Issuu on Google+

Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 08 de Agosto de 2010 | Edição 32


O Editorial dessa semana trata de maneira especial o “Dia dos Pais”. E quando comecei a escrever não tinha idéia de como iniciar, afinal, não sabia nada sobre o surgimento dessa data. Diante disso decidir gastar um bom tempo pesquisando sobre esse dia, buscando entender e compreender o sentindo dele. Em minhas pesquisas encontrei de tudo um pouco: alguns dizem que surgiu por interesses comerciais, já outros afirmam que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Há também uma história que é bem conhecida, a da jovem norte-americana Sonora Louise Smart Dodd. Ela desejava criar um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington. Como você viu e se for pesquisar como eu, histórias não faltaram para justificar a criação dessa data. Percebi que independentemente de tudo o que li, o que torna realmente esse dia especial, é a oportunidade que nos é oferecida para honrar, perdoar, amar e presentear uma pessoa, essa que chamamos de PAI. Esse dia é teu, pai, e nosso presente é o conteúdo dessa revista. Aqui você encontrará depoimentos, homenagens e histórias que irão mostrar como ser pai é umas das coisas mais importantes nos dias de hoje. Na página ‘Destaque”, você encontrará uma matéria especial que mostrará como a figura paterna pode mudar e gerar transformação em nossa sociedade. Ficou curioso e quer saber como? Leia e desfrute de um ótimo conteúdo feito especialmente para você.

Kelly Oliveira Redação

ÍNDICE EM FOCO 03 CONHECENDO A PIB 04 VIDA CRISTÃ 05 CHAMADO EM AÇÃO 07 EDUCAÇÃO CRISTÃ 08

HOMENS 09 DESTAQUE 10 TESTEMUNHO 12 VIDA CRISTÃ 13 FALANDO NISSO 14 ACONTECE NA PIB 15 NESTA SEMANA 17 ANOTAÇÕES 18 CLASSIFICADOS|ANÚNCIOS 19

Direção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina Plaza Machado dos Santos Redação Beyvi Martins Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa Wesley Senna Cortes Diagramação Filipe Costa Pessanha Revisão Ismael Carrenho Merli Impressão e Acabamento Gráfica Capital REVISTA PIB | Ministério de Comunicação Contato (41) 3091-4321 | secretaria@pibcuritiba.org.br Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110 Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h www.pibcuritiba.org.br

2

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Pais, por que me importar?


EM FOCO

Palavras de um velho sábio por Pr. Ricardo Lebedenco

Quando meu primeiro filho nasceu, pouco mais de seis anos atrás, realizei um sonho há muito acalentado no coração: ser pai! Depois de anos e anos esperando (não a gravidez, essa foi normal, de nove meses... rs), estava em minhas trêmulas mãos aquela linda criança. Eu não sabia ainda se segurava com força ou com suavidade, se o “aninhava” com meus braços ou o deixava mais livre, mas estava exultante! E eu haveria de aprender como proceder em cada detalhe, afinal - achava eu isso é instinto natural... (Não lembrava naquele momento que em minha infância tínhamos uma gata e em certa ocasião, quando deu cria, comeu os próprios filhos! Aquilo também era instintivo). Não, não podia ser tão difícil. Mas era! E então me enchi de ânimo e “devorei” livros e mais livros para saber o que deveria fazer a fim de ser um bom pai. Aprendi muita coisa boa, como dar atenção, olhar olho-no-olho, dizer palavras encorajadoras, dar banho, trocar a fralda com cocô (arghh)... Quando eles (um ano depois veio a segunda) começaram a falar, foi ficando mais fácil, pois a cada ano que completavam, eu perguntava: “Filho, nunca fui pai de um menino de 4 anos. O que eu preciso melhorar?” E eles diziam: “Continue assim, papai.”

