Page 12

10

Vinheta: recurso tipográfico usado para ornamentar arranjos gráficos, desenho abstrato ou figurativo que ilustra colunas ou seções fixas do jornal.

Infográfico: são representações visuais de informação. São usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica.

Linha fina: frase usada para introduzir ou comentar o título de uma notícia. Se diagramada acima do título, é chamada de sobre título. Se abaixo, subtítulo.

Traços ou Fios: linhas horizontais ou verticais, usadas para separar notícias ou colunas.

Fundos: imagens repetitivas ou cores chapadas que diferenciam a mancha de texto do restante da página.

Capitular: letra caixa alta usada no início das composições em tamanho superior ao do tipo adotado no texto.

2.2 PRODUÇÃO GRÁFICA

2.2.1 PAPEL

Segundo Lorenzo (2005), a invenção da imprensa com caracteres móveis de metal (tipos), por volta do ano de 1450, multiplicou a demanda mundial de papel, que a partir de então substituiu definitivamente por esse material outros antigos suportes de escritura, como o pergaminho e o papiro. O Papel é o material obtido por laminação de uma massa pastosa de fibras vegetais de celulose. Utiliza-se para escrever, desenhar, imprimir, embrulhar e limpar, entre outras numerosíssimas aplicações.

Historicamente o primeiro testemunho histórico da existência do papel situase na China, por volta do ano de 105 da era cristã, Ts' ai Lun, conselheiro da corte chinesa, criou o primeiro processo de fabricação do papel. O papel era secado ao sol, pois pegando vários pedaços variados como madeira de amoreira, trapos de roupas, restos de redes de pescar, obteve as fibras que juntando tudo formou-se uma fibra.

Profile for Kelvyn Defoe

Trabalho de Conclusão de Curso - Design Gráfico  

Projeto Editorial da Revista Close - AESO Faculdades Integradas Barros Melo

Trabalho de Conclusão de Curso - Design Gráfico  

Projeto Editorial da Revista Close - AESO Faculdades Integradas Barros Melo

Advertisement