Issuu on Google+

Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 15 de Agosto de 2010 | Edição 33


A palavra “expandir” significa: dilatar, ir mais longe, prolongar-se e estender. Orando pelas matérias dessa semana essa palavra veio de maneira muito forte ao meu coração. Nesse período de oração, Deus me fez lembrar de quando Ele me pediu para cursar jornalismo. Na época não entendia o motivo, no entanto, depois de dois anos cursando a faculdade, compreendi a Sua vontade. Descobri o poder que há nessa profissão e, diante do meu perfil, essa era a maneira mais efetiva para que eu fizesse o evangelho “expandir” no Brasil e também nas nações. Depois de passar por disciplinas como rádio, cinema e TV, me apaixonei mais por essa profissão e passei a perceber a utilidade dessa ferramentas na divulgação de Seus ensinamentos. Não diferente de mim, os líderes da PIB entendem esse chamado e a importancia desses veículos de comunicação na expansão do Reino. A matéria DESTAQUE desta semana refere-se ao “Programa de Patrocíno”, o Dia a Dia no Compromisso. Há um tempo atrás um sonho, mas que se tem se tornado realidade graças a pessoas que abraçaram essa visão e como um time lutaram para a concretização desse objetivo, aceitando o desafio. FALANDO NISSO, você não pode deixar de ler a matéria sobre o valor de uma equipe unida rumo a um alvo. Temos muito mais aqui, para você!

ÍNDICE EM FOCO 03 CONHECENDO A PIB 04 VIDA CRISTÃ 05 CHAMADO EM AÇÃO 07 EDUCAÇÃO CRISTÃ 08

HOMENS 09 DESTAQUE 10 MULHERES 12 FALANDO NISSO 13 ACONTECE NA PIB 14 NESTA SEMANA 16 ANOTAÇÕES 18

Kelly Oliveira Redação

CLASSIFICADOS|ANÚNCIOS 19

Direção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina Plaza Machado dos Santos Redação Beyvi Martins • Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa Wesley Senna Cortes Diagramação Filipe Costa Pessanha Revisão Ismael Carrenho Merli Impressão e Acabamento Gráfica Capital REVISTA PIB | Ministério de Comunicação Contato (41) 3091-4321 | secretaria@pibcuritiba.org.br Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110 Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h www.pibcuritiba.org.br

2

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Expandir


EM FOCO

Conversa de Jovem Adulto por Pr. Adriano Fogaça dos Santos

“...meu assunto agora é diferente, estou numa fase nova da vida...” “...eu preciso de irmãos que vivam as mesmas coisas que eu e entendam o que eu estou vivendo...” “...já tenho experiências ricas na vida, e gostaria de compartilhá-las...” “...sinto que não me encaixo em nenhum grupo da igreja, preciso do meu lugar...” Normalmente frases assim eram ditas por pessoas que recebemos entre os Jovens Adultos da PIB. Digo “eram” porque, desde que existe, este ministério tem conseguido atender a demanda de pastoreio e integração desta faixa etária de nossos jovens. Fico impressionado quando vejo a sala 201 abarrotada de gente nos cultos de sábado, então penso: “aonde estavam estas pessoas antes?” ou ainda: “aonde estariam agora?” Quando percebo estas ovelhas queridas conversando, brincando, sorrindo, exortando, adorando a Deus, se convertendo, se batizando... não posso me conter de tanta alegria.

Não sei, mas acho que é como ter um filho. Ver um ministério novo nascendo, crescendo e dando bons frutos para glória de Deus é bom demais. Vale a pena sonhar com Deus sobre as coisas do seu Reino. Um destes sonhos com Deus é nosso retiro que esse ano acontece em Guaratuba. O nosso preletor será o Pastor Paschoal, e já nesta semana somos mais de 150 inscritos. Ore por nós, para que possamos ver grandes coisas de Deus em nosso meio e voltarmos com o rosto brilhando, por nos encontrarmos com Deus. Obrigado Jovens Adultos por serem igreja conosco, obrigado PIB, Pr. Michel e ministério Jovem por essa visão, obrigado Pastor Paschoal por dedicar seu tempo conosco neste retiro. Obrigado Deus, porque o ministério é Teu, e o meu trabalho é descansar em Ti. E você que ainda não se juntou a nós, é meu convidado especial para os encontros de sábado, às 19h30. A sala está cheia mas sempre cabe mais um, seu lugar está reservado! Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

3


CONHECENDO A PIB

Acolhendo com amor os jovens adultos por Beyvi Buganha Martins

Acolher com amor, cuidar, pastorear e co-

informal e íntima com Deus, e o encontro evan-

missionar os jovens da nossa comunidade que

gelístico anual “Eu + Um”. Todo ano, em agosto,

se encontram no perfil pós-estudante. Segundo

acontece o retiro em Guaratuba. Neste ano, o

o pastor Adriano Fogaça dos Santos, este é o

evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de

propósito do Ministério de Jovens Adultos da PIB

agosto e contará com a presença do Pr. Paschoal

Curitiba. Este grupo é formado por pessoas com

Piragine Junior.

mais de 28 anos e sem limite máximo de idade. “Queremos que estas pessoas que estão vivendo uma fase peculiar da vida, assim como adolescentes e jovens estudantes, possam aproveitar ao máximo seus atributos na obra de Deus nesta Terra e se encontrar como grupo que se identifica em suas características, sendo saudáveis em seus relacionamentos e caminhando junto com gente boa, que serve e ama a Deus”, explicou.

Outra oportunidade de participar do ministério é servir em ações realizadas pelo grupo como evangelismo de rua, reformas em orfanatos, viagens missionarias, vigílias de oração em busca de Deus, retiros e passeios especiais de aventura. “Costumamos sair para passeios em cachoeiras e montanhas, realizamos churrascos para promover a integração e trabalhamos intencionalmente nos eventos que nossa igreja precisa, como Louvação

O grupo, formado por cerca de 200 pessoas,

e Natalaleuia”, disse o pastor, destacando que o

se reúne todos os sábados, às 19h30, na sala

objetivo é cuidar dos jovens e envolvê-los em um

201 da PIB. “É um tempo de escutar a Palavra de

processo de crescimento. “O segredo tem sido

Deus e adorar o Senhor ao nosso estilo. Nesses

amor de Deus entre nós. Somo conhecidos por

encontros, todos são convidados especiais,

esta marca de amar as pessoas e priorizar a vida

mas nosso foco é o pastoreio e o culto a Deus”,

com Deus”, finalizou.

comentou o pastor.

4

Participe do Ministério de Jovens Adultos.

Além dos encontros semanais, são realiza-

Para

mais

dos os cultos especiais chamados de “Acústico”,

pelo

telefone

um momento de louvor e adoração de maneira

jovensadultos@pibcuritiba.org.br.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

informações,

entre

3091-4363

ou

em

contato

pelo

e-mail


Ouve nossos louvores Sejam cheios nossos lares, de alegria e canção. Que a justiça se espalhe, esta é a nossa oração.

VIDA CRISTÃ

LOUVOR NAS CÉLULAS

Ao que é Digno Ao que é digno de receber a glória, ao que é digno de receber o louvor. Ao que é digno de receber a glória, ao que é digno de receber o louvor.

Nas montanhas e nos vales, ergueremos nossa voz. De louvores, encheremos

Levantemos nossas mãos e adoremos a Jesus, Cordeiro de glória,

toda Terra, todo Céu. Exaltemos sua incomparável majestade. Brilhe nossa luz nas trevas, ao olharmos para a cruz.

Ao que vive pra sempre, ao grande Eu Sou, a Jesus!

Tua glória encha a Terra, como as águas cobrem o mar.

Ao que é digno de receber a glória...

Nas montanhas e nos vales,... Ao que vive pra sempre, Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!...

ao grande Eu Sou, ao que vive pra sempre,

Nas montanhas e nos vales...

ao grande Eu Sou, a Jesus.

MEMORIZE “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

5


VIDA CRISTÃ

GRUPOS DE ORAÇÃO

PEDIDOS DE ORAÇÃO 15

Diáconos e Diaconisas

Ore para que o mover do Espírito de Deus abençoe cada diácono e diaconisa nos plantões durante os cultos. Peça a Deus que conceda sabedoria para que possam auxiliar as pessoas que os procuram.

16

Missionários

Ore por aqueles que enfrentam oposição no servirem a Cristo, que o Senhor conceda um caráter gentil e corajoso e que sejam fortalecidos na alegria e na fé. Que Deus seja glorificado por Suas grandes obras através dos missionários, em lugares onde Ele é rejeitado.

17

Membros da PIB

Ore para que os cristãos se comprometam em prover cuidados básicos de saúde para os necessitados. Que os nossos olhares estejam voltados para as inúmeras crianças que morrem diariamente ao redor do mundo de doenças que podem ser evitadas.

18

Igrejas

Clamem ao Nosso Deus de misericórdia para que, no Nome de Jesus, as igrejas trabalhem juntas como uma família, cooperando com Deus para mudar vidas, cidades e nações.

19

Culto da Vitória

Interceda para que Deus libere Seu poder sobrenatural nestes cultos. Que sejam repreendidos todos os movimentos de divisão, desencorajamento, derrota e dúvidas entre os irmãos. Vamos orar pela unidade, para que sejamos usados por Deus para expulsar o inimigo!

20

Recepção

Interceda por todos os que atendem diariamente na recepção de nossa igreja. Que todos estejam situados sempre na amizade, no respeito, na misericórdia e na compreensão! Recebendo de Deus sabedoria no atendimento e paciência no acolhimento.

21

Agradecimento

Agradeça a Deus todas as ações, movimentos e atitudes que Ele permite em nossas vidas, na certeza que todas as coisas cooperam para aqueles que O amam.

Sentinelas de Oração Domingos, das 9h às 10h30 Quartas-feiras, das 9h às 11h Jardim de Oração | Diná: 9997-0495 Projeto Débora

(pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14h Jardim de Oração Odete: 3528-9405/8885-8204

Participantes Escola Bíblica Professores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às 13h30 edcrista@pibcuritiba.org.br Clamor Jovem Sábados, 18h | Jardim de Oração Fernanda: clamorjovem@pibcuritiba.org.br

Esposas orando por seus maridos Famílias Terças-feiras, 14h | Salãozinho Pr. Gerson e Maria José | 9154-0084 Orando pelo Brasil Pare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelos Funcionários Isabel Muller

Orando pelos muçulmanos Quintas-feiras, 18h Jardim de Oração Pr. Fernando e Cristina

Pedidos de Oração por e-mail Jovens (Fernanda): clamorjovem@pibcuritiba.org.br

RIVI (Daura): Aniversariantes Catarina | 3018-7765/9186-5883 ministeriooracao@pibcuritiba.org.br

NÓS CREMOS Pecado e pecados O pecado produz obras pecaminosas. Pecado é a raiz, pecados são os frutos conseqüentes desta raiz. Cometemos pecados porque somos pecadores. Nossa alma é inclinada para o mal. Portanto, todo pecado tem conseqüência: seja a nível cósmico – quebra da comunhão com Deus; seja em nível humano – quebra de comunhão com pessoas; seja um nível existencial – vazio de sentido no espírito. Conseqüência: necessitamos de cura, salvação, perdão e transformação interior. “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gl 5.19-21) Dúvidas? noscremos@pibcuritiba.org.br

6

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010


CHAMADO EM AÇÃO

Viagem à Europa por Johan Loo.

Há 2 meses, acompanhei o Pr. Paulo Davi numa viagem à Itália, Espanha e Portugal para conhecer o trabalho dos missionários e preparar o terreno para nossa próxima Viagem Missionária. Em setembro enviaremos uma equipe que fará treinamentos nas igrejas em diversas áreas como células, discipulado, comunicações, ministério infantil, etc. Você pode achar estranho enviarmos uma equipe para a Europa. Mas, se conhecer um pouco da realidade de lá, logo entenderá. As tradições católicas levantaram uma verdadeira muralha para a conversão das pessoas. Tornar-se seguidor de Cristo significa dar às costas à sua família, à sua história, à tradição de anos. Algo muito semelhante que acontece com os muçulmanos, que, por sinal, são cada vez mais numerosos em toda Europa. Uma professora de Missões me disse: “Colocando a questão da violência de lado, creio que é mais difícil alcançar um não-crente europeu do que um muçulmano. O muçulmano, ao menos, crê num deus. O não-crente europeu não crê em nada”. Berço do Cristianismo, a Europa vive hoje no que chamam de Pós Cristianismo. Para se ter uma idéia, nossa igreja tem mais membros do que o país inteiro de Portugal tem de batistas. Considerando que Portugal tem 10 milhões de habitantes, esta estatística é alarmante. Há igrejas com 25 e até 12 membros somente.

Um missionário compartilhou que eles vão investir no sustento de um casal que trabalha com adolescentes há 2 anos, com o objetivo de alcançar ao menos 2 jovens! Pode parecer tímido, mas eles sabem o que estão dizendo. Aliás, esta é outra grande dificuldade. Como sustentar um casal de missionários é extremamente caro na Europa e os frutos são poucos, as igrejas brasileiras acabam investindo em outros campos, pois podem sustentar 3 a 4 frentes com o mesmo valor e obter resultados mais abundantes e mais imediatos. Ouvi de um missionário local: “Enviar-nos um grupo de uma igreja do Sul do Brasil com certeza causará um impacto maior do que de uma igreja do Nordeste ou do Rio. O Sul do Brasil reúne uma grande população de origem européia o que facilitaria a aproximação com o povo daqui.” Quando Neemias ouviu da situação de sofrimento que sua terra de origem vivia, sentou-se e chorou (Ne 1:3,4). O muro de Jerusalém estava destruído. Não havia proteção nenhuma. Se você é descendente de europeus, talvez tenha o mesmo sentimento de Neemias. Hoje a Europa vive isto. Os muros de proteção das famílias não existem mais. O materialismo, o homossexualismo, a prostituição, o misticismo, invadiram o lugar da mensagem de boas novas do Evangelho. Quantas pessoas em nossa igreja são de origem européia? Será que não foi para este tempo e propósito que Deus o escolheu para estar aqui conosco? Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

7


EDUCAÇÃO CRISTÃ 8

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010


HOMENS

Como tomar uma decisão? por Pastor Nill (Ministério de Homens - Louvor e Adoração)

Sem dúvida alguma, tomar decisões é uma das coisas mais difíceis para nós seres humanos. Como saber se estamos agindo corretamente ou não? Se a decisão tomada foi a mais acertada? Pois bem, vamos ver o que a Bíblia nos diz a respeito.

fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito” (Pv 15:22).