Mas ao fazer seis anos, cheguei para o Isaac e fiz a mesma pergunta. Estava sozinho com ele em casa. E a resposta dele me quebrou: “Papai, você está indo bem. Apenas precisa brigar menos com a mamãe...” O que tinha a ver uma coisa com a outra? E como ele sabia que eu brigava? Sempre tomamos o cuidado de não discutir na frente deles!! Eu havia lido livros e tentado ser o melhor pai, mas esqueci das palavras de um velho sábio que ouvi num congresso certa vez. Dr. Shedd disse naquela ocasião que a melhor coisa que um pai poderia fazer por seu filho seria amar a mãe dele. Tenho ouvido muitas mães em meu escritório dizerem: “Ele não tem sido um bom marido, mas é um excelente pai!” Infelizmente, isso não é possível. Naquele dia que ouvi meu filho dizer aquilo, pedi perdão a ele e ao Senhor. Tive uma longa conversa com minha esposa e tenho lutado para ser mais do que um bom pai, mas um bom marido. Se essa é uma luta sua também, amigo, talvez essa seja também a melhor decisão a fazer hoje: ser um bom marido. Deus o abençoe! Ricardo “Lutando Para Ser Um Bom Marido e Pai” Lebedenco

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

3


CONHECENDO A PIB

Comunicando a Palavra de Deus por Beyvi Buganha Martins

No Conhecendo a PIB desta semana você vai ficar sabendo sobre o ministério que faz o Conhecendo a PIB toda a semana. O Ministério de Comunicação é uma área pioneira em nossa igreja e, principalmente, na denominação Batista. A importância da comunicação se revela não apenas no boletim dominical ou no mural de avisos, mas com a excelência, planejamento, visão, discernimento e orientação das necessidades dos ministérios e públicos específicos. O ministério, como o próprio nome, não se traduz por uma atribuição simplesmente técnica, fria ou burocrática. São pessoas com um chamado. Voluntários, estagiários e funcionários que enxergam naquilo que fazem a responsabilidade de levar a mensagem de Jesus Cristo à mais pessoas e cada vez mais longe. Nossa área está organizada em coordenadorias. Estas equipes são de diferentes especialidades e atendem tarefas especificas: Vídeo, Design, Jornalismo, Iluminação, Data-show, Fotografia, TV, Rádio e Pesquisa & Desenvolvimento. Algumas responsabilidades são geridas e acontecem durante a semana. Se você nos visitar, com certeza verá uma sala com muita gente trabalhando, em reuniões, telefonemas ou pesquisas, e preparando textos, fotos, conteúdo para o site, Revista PIB, newsletter e Acontece na PIB. A equipe de TV estará produzindo o programa para três canais, bem como a de Rádio produzindo para mais de 20 emissoras. Temos muitas responsabilidades e grandes desafios nos bastidores da igreja. Talvez aquilo que você está mais acostumado a ver nem sempre reflete todo o trabalho do ministério: é apenas uma parte. São materiais para diversos públicos e projetos.

4

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

A responsabilidade também é grande no sentido de gerenciar a verba da igreja e dos patrocinadores. Você sabia, por exemplo, que há mais de seis anos o boletim da PIB tem praticamente o mesmo custo? Através de pesquisas, negociações, anúncios e parcerias, nosso boletim aumentou de tamanho e na quantidade de paginas, além de ter melhorado o papel e ficou colorido. Fique tranqüilo, pois a igreja não deixa de aplicar recursos em Missões ou Construção para subsidiar todo e qualquer material de comunicação. Na verdade, 80% dos recursos desses ministérios são viabilizados através de apoiadores. E, deste trabalho, mais e mais vidas são alcançadas justamente para cooperar nos diversos ministérios da igreja, inclusive Construção e Missões. Durante o final de semana e nos eventos entram mais voluntários na captação em vídeo, operação do data-show, iluminação, etc. São diversas escalas de servos que são os primeiros a chegar e os últimos a sair. A comunicação está diretamente ligada à criação, organização e execução de diversos projetos e ministérios da PIB. Somos uma área de apoio a serviço da igreja, que busca o cuidado dos seus integrantes e olha para o campo, levando a mensagem pelos canais de comunicação.

Você Sabia? • Em quase todos os cultos temos o mesmo número ou até um número maior de pessoas conectadas cultuando junto com a gente pela internet? São milhares de pessoas em adoração conjunta de todos as partes do mundo. • Que todas as semanas, mais de 20 pessoas estão mobilizadas direta e indiretamente na realização dos nosso cultos?


Leva-me Além

VIDA CRISTÃ

LOUVOR NAS CÉLULAS

Majestade

Render a Ti adoração O Senhor é elevado entre os louvores

e derramar meu ser. É o que meu coração

de um povo que proclama o seu poder,

deseja toda a manhã.

entre mãos que se erguem como gratidão e amor, entre vidas que se prostram para o seu louvor;

Te imaginar é me inspirarpra te dizer: Estou apaixonado cada vez mais por Ti. Senhor Tu És incomparavel!

Procurando sua vontade realizar,

Teu nome é Maravilhoso!

seu poder em cada vida manifestar, pra que o mundo creia e venha te adorar, Senhor,

Leva-me além, reconhecendo que só Tu és Deus.

leva-me além, a um nivel mais profundo de intimidade contigo, oh Senhor.

Glória e honra, majestade,

Leva-me além, Digno de louvor! leva-me além, que a minha vida flua mais da Tua unção, mais do Teu poder.

Glória e honra, majestade, Digno de louvor!

MEMORIZE “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28:19).

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

5


VIDA CRISTÃ

GRUPOS DE ORAÇÃO

PEDIDOS DE ORAÇÃO 08

Pais

Dia dos pais! Ore por todos os pais, para que Deus conceda sabedoria, força, mansidão, prudência, nos seus relacionamentos. Peça que só de bênçãos se encham os seus espíritos.

09

Ministério de Oração

Ore por este ministério, pedindo ao Senhor proteção aos intercessores. Que seus olhos estejam direcionados para a mensagem do evangelho. Peça que Deus os prepare para enfrentar todos os desafios diários, em oração.

10

Corpo Diaconal

Sentinelas de Oração Domingos, das 9h às 10h30 Quartas-feiras, das 9h às 11h Jardim de Oração | Diná: 9997-0495 Projeto Débora

(pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14h Jardim de Oração Odete: 3528-9405/8885-8204

Participantes Escola Bíblica Professores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às 13h30 edcrista@pibcuritiba.org.br Clamor Jovem Sábados, 18h | Jardim de Oração Fernanda: clamorjovem@pibcuritiba.org.br

Esposas orando por seus maridos Famílias Terças-feiras, 14h | Salãozinho Pr. Gerson e Maria José | 9154-0084 Orando pelo Brasil Pare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelos Funcionários Isabel Muller

Orando pelos muçulmanos Quintas-feiras, 18h Jardim de Oração Pr. Fernando e Cristina

Pedidos de Oração por e-mail Jovens (Fernanda): clamorjovem@pibcuritiba.org.br

RIVI (Daura): Aniversariantes Catarina | 3018-7765/9186-5883 ministeriooracao@pibcuritiba.org.br

Clame pela saúde física, emocional e espiritual de cada diácono e diaconisa de nossa igreja. Peça a Deus para guardá-los e abençoá-los, para que continuem servindo ao Senhor como tem feito por intermédio de suas vidas.

11

Plantão Pastoral

Ore para que o mover do Espírito de Deus abençoe cada seminarista ou pastor de plantão. Peça a Deus que conceda sabedoria para que possam auxiliar as pessoas que os procuram.

NÓS CREMOS Trindade As Escrituras revelam Deus como único, mas em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta é a única maneira em que Deus revela a si próprio. Ele tem uma identidade coerente consigo mesmo, capaz de nos in-

12

Construção

Peça que o Espírito de Deus esteja com todos os membros da igreja, para que a Sua Presença irradie bem estar e confiança, e possamos cumprir com competência o término desta obra de construção de nosso templo.

13

que fala, que é vivo e quer que nos envolvamos com ele diariamente, num relacionamento de amor. Que tal conhecer mais e melhor um Deus maravilhoso assim?

Recepção

Interceda por todos os que atendem diariamente na recepção de nossa igreja. Que todos estejam situados sempre na amizade, no respeito, na misericórdia e na compreensão! Recebendo de Deus sabedoria no atendimento e paciência no acolhimento.

14

cluir nele. Trindade revela um Deus pessoal,

Agradecimento

“Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado’ ” (Mt 3:16,17). “...escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a

Agradeça ao Senhor pela sua vida, pela vida de sua família, pela proteção que Deus nos concede todos os momentos.

obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue...” (1Pe 1:2).

Dúvidas? noscremos@pibcuritiba.org.br

6

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010


CHAMADO EM AÇÃO

Indo aos que acham que não precisam por Pr. Marcílio de Oliveira Filho

Itália e Espanha são países europeus que contam com parques industriais dos mais avançados, são os maiores pólos turísticos do mundo, têm sociedades consideradas ricas e desenvolvidas. Mas também são países que têm sofrido com a distância de um relacionamento com Deus. Antes considerado como um celeiro missionário para o mundo, o povo hoje é considerado como uma sociedade pós-cristã. De maneira geral, as pessoas não acreditam que Jesus pode ser a solução para suas vidas. Há uma outra realidade nestes países que não se fala por aí. As igrejas evangélicas são muito pequenas, alguns dos templos cristãos foram vendidos ao longo do tempo. Há, sem dúvida, uma decadência moral e espiritual. Na Europa, o suicídio mata mais do que a AIDS, com cerca de 15 milhões de pessoas tentando suicídio a cada ano. Mais de 18 milhões de pessoas sofrem de solidão e depressão, as drogas são um problema no meio da juventude, a cada 30 segundos um casamento é desfeito, além do aumento significativo do homossexualismo. Outro problema é a grande rede de prostituição em todo continente. Na Espanha há cerca de 20 mil bordéis. Há alto índice de AIDS entre a população. Por todas essas razões, nossa igreja tem entendido que é tempo de dizer sim a projetos missionários na Europa. Agora no mês de setembro, vamos em uma viagem, visitar igrejas na Itália e Espanha, no intuito de encorajar e fortalecer pastores e levar treinamentos de projetos ministeriais que sejam viáveis ao contexto de cada igreja. Esta é uma viagem desafiadora! Serão vinte e seis dias passando por cerca de 7 cidades entre Itália e Espanha. Algumas igrejas estarão conviando outras igrejas da região para estarem conosco nesses treinamentos. A tarefa é grande, mas cremos que nosso Deus é maior! Além de trabalhar nas igrejas, levaremos a mensagem do Evangelho para pessoas que acreditam não precisarem de nada em suas vidas, inclusive de Deus. Por isso, contamos com cada membro da igreja em oração e apoio por nossa equipe missionária que conta com cerca de 8 pessoas. Desejamos que Jesus seja reconhecido como Salvador e Senhor, por essas pessoas que também carecem do seu amor. Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

7


EDUCAÇÃO CRISTÃ 8

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010


HOMENS

A misericórdia de Deus não anula Seu julgamento por Bruno Giovani (Músico e membro do Ministério de Homens)

“Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”. (At 17:30,31) Até Cristo ser revelado, quando ainda não havia se feito carne através da gravidez e parto de Maria, Deus não levou “em conta os tempos da ignorância”, conforme já lemos. Antes de Cristo pactuava a Antiga Aliança, a qual era reduzida a um povo específico: os judeus. Todavia, graças a Deus, isso não mais diz respeito a nós hoje. Vivemos a plenitude dos tempos. Por meio de Cristo qualquer ser humano de qualquer etnia pode ser salvo sem que pra isso precise viver como judeu (observando a Lei de Moisés, como ocorria antigamente). Mas a história não acaba aqui. A Biblía é clara: Jesus Cristo, o perfeito varão, virá novamente a Terra para julgar vivos e mortos. Será que eu e você estamos prontos para o Grande Julgamento de Deus? Se Jesus voltasse hoje, ele nos acharia dormindo ou vigilantes? Precisamos sempre lembrarmos que Cristo é misericordioso e, exatamente por Sua misericórdia, Ele morreu por nós naquela cruz. Isso é uma benção. Glória Deus! Mas da mesma forma, através de Sua morte, o Senhor não dá mais margem alguma para aquele que não crer nEle se declarar inocente do pecado e imerecedor do Inferno.

A única saída é Jesus Cristo. Só Nele há salvação. Confie nEle e vigie sempre para não ser surpreendido naquele Dia. “Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios”. 1 Ts 5:1-6

Acontece no Min. dos Homens O Ministério de Homens está alterando a data do Workshop Profissional para o dia 06/11, com o apoio do Estação Business School. Contaremos com a participação de diversos profissionais de Curitiba. Infelizmente Pr. Daniel Alfa não poderá estar nesta data conosco. O evento será realizado no Mabu Park Hotel, traga seu negócio ou sua empresa; mostre o que você faz na sua vida profissional. Participe dos nossos encontros: terçasfeiras, das 19h30 às 21h30, com louvor, adoração e compartilhamento. E dia 28/08, não esqueça: “Quatro Horas com Deus”.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

9


DESTAQUE

Além da responsabilidade por Kelly Oliveira

Marcado por grandes realizações e acontecimentos que trouxeram modificações em nossa sociedade, o século XXI trouxe consigo a transformação de valores, mudança de pensamentos e geração de novas filosofias de vida. Diante de todo esse processo, um novo perfil de família começa a ser formado.

do uso de drogas e a rejeição à prática do aborto. A fidelidade tornou-se mais valorizada que uma vida sexual satisfatória. É fato que são os pais os responsáveis na transmissão de valores como estes.

Segundo o professor e psicólogo Albert Friesen, “a importância do homem e da mulher para uma criança está no processo de A Datafolha realizou uma pesquisa nacioaprendizagem mais primitivo do ser humano: nal em 211 municípios, que traçou o novo perfil a identificação. Portanto, ambos servem a esse da família brasileira. O resultado mostrou uma modelo de aprendizagem e mudança de hábitos, valores e opiniões no país desde “a importância do homem o alimentam. Na ausência do mesmo, uma criança precisa 1998, data do primeiro levane da mulher para uma buscar identificação em outamento. A pesquisa detectou uma maior tolerância das criança está no processo tras fontes, que no caso, podem não ser adequadas para famílias para aspectos como de aprendizagem mais ela própria, para a família ou perda da virgindade, sexo no namoro e na casa dos pais, primitivo do ser humano: mesmo para a sociedade em gravidez sem casamento e a identificação. Portanto, que a criança vive.” homossexualidade. Por outro O jovem cristão e designer lado, cresceu a condenação ambos servem a esse gráfico Wilson Neves das modelo de aprendizagem e Chagas Jr, casou-se e tornouse pai quando tinha 29 anos. o alimentam. Após seis meses de casamento a relação foi modificando: sua esposa começou a frequentar festas e sair com muitas pessoas. Com o passar do tempo ele descobriu que estava sendo traído. Segundo ele, foi um tempo de muita dor, pois o seu sonho era constituir uma família e agora tudo isso estava desmoronando. A tristeza era tanta que entrou em depressão e chegou a pedir licença do trabalho.

10

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010


os efeitos nefastos da ausência paterna quando os trabalhos são dirigidos por homens que realmente se interessam pelas crianças e jovens. Deveríamos ter muito mais homens como professores nas classes de EBD e na direção dos grupos juvenis.”

DESTAQUE

Depois de um tempo ele marcou um encontro com sua esposa em um café e naquele momento ela disse que não o amava e que desejava partir, mas sem o Davi. Várias foram as tentativas para que ela mudasse de ideia mas ela estava decidida. Ela queria o divórcio.

Segundo Friesen, é a personalidaA partir daquele de o que mais influencia momento ele decidiu boa paternidade, não “(...) não era o ideal apropriamente dedicar-se exclusivaa idade. de família que eu Experiências e vivência mente à criação de Davi. Mudou de profissão, o próprio pai, a tinha, mas estou com para dedicar-se totalhabilidade de resolução mente ao seu filho. “Sou levando a cada dia, de conflitos e a priorizapai solteiro, fato ainda dos valores familiaaprendo mais com ção estranho para mim, pois res também contribuem meu filho“. não era o ideal de famínesta influência. lia que eu tinha, mas esO importante é que pais ententou levando a cada dia, aprendo mais dam, vejam e percebam a realidade com meu filho“ diz. que os cerca para que possam abraWilson entendeu, diante da sua çar o desafio de ser “sacerdote do experiência, que a presença dele na lar”. A transmissão dos valores que vida de seu filho era algo essencial. pais passam a seus filhos é essencial Especialistas afirmam que, quando na formação psicológica, espiritual há ausência paterna na vida de uma e emocional na vida de cada um. criança, a porcentagem de alterações Homens que amam suas esposas e de formação de traços de personalique investem na educação de seus dade maléficos se torna relativamente filhos vão garantir uma família saudágrande. Algumas dessas consequênvel e uma sociedade mais justa. cias podem ser: produção acadêmica As escolhas dos pais é que vão menor; problemas sociais e psicológarantir o futuro de seus filhos. Para gicos; iniciação sexual precoce; uso Wilson, instruir seu filho nos camide drogas; agressividade e violência nhos de Deus é algo fundamental e doméstica; insegurança, ansiedade e desde pequeno ele já imita o pai que depressão; entre outras coisas. está envolvido com o ministério de Mesmo diante dessa realidade, louvor em sua igreja. o especialista afirma que existe cura Ser pai envolve desafios e rese que a igreja pode participar disso: ponsabilidades, mas em momento “a igreja, através de seus departaalgum deixa de ser um grande presente! mentos, pode contribuir para diminuir

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

11


TESTEMUNHO

Um mês para viver por Maria Amália (Célula 48)

Queridos, Nessa semana em que terminamos a Campanha do livro “Um mês para Viver” quero deixar um breve relato. Desejo de coração que esses poucos dias de compartilhamento e estudo da Palavra de Deus, tenham sido benção na vida de cada um dos participantes, assim como foi na minha vida. Porque para mim, essa campanha foi impactante, mexeu profundamente com minha base cristã. Eu posso dizer literalmente que eu renasci espiritualmente, com belos reflexos tanto na minha vida interior quanto na exterior. A semente floresceu, a fé ressurgiu, o aprendizado já está sendo consolidado e colocado em prática. Foram tantas as maravilhas que seria difícil enumerá-las aqui. Deus falou muito comigo durante esses breves dias e os meus ouvidos estavam sensíveis ao sopro de Deus. Queridos, cada um de nós pode fazer a diferença na vida de muitos ou atingir uma única vida, não importa, porque seremos transformados à medida que ajudarmos aos outros. Às vezes, basta somente doar um pouco do nosso tempo já tão espremido, ou um pouco dos nossos dons tão subestimados por nós mesmos, ou doar um pouquinho sequer de nossos bens, com generosidade, servindo aos necessitados com o Amor de Deus. Grandes são os problemas, enormes são as batalhas, mas juntos de mãos dadas, numa corrente do bem, como comunidades de Deus, poderemos atingir e minimizar a dor de tantas pessoas. Não esperemos mais, o tempo é agora e as nossas ações são longas. Esse seria o maior legado que poderíamos deixar. Realmente “a vida não tem sentido, se não tocarmos os corações das pessoas”. Então poderemos começar hoje mesmo, e deixar nossas marcas e nosso legado nessa terra, para as futuras gerações.

12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

Agora, gostaria primeiramente, de agradecer aos líderes da célula, Vivian e Ismael, esse casal abençoado por Deus e que com certeza muito contribuíram para nosso crescimento espiritual e nossa caminhada com Jesus. Deixo aqui também meu agradecimento a querida irmã Dalal pelo seu carinho e acolhida nas noites de quinta-feira. E também à todos os participantes que eu tive o prazer de compartilhar de momentos tão especiais nesses poucos dias e aprender tanto com cada um deles. Finalmente gostaria também de agradecer infinitamente ao Pr. Paschoal e Família por comandar tão brilhantemente essa nossa Igreja e por ser benção constante nas nossas vidas. Sou eternamente grata por fazer parte dessa Igreja. Desejo que Deus ilumine a vida de cada membro dessa Igreja e que esse estudo tenha sido tão maravilhoso e tão impactante para as pessoas, da mesma forma como foi para mim. Que Deus na sua infinita bondade, nos agracie com muitos e muitos anos de vida, para continuarmos sendo benção na vida de tantas outras pessoas, deixando nossa indelével marca. Lembro-me de uma música do Gonzaguinha da qual gosto muito. E que por mim, ela deveria fazer parte do encerramento da nossa campanha, mesmo não sendo uma música Gospel, mas pela beleza e pureza de sua letra. Nela tem um trecho que diz: “A vida é o sopro do Criador numa atitude repleta de amor”. Que possamos a cada dia ser “Um Eterno Aprendiz” da Palavra de Deus e que estejamos sempre no centro da Sua vontade.

Com carinho Maria Amália


VIDA CRISTÃ

Mais que gratidão por Denis (célula 88)

O que eu posso dizer que realmente é adorar a Deus de coração? Adorar é o resultado de um conjunto de convicções profundas e intensas que nascem em nós, fruto do amor de Deus, e que transformam o nosso comportamento e os valores da nossa vida. Adorar é muito mais que reconhecer Deus e sua grandeza de forma apaixonada e contemplativa. É ter uma atitude transformada segundo a vontade dEle. Adorar Deus é fazê-Lo o primeiro sempre. Adorar Deus é vê-Lo como o centro de todo o bem, de onde nasce e se distribui tudo que é bom. Adorá-Lo é entregar a vida nas Suas mãos se submetendo à Sua vontade e aos Seus propósitos, de uma forma firme, decidida, e ao mesmo tempo, alegre e feliz. Adorá-Lo é plantar na mente e no coração a certeza que a mais importante conquista da nossa vida é conhecê-Lo e compreendê-Lo. Adorá-Lo

é

perseguir

obstinadamente

estabelecer uma relação profunda e eterna com este Ser único, Pai amoroso, que se mostra e interage com todo aquele que dele se aproxima com humildade, confiança e amor. Adorