Page 1

A lentilha é uma pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae. Essa erva de origem asiática é cultivada universalmente e possui folhas penadas, com folíolos minutos. Suas flores são papilionáceas, pequenas, alvacentas ou algo violáceas. Suas vagens (legumes) são curtas, com uma ou duas sementes discóides altamente nutritivas e muito apreciadas como alimento. Apresenta também largo uso ornamental em vasos, jardineiras ou em cercaduras de canteiros

Curiosidades • •

Segundo o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas. Comer lentilhas durante a passagem de ano é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro.

Classificação científica Reino: Plantae Divisão:

Magnoliophyta

Classe:

Magnoliopsida

Ordem:

Fabales

Família:

Fabaceae

Subfamília: Faboideae Tribo:

Vicieae

Género:

Lens

Espécie:

L. culinaris Nome binomial

Lens culinaris Medikus

Lentilha: Da família das leguminosas, a lentilha, uma planta trepadeira originária da Ásia Central, já fazia parte do cardápio humano desde os tempos pré-históricos, sendo cultivada há 8 mil anos.Era conhecida pelos egípcios e persas, mas somente ganhou destaque na alimentação depois que chegou a Grécia. Assim como os outros alimentos da sua família (feijão, soja, ervilha, fava e grão-de-bico) a lentilha é rica em proteínas, cálcio, vitaminas do complexo B e em particular fibras.


Lentilha p.2 : A lentilha, mais antiga leguminosa cultivada pelo homem, tem origem na Ásia Ocidental (próximo à Síria). Seu nome é uma homenagem à família Roma Lentuli. Muitos crêem que suas sementes simbolizam abundância. Essa superstição veio de uma história bíblica. Esaú abriu mão de seus direitos de primogênito ao irmão Jacó por causa de um delicioso prato de lentilhas. Mas, mesmo abdicando desse poder, se tornou um homem muito rico. A forma dos grãos da lentilha também contribui para sua associação com dinheiro, já que lembram pequenas moedas. Ao voltar faminto de uma expedição ao campo, o caçador Esaú encontrou o irmão gêmeo Jacó fazendo uma sopa de lentilhas. O aroma inebriante que recendia do fogo aguçou seu apetite. O esperto Jacó tivera a premonição de que o irmão não ia resistir à tentação deliciosa. Deve ter escolhido os grãos mais bonitos e usado os melhores temperos, antes de submetê-los ao longo cozimento. “Dê-me dessa comida”, implorou Esaú. “Vendeme o teu direito de primogênito e eu te darei um prato dela”, propôs Jacó. Esaú aceitou o negócio: “Estou morrendo de fome e não faço questão desse direito.” Jacó insistiu: “Jure.” Resposta de Esaú: “Juro.” Segundo o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú abriu mão do direito de primogênito por aquele singelo prato de lentilhas. A trama prosseguiu. Quando Jacó, passando- se pelo irmão, enganou o pai velho e quase cego, obtendo a bênção especial que confirmou sua conquista, Esaú se enfureceu. Chegou a pensar em matar Jacó, que fugiu para o Norte distante. Trabalhou anos com um tio e só então voltou. Para seu alívio, Esaú o recebeu fraternalmente. Mas, selada a reconciliação, cada um seguiu o próprio caminho.

Imagens :

asd  

asdfasdfasdfsadf

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you