De acordo com o apóstolo Paulo, existem quatro perguntas que devem ser respondidas antes da tomada de uma decisão:

“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl 3:17). Aqui Paulo não está tratando de uma “fórmula mágica”. De nada adianta você utilizar a expressão “em nome de Jesus” se verdadeiramente não estiver agindo como Ele ensina!

1. Eu estou seguro do que estou fazendo? “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração” (Cl 3:15). Ou seja, eu estou em paz quanto à minha decisão? Ao orar sobre o assunto pedindo a orientação de Deus, eu fico em paz quando penso no que decidi? Caso isso não ocorra, certamente estarei indo pelo caminho errado. Lembre-se: “A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto” (Pv 10:22)! 2. Eu estou agindo segundo os ensinamentos da Palavra de Deus? “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo” (Cl 3:16.). Não tome uma atitude que não esteja respaldada nos ensinamentos de Cristo! Se sua decisão for contrária aos ensinamentos bíblicos, ela será totalmente equivocada, acredite! 3. Eu pedi conselhos a respeito do assunto? Conselhos de outro crente? Note o que Paulo escreve aos crentes de Colossos: “instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente” (Cl 3:16). Submeta sua decisão à apreciação de um amigo, de um familiar, do seu pastor, enfim, peça para que uma pessoa de confiança e cristã lhe dê um parecer sobre o assunto. Isto será de grande valia, afinal: “Onde não há conselho

4. Eu estou agindo como Jesus gostaria que eu agisse?

Paulo quer ensinar que devemos agir tal qual Jesus gostaria que agíssemos. E isso é o mais difícil pra nós! Fazer o que Ele gostaria que fizéssemos! Tomar a decisão segundo a Sua vontade! Mas é exatamente isso o que Ele espera de nós! Portanto, mãos à obra! Não tome atitude alguma enquanto não puder responder positivamente a todas essas questões. E que Deus te abençoe!

Acontece no Min. dos Homens O Workshop Profissional mudou de nome, passou a se chamar “1° Fórum de Gestão, Empreendedorismo e Ética”. A data do evento permanece (dia 06/11), com o apoio do Estação Business School. Contaremos com a participação de diversos profissionais de Curitiba. Infelizmente Pr. Daniel Alfa não poderá estar nesta data conosco. O evento será realizado no Mabu Park Hotel, traga seu negócio ou sua empresa; mostre o que você faz na sua vida profissional. Informações: José Carlos, 9983-0926; Prof. Menegatti, 9942-5150. Participe dos nossos encontros: terçasfeiras, às 19h30. E dia 28/08, não esqueça: “Quatro Horas com Deus”. Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

9


DESTAQUE

Eu aceito o desafio! por Albert Martins de Oliveira Filho (Ministério de Comunicação)

Se fossemos publicar todos os comentáe dia a dia transformadas. Estas pessoas forios e e-mails de pessoas que ouvem as menram alcançadas por programas de rádio, TV ou sagens pregadas aqui na Primeira Igreja Batista transmissões na internet. Hoje, somamos quase de Curitiba, seria preciso publicar um livro. Não 25 rádios e 3 canais de TV. Novas estações se por achar que merecemos qualquer honra ou abrem a cada mês e muitas dessas oportunimérito, mas por entender que nosso chamado dades são parcerias oferecidas sem nenhum como Ministério de Comunicação envolve usar ônus, já outras são viáveis apenas através de os recursos e ferramentas dispatrocinadores. “somos testemunhas da poníveis para levar a Palavra de Com esta visão, deseDeus para mais e pessoas e cada graça divina alcançando jamos ampliar a participavez mais longe. ção de mais pessoas neste e transformando vidas, Por isso, já alguns anos, soprojeto. Por isso, estamos mos testemunhas da graça diviabrindo um programa de relacionamentos, casais, patrocínio. Qualquer um na alcançando e transformando vidas, relacionamentos, casais, pode assumir um comprofamílias e comunidades famílias e comunidades através misso de apoiar com qualda pregação do Evangelho no quer quantia o programa através da pregação do mundo todo! Recebemos um Dia a Dia com Deus, pelo email de um irmão num país tempo que desejar. Estes distante, trabalhando em uma Evangelho no mundo todo!” recursos serão adminismineradora sem qualquer sinal trados e apresentados na de civilização próxima ao seu redor, mas que esforma de relatório aos colaboradores. E a cada tava ‘conectado’ com Deus ao assistir os cultos mês, conheceremos quais novos veículos foram pela internet. Lembro também de um cientista, contratados. na Estação de Pesquisa Brasileira na Antártida, Nosso alvo principal é cobrir todo o estado que acompanhava os nossos cultos! Alguns tesdo Paraná. Estamos contatando e buscando partemunhos são mais dramáticos como de um de cerias com diversas rádios, especialmente nas nossos pastores no dia do seu plantão: já dentro cidades onde existem congregações ou projetos do avião, precisou atrasar a decolagem ao atenmissionários começando. Os programas funcioder uma ligação de uma pessoa que queria se nam como reforço no alcance da comunidade e suicidar, uma mulher que resolveu ligar após ter são estratégicos no sucesso desses projetos. assistido ao programa na TV. São milhares de histórias. Pessoas que ouviram e que pela fé estão conhecendo a Palavra de Deus, sendo ministradas pelo Espírito Santo,

E você? Qual sua parte nesse projeto? Você aceita esse desafio? Junte-se àqueles que nos ajudam a alcançar mais vidas pelas ondas de rádio! Saiba onde o programa Dia a Dia com Deus é transmitido na seção NESTA SEMANA (pág. 17).

