Page 1

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE COREANOS NO BRASIL São Paulo Korea Business Center


INDEX

I. KOTRA II. Programa K-Move III. Atividades Previstas 2018/1

IV. Serviços de Recrutamento e Seleção V. Por Que Candidatos Coreanos?


I

KOTRA

A KOTRA é a agência de comércio internacional e investimentos da República da Coreia (Coreia do Sul), fundada em 1962 e subordinada ao Ministério do Comércio, Indústria e Energia Responsável por promover as exportaçõ es coreanas e apoiar o investimento direto estrangeiro na Coreia e o investimento direto de empresas coreanas no exterior 126 escritórios no mundo em 86 países

No Brasil: São Paulo (1969) e Rio de Janeiro (2012)


II

PROGRAMA

Programa de apoio à colocação de candidatos coreanos no mercado de trabalho do exterior - Executado pelo Ministério do Emprego e do Trabalho com apoio dos escritórios internacionais da KOTRA

Quatro eixos: (1) emprego, (2) estágio, (3) voluntariado e (4) empreendedorismo Em 5 anos, 14.069 contrataçõ es de coreanos foram efetuadas no exterior através do Programa K-Move KOTRA São Paulo: centro de referência do Programa K-Move - Gestão de banco de talentos coreanos para divulgação no Brasil - Busca de talentos coreanos ajustada à demanda da empresa local (tailor-made) - Organização de rodadas de entrevistas (coletivas e individuais) - Postagem de vagas locais em portal exclusivo para divulgação na Coreia


III

ATIVIDADES PREVISTAS 2018/1


III

ATIVIDADES PREVISTAS 2018/1

A) RODADA DE ENTREVISTAS ONLINE - Rodadas de entrevistas com candidatos coreanos por videoconferência - 26 a 29 de Março de 2018 (4 sessões), 09h30 a 11h30, local: KOTRA São Paulo - Público-alvo: empresas brasileiras com vagas abertas* nas áreas de TI e logística - 100% grátis - Inscrição e fases de preparação Inscriçõ es (CLIQUE AQUI)

Busca de candidatos na Coreia do Sul

Inscrição de empresas interessadas e preenchimento de formulário de vaga

Efetuada em parceria com a matriz da KOTRA (Seul, Coreia)

Pré-seleção

Montagem de agenda

Empresas pré-selecionam candidatos que desejam entrevistar

Confirmam-se horários de entrevistas entre empresa e candidato

ATÉ 10 DE MARÇ O

*Observação: a qualificação dos currículos fornecidos para as entrevistas está proporcionalmente atrelada às condiçõ es oferecidas no formulário de vaga.


III

ATIVIDADES PREVISTAS 2018/1

B) SEOUL CAREER VISION 2018 - “Job fair” em Seul que congrega anualmente 200 empresas e 3.000 candidatos - 21 a 22 de Maio de 2018 (Seg/Ter), 10h00 a 17h00, local: Seul, Coreia - Público-alvo: empresas estrangeiras com vagas abertas* para candidatos coreanos - Organizadores: KOTRA (matriz) e Ministério do Emprego e do Trabalho - Inscrição e fases de preparação

• • • •

Inscrições (CLIQUE AQUI)

Fechamento da lista de expositores

Fechamento dos candidatos a entrevistar

Confirmação da agenda de entrevistas

~ 31.03

01.04 – 18.04

19.04 – 30.04

01.05 – 14.05

Apoio institucional: Tarifas Aéreas: 1 pessoa por empresa, 50% do valor ou US$ 1.600 Acomodação: 1 quarto por empresa, 3 noites no hotel oficial do evento Estande: 1 estande por empresa Refeições: almoço grátis no local


III

ATIVIDADES PREVISTAS 2018/1

B) SEOUL CAREER VISION 2018 *Observaçõ es: -

A qualificação dos currículos fornecidos para as entrevistas está proporcionalmente atrelada às condições oferecidas no formulário de vaga.

-

Preferência de seleção às empresas que partici parem da atividade (A), Rodada de Entrevistas O

nline em São Paulo -

Necessidades de ajustes caso a caso devem ser discutidos com KOTRA São Paulo


III

B) SEOUL CAREER VISION 2018

ATIVIDADES PREVISTAS 2018/1


III

ATIVIDADES PREVISTAS 2018/1

Paulista Fó rum / Rodada de Entrevistas Coletivas 2017 (1º de Setembro de 2017, Piracicaba – SP)

-

23 empresas participantes* e 30 talentos coreanos *LS Mtron, LG Electronics, CJ Selecta, Hwaseung, Myungshin, entre outras.

-

Coleta de vagas, formulação de banco de talentos, triagem documental, organização de entrevistas e follow-up das demandas de recursos humanos das empresas participantes

-

Resultados: contratação de 5 profissionais


IV

SERVIÇOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Serviços personalizados* de recrutamento e seleção para empresas brasileiras interessadas em contratar profissionais coreanos.  TALENT SUPPLY: busca de talentos coreanos para alimentar processos seletivos da sua empresa  TALENT MATCHING: pré-seleção e organização de entrevistas online ou presenciais no Brasil com talentos coreanos  ON-SOURCE TALENT MINING: planejamento e acompanhamento de viagem à Coreia do Sul para eventos, visitas a instituições e outras agendas relacionadas a talentos coreanos

* A KOTRA São Paulo (Divisão Comercial do Consulado da República da Coreia) é uma entidade pública de caráter consular e não recebe honorários por seus serviços. Por conseguinte, quaisquer encargos à empresa serão oriundos apenas do custeio de sua própria participação nessas atividades.


V

POR QUE CANDIDATOS COREANOS?


1

A GARRA DO POVO COREANO: O MILAGRE DO RIO HAN

A península coreana foi devastada pela invasão japonesa, pela Segunda Guerra Mundial e pela divisão conflituosa em dois países. Em 1953, ao fim da guerra inter-coreana, a Coreia do Sul era um dos países mais pobres do mundo, com sua infraestrutura completamente bombardeada e refugiados internos.

Hoje, apenas seis décadas depois, a Coreia do Sul é a 11ª maior economia global, seus cidadãos disfrutam de um alto padrão de vida e é considera uma das nações mais globalizadas do mundo. Essa trajetória de crescimento econômico foi única na história e recebeu o nome de “Milagre do Rio Han”, em homenagem ao rio que atravessa a cidade de Seul de leste a oeste.


1

A GARRA DO POVO COREANO: O MILAGRE DO RIO HAN

Esse salto histórico de prosperidade só foi possível graças à vontade do povo coreano de “fazer acontecer”. De base confucionista, a cultura coreana é marcada pelo trabalho em grupo, pela dedicação completa ao alcance de objetivos e pelo senso de obediência aos superiores e mais velhos.


2

TECNOLOGIA, TRABALHO E INOVAÇÃO: OS PILARES DA EDUCAÇÃO COREANA

O êxito na economia não teria sido possível sem um forte sistema de educação. A nação conta com um sistema educacional público, com educação integral para estudantes de a partir de 14 anos de idade e focado em ciências exatas. Na educação básica, os sulcoreanos estão entre os dez melhores resultados nos testes PISA, referência na qualidade do estudo.

No ensino superior, a Coreia do Sul põe ênfase na tecnologia, na inovação e na simbiose entre mercado e universidade. O investimento sul-corenao em pesquisa & desenvolvimento (P&D) é o maior do mundo, de acordo com a OECD – acima de países como Alemanha e Japão. Três quartos desse investimento é efetuado pelas próprias empresas, contra apenas um quarto pelo governo.


2

TECNOLOGIA, TRABALHO E INOVAÇÃO: OS PILARES DA EDUCAÇÃO COREANA

Os resultados são nítidos: cerca de 150 mil engenheiros são formados anualmente, posicionando a pequena Coreia do Sul entre as dez nações que mais produzem profissionais de engenharia; duas de suas universidades (KAIST e Seoul University) estão no ranking QW entre as 25 melhores do mundo para o ramo de tecnologia e engenharia, par a par com instituições renomadas como MIT e Cambridge. Além disso, anualmente, cerca de 7% de todos os registros de patentes no mundo são solicitados pela Coreia do Sul.


3

SUPERANDO EXPECTATIVAS: RECURSOS HUMANOS EM TI Um dos pilares do sucesso econômico da Coreia do Sul é a sua indústria de tecnologia da informação. O país é o pioneiro mundial na tecnologia de semicondutores, que são seu principal produto de exportação; há 12 anos a internet sul-coreana é a mais rápida do mundo, segundo a empresa Akamai Technologies. Os nomes de maior peso da indústria sul-coreana, Samsung e LG, são fabricantes de produtos eletrônicos em geral, incluindo PCs e smartphones. As universidades sul-coreanas formam mais de 30 mil novos profissionais de áreas da Tecnologia da Informação por ano, de acordo com dados do KEDI (Instituto de Desenvolvimento Educacional Coreano). Esses profissionais, com conhecimento sólido em diferentes linguagens de informática e habilitados a comunicar-se em inglês, buscam cada vez mais outros mercados de trabalho, tendo em vista a forte concorrência na Coreia do Sul.


OBRIGADO! 감사합니다!

Gihad Soares gihad@kotra.com.br (11) 3175 3030 : Ramal 056

K-Move 2018/1  

Material promocional das ações do programa K-Move (talentos coreanos no exterior).

K-Move 2018/1  

Material promocional das ações do programa K-Move (talentos coreanos no exterior).

Advertisement