Page 1


a índico/ Mizuno/ Powerade/ Gillette/ L’occitane/ SylviaDesign Prime/ página 4

Índice(o) CooperativaPiá/ CervejaStore/ AACD/


A_Índico

pag6

Mizuno

pag8

Powerade

pag17

Gillette

pag26

L’occitane

pag33

Sylvia_design_prime

pag42

Cooperativa_piá

pag49

Cerveja_store

pag58

AACD

pag67 página 5


A Índico/ ín.di.co (latim: indicar, revelar, descobrir) Dois terços do planeta estão cobertos por oceanos e, ainda assim, não sabemos a verdadeira força que eles possuem. A Índico nasce com o anseio de impulsionar e transformar a realidade que está em nossa volta. Carregando o nome de um dos maiores oceanos do mundo, nós estamos totalmente comprometidos com a clareza e realização dos objetivos propostos por nossos clientes. Be indie. Be Índico.

página 6


pรกgina 7


M-i-z-u

-

n-o

pรกgina 8


A marca

Multinacional centenária com origem no Japão, a história de uma das mais tradicionais marcas esportivas do mundo começou exatamente no dia 1 de abril de 1906 quando Rihachi Mizuno, fã do beisebol, e seu irmão Rizo, fundaram a Mizuno Brothers na cidade japonesa de Osaka, para inicialmente fabricar produtos ortopédicos. Talvez isso explique porque, mais de um século depois, a Mizuno seja uma das marcas que mais entende de tênis running perfomance, modalidade com amortecedores em toda a extensão do solado, sistema de refrigeração dos pés, correção de pisada, e que adaptam ao movimento do pé. Feitos para os atletas de corrida, a Mizuno se preocupa em atender às necessidades do seu público, oferecendo aos esportistas o que há de mais avançado em tecnologia, disponibilizando uma linha completa de produtos em diversas modalidades. e simpatizantes desta modalidade. Tendo, em média, entre 20 e 59 anos, das classes A/B, mas sem deixar de atingir a classe C. No Brasil, a marca também apareceu na década de 1990, e o marketing esportivo ganhou ainda mais força dentro da empresa, que assinou contratos de patrocínios com grandes atletas como o tenista Ivan Lendl e o golfista Nick Faldo, além de patrocinar inúmeras equipes olímpicas. Nesta década a empresa fortaleceu sua presença internacional, e na década seguinte iniciou a inauguração de uma série de mega-lojas da marca com a primeira unidade sendo aberta na China em 2004. A marca é líder nacional na categoria running performance e desenvolveu tecnologias exclusivas como a placa Wave, que proporciona mais absorção de impacto, além da U4ic, um novo EVA desenvolvido com nova composição de polímeros, tornando-o 36% mais leve do que um EVA comum. página 9


Principais concorrentes: página 10

Asics, Nike& Adidas. Nike: Força de branding em sua comunicação e forte share of mind no segmento de esportes;

Asics: Produtos semelhantes com preços mais baixos e qualidade reduzida;

Adidas: Grande share of mind.


SWOT/ Cruzamento A marca patrocina jogadores profissionais de futebol, basquete e outros esportes, bem como eventos com visibilidade mundial. No entanto, sua concorrência é bem consolidada e há forte competição direta quanto ao patrocínio ligado a tais atividades, já que a Mizuno é voltada principalmente para categoria Running, enquanto marcas concorrentes ficam mais fortes em outras categorias renomadas.

A Mizuno tem monitoramento, fiscalização e qualificação dos produtos cada vez mais rigorosos e constantes, além de utilizar meios avançados de pesquisas de tecnologias que possam contribuir na fabricação e eficácia de seus produtos de maneira totalmente funcional. Tal aspecto é visto como área de domínio da empresa quando relacionado ao fato de que o mercado esportivo brasileiro teve grande expansão nos últimos anos, tanto na demanda de novos usuários, com estimativa de 80 milhões de pessoas praticando esportes no Brasil,como na movimentação do mercado publicitário.

Em contrapartida, há baixo investimento no branding da marca e na promoção de produtos, enquanto que concorrentes diretas como Nike e Adidas fortalecem tais aspectos em sua comunicação integrada. Tradicionalmente, a Mizuno carrega em sua essência o foco na eficácia prática de seus produtos, o que pode ser um bom aspecto, quando se trata de marca especializada em determinada categoria e satisfação de consumo, mas também há a perspectiva negativa, quando se trata do design e toda integração visual do produto e, consequentemente, imagem que a marca transmite, segmentando, de maneira precisa, seu público.

Há poucas lojas físicas no Brasil, e trabalha com e-commerce de qualidade em um site de boa estrutura de navegação. No entanto, não há investimentos de comunicação visual em meios online de divulgação e vendas. Há o crescimento de eventos de esportes integrados com cultura, música, entre outros aspectos sociais e modernos, oferecendo

oportunidades para novas e diferentes parcerias que trazem visibilidade à marca com estratégias de branding específicas. Mídias de esportes on e offline crescem cada vez mais e podem servir como uma estratégia de divulgação de marca, além de produtos, para a Mizuno, que atualmente não investe em tais ferramentas. O relatório da Pluri Consultoria mostra que a participação dos esportes no PIB brasileiro atingiu a marca de R$ 67 bilhões (1,6%), em 2011. A previsão para 2016 é de crescimento de 22%, o equivalente a 1,9% do PIB. Os números contemplam clubes e entidades, marketing, mídia, comércio, vestuário, artigos e equipamentos, eventos e serviços em geral. Ou seja, a marca deve avaliar a possibilidade de investir em artigos esportivos diferenciados e promovê-los mais.

página 11


página 12

USP: O atributo principal trabalhado no posicionamento de campanha é voltado à utilidade do produto, que se adequa ao momento e necessidade de cada consumidor; Maior engajamento social. Objetivo de comunicação: Manter a marca como referência na categoria running; Aumentar o Share of Mind; Modificar a percepção de imagem da marca quanto ao engajamento social e cultural.

Ação 1:

Ferramentas:Ações

Posicionamento: A agili- Conceito criativo: A camunir as dade que você precisa e o panha busca momento é você quem faz. diferentes vertentes culturais de cada canto do país, Objetivos de marketing: mostrando que a Mizuno é Aumentar o número de fãs a melhor escolha para nas redes sociais em você correr atrás do seu geral, em 40% em três objetivo, seja ele qual for, meses de campanha; no momento que for. Aumentar o “buzz marketing” em 50% na rede nacional como um todo (notícias e releases em sites específicos, menções em redes sociais); Manter seu foco quanto à utilidade de seus produtos assim como seu Market Share.

Decisões estratégicas

Diagnóstico

A marca é a mais indicada na modalidade running, porém, sua comunicação não é explorada de maneira a transmitir seu posicionamento para os demais consumidores de calçados de outras marcas. Ou seja, apenas os esportistas profissionais conhecem a forte potencialidade da marca, que é voltada apenas para funcionalidade de produto, deixando de lado seu engajamento cultural com outras categorias sociais para expandir sua comunicação integrada a nível nacional.

#Essaéaminhacorrida O que: Parceria entre a Mizuno e Spotfy Brasil unindo culturas, esporte ao ar livre e tecnologia para público interessado em atividades físicas.

Como: Ação presenteará o participante com um par de tênis Mizuno, após atingir o objetivo: correr em velocidade média de 5 km/h durante 5 minutos em uma esteira colocada junto a um telão LED de, aproximadamente, 1,80m x 1m, onde serão projetadas imagens de pontos turísticos de todo Brasil escolhidos pelo participante no início da ação.

Durante toda corrida, a trilha sonora de cada região será produzida e oferecida pela marca Spotfy, em uma parceria exclusiva para trazer a melhor experiência ao usuário.


Ação_2 Live Music Night Run

O que: Patrocínio e parceria com o projeto Live Music Night Run, um evento que integra apaixonados por esportes e música. O público realiza uma corrida noturna em diferentes lugares a cada etapa, que terá temas diversos de estilos musicais.

marca (Facebook, Instagram e Twitter) com base na seguinte mecânica: os usuários, sejam consumidores Mizuno ou não, deverão seguir os perfis da marca, curtir o post de divulgação e marcar três amigos.

Como: Haverá dois prêmios. O primeiro oferece ao consumidor, que comprar um tênis Mizuno e cadastrar o cupom promocional no site, ganha um par de ingressos para ter acesso à uma segunda pista do local, onde haverá menor quantidade de pessoas e bebidas naturais e isotônicas, como Powerade, entre outros aperitivos frios e leves.

Onde: Anúncios pagos; Site; Redes sociais; Trabalhar conteúdo SEO em sites específicos; Anúncio página simples na revista ESPN (considerando que os leitores dessa mídia são interessados em esportes e eventos relacionados); Comercial de 15 segundos no canal Fox Sports (considerando que o público dessa desse canal tem interesse pela categoria running e outras modalidades relacionadas); Spot de divulgação nas rádios Mix Fm, Metropolitana e Nova Brasil Fm; (considerando que os artistas convidados são ouvidos, principalmente, por essas rádios); Divulgação do evento em relógios digitais espalhados por pontos estratégicos de São Paulo frequentados por corredores.

Pensando no engajamento com os demais públicos, o segundo prêmio será oferecido por meio das principais redes sociais da

Pós ação: Anúncio em revistas: ESPN, RollingStone, convidando os leitores a utilizarem a hasgtag #EssaÉMinhaCorrida.

Cada etapa de corrida será em um lugar e terá uma categoria de música com show ao vivo, como por exemplo, a etapa rock será no Memorial da América Latina. Além disso, nos locais haverá stands com artigos esportivos Mizuno.

página 13


Índico, Planning Book 2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you