10

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010


DESTAQUE Você deseja se tornar um patrocinador? 1-PREENCHA O FORMULÁRIO Há um Termo de Compromisso encartado nesta revista. Preencha todos os campos com letra legível e escolha a opção de pagamento. Ao concluir, entregue o formulário no stand de Integração e proceda conforme a forma de pagamento escolhida. * Lembramos que os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto

2-FORMAS DE PAGAMENTO Para que os recursos tenham sua destinação correta, fique atento a estas instruções em função da forma de pagamento escolhida: dinheiro, depósito ou transferência bancária A entrega pode ser realizada utilizando-se do envelope de dízimo. Lembre-se de escrever “Programa de Rádio”. Se fizer um depósito direto, coloque o comprovante no envelope escrevendo a mesma informação ou envie o comprovante digitalizado para o e-mail tesouraria@pibcuritiba.org.br Para conhecer as contas de depósito, você pode ir até a pág. 17 desta publicação na seção “Nesta Semana”. * Se não estiver corretamente identificado, o valor não será destinado a este projeto.

• CHEQUE OU CHEQUES PRÉ-DATADOS Utilizando o envelope de dízimo, coloque o(s) cheque(s) preenchidos com os valores e datas corretos e escreva “Programa de Rádio”. * Se não estiver corretamente identificado, o valor não será destinado a este projeto.

• CARTÃO DE CRÉDITO (VISA) Para pagamento com cartão de crédito pela internet, acesse o site do Dia a Dia com Deus (www.diaadiacomdeus. com.br) e lembre-se de escolher a opção “Patrocínio”. Se preferir, agende um horário para pagamento com a tesouraria pelo telefone: (41) 3091-4303 ou e-mail: tesouraria@pibcuritiba.org.br

• BOLETO BANCÁRIO Para solicitar pagamento por o boleto bancário, acesse o site do Dia a Dia com Deus (www.diaadiacomdeus.com. br) e preencha todos os dados solicitados, lembrando-se de marcar a opção “Patrocínio”.

3-AJUDE-NOS EM ORAÇÃO Nosso desafio neste projeto é diário: Dia a Dia com Deus, Dia a Dia no Compromisso, Dia a Dia em Oração e Dia a Dia com Você! Sua oração pelas vidas alcançadas, pelos patrocínios, pelas novas rádios e por cada participante envolvido é essencial. Muito obrigado por nos ajudar a construir esta antena!

www.diaadiacomdeus.com.br

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

11


MULHERES

Grupos de Apoio no Espaço Mulher por Érika Checan

Seja bem vinda! Os Grupos de Apoio do Espaço Mulher pretendem oferecer este espaço de diálogo entre pessoas que se identificam com o tema proposto. Não se propõem a tratamento psicoterapêutico, nem substitui ajuda especializada que possa ter sido indicada, mas se propõe a abrir um espaço de escuta, de troca de experiências e ajuda mútua. Escolha o seu grupo e junte-se a nós. Os grupos oferecidos para o 2° semestre de 2010 são: Segundas-feiras das 14h às 17h: • Gestantes e mães c/ bebês até 18 meses Damaris Schwalb: Este tempo de investimento emocional para cada uma de nós, serve como um ambiente de trocas, dando e recebendo o apoio necessário para lidar com situações específicas, ligadas ao “ser mãe”. Segundas-feiras das 20h às 22h: • Enfrentando conflitos - Silvia Bastos: Durante toda a vida enfrentamos conflitos. Falar e ouvir são mecanismos poderosos no enfrentamento de conflitos. O grupo pretende ser um espaço de escuta e trocas para você que está diante de situações que parecem obstáculos, mas que acredita que elas podem ser transformadas em pontes para uma caminhada de crescimento pessoal. • Lidando com a depressão - Ilma Pereira e Anna Folador: Sempre ouvimos dizer que a depressão é o mau do século. O que devemos ter certeza é que para a depressão existe tratamento, e que sozinhas é quase que impossível conseguir a cura desta doença, que incapacita a pessoa de buscar ajuda. O grupo se propõe a conversar e trocar experiências com que está passando por um momento assim em sua vida • Mães c/ crianças que precisam de cuidados especiais - Gyslayne Nieto e Cristiane Gonchorovski: Se você é mãe de uma criança com necessidades especiais, você também precisa de um cuidado especial. Nesse grupo será possível abrir o coração e encontrar espaço para identificar-se com outras mães, compartilhar, apoiar e crescer juntas como mulheres integrais.

