Page 9

7

2.1.2 DIAGRAMAÇÃO

É o ato de diagramar (ou seja, paginar) e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço limitado da página impressa ou outros meios (COLLARO, 1987). É uma das práticas principais do design gráfico, pois a diagramação é essencialmente design tipográfico. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. A diagramação é aplicada em diversas mídias

como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites,

inclusive

na televisão.

Atualmente, um diagramador também tem sido considerado, no Brasil e no exterior, um designer gráfico. Mesmo assim a diagramação não é uma atividade limitada a uma profissão específica.

A diagramação de publicações costuma seguir as determinações de um projeto gráfico, para que, entre outras coisas, se mantenha uma identidade em toda a publicação. Na diagramação, a habilidade ou conhecimento mais importante é o uso da tipografia.

Os elementos que irão compor o layout na diagramação têm uma forma clara, de fácil entendimento e que também chame a atenção. Deve ser feito com uma aparência estética valiosa, pois a estética não é o mais importante em uma arte, mas ela é que causa o primeiro impacto, e assim deve ser feito o estudo de diagramação e grid para que a peça esteja totalmente usual.

2.1.3 GRID

Grid é a junção de elementos visuais que estão em uma peça gráfica para transmitir uma informação, conhecimento, sendo composto por conjuntos de “regras” como colunas e linhas, que funcionam como guias para a distribuição dos elementos visuais. Com a utilização do grid, existem muitas vantagens, como clareza e eficiência na transmissão de informação.

Profile for Kelvyn Defoe

Trabalho de Conclusão de Curso - Design Gráfico  

Projeto Editorial da Revista Close - AESO Faculdades Integradas Barros Melo

Trabalho de Conclusão de Curso - Design Gráfico  

Projeto Editorial da Revista Close - AESO Faculdades Integradas Barros Melo

Advertisement