Page 1


2

Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

Elaboramos várias perguntas para duas entrevistas, vamos fazer a leitura?

1ª Entrevista Rogério Honório Silva (Coordenador do P.M.E.) 1-P. Qual curso o senhor fez e onde se formou? R. Minha formação foi em Letras, pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI). 2-P. Eu tento estudar em casa, mas não consigo ter atenção e me distraio facilmente. O senhor me indica aulas de reforço? R. Eu sugiro a você preparar um ambiente adequado, longe da televisão, computador, etc. De tal modo que você tenha o silêncio necessário para a memorização do que for estudado. As aulas de reforço, que são um acompanhamento pedagógico, irão ajudá-lo sim, mas é fundamental que você supere esta dificuldade para se concentrar, seja na sala de aula, em casa ou em aulas de reforço. 3-P. Está havendo responsabilidades por parte dos alunos em relação ao aprendizado? E quanto aos pais ? R. Observo que há momentos em que alguns alunos perdem o foco dos estudos. E este interesse é essencial para que a aprendizagem aconteça. Percebo o auxílio dos pais, mas é bom que o aluno se conscientize de que, neste momento, estudar é trabalho (responsabilidade) e que a presença dos pais poderá ser maior ou menor, pois os pais têm os próprios compromissos no dia a dia. Assim, cabe ao aluno cumprir de maneira satisfatória seu papel como estudante. 4-P. Deveria melhorar a educação dos alunos junto aos professores e a escola em geral? R. Sim, seja na escola, em casa, no trabalho, ou em quaisquer outros espaços de convivência, devemos colaborar com nossa boa convivência. Felizmente, nossa convivência é boa, os casos de indisciplina são situações isoladas. E vale lembrar que devemos continuar empenhados numa convivência propícia à aprendizagem e à formação integral de todos. 5-P. O senhor nota a necessidade de mais compromisso e disciplina? E por quê? R. Sim, vou ilustrar com um

exemplo que costumo citar em minhas conversas sobre disciplina em sala de aula, considerando dois extremos: o meu comportamento em uma festa deve ser muito diferente deste em um velório. Assim, cada ambiente pede um comportamento diferente. E será minha maturidade que irá me mostrando como agir, considerando meus objetivos. 6-P. Alguns alunos deveriam ter aulas de reforço? R. Sim, pois devemos lançar mão de todos os recursos para que a aprendizagem aconteça. E é importante, também, que os alunos estudem em casa, verifiquem o que já aprenderam e formulem suas dúvidas a serem esclarecidas em sala de aula. 7-P. Em qual ano escolar seria mais importante o aluno ter aulas de reforço? R. É importante que os alunos dominem os requisitos básicos em cada ano escolar. Mais que pensar no ano escolar, devemos considerar se já dominamos a leitura convencional, a escrita, a capacidade de interpretar o que lemos. Uma vez que o conhecimento é constituído a partir daquilo que eu começo a compreender para atribuir significado. Não podendo esquecer dos conceitos matemáticos aliados as quatro operações fundamentais. 8-P. O que o aluno deve fazer em casa para melhorar o aprendizado na escola? R. O aluno deve ter uma vida organizada por hábitos saudáveis e horários, pois sua vida pessoal tende a refletir em suas atividades escolares. 9-P. Como o senhor vê a educação pública na nossa escola em comparação à educação em nosso país? R. Eu percebo um avanço, embora os números das avaliações externas poderiam ter sidos melhores, vejo com otimismo. Nossa escola avançou na redução do número de alunos com baixo desempenho. 10-P. O que o senhor destaca como ações que favoreçam as relações entre a escola e a família? R. Principalmente o diálogo estabelecido com a família. A família, ao participar da vida escolar, conhece melhor os bons propósitos que a escola tem para com a formação da criança e do adolescente. 11-P. O que o senhor queria ser quando era criança? R. Eu sempre quis ser professor. Em minha infância, usava carvão para escrita em muros e paredes.