12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

• Me separei, e agora - Salma Mancebo: Sabemos que momentos difíceis podem se transformar em momentos de aprendizado, de crescimento, de transformação! Há recuperação e ainda que também possam ficar seqüelas, não há dor que não possa ser debelada, tratada, compartilhada, aliviada, curada! É normal precisar de ajuda, e felizes os que podem contar com ela. Venha trazer sua preciosa contribuição e sua especial presença! Como participar: Informe-se pelo telefone (41) 3091-4327, pelo Blog das Mulheres (http://www.pibcuritiba.org.br/blogmulheres) ou pelo e-mail mulheres@pibcuritiba.org.br Participe e indique para outras mulheres!


FALANDO NISSO

Das quadras à igreja por Kelly Oliveira

Sábado, após acordar, liguei a TV e, ao perceber que a seleção brasileira de vôlei estava competindo, logo parei para assistir. Muitos homens gostam e se empolgam quando um time de futebol está em campo, isso acontece da mesma forma comigo. Logo não estava mais deitada. Os batimentos cardíacos estavam acelerados e minha atenção já havia sido roubada por uma grande empolgação. Quando o Brasil fazia pontos eu vibrava, mas quando o adversário conseguia empatar ou passar o placar eu ficava muito nervosa. O final chegou e a seleção feminina de vôlei derrotou o Japão, no dia 7, por 3 sets a 0 e assumiu a liderança do grupo A do Grand Prix-2010, com seis pontos. A partida foi realizada no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP) e o orgulho estampado no rosto de muitos torcedores era nítido. Depois do jogo, ouço a voz de Deus: “Gostaria de ver essa empolgação quando você recebe notícias sobre missões.” Fiquei chocada, pois realmente Ele tinha razão e ainda completou: “Gostaria também que minha noiva ficasse feliz ao ver seus atletas em campo ou que ao menos eles se esforçassem no seu treinamento...” Questionei Ele sobre esse “treinamento”, afinal, não tinha entendido. Após um tempo, ouço a Sua explicação, relatando a grande admiração diante do esforço, garra e companheirismo existente naquela equipe. Um grupo de jovens que treinavam com dedicação todos os dias movidas por um objetivo: vencer. Na competição, a concentração tomava conta de todas as atletas e nos momentos de dificuldade, durante o jogo, o treinador chamava seu time e em meio as orientações, dicas, broncas e estratégias, ele estimulava cada uma a não desistir. Elas, ouviam atentamente e obedeciam a cada instrução dada pelo seu treinador. Todo atleta precisa desse cuidado e preparo, para que quando vier a competição, esteja pronto e assim não seja surpreendido pelo adversário.

Assim também é com a carreira cristã. Como corpo de Cristo temos que estar sempre preparados para os tempos de guerra e dificuldades. Essa preparação é necessária, caso contrário, ficaremos atrofiados espiritualmente e a probabilidade de sermos surpreendidos pelo inimigo em suas sutilezas e armadilhas se torna grande. Essa preparação vem do conhecer a Deus em um relacionamento pessoal inspirado em Sua Palavra e em estudos referentes a ela. Mas nada disso adianta se esses ensinamentos não forem diariamente colocados em prática. Muitos cristãos sonham com a implantação do Reino de Deus em nossa sociedade, mas para isso, é necessário atletas, guerreiros, lutadores. Pessoas que sejam sensíveis a esse treinamento e, principalmente, pessoas que obedeçam a Suas orientações. Compreender nossa vocação para torná-lo conhecido (Ef. 4:11-12) seja nas nações ou na sua própria casa é essencial. Sejamos como um time e tenhamos disposição para treinar sem esmorecer, torcendo, vibrando, orando e investindo na vida daqueles que atravessam continentes! Infelizmente, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei foi derrotada em casa para a Itália no Grand Prix por 3 sets a 1, no dia 8. O resultado tirou a invencibilidade e a chance de a equipe nacional se manter na liderança. Este resultado não tem valor eterno. Nossas escolhas, sim. De qual time você faz parte? Como tem sido seu treinamento? Você está atento a voz do Seu treinador? Não se esqueça: existe um prêmio e devemos andar juntos rumo a ele. “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”. (I Cor 9:24-26) Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

13


ACONTECE NA PIB

Culto dos Jovens Casais

Linha de Ensino Estação Musical Educação Musical com Princípios

Não perca o próximo Culto de Jovens Casais Dia 21/08 às 19h30 no 4º Andar Informaçõs 3091-4315.

________________________________ Entendendo a visão de Células Venha entender sobre a visão de células, sua estrutura, como liderar e qual o papel da célula no cumprimento da missão da igreja. Serão 8 encontros aos domingos, com início

Infantil) ou Fernanda, 3091-4308 (Min. Adoração)

no dia 22/08 às 17h. As

inscrições

estão

abertas!

Faça

a

sua no stand após os cultos ou pelo telefone 3091-4342.

________________________________ Retiro de Casais Dias: 30/10 a 01/11 Hotel Colina Monthez - Brusque-SC. Tema: “As quatro estações do amor”. Preletores: Pr. Sebastião, e o casal Albigenor

e Rose Militão.

Valor: R$ 560,00/casal, podendo ser parcelado. Serão momentos de compartilhamento, reflexão, oração e especialmente muita alegria. Os casais serão renovados pelo poder de Deus e toda a família vai perceber a graça de Deus e colher os frutos deste Retiro. Informações: Rosana, 3091-4315.

14

Para crianças e juniores de 4 a 12 anos. Cursos: Vivência Coral, Musicalização, Iniciação Musical com flauta doce e violão Início: agosto/2010 Preencha a pesquisa que se encontra na recepção para efetivarmos a matrícula conforme definição de dia e horário. Informações: Vanessa, 3091-4363 (Min.

________________________________ Retiro dos Jovens Adultos ÚLTIMA SEMANA Corra, não perca esta oportunidade! Dias: 20 a 22/08 Hotel Santa Paula - Guaratuba-PR Valor: R$ 200,00 sem ônibus R$ 220,00 com ônibus Preletor: Pr. Paschoal Piragine Jr. Informações: 8412-1116 jovensadultos@pibcuritiba.org.br

________________________________ Vem aí: MISSIONAR 2010 Dias 23 a 26/09 Tema: “Esperança para as Nações”.

________________________________ Projeto 8 e Meia Concerto Nostalgia II Dia 21/08, às 20h30, na Capela PIB Informações: Fernando Magoo, 9945-1798; Min. Adoração, 3091-4308;

Atividade

Data

Informações

Retiro dos Amigos em Cristo

27 a 29/08

Annelize, 3091-4309

Acampa Primários

17 a 19/09

Vanessa, 3091-4363

Acampa Juniores

19 a 21/11

Vanessa, 3091-4363

Retiro da Família

04 a 08/03/2011

Annelize, 3091-4309

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010


ACONTECE NA PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

15


NESTA SEMANA

NOSSOS PASTORES Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr. Pr. Adoniran dos Santos Melo Pr. Adriano Fogaça dos Santos Pr. Anselmo José R. Alves Pr. Antônio Lopes Pr. Artur Paupitz Pr. Daniel Cecil

Pr. Edson M. de Andrade Pr. Gerson Avena da Silva Pr. Igor Pohl Baumann Pr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. Schwalb Pr. Michel Ferreira Piragine Pr. Nilson Vital de Oliveira

Pr. Paulo Davi e Silva Pr. Ricardo Lebedenco Min. Albert M. Oliveira Filho Min. Elly Claire J. Lopes Min. Érika C. B. Massa Checan Min. Rondinely Germano Vieira Min. Tallita Vieira Barros

escala do conselho diaconal Semana

Diáconos

15/08 a 21/08

Haroldo, Iwerson, Cláudio Dominguez, Sofonias, Janety, Iwerson, Simone, Sanderson, Karlis Kruklis.

22/08 a 28/08

Luiz Roque, Antero, Sandra, Sabino, Sonia, Marlene Múrcia, Natanael Avelino.

ANIVERSARIANTES

16

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010


NESTA SEMANA

PIB NA MÍDIA RÁDIO Programas diários (segunda a sexta-feira): 05h30 - 91 ROCK FM 91.3 (Curitiba e online) www.91rock.com.br 06h30 - IGUAÇÚ FM 104.9 (Planalto-PR) www.iguacufm.hd1.com.br 10h00 - REDE AME MUNDIAL (Online) www.redeamemundial.com.br 11h00 - LOUVOR ETERNO FM 100,5 (Maringá-PR) www.radiolouvoreterno.com.br 12h00 - LIVRE FM 107,7 (Curitiba-PR) www.livrefm.com.br 13h00 - TRANSMUNDIAL SW 25m / 11.735 KHz (Brasil todo) www.transmundial.com.br 14h00 - ÔMEGA FM 93,9 (Guarujá-SP) www.radioomegafm.net

15h00 - PORTAL IGREJAS (online) www.portaligrejas.com.br

TV (somente Curitiba e região)

TERÇAS E QUINTAS - 17h CWB TV Canal 5 (NET) e 72 (TVA) SÁBADOS - 09h - BAND - Canal 2 18h30 - RÁDIO MARUMBY AM 730 (Paraná e DOMINGOS - 09h - CNT - Canal 6 online) INTERNET www.radiomarumby.com.br PIB Curitiba: 22h00 - SARA BRASIL FM 107,5 (Curitiba-PR) www.pibcuritiba.org.br www.sarabrasilfm.com.br Flickr: flickr.com/pibcuritiba Semanais: DOMINGOS - 23h00 - HCJB SW 25m / 11.920 KHZ Twitter: twitter.com/pibcuritiba www.hcjb.com.br TERÇAS - 15h30 - HCJB SW 19m / 15.295 KHZ Dia-a-Dia com Deus: www.diaadiacomdeus.com.br www.hcjb.com.br 16h00 - CHIK MUSICAL (online) www.chik.com.br

QUINTAS - 20h00 - PROGRESSO AM 690 (Ijuí-RS) www.radioprogresso.com.br

ATIVIDADES Domingo 09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual 09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 09h30 | Escola Biblica em Inglês 10h30 | Culto Matutino 10h30 | Culto em Inglês 10h30 | Culto em Espanhol (1º domingo do mês) 10h45 | Culto dos Juniores 17h

| Embaixadores do Rei

17h

| Mensageiras do Rei

17h

| Reunião dos Intercessores

19h

| Estação 22.6 (0 a 12 anos)

19h

| Culto Vespertino

Segunda-feira 13h30 | Espaço Mulher 14h30 | Curso de Tricô e Crochê 19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h

| Culto dos Atletas

Terça-feira 14h | Mulher Cristã em Ação 19h30 | Encontro de Homens 20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino 20h | Ensaio Conj. Celebrai 20h | Amor Exigente - Grupo Conexão Quarta-feira 13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 19h | Discip. e Form. Espiritual 20h | Culto de Oração

Sexta-feira 09h | Grupo Amor Exigente 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | União de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal) Sábado 16h | Ensaio Conj. Celebrai 17h | Ensaio Coral A. B. Deter 17h | Culto dos Surdos 17h | Profissionais da Saúde (quinzenal) 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos 19h30 | Culto Jovens Casais

Quinta-feira 15h | Culto da Vitória 15h | Estudo Bíblico em Inglês 19h30 | Montanhistas de Cristo 20h | Surfistas de Cristo

Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas

CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79

Banco do Brasil

Bradesco

Itaú

Ag 1869-4 CC 5045-8

Ag 2369 CC 16-7

Ag 3835 CC 33218-4

Banco Real Ag 1741 CC 4014170

Caixa Econômica Ag 1316 CC 1290-0 Op. 033

HSBC Ag 0054 CC 38242-41

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

17


ANOTAÇÕES

Pregador:____________________________ Tema: ______________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 18

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010


CLASSIFICADOS E ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail secretaria@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista. SERVIÇOS • Serviços de pintura e reformas em geral. Júlio, 3082-3008 / 8891-3870. • Ganhe R$300,00 extra ou mais, a partir de sua casa ou escritório. 8442-6323 / 3223-0591 www.hlom.net/eliane • Foto&Vídeo, anivers. e casam.. Aula part. de foto e assess. p/ compra de câmera fotográfica. Joel, 8405-1394.

OFERECE-SE • Pensão para casais ou moças com alimentação e roupa lavada. 30823008/8415-0113. • Vaga p/ vendedor(a) consórcio. Forte conhec. do produto; facilidade de trabalhar c/ metas; 2º grau completo. Prado, 3357-9166. • Vaga de atendente CallCenter, sal. R$510,00 a R$ 649,00 +benef. 4102-7323/contato@3kas.com.br

VENDE-SE • Piano antigo August Dassel de parede preto. Precisa de reforma. R$ 1.800,00. 9142-5864. • Aliança 4.44 gr 18 ks, modelo H. Stein. Sandra, 9112-8139. • Home Theater Sony. ótimo estado, R$ 700,00. Eliane, 3333 2851 • Medidor de pressão arterial. R$ 130,00. Sandra, 9112-8139. • 2 mesas mogno c/ tampo temperado c/ 8 cadeiras cada. Ponta Grossa. R$ 700,00 cada. Geni/ Sandra, 3224-9294. • TV 29”, home theater, microondas, liquidificador. 3242-8530 / 9988-8447. • Maca p/ acupuntura sem uso. 3242-8530/9988-8447. • Sala comercial nova, 9º and. silenc., ensolarada. Centro. 32428530/9988-8447, dir. c/ propriet. • Vendo urgente, terreno no litoral, balneário Monções, 342m², R$8.500,00. 9191-6791.

aluga-SE

• Casa em Campina Grande, 2 q., R$ 100,00. 3082-3008 / 8415-0113. • Quarto em ap. para moça evangélica. Portão. Carla, 9916-3690 • Quarto p/ senhora / moça. Próximo da PIB. 3242-8379. • Apto central, 1 qto, sala, bwc, cozinha. R$ 470 + taxas. Somente c/ fiador. 3253-9124

PRECISA-SE • Estagiária de pedagogia ou magistério p/ 6h. Angela ou Irene, 35235610 / 3523-5614. • Psicól. volunt. p/ atender crianças até 17 anos que sofrem de violência doméstica. Edemilson (CRESBH), 3367-2248.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 15 de Agosto de 2010

19



Revista PIB 15 de julho de 2010