs? Mafalda, turma do Snoopy, Homem Aranha, Batman e até as revistinhas da Mônica fizeram e ainda fazem parte da vida de muita gente. Até o dia 27 de junho, o Núcleo de Educação a Distância, Nead, está recebendo inscrições para o Curso Prático de Histórias em Quadrinhos. O estudante poderá aprender o passo a passo da produção das HQs, com o prof. Geraldo Borges. O início é em 1° de julho e são 80h de aula.

Ilustrações: Divulgação

m l.co

mai r@g

David Tabosa, 25, formado em Artes Plásticas, aconselha a quem pretende levar as HQs para a vida profissional. “É fundamental não desistir diante das dificuldades e sempre traçar metas”. Aos 12 anos, encontrou a edição 178 do Homem Aranha na banca, cujo tema era Internet. Apaixonou-se pelo estilo, então. Na faculdade, expôs uma criação própria, uma história em quadrinhos feita com xilogravura e colagem. E David complementa: “Bons profissionais têm destaque sempre, pouco importa a área de atuação e a demanda imposta pelo mercado de trabalho”.

Mangá

Ilustrações: Divulgação

ã

licaç

b a pu

d

Mês dos Quadrinhos

ádio gramas da R m os pro també

rso

Cu o do

Conselho de um amante de HQ

ra Confi

o

lism

rna e Jo

r nifo da U

Orientação: Ler de trás para frente

Foto: Jivago

6 ano 11 6 0 nº 6 Junho/2

Jornal de Bandeja 66  

Jornal laboratorial de curso de jornalismo da Universidade de Fortaleza

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you