12-P. Como se sente diante de sua profissão? Gosta de ser professor? R. Eu estou satisfeito com minha profissão mesmo com os desafios encontrados, sendo o principal deles, conscientizar o aluno menos interessado quanto a importância dos estudos. Minha profissão é o meu ''sobrenome'', ela me possibilita honrar meus compromissos, garantido assim minha dignidade. 13-P. Qual importância tem o interesse pelos estudos em relação ao futuro? R. É de grande importância, pois a medida que o tempo passa, as responsabilidades de uma pessoa aumentam. E no futuro, vocês, que hoje têm o tempo disponível para os estudos conciliarão trabalho, família, etc. Quanto melhor for a base de conhecimento que construírem no presente, mais sucesso vocês terão no futuro. 14-P. Quais conselhos daria aos alunos que não estão levando a sério os estudos? R. Que aproveitem melhor o tempo, refletindo sobre como estão fazendo uso desta oportunidade que têm de estudar. Lembrem-se que se vocês não buscarem um futuro melhor, terão que aceitar o futuro que vier. 15-P. O que acha do vocabulário de gírias e o português dos jovens nas redes sociais? R. Encaro com tranquilidade quando se trata de um diálogo informal entre amigos. Minha preocupação é se as pessoas saberão usar a linguagem formal quando lhes for solicitada. Não podem perder de vista que cada situação pede um tipo de comunicação (linguagem). 16-P. Prof. Rogério, agradecemos por sua entrevista. O senhor tem algo mais a acrescentar? R. Eu agradeço aos participantes do nosso JVE pela oportunidade e pelo excelente trabalho. Quero lembrá-los que, quando realmente queremos algo, o universo conspira a nosso favor. Aos que querem ter sucesso na vida, não haverá empecilhos pois as dificuldades podem ser consideradas uma oportunidade para o crescimento. Notamos a preocupação do professor com a educação nas escolas. Compreendemos que o diálogo é fundamental na família para que o aluno obtenha melhor aprendizado. Nós concordamos com ele, e achamos, também, que a base para uma vida estruturada seja a família e que tudo depende dos estudos. Juliana Pereira da Silva - 8º 1 V. Thácila Cristina da Cruz - 8º 1 V.


E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho - julho, agosto e setembro de 2014

8-P. Este ano você ganhou alguma competição no JEMG? Qual foi a sua Aluna da escola: reação quando você ganhou? R. Sim. Ganhei a Micro Regional que foi Thaís Pereira disputada em Patos de Minas, e fiquei Landim, 14 anos bem colocada na Regional em Monte Carmelo. Quando ganhei, fiquei muito satisfeita em representar bem a escola.

2ª Entrevista

.

1-P. Thaís, quando você começou a se interessar por esportes e com qual idade começou a praticar? R. Desde pequena sempre me interessei por esportes. Eu comecei a praticar Karatê aos 7 anos de idade.

9-P. Com qual esporte você se identifica mais? R. Gosto muito dos dois esportes, apesar de serem bem diferentes um do outro. Porém, me identifico mais com o Karatê por ser mais de contato com o adversário.

2- P. Thaís, como você se sente quando ganha e quando perde no karatê? E qual foi sua pior derrota? R Quando ganho, todos ficam felizes e quando perco, tristes. Mas, no meu caso eu não considero como derrota, mas sim como ganho de experiência para poder corrigir os erros cometidos e nas próximas competições me sair melhor. Minha pior derrota foi em 2012, no Espírito Santo, por não ter obtido um resultado satisfatório no Campeonato Brasileiro.

10- P. Thaís, como você se sente ao ter ganho várias medalhas para a Escola através do JEMG?R. Sinto-me realizada em poder retribuir à escola o apoio e o incentivo que sempre recebi. Fico muito feliz em poder representar minha escola em outras cidades.

,

3- P. O que você achou quando participou dos jogos pela primeira vez? R. Foi maravilhoso, a descoberta da fonte de prazer, foi como se eu tivesse descoberto outro mundo, mágico e fantástico. 4- P. Quem te incentivou a praticar esportes? R. Minha família, amigos, vizinhos. Eles sempre me incentivaram, mas alguns incentivaram mais, como minha Tia Madalena, meu Pai Manuel, meus treinadores: Piau do karatê, o Daniel do xadrez e a Dona Maria Helena, diretora da escola. 5- P. Qual modalidade de Karatê você pratica e qual mais gosta? R. Sempre pratiquei as duas modalidades o Kumite e a luta, mas por eu me sair melhor no Kumite “luta” eu gosto mais. .

