Issuu on Google+


rock’n design


defe s a d o t e m a

Rock’n Design Este Anuário trata as influências do Rock e todo seu conceito através dos anos, onde ele vem percorrendo e conseguindo cada vez mais adeptos ao seu movimento, deixando de ser meramente um estilo musical para se tornar, então, um ícone e caracterizando-se como um estilo de vida. Dentro dessa vertente podemos encontrar vários segmentos que contribuem para a história do Rock, dentre elas citaremos alguns movimentos que tem o Rock and roll como referência de estilo como o Heav Metal, o Grunge, o movimento Rippie, dentre outros onde vocês poderam viajar no tempo e nos estilos acompanhando a evolução e desenvolvimento particular de cada um. Neste anuário estarão contidas ilustrações e curiosidades que o deixará ainda mais interessante e de fácil assimilação de seu conteúdo, enriquecendo o seu conhecimento e fascínio pelo Rock and Roll e seus artistas que o fizeram ser um estilo tão popular entre jovens, crianças e adultos de várias faixas etárias, níveis sociais e classes econômicas durante seus sessenta anos.

3


4


ind i c e

3. Defesa do Tema 7. Design Gráfico 9. Vanguarda Rock / Professores 11. Artes Visuais 15. Mídias Gráficas 19. Mídias Digitais 23. Portifólios 27. Anuários 31. Design de interiores 33. Vanguarda Rock 2 / Professores 35. Mobiliário Urbano 39. Design de Ambientes 43. Créditos

5


6


design grรกfico


JULIANA PEREIRA DE SOUSA Dois anos se passaram de quando recebi o desafio de criar, implantar e coordenar o curso de design gráfico do Centro Universitário Curitiba. Sinto-me agora no dever de contar a sua história. Vamos ao início de tudo. Um desafio e tanto. E tantas pesquisas, orçamentos, currículos, justificativas, pedidos, reformas, equipamentos, laboratórios, vestibular, parcerias, grade horária, corpo docente, ementas, metodologia, projetos, noites, dias, dias e noites sem dormir. E a transformação começava a acontecer. A primeira turma, a segunda, e muitas outras. O impacto do design, com toda a sua cor, forma e força criativa nascia em uma Instituição de tradição e reconhecimento no ensino superior de Direito. Confesso que eu não tinha um plano traçado no momento daquele sim, eu consigo!, naquela manhã, na sala do então Reitor, Dr. Danilo Vianna. Mas carregava comigo a certeza de poder contar com as pessoas certas e a convicção de que cercar-me daqueles que eram muito melhores do que eu nas áreas em que não dominava, era a melhor estratégia. Olhei para dentro e identifiquei os primeiros talentos. A partir deles, busquei outros. E também olhei para fora. Fui colocando cada um desses talentos em um quadradinho, em uma janelinha de aula, em uma ementa, em uma noite. Comecei com cinco até chegar a vinte professores. Depois olhei para a forma, no “como” ensinar. Olhei também para a função, no “porque, para que e para quem ensinar”. Até chegar ao design de um curso criativo, em movimento, capaz de qualificar as melhores competências discentes apoiadas na sustentabilidade, no comprometimento com a ética, no desenvolvimento cultural, social e ambiental. E o resultado é este: várias vozes em diálogos construídos nas passagens de semestres, de turmas, de anos. Esse sim, tenho certeza, é o verdadeiro Plano D. 8


vanguarda rock professores


11


artes visuais


ClaĂşdio Tozzi - Serigrafia sobre papel - 1967 - Mulher na Janela

13


artes visuais


15


mídias gráficas


17


mídias gráficas


19


mĂ­dias digitais


mĂ­dias digitais


22


23


portif贸lios


25


portif贸lios


27


anuรกrios


29


anuรกrios


design de interiores


MICHELINE HELEN COT MARCOS PRIMEIRO ANO DE DESIGN DE INTERIORES Estamos chegando ao final do primeiro ano do curso Superior Tecnológico em Design de Interiores do UNICURITIBA. Curso formado por um corpo docente capacitado, experiente e atuante tanto no mercado de trabalho como na vida acadêmica. São especialistas, mestres e doutores que, com muita paciência e dedicação, trabalham para que o curso se torne cada vez mais reconhecido como referência em Design de Interiores. No mês de fevereiro de 2009 inicia-se a primeira turma com uma média de 30 alunos de diferentes formações e áreas de atuação. O primeiro semestre foi marcado por muitos desafios e projetos sempre visando o melhor para o aluno e para a Instituição. Com a ajuda dos professores e alunos, que sempre sugerem melhorias e novas idéias, estamos em crescente evolução. Em julho de 2009, forma-se a segunda turma, com uma média de 45 alunos que se mostra motivada e muito dedicada com os conhecimentos que estão sendo adquiridos. Surgem nesse período, novos projetos como o ‘’ Vitrines de Natal’’. Esse projeto idealizado pela coordenação do curso e pela professora e arquiteta Caroline Afonso, se constitui em projetar vitrines de Natal em lojas de rua com o tema: ‘’Natal Sustentável.’’ No momento são oito lojas que acreditaram e cederam suas vitrines para esse projeto tão inovador: Loja Forma, Portieri, Via Mundi, Giroflex e as quatro lojas “Leve Curitiba’’ do projeto Pró Cidadania da Prefeitura de Curitiba. Um dos principais objetivos do curso é trabalhar em projetos sociais e sustentáveis para que os alunos percebam que a profissão de designer de interiores vai muito além de projetar espaços bonitos e de alto poder aquisitivo. A valorização profissional está presente desde o primeiro semestre até a formação final, contanto sempre com o trabalho de toda a equipe: funcionários em geral, professores, diretoria e alunos. Unidos em prol de um objetivo comum: nos tornarmos referência em Design de Interiores.

8


vanguarda rock professores


35


mobiliรกrio


37


mobiliรกrio


39


design de ambientes


41


design de ambientes


equ i p e Bruno Kovalski de Souza Ricardo Goldbach Guilherme Felipe Darcy Jr. Fotografia Bruno Kovalski de Souza Assitente Guilherme Felipe Diagramação Bruno Kovalski de Souza Ricardo Goldbach Agradecimento Gostaria de externar minha gratidão pela contribuição do prezado amigo de classe Renato Oliveira - o Charlinho, que foi de fundamental importância no desenvolvimento de todo o projeto.

43


ficha

tĂŠcnica



Anuario - Rock'n Design