Page 1

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO


Frase É toda unidade de comunicação verbal (oral ou escrito), constituído de uma palavra ou mais. O conjunto de palavras que forma as frases podem ser simples a complexa. ▪Quê? ▪Tudo bem! ▪É? ▪Não viajarei sem você. Frase é um conjunto organizado de palavras que exprimem sentido, capaz de estabelecer a comunicação.


Tipos de frase Existem alguns tipos de frases , cuja entonação é relacionada ao sentido que exprimem. DECLARATIVAS Expressam declaração ou informação, podem ser: Afirmativas Ex. Meu pai foi jogar sinuca. Negativas Ex. Meu irmão não foi ai cinema.


Tipos de frase INTERROGATIVAS Expressam perguntas, indagação. A interrogação pode ser: Direta Exemplo: Meu pai foi ao banco? Indireta Exemplo: Quero saber se meu pai foi ao banco?


Tipos de frase EXCLAMATIVAS Expressam espanto.

admiração,

indignação,

surpresa

e

Exemplos: ✓Minha vida é uma gostosura! ✓Que a felicidade vire rotina!

✓Vá confiante na direção dos seus sonhos, viva a vida que você sempre imaginou!


Tipos de frase IMPERATIVAS Expressam ordem, pedido. Exemplo: Pai, jogue bola comigo.

Não pule corda hoje, mãe.


Tipos de frase OPTATIVAS Expressam desejos. Exemplo: Vá com DEUS! Tomara que tudo dê certo!


Tipos de frase NOMINAIS São frases construídas sem verbo. Exemplos: Belo serviço o seu, meu anjo!

Fogo!


Tipos de frase VERBAIS São frases construídas com verbo. Exemplos: Corra, que a chuva está chegando.

Quero que você cuide dessa roupa, menino. Nossa, como você está lindo!


ORAÇÃO É a frase que necessariamente se estrutura em torno de um verbo ou de uma locução verbal. A diferença básica entre frase e oração é a possibilidade desta de ser analisada em seus componentes sintáticos, independentemente do contexto em que poderia ser inserida. É como se a frase perdesse sua completude de comunicação ao ser retirada do contexto, e a oração não. Pode-se perceber, assim, que toda oração poder ser uma frase, mas nem toda frase pode ser uma oração.


ORAÇÃO Uma única palavra como “que”, por exemplo, pode ter inúmeros sentidos dentro de um contexto ou situação. Retirada deles, não “sobrevive” como oração passível de ser analisada em seus componentes sintáticos básicos, como sujeito/predicado.


ORAÇÕES EM PERÍODOS A seguir, temos exemplos de orações em períodos simples e compostos: ➢Estudarei este assunto. ➢Chorei. ➢Até amanhã, já terei estudado este assunto, como prometi. ➢A classe inteira garantiu que estudaria todos os textos para a aula seguinte.


Em síntese Período composto é formado por duas ou mais orações. As orações serão tantas quantos forem os seus verbos e locuções verbais. Tipos de oração Oração coordenada – sintaticamente independente. Oração subordinada – sintaticamente dependente da outra. Oração principal - oração da qual a subordinada depende. Período composto por coordenação – formada por orações coordenadas.


PERÍODO É a frase que contém uma oração (período simples) ou duas ou mais orações (período composto): ❖Ninguém reparou em você - período simples

❖Tudo nos une, nada nos separa composto

- Período

❖Não deixarei que você repita o mesmo erro que já havia cometido antes – período composto


1

Praticando

2

3

1. Observe as duas orações presentes na fala do terceiro quadrinho e responda as questões abaixo. Entre os termos dessas orações, há uma relação de dependência ou de independência? Justifique sua resposta. 2. Que palavra liga essas orações? Que sentido ela expressa?

Frase, oração e período  
Frase, oração e período  
Advertisement