6-P. Qual o seu maior sonho referente ao esporte? R. Participar de competições grandiosas, como por exemplo o Karatê nas Olimpíadas de 2016, e no xadrez competir com atletas de outros países e tornar-me uma atleta profissional. ,

7-P. Você incentiva as pessoas a praticarem esportes, por quê? R. Sim, pois enquanto os jovens estão gastando seu tempo com a prática de esportes, não ficam na rua aprendendo o que não se deve, além de fazer bem para saúde. .

3

Com esta entrevista aprendemos que o Karatê tem sua grande beleza por ser algo que exige força, determinação e coragem para que se possa enfrentar o adversário de frente. Sendo assim, é um esporte popular entre os jovens. Mostrou-nos que nos momentos difíceis devemos ter força e determinação para alcançarmos nossos objetivos e vencermos na vida. E quanto ao xadrez, ele faz com exercitemos a nossa mente. Aprendemos que os esportes são como a vida, vencemos ou perdemos e temos que saber lidar bem com estas duas situações. Devemos aceitar a derrota, mas nunca nos acostumar com ela e devemos sempre buscar a vitória. O que fazemos no presente, refletirá no futuro. Elyara Abadia Alves - 7º 1 M. Kássia Rodrigues Caldas - 9º 1 M.

.

11-P. O que você pretende fazer no futuro? R. Ainda não sei muito bem, mas quero sempre praticar esporte.

,

.

12-P. O que você acha de sua vida como estudante? R. Como estudante acho que poderia melhorar, pois preciso empenhar-me mais nos estudos. ,

13-P. Quantas medalhas você já ganhou com o Karatê? E com o Xadrez? R. No karatê foram 23 medalhas e no Xadrez foram 4 medalhas. .

14-P. No futuro, você pretende continuar praticando o karatê e o xadrez também? R. Sim, pois o Karatê me ajudará a ter um corpo saudável e o xadrez me ajudará a ter uma mente boa. .

15-P. Há algum segredo para jogar o xadrez? R. Não é bem um segredo, tem que ter força de vontade e bastante paciência. E nas competições tem que ter uma certa maldade nas jogadas e o raciocínio tem que ser bastante rápido. .

16- P. Você acha que para aprender a jogar xadrez tem que ter muita cabeça, é difícil? R. No início é bastante difícil por conter muitas regras, mas à medida que vai aprendendo se torna fácil e prazeroso. 17-P. Thaís, obrigada pela entrevista. Você tem algo mais a acrescentar? R. Eu gostaria de aproveitar e agradecer a Dona Maria Helena e meus professores de Educação Física por sempre me incentivar a praticar esportes e pelo apoio recebido. Sou grata a cada um de vocês.

-,Quero agradecer a minha amiga Camila. Dizer que eu te adoro, que você é como uma irmã para mim. Te amo chata! “Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.” (Benjamin Franklin). Mariany Alves da Silva - 7º 2 V. - Quero agradecer a Prof.ª Claudenice por ser tão carinhosa e humilde com todos nós. Obrigada por estar sempre conosco. Te amo! Sabrina Marielle - 6º 3 M.

- Mostraremos a partir desta edição um “Cantinho da nossa escola! - Vamos começar pelo pátio, local onde tiramos um tempinho para ir ao banheiro, tomar água e lanchar. Veja o que achamos sobre este espaço:

-“O pátio é um lugar onde faço uma pausa para descansar, distrair e sair um pouco da sala de aula”.


4

Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

-“É um lugar onde posso “esticar as pernas”, dar umas voltas e também divertir um pouco neste horário”. -“Penso em como está a vida, conto casos, converso com meus amigos e também encontro com outros amigos de outras turmas”. -”No pátio há bastante organização, com filas e muitos funcionários auxiliando, seja nos intervalos de recreio, na entrada e/ou saída. No recreio das crianças do 2º ao 5º ano, há bastante brincadeiras e elas se divertem”. -”Também falo sobre as matérias e atividades, leio e até mesmo estudo para as provas”. -“É um lugar onde posso discutir vários assuntos e ainda posso fazer novas amizades. Este é o nosso pátio!” Depoimentos dos alunos: • .Angelo Thiago Silva - 9º 1 V. • Bruno Moreira dos Santos - 9º 1 V. • Carolaine Fernandes Santana - 9º 1 M. • Igor Tavares da Silva - 9º1 V. • Kássia Rodrigues Caldas - 9º 1 M. • Luana Abadia atista - 8º 1 V. • Pierry Adriel L.Silva Teodoro - 9º 1 V. • Rodrigo Pereira S. da Silva - 9º 1 V. • Thiago Amorim de Castro - 6º 2 V. ...............................................................

,-

Cultura: Conhecida por muitos como a terra dos poetas e dos pensadores, foi o berço de vultos importantíssimos na história da arte, notada com os maiores artistas do renascimento, surrealismo e do neoexpressionismo. Com o advento do nazismo, muitos intelectuais fugiram da Alemanha, devido às suas convicções políticas ou por serem de descendência judia. Os efeitos desta fuga, hoje ainda se fazem sentir. Sua música também é seu forte, várias bandas fazem sucesso com seu estilo europeu. .

- Culinária: A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carnes consumidas, sendo a carne de porco a mais popular. A carne é muitas vezes consumida em forma de salsicha, sendo produzidas mais de 1500 tipos.

.

- Língua: Alemã ou alemão, é a língua com o maior número de falantes na união europeia e a segunda maior na Europa depois do Russo. É falada na América do Sul, em certas regiões do Sul do Chile, em algumas comunidades da Argentina e do Paraguai, mas principalmente em certas porções do Brasil, nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e em comunidades mais restritas no Paraná e São Paulo.

Alemanha

A

seleção da Alemanha conquistou o título de Tetracampeã do Mundo com a vitória conquistada contra a seleção da Argentina, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na Copa do Mundo FIFA 2014. Fizemos uma pesquisa para sabermos mais sobre este importante país: - Capital da Alemanha: Berlim - Presidente da Alemanha: Joachim Gauck -1ª Ministra: Angela Merkel. -Área do país: 357.051 km2 (63° lugar no ranking dos maiores países do mundo) - Clima: Temperado - População: 81,89 milhões de hab. - Nº de analfabetos: 7,5 milhões - Moeda do país: Euro - Regime político: Tem um sistema Parlamentar em que o Chefe de Governo é eleito pelo Parlamento.

-Pontos turísticos: Possui uma grande diversidade natural e cultural, apresenta-se como um dos mais populares destinos turísticos do mundo. Tem antigos castelos, vilas medievais românticas e requintada arquitetura. É admirada pelas suas paisagens com neve nos vales alpinos, praias, lagos intocados e rios magníficos. É uma combinação singular de encanto, com um estilo de vida único. - Os pontos turísticos mais visitados são: Berlim, Munique, Frankfurt, Colônia e Hamburgo. - Em função de sua rica história e do bom desenvolvimento econômico, podemos encontrar em seu território,

locais que atendem ao gosto de vários tipos de turistas. São diversos museus, parques, monumentos, prédios históricos e muito mais.

Curiosidades: - O melhor jogador da Alemanha em 2014 foi Thomas Müller. - A metade da população pratica esporte regulamente, isso acarreta numa população saudável. A Federação Alemã de Futebol conta com mais de 26.000 clubes, totalizando cerca de 6 milhões de membros, o que a faz ter o maior número de associados do que qualquer outra federação esportiva do mundo! LEGADOS DEIXADOS PELA SELEÇÃO ALEMÃ: - Deixaram expectativas de melhoria de vida para a população do distrito de Santa Cruz Cabrália no litoral Sul da Bahia, veja:

- Pequenos presentes como camisas, chinelos, calções e agasalhos foram deixados para os moradores do distrito. - Os jogadores alemães também doaram 07 bicicletas com capacetes com o nome de alguns campeões do mundo para a Escola Mun. Santo André. Com a venda destes objetos possibilitou uma arrecadação de R$22,8 mil, que será revestida na implantação de um futuro Projeto de Tempo Integral, onde os alunos terão atividades em 02 dias da semana, possibilitando-lhes ter atividades extracurriculares. A Federação Alemã também apoia a ONG que doará a esta escola 20 Mil Euros, durante o período de 4 anos, para concretização deste projeto. - Os índios pataxós da Aldeia Nova Coroa, em Coroa Vermelha, no mesmo distrito, esperam que seja transformada em dinheiro vivo o cheque simbólico, no valor de 10 mil euros, doado pela seleção alemã. Isto possibilitará a compra de um carro, que será de grande utilidade para eles, pois, em situações de emergência sofrem com a falta de transporte público. Os índios curtem o aumento das visitas à aldeia, pois aumentou a arrecadação com a venda de artesanatos e com as gorjetas que recebem pelas duas apresentações diárias de danças típicas.(Pesquisa feita por todos os alunos do J.V.E.) Fontes: Jornal Estado de Minas, 03/08/14 e www.wikipedia.org.br


E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho - julho, agosto e setembro de 2014

SEÇÃO SAÚDE e BEM-ESTAR

O LEITE

“JUNK FOOD” ALIMENTOS PROCESSADOS

Sabia que a estrutura da maior parte dos alimentos encontrados no supermercado não é natural, que são organismos geneticamente modificados? Tudo que é comprado pronto, tem uma alta quantidade de conservantes, que mudam o sabor, a textura e o tempo de validade dos alimentos. Essas comidas foram desmontadas: suas fibras naturais, enzimas, vitaminas, foram modificadas e removidas, dessa maneira a comida dura mais tempo na embalagem. O consumo de alimento empacotado poluirá o seu ecossistema interno, acabando com as bactérias benéficas e aumentando as infecções. Comidas processadas estimulam excessivamente a produção de dopamina, o neurotransmissor do prazer, o que leva a desejos excessivos. Sua mente se torna incapaz de resistir ao açúcar e sal refinado, assim você continua comendo “junk food”* em quantidades enormes, o que leva a obesidade e outros problemas de saúde como doenças coronarianas, diabetes tipo 2, hipertensão, câncer, infertilidade, prejuízo dos órgãos, disfunção do seu intestino, envelhecimento precoce, problemas nos rins, enfraquecimento dos ossos, cáries e pode levar as pessoas à depressão. Acabamos nos alimentando de ilusão, engordamos, mas o nosso corpo continua desnutrido e com as funções deficientes. Então é muito importante preparar e comer algo delicioso e saudável com o que a natureza oferece, porque nossos órgãos internos processam comidas no seu estado natural com muito mais eficiência do que processa “junk foods”, sem falar no prejuízo que isto causa a nossa saúde. *Junk foods: é uma expressão pejorativa para alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes, também conhecido como “porcarias” ou “besteiras”.

Thiago Amorim de Castro, 6º 2 V.

Fizemos uma pesquisa sobre o leite, pois na nossa região há muito gado leiteiro. Muitos fazendeiros tiram o leite para seu sustento, e também fornecem para as cooperativas, onde ele vira leite em pó, creme de leite, leite condensado, iogurte entre outros. Sendo comercializado na forma de seus derivados como o queijo, requeijão, doce de leite ou mesmo o próprio leite in-natura. A partir desta pesquisa vimos que a ingestão do leite é muito importante para a nossa saúde, pois ele contém proteína de alta qualidade que auxilia na construção dos tecidos, auxilia na preservação dos músculos, cabelos, unhas e demais partes do corpo. Possui vitaminas A, B e D, que protegem os olhos, fornecem energia e otimizam a concentração, além de combater a anemia e fortalecer os nossos ossos. Seus minerais favorecem o processo de cicatrização e melhoram o sistema imunológico. A ingestão de leite nas diferentes fases da vida contribui para o desenvolvimento tanto físico quanto intelectual. Nas crianças até 6 anos de idade, o cálcio participa na formação dos ossos e dentes. Na adolescência, além de fortalecer os ossos que estão sendo formados até aproximadamente os 30 anos de idade, o consumo ainda previne a osteoporose no futuro. Depois dos 30 anos de idade há uma perda natural de cálcio e para a manutenção da vida saudável é necessário que a alimentação rica em cálcio permaneça. O leite constitui a fonte mais rica de vitamina C de origem animal. O leite desnatado tem menor valor calórico, pelo seu baixo teor de gordura. Assim, o leite é essencial para a saúde em todas as fases da vida, proporcionando vigor, energia e nutrição. .............................................................

Depressão A depressão é um mal que atinge milhares de pessoas no mundo todo. É um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença

5

de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. Existem milhares de motivos e de causas possíveis deste mal, pode ser psicológico, genético ou hormonal. Quando a pessoa tem depressão, ela tem um humor mais triste, muitas vezes, tem excesso de raiva, que pode ser acompanhado de agressões físicas e mental. Nos casos mais corriqueiros a pessoa geralmente fica desanimada e não tem uma vida social agitada. O apoio da família, amigos e tratamentos psicológicos ajudam bastante no controle desta doença, que pode levar até ao suicídio. Depressão não tem cura, tem controle, pois pode haver a recaída quando não tratada. Por isso, se em sua família tem algum caso de depressão, trate, cuide desta pessoa, pois ela precisa muito de seu apoio para melhorar. Luana Abadia Batista, 8º 1 V. .............................................................

Os alunos do JVE participaram de uma enquete para sabermos quais os aplicativos estão sendo mais baixados e instalados em seus smartphones, leia o ranking no gráfico abaixo:

Aplicativo: RETRICA

Para quem gosta de tirar fotos o Retrica é um ótimo aplicativo. Ele é capaz de fazer ajustes antes mesmo de tirar as fotos. Pode-se escolher entre diversas configurações preestabelecidas, deixando sua foto totalmente


6

Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

editada antes de pressionar o botão de disparo. Ele conta com 80 filtros exclusivos, sendo que 25 são disponibilizados apenas na versão paga, em alta resolução para incrementar o visual de suas imagens. - Esse aplicativo está em alta nas redes sociais sobretudo em perfis de Facebook. Mesmo que alguns usuários não aprovem totalmente este aplicativo, ele é uns dos mais baixados e está em alta em smartphones do mundo todo. Basta baixar pelo Play Store. Luana Abadia Batista – 8º 1 V.

Dicas de filmes e curiosidades •

Um filme que sempre vai ficar na minha mente é: P.S. Eu Te Amo, lançado em 2007. Trata-se de um casal Holly e Gerry. Holly era uma garota sem sonhos, que odiava sua vida e seu trabalho, sua única alegria era Gerry, um irlandês bonito que adorava cantar. Ao contrário do que se pode imaginar Holly e Gerry não eram um casal perfeito como Romeu e Julieta etc... Passado o encantamento do amor à primeira vista, aparecem as diferenças, as dificuldades financeiras e as brigas constantes. Mas, apesar da força destruidora da maré que invade este relacionamento, o amor persiste e resiste, mesmo em contato com a dura realidade. Vale a pena assistir! Recomendação: 12 anos. Nesse site há uma explicação mais detalhada: http://www.infoescola.com/cinema/ p-s-eu-te-amo/ Millene Cássia G. Pinheiro – 9º 2 M.

Origin: Hollywood, Califórnia Country: Estados Unidos Genre: Pop, R&B, Teen pop, Hip hop e Dance pop Instruments:Vocal, teclado e violão Vocal extension: Mezzo-soprano Favorite singers: Pink, Lily Allen, Alicia Keys, Jennifer Hudson, Sara Bareilles, Gwen Stefani, Cristina Aquilera, Britney Spears e Katy Perry Filiation: Serene e Zack Justice Height: 1,68 m. Weight: 50 kg Flávia Nunes Fonseca – 7º 1 V. Natália dos Reis S. Araújo – 7º 1 V.

ELEIÇÕES

2014 .

O 1º turno das eleições ocorrerá no dia 05/10 e o 2º turno no dia 26/10/2014. Vamos eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores, deputados estaduais; o governador e vicegovernador do Distrito Federal e os deputados do Distrito Federal. Portanto votem com consciência! Não deixem este direito de lado! (Aviso de todos os integrantes do J.V.E.) ...............................................................

- Organizamos um Concurso de Poesias sobre a Festa da Produção entre os dias 09/06 a 04/08/2014. - Participaram os alunos do 6° ao 9° ano matutino e vespertino. Recebemos um total de 22 poesias. Fizemos o livro: “Poesias da Festa da Produção - Presidente Olegário 2014”, ele está disponível na Biblioteca da E. M. Profª Carmem Celina e também no nosso blog do jornal: www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

POEMA VENCEDOR do Concurso de Poesias:

A FESTA DA PRODUÇÃO Aluna: Ana Paula Araújo Pinheiro do 7º ano 1 – Matutino Prêmio: R$ 30,00

Todo os anos em nossa cidade Temos a Festa da Produção Que traz grande alegria E muita diversão. .

Curiosities ................................................................

Victoria Justice Ela é atriz, cantora, compositora e modelo mundialmente conhecida por protagonizar a série Victorious como Tori Vega. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela? Real full name:Victoria Dawn Justice Birth: 19/02/1993 (21 anos) Sign: Aquário

outras pessoas envolvidas neste processo. Promove a confraternização entre as pessoas que gostam de festejar e, inclusive, gera emprego e renda para várias delas. Além de propiciar a vinda de vários cantores, eleição da rainha e das princesas da festa, acontecem também os rodeios e leilões. - A nossa Festa da Produção traz grande alegria e muita diversão. ...........................................................

A criançada se diverte Nos brinquedos com alegria Porque a nossa maior festa Nos traz muita fantasia. .

Durante a festa no parque tem gente bonita, lazer e leilão Elegemos a rainha Da nossa Festa da Produção. .

- A nossa 32ª Festa da Produção, acontecerá do dia 15 a 19 de outubro. - Ela enaltece os agricultores, os pecuaristas, os boias-frias, e muitas

Todo o povão aguarda Os shows e rodeios com emoção Porque esta festa já se tornou Nossa maior tradição.

Parabéns!


E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho - julho, agosto e setembro de 2014

Os nossos parabéns também vão para todos os alunos que, com muita criatividade e empenho, desenvolveram o tema proposto e nos enviaram seus poemas! Na Festa da Produção há a apreciação de pratos típicos. Então, segue abaixo, uma receitinha gostosa:

Bolo Cremoso de Milho Verde

Ingredientes da Receita 02 xícaras de chá de milho verde 02 xícaras de chá de açúcar 01 xícara de chá de leite 01 xícara de chá de leite de coco 03 colheres de sopa de manteiga 04 colheres de sopa de queijo ralado 03 ovos inteiros 05 colheres (sopa) de farinha de trigo 01 colher de fermento em pó. .

tância da continuidade desta parceria em prol de nossos alunos.

................................................................ - Interclasse: Todos os alunos participaram das modalidades: futebol, vôlei e queimada. Valeu pelo encontro, foi numa manhã de sábado (07/06/14) com práticas saudáveis e em boa companhia.

“Pratiquem esporte, mesmo que não competitivamente, pois é saudável e você faz boas amizades que duram para o resto da vida.” (F. Scherer) ................................................................

Projeto:

PREVINA

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Misturar levemente 1 colher de fermento em pó. Levar ao forno para assar em forma untada. ................................................................

Estamos tristes e sofremos com a dor de sua ausência, mas, ao mesmo tempo, nos alegrou compartilhar grandes momentos de sua existência. O amor à vida contagiou a todos que com você conviveram. Sua força de vontade, paciência e luta nos servirão de exemplo. Agradecemos a Deus por ter nos dado você. A Ele te devolvemos com a certeza de que encontrou vida nova e paz. Sua morte nos entristeceu, mas sua vida foi exemplo que suaviza nossa dor. Homenagem da turma do 8º 3 M. ................................................................

- Com criatividade os alunos estão produzindo textos, dramatizações entre outros trabalhos apoiados na leitura do livro: Droga disfarçada de estudante. Parabéns aos alunos dos 6os aos 9os anos. ................................................................ REUNIÃO ESCOLAR: DIA D Toda comunidade participando Reunião realizada dia 12/09/14. A direção da escola agradece aos pais e responsáveis pelo apoio e colaboração.

Rifa-se entre os alunos, funcionários e amigos um celular Nokia Asha 501, Dual Sim (preto). Valor R$2,00 – Dia do sorteio: 13/10/14. Colabore com a sua escola comprando a sua rifa na secretaria. Obrigada. ................................................................

Parabéns aos alunos que desenvolveram várias atividades extraturno, possibilitando que mais esta edição do Jornal Vida Escolar acontecesse! Prof.ª Vanusa Viana Angelo Thiago Silva - 9º 1 V. Bruno Moreira dos Santos - 9º 1 V. Carolaine Fernandes Santana - 9º 1 M. Danylo Ferreira de Lima - 8º 2 V. Elyara Abadia Alves - 7º 1 M. Flávia Nunes Fonseca - 7º 1 V. Igor Tavares da Silva - 9º 1 V. Julia da Rosa Santos - 6º 1 M. Juliana Pereira da Silva - 8º 1 V. Kássia Rodrigues Caldas – 9° 1 M. Leidiane Conceição Rodrigues - 9º 1 V. Loislaine Lopes da Silva - 9º 1 V. Luana Abadia Batista - 8º 1 V. Marcos Hayala Veneroso - 9º 1 V. Maria Luisa da Rosa Santos - 8º 2 M. Milleny Cassia G. Pinheiro - 9º 2 M Natália dos Reis S. Araújo - 7º 1 V. Natyely dos Santos Lima - 9º 1 V. Pedro Henrique S. Braga - 9º 2 M. Pierry Adriel Lima S. Teodoro - 9º 1 V. Rafael Santos Pacheco - 9º 1 V. Rodrigo Pereira S. da Silva - 9º 1 V. Thácila Cristina da Cruz – 8º 1 V. Thiago Amorim de Castro - 6º 2 V. "A alegria nos traz coisas boas e evita as coisas ruins. Uma pessoa alegre faz com que as pessoas à sua volta fiquem felizes e faz as coisas ruins não parecerem assim tão ruins." Elyara Abadia Alves - 7º 1 M.

EXPEDIENTE ................................................................

AGRADECIMENTOS - Agradecemos ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) de Presidente Olegário, representados pelo Sr José Amorim e a Sra. Dulcelina Correa, pela doação das camisetas que nossos alunos usaram durante as atividades desportivas pertencentes ao Programa Mais Educação. Reiteramos nossa estima e salientamos a impor-

7

Procura-se um quadro de bicicleta de Croz, aro 20 para comprar. Quem tiver, por favor entrar em contato com Maycon S. Luiz Silva, cel nº 9999-7214 (CTBC), ou na R. Ilídio Araújo, 174 – B. Planalto Vende-se um perfume importado: Gabriela Sabatine. Ótima fragrância! Falar com Junior 38-9246 3569.

Publicação: Trimestral – Tiragem: 1500 cópias Direção da Escola: Maria Helena de Oliveira Lima Vice Diretora: Márcia Maria Rodrigues Vieira Diagramação/produção: Vanusa Viana N.Godinho C. P. Mais Educação: Rogério Honório Endereço da escola: R Guilhermina Moreira, 1533 – B. Planalto – Presidente Olegário/MG CEP: 38750-000 – Fone: 34 3811 1653 E-mail da Escola: carmemcelina@gmail.com blog: www.jornalcarmemcelina.blogspot.com .

Todo o conteúdo deste jornal é de responsabilidade das pessoas que aqui constam e dos alunos que assinam os textos publicados. ** Dúvidas ou sugestões entre em contato conosco! **


8

Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

Jornal Vida Escolar 5ª Edição  

Jornal Escolar da E. M. Prof.ª Carmem Celina N. de Castilho.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you