Issuu on Google+

L2MASTERSNEWS nº05 Division L | Area 2 | Portugal | South

Março de 2013

A EQUIPA

ATIVIDADE DA ÁREA L2 MARÇO 2013 Caros Toastmasters,

Marco Meireles Area Governor

Este trimestre está a ser incrível na atividade da da Área L2 e na prossecução da nossa missão de expandir o conceito Toastmasters em Portugal! Um Português, um Toastmaster! Queremos agradecer a todos os Toastmasters que têm apoiado os novos clubes, com discursos e funções nas sessões, contribuindo assim para que os potenciais membros dos clubes, presentes nas sessões, sintam o que é ser Toastmasters e queiram juntar-se a todos nós. Obrigado a todos! Em Fevereiro, realizaram-se as seguintes sessões de esclarecimentos: • Évora, 2 de Fevereiro. Acedam aqui. • Sines, 28 de Fevereiro. Acedam aqui.

Karla McMurray

No presente mês, temos muitas novidades para vos revelar!

Asst. A.G. Marketing

Ontem, dia 5 de Março às 19h30, tivemos a sessão de demonstração do mais recente clube Toastmasters de Portugal, o Almada Communication Leaders Toastmasters Club. Um sucesso! E sábado, dia 9 de Março pelas 15h00, teremos a sessão de demonstração do Évora Toastmasters Club, na Universidade de Évora.

Paula Pires Asst. A.G. Education and Training

Dia 14 de Março às 20h00, vai realizar-se a sessão de esclarecimentos sobre o conceito Toastmasters, a decorrer na Avenida Bento Gonçalves PraiaNorte,no Barreiro Toastmasters Club. No dia 16 de Março, realizar-se-á a sessão de demonstração do Funchal Toastmasters Club. E dia 21 de Março, vamos ter a sessão de demonstração do Setúbal Toastmasters Club. E no que se refere a prospecção de mercado, estamos a ir mais além! Portalegre, Oeiras, Cascais e Sintra são os novos destinos de eleição e já entramos em negociação.

Raquel Belo Area Secretary

A equipa da Área L2 vai estar em todas estas sessões! E vocês? Contamos convosco para juntos fazermos a diferença! Façam chegar este evento aos vossos conhecidos, colegas, amigos, familiares que residem na zona! Como? Fácil! • Convidem os vossos amigos para a sessão no facebook (acedam aos links que vos propomos e selecionem convidar amigos) • Partilhem o link do evento no vosso mural.

E mais! Vamos iniciar a época de competições. Todos os semestres a Toastmasters International realiza uma Competição Internacional de Public Speaking. Os vencedores de cada Clube competem para vencer dentro da Área, e os vencedores da Área competem para vencer na Divisão. Na Área L2, a competição é já no dia 6 de Abril. Apontem já nas vossas agendas! Sabemos que conseguimos ir mais além e queremos partilhar a experiência de ser Toastmasters com mais pessoas e vocês podem ajudar-nos. Como? Criando um novo clube! Contacta-nos. Contamos com vocês! Juntos vamos e estamos a marcar a diferença! Um Português, um Toastmaster! Um Toast! Area L2 Team

CONTACTOS Marco Meireles - Area Governor - E-mail: L2-governor@toastmasters.org.pt Karla McMurray - Assistant Area Governor Marketing | E-mail: tml2marketing@gmail.com Paula Pires - Assistant Area Governor Education and Training | Email: tml2education@gmail.com Raquel Belo - Secretary Area L2 | E-mail: tml2secretary@gmail.com Conhece mais sobre os Toastmasters, visita: www.toastmasters.org.pt


L2MASTERSNEWS nº05 Division L | Area 2 | Portugal | South

Março de 2013

ATIVIDADE DA ÁREA L2 FORMAÇÃO DE OFFICERS 02 Fevereiro de 2013 | Évora Tudo começou com um pequeno percalço no caminho… um furo! Mas nunca perdemos o ânimo e acabámos por cumprir com distinção os objetivos a que nos tínhamos proposto.

ÉVORA TM: SESSÃO DE DEMONSTRAÇÃO 02 Fevereiro de 2013 | Évora A adesão por parte das pessoas de Évora foi formidável e o trabalho de sensibilização e credibilização do conceito foi espetacular. Que não restem dúvidas: Évora faz parte do mapa dos Toastmasters!

QUERES CRIAR UM CLUBE? VÊ COMO! Iniciar um novo clube é muito mais fácil do que parece. Vejamos, o que é necessário para criar um novo Clube:

Parabéns a todos os Officers e Formadores. Demonstrámos elevado compromisso, disponibilidade, empenho e vontade de aprender. Com pessoas do vosso calibre à frente dos clubes não temos dúvidas que vamos entregar o que prometemos. Obrigado!

Alguém assumir que quer abrir um novo Clube Toastmasters;

Preencher o Application to Organize, investir 125 dólares no Kit de novo clube e enviar para o área Governor (Nota: Este valor será reembolsado posteriormente pelos novos membros);

Garantir o apoio de uma entidade que faculte uma sala semanalmente e gratuitamente;

Agendar uma sessão de demonstração;

Publicitar no FB, Media, Newsletters para garantir um mínimo de 30 pessoas na sessão de demonstração;

Garantir uma task force para desempenhar todas as funções na sessão de demonstração;

Angariação de membros (50 euros de semestralidade + 15 euros de jóia) e entrega da documentação educacional aos novos membros;

Definir a equipa de Officers que garantirá a saúde do Clube;

Início das sessões regulares tipicamente com 3 a 4 discursos por sessão;

Ao 20º membro o Area Governor regista o Clube no TMI e passa a ser um clube de pleno direito;

Charter feito. Festa garantida.

Como podes ver, é bastante simples e terás sempre o apoio da equipa da Área L2! E agora, queremos voar ainda mais alto! Como? Contamos contigo para levares o nome Toastmasters ainda mais longe! Se queres criar um novo Clube ou conheces alguém que queira criar um novo clube, contacta-nos.


L2MASTERSNEWS nº05 Division L | Area 2 | Portugal | South

Março de 2013

CHARTER EM DESTAQUE ALMADA COMMUNICATION LEADERS TOASTMASTERS CLUB A equipa da Área L2 desafiou o Presidente do Clube, José Manuel Barros, com algumas questões. Vamos conhecer os segredos de sucesso do Almada Communication Leaders Toastmasters Club! AL2: O que mais te fascinou no conceito Toastmasters?“ JMB: Entrei para os TM por convite, sem saber bem ao que ia. Um pouco como todos os convidados que são candidatos a membros, penso eu. Dessa vez, voluntariei-me para um table topic e fiquei fascinado! Viciado, diria mesmo, tanto pelo programa comunicacional, como de liderança e como dentro deles se pode evoluir! Era o local perfeito para robustecer a minha formação em soft skills, uma oportunidade para evoluir, sabendo que se falhasse num ou noutro aspeto poderia contar com o grupo para, de forma incondicional, o corrigir e seguir em frente. Depois, foi a camaradagem, a amizade e a química que se estabelece entre as pessoas, que é visível logo na primeira sessão que frequentamos. Pelo menos para mim, foi!

José Manuel Barros, President do Almada Communication Leaders TM Club. Marco Meireles, Area Governor.

AL2: Como surgiu a iniciativa de abrir um Clube Toastmasters? JMB: Era um projeto que pessoalmente maturava há algum tempo. Mas, sabes como é: vamos adiando porque não nos sobra tempo para quase nada. Por alturas da DEMO do clube de Setúbal, fiquei a saber que outras pessoas, que agora são officers do Almada Communication Leaders e que eu não conhecia, tinha tido a mesma ideia de forma independente. Decido que não tinha mais espaço para adiar e quis imediatamente juntar-me à ideia. Contactei-os imediatamente. Uma das melhores decisões dos últimos tempos. Tem sido uma experiência absolutamente excecional. AL2: Quem é a tua maravilhosa equipa? JMB: O Vitor Alhandra (Treasurer) e do Daniel Sequeira (Secretários e Sargeant at Arms) são relativamente novos nestas andanças. Nunca foram antes membros dos TM. A Manuela Gomes, já o tinha sido e volta agora como no importante e exigente papel de VPE. A Ana Alvarinho (VPM) e o Gonçalo Santos (VPPR) estão integrados noutros clubes, tal como eu. Devo a eles o facto do projeto ACL estar nesta fase e com este sucesso e eu estar a participar ativamente nele. Não tivesse existido esse impulso e hoje provavelmente ainda estaria a tentar arranjar tempo para avançar. Estamos todos de alma e coração neste empreendimento, em criar um clube de referência e de sucesso. AL2: Quais as expectativas para este ano? JMB: Faz todo o sentido um clube TM em Almada. Almada é uma cidade dinâmica, com vida própria. Tem empresas, tem ensino superior, parques tecnológicos e muita gente com vontade de aprender. Tem, por isso, elevado potencial e sentimos que os Toastmasters pode trazer muito valor acrescentado para as valências das pessoas que habitam no Lado Certo do Tejo! Este primeiro semestre é de crescimento e consolidação do clube, de molde a obter o charter o mais rapidamente possível, Depois é "atacar" os objetivos do Distinguished Club Program. Temos ainda como objetivo particular contribuir para a divulgação e implantação dos Toastmasters em Portugal, capitalizando com a dinâmica que temos vindo a criar com a divulgação do nosso próprio Clube de Almada. AL2: Que mensagem gostarias de deixar aos leitores da nossa newsletter? JMB: Naturalmente que me ocorre imediatamente desafiar os leitores que sejam membros dos TM a virem ao clube discursar, desempenhar roles ou simplesmente participar nas sessões, mas também que possam passar a palavra a conhecidos e amigos para que cá possam vir e verificar presencialmente os benefícios de se ser TM. Não tenham dúvidas que estão Do Lado Certo. Gostaria também de manifestar o nosso penhor e reconhecimento aos responsáveis do ParqueTecnológico da Mutela de Almada e do CINTEC por todo o suporte e entusiasmo que nos dedicaram e pelas excelentes instalações que nos cederam. Votos de sucesso para o Almada Communication Leaders Toastmasters Club! Um Toast! Area L2


L2MASTERSNEWS nº05 | Março 2013