Issuu on Google+

Plano de Marketing – Posto de Combustível Avenida Cassopeia

Análise Swot : Forte - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes: 

 

Fidelização ao Cliente: o Programa de Premiação – a cada compra de serviços a cliente ganha pontos acumulativos que serão trocados por prêmios; o “Doutor Auto” – cliente assíduo, ganha consultoria (revisão) do automóvel feita por mecânicos especializados e confiáveis do Posto Cassiopeia; Atendimento Personalizado – Cliente do Auto posto Cassiopeia é tratado de maneira exclusiva. Nossos colaboradores são treinados para ouvir os problemas e necessidades do cliente e atendê-los da melhor maneira possível. No Auto Posto Cassiopeia, o cliente é tratado como se fosse único; SOS Combustível – Acabou o combustível longe de um posto de abastecimento? O Auto posto Cassiopeia leva o combustível até você. Serviços complementares: lavagem completa, troca de óleo, calibragem de pneus, revisão automotiva, além de um espaço Café onde o cliente pode relaxar enquanto espera a finalização dos serviços.

Fraco – Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes:   

Marca ainda não cosolidada no Mercado; Inesperiência no setor de Auto Posto por parte dos empresarios; Poucos diferencias oferecidos ao cliente em comparação concorretes.

às

Oportunidades – Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa:   

Amento substancial de vendas no mercado automotivo brasileiro; Inovação na maneira de prestar os serviços de um Auto Posto; Localização. O Auto Posto é localizado numa avenida onde se tem um alto fluxo de carros e que os dois únicos postos da região não atendem com rapidez o cliente; Garantia de oferecer produto de excelente qualidade.

Ameaças - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa:


  

Preço das concorretes; Marca consolidada da rede de postos concorrentes no Mercado; Conveniência – os postos de combútiveis concorrentes se encontram dentro de Hipermercados, sendo assim, muitas pessoas aproveitam que vão fazer compras para abastecer o automóvel; Propaganda em mídias muito fortes, como TV, Internet (Site), Rádio e o boca-a-boca dos clientes.

Situação do Mercado Alvo – Há dois anos que o mercado automotivo brasileiro está em ampla expansão. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o primeiro trimestre de 2011 somou um recorde histórico, com 777.725 automóveis e comerciais leves vendidos. O bom momento se deve a estabilidade econômica do país, e ao otimismo da população que acredita que com o novo governo, o país continuará crescendo. Além disso, a taxa de desemprego no país tem diminuído, de acordo com comparações feitas entre o primeiro trimestre de 2010 e 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), janeiro deste ano teve uma taxa de 6,1%, abaixo dos 7,2% de janeiro de 2010. Outro motivo, é que a Classe média brasileira está com mais poder de compra, podendo assim, custear um ou mais automóveis próprio.

Situação Competitiva – Tem-se como principais concorrentes os auto postos Carrefour e o Extra. Carrefour - O Carrefour está no Brasil há mais de 35 anos. Possui mais de 170 lojas no Território Nacional. Tem a marca consolidada no imaginário brasileiro. Constantemente é indicado a prêmios como Prêmio Top of Mind. Pioneiros no varejo, o Carrefour abriu o primeiro posto de combustível em 1993. Apesar de ser uma empresa de grande porte, o Posto Carrefour peca pelo seu atendimento, relação tempo x preço, e duvidosa qualidade do combustível oferecido. Extra - Empresa do Grupo Pão de Açúcar, o Extra está presente no Brasil desde 1989. Um dos diferenciais desse concorrente é a facilidade para pagar. A empresa atua com um cartão de crédito próprio da marca, onde o cliente ganha até 70 dias para pagar sem juros e o Posto é aberto durante 24h (em algumas cidades).


Há uma grande variedade dos produtos, pois o Extra trabalha com gasolina comum, gasolina aditivada e álcool hidratado, gasolina Premium, óleo diesel e GNV - Gás Natural Veicular. O Grupo apresenta uma forte imagem Sócio – ambientar atrelada às marcas. Garantia de que o combustível não é adulterado – o Extra contratou laboratórios de controle de qualidade para um teste final nos combustíveis para garantir que não há adulteração no produto. Como pontos negativos, encontramos o difícil acesso aos portões de entrada e saída do posto, o motivo é que ele se localiza no entroncamento de vias movimentadas da cidade. Mau atendimento. Não há posto de conveniências e o espaço que separa o Posto de combustível do Hipermercado é restrito, sendo assim, há dificuldades para manobrar o carro quando o estacionamento o posto se encontram cheios.

Situação Macro ambiental – Devido às atuais e fortes preocupações com o meio ambiente, a sociedade tende a buscar inovações para o consumo de combustíveis derivados do Petróleo. Porém, em 2010 houve um aumento na demanda mundial de petróleo de 2%, ou seja, aproximadamente um aumento de 30 mil barris diários a serem consumidos. Apesar da descoberta de petróleo na camada do Pré-Sal brasileira, o país está investindo no desenvolvimento e venda do Bicombustível (o combustível de


origem biológica não fóssil, normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas). O aumento na vendagem de carros com o motor Flex (motor que funciona com combustível de origem fóssil ou biológica) está em expansão. A comodidade de poder usar álcool ou gasolina parece ter conquista os brasileiros. Com esse cenário, vê-se a grande possibilidade de emplacar um novo Posto de Combustível. Visto que, apesar da preocupação na preservação ambiental, a demanda está aumentando e soluções palpáveis se estabelecendo. E o Posto Cassiopeia atua nesses dois seguimentos.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1567180-9356,00AIE+AUMENTA+PREVISAO+DE+CONSUMO+DE+PETROLEO+PARA.html http://noticias.primeiramao.com.br/ao_infinito_e_alem_recorde_no_mercado_a utomotivo_brasileiro__content_ct_7212__.aspx

http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2011/03/01/taxa-dedesemprego-de-2011-deve-fechar-no-mesmo-patamar-que-2010-diz-lupi.jhtm

http://www.carrefour.com.br/static/grupocarrefour_270#trajetoria-carrefour

http://www.grupopaodeacucar.com.br/nossas-lojas/extra/postos-extra.htm


teste