Issuu on Google+

2# __________

o


EM DESTAQUE

Negativas a Matemática não param de aumentar Mais "bons", mas também mais negativas. É este o saldo, divulgado, no sábado, pelo Ministério da Educação, das classificações dos alunos dos 4.º e 6.º anos nas provas de aferição de Língua Portuguesa e Matemática. No próximo ano, podem ser exames e contar para nota. A realização de exames no final de cada ciclo de ensino e consequente transformação das provas de aferição, realizadas no 4.º e 6.º ano, constava dos programas eleitorais do PSD e CDS-PP. A mudança foi, aliás, durante anos defendida pelo novo ministro da Educação, Ensino Superior e Ciência, Nuno Crato, que toma posse terça-feira. Analisar os resultados destes testes de aferição será, assim, uma das primeiras tarefas do novo responsável pela pasta, que sempre manifestou posições muito críticas em relação especialmente ao ensino da Matemática, a cuja Sociedade Portuguesa presidiu até há pouco tempo. De quem será a culpa dos alunos que não querem aprender ou dos professores que não sabem ensinar? FONTE: JORNAL DE NOTICIAS

"Foi ao funeral do marido e acabou por morrer" "Já parecia destino. Foi ao funeral do marido e acabou por morrer. É uma tragédia para a família". Era grande a incredulidade ontem, em Alfena, Valongo, na missa de despedida a Maria Alice Fernandes, de 85 anos, e à filha Cândida Macedo, de 60, vítimas de um acidente de viação, na A4, na noite da última quinta-feira, em Guilhufe, concelho de Penafiel. As mulheres regressavam de Alijó, onde se havia realizado o funeral de Fernando Augusto – marido de Maria Alice e pai de Cândida –, quando sofreram a trágica colisão. O automóvel das vítimas, onde seguiam ainda Cristina Macedo e Luís, filha e marido de Cândida, foi atingido na traseira por um carro desgovernado.


Politica Legislativas 2011: Passos Coelho vence em Vila Real à semelhança do resto do país

ç é

í é ó

ê í á

á

ú

á

í

Distrito de Vila Real PSD: 51,50% - 61.270 votos PS: 29,09% - 34.611 votos CDS-PP: 8,65% - 10.289 votos CDU: 3,07% - 3.649 votos BE: 2,32% - 2.759 votos PCTP/MRPP: 0,60% - 716 votos PAN: 0,48% - 575 votos PPM: 0,48% - 570 votos MPT: 0,25% - 300 votos PTP: 0,21% - 245 votos MEP: 0,19% - 229 votos PNR: 0,12% - 140 votos PDA: 0,10% - 122 votos Em branco: 1,70% - 2.025 votos Nulos: 1,24% - 1.470 votos Votantes: 50,51% - 118.970 Inscritos: 235.558 PPD/PSD 45,43% - 3.262 PS 35,88% - 2.576 CDS-PP 7,94% - 570 PCP-PEV 2,94% - 211 BE 2,02% - 145

Alijó votos votos votos votos votos


PSD e CDS-PP chegaram a acordo para formar Governo PSD e CDS-PP já chegaram a acordo para a formação do próximo Governo. Pedro Passos Coelho foi recebido, ao início da tarde desta terça-feira, pelo presidente da República para dar conhecimento da conclusão das negociações e de que os dois partidos "dispõem de uma solução maioritária de Governo".

Concelho Alijó - Agrupamento Vertical de Escolas organiza Feirão

Os professores e alunos do 2º ciclo do Agrupamento Vertical de Escolas de Alijó organizaram o já tradicional “Feirão” no Mercado Municipal de Alijó. A iniciativa visa angariar verbas para projectos da disciplina de Educação Visual e Tecnológica e incutir um espírito cooperativo aos jovens alunos.O “Feirão” realizou-se no dia 8 de Junho. Este ano, a Rede Social, em parceria com o Projecto PALMUS, aderiu ao Feirão do Agrupamento Vertical de Escolas de Alijó. A ideia de participar neste Feirão foi do grupo de trabalho das Tertúlias Sociais com o objectivo de dar a conhecer os trabalhos realizados pelos idosos das instituições do concelho. Nesta iniciativa participaram oito das 11 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, com a exposição dos artigos diversos e tradicionais da região. Esta iniciativa contou ainda com a presença do Grupo de Zés Pereiras de Sanfins do Douro, com música popular que animou jovens e idosos que visitaram o Feirão. No final da actividade, todos os participantes mostraram-se satisfeitos com as vendas realizadas e pelo convívio proporcionado.


Arrastão da Grande Pedra já mexe com a Capital do Granito

Uma grande pedra de granito de muitas toneladas já serviu de ensaio para o Arrastão da Grande Pedra que promete ser um dos pontos altos na Feira do Granito e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, que se realiza de 17 a 19 de Junho.O acontecimento será no último dia da feira e promete atrair muita gente ao recinto também para provar da poção mágica e da sopa de pedra que constam do cardápio gastronómico para equilibrar energias de esforços dispendidos na grande pedra e na pequena pedra, para os mais pequenos. O ensaio do Arrastão da Grande Pedra teve a participação de muitas pessoas que se agarraram às cordas que envolveram a rocha e, ao som do apito, puxaram com vontade de a mover.

Polícia Judiciária

Detidos por clonagem de cartões aguardam julgamento na prisão Computadores portáteis, telemóveis, perfumes e óculos de sol eram alguns dos alvos preferenciais de um grupo de criminosos que actuava em Portugal com recurso a cartões de crédito clonados. A PJ deteve os três indivíduos em Vila Real, apreendeu os objectos roubados e o veículo no qual circulavam. As investigações continuam para avaliar a dimensão da rede criminosa.


Câmara Municipal do Peso da Régua

Autarquia acusa Turismo do Douro de travar requalificação das Caldas do Moledo Acusando a Entidade Regional de Turismo de travar a recuperação do Parque Termal das Caldas de Moledo, a autarquia alerta para a necessidade de devolver aquele património aos reguenses e teme que o organismo não tenha condições financeiras de levar a cabo o investimento necessário. António Martinho recebeu esta semana confirmação da concessão hidromineral do espaço e garante que já há condições para que a Turismo do Douro encete o projecto de aproveitamento cabal dos seus recursos

Vinhos do Douro apresentados em Bordéus a partir do próximo Domingo O maior e mais reputado evento internacional de vinhos volta a contar com a presença do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) que há mais de 20 anos desafia estes públicos a descobrirem os vinhos únicos produzidos na Região Demarcada do Douro. Na edição deste ano, a decorrer no Parque de Exposições de Bordéus, o Instituto vai promover uma série de seminários orientados por peritos de vinhos internacionais. São mais de 70 mil os visitantes esperados na Vinexpo 2011, de 19 a 23 de Junho.

Agricultor detido por tentativa de homicídio A PJ acaba de divulgar a detenção do presumível autor de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, ocorrido no início do mês, na zona de Mirandela. Segundo a Judiciária, o agressor, um agricultor e empresário de 40 anos, desferiu vários golpes de faca “no abdómen, tórax e num braço da vítima, causando-lhe ferimentos de gravidade, que poderiam causar a morte”. A tentativa de homicídio ocorreu dentre de um café e terá como móbil dívidas.


Eclipse A lua vai estar "escondida" quando nascer na quarta-feira devido a um eclipse total, o único visível em Portugal, dos seis previstos para 2011, e o Observatório Astronómico, em Lisboa, abrirá portas para o acompanhamento do fenómeno. A partir das 20:30, inicia-se uma acção pública de observação, os telescópios da entidade vão estar virados para a lua e os seus especialistas em astrofísica ficam disponíveis para explicar os detalhes sobre os eclipses, explicou à agência Lusa o director do Observatório Astronómico de Lisboa. Todos, principalmente os interessados em astronomia e os curiosos sobre estes assuntos, são convidados a deslocar-se ao Observatório e a levar os seus binóculos ou pequenos telescópios, já que o eclipse é visível, assim as condições meteorológicas o permitam. Rui Agostinho referiu que o fenómeno é "um dos seis eclipses que ocorrem este ano. Este é um ano especial" já que por vezes só se registam quatro situações. Apesar daquele número, em Portugal, o eclipse do sol parcial em 04 de Janeiro, "teve uma visibilidade má" e agora resta a oportunidade de assistir ao fenómeno na quartafeira, pois os restantes não serão visíveis nesta região do planeta. O nascimento da lua em Lisboa será às 20:58, no Funchal às 21:13, na ilha Santa Maria às 20:55 e na ilha das Flores às 21:27, segundo uma informação do site do Observatório.

Linha do Tua foi desclassificada O IGESPAR recusou a classificação da linha do Tua como património nacional por considerar que o seu interesse cultural é reduzido dos pontos de vista arqueológico, arquitectónico, etnográfico, científico e técnico e industrial.

Esta semana, foi publicado em Diário da República o arquivamento do procedimento de abertura da classificação da Linha Ferroviária do Tua como Património de Interesse Nacional. O parecer dado pela Secção do Património Arquitectónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura poderá acabar em Tribunal. Pelo menos essa é a intenção de um conjunto de pessoas que entregaram o pedido no IGESPAR para a classificação da linha, em Março.


Comunistas reivindicam 27 projectos para o distrito A construção do troço do IC5 entre Vila Pouca e o Alto do Pópulo, o IC26, a continuação das obras de requalificação da Linha do Corgo, a recuperação ambiental das minas da Borralha e a Loja do Cidadão da Régua, são apenas alguns dos projectos que PCP quer ver incluídos nos planos do Governo para o próximo ano. “Este PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) não dá resposta às necessidades do distrito”, acusa a Direcção da Organização Regional de Vila Real (DOVIR) do Partido Comunista Português (PCP) que, até o final da semana, vai apresentar nas comissões de especialidade da Assembleia da República, e em sede da discussão do Orçamento de Estado (OE) de 2011, 27 projectos .

Desporto Alijoense prepara nova época 11/12


SPORTING-BENFICA, 5-4

Épico! O Sporting é bicampeão nacional de futsal depois de ter voltado a bater o Benfica, este sábado, em Loures, num terceiro jogo do «play-off» de loucos. A perder por 0-3, a equipa de Orlando Duarte virou o jogo para 5-4 depois de prolongamento e juntou o título à Supertaça e à Taça de Portugal. Só faltou o título europeu para a temporada dos leões ser perfeita.


Jornal Feito por J.Pimentel Tags: JORNAL DE NOTICIAS VOZ DE TRAS-OS-MONTES CORREIO DA MANHÃ

2ºedição do jornal online


Visita tambĂŠm http://alijoplatanoconcelhofotos.blogspot.com/


Alijo Platano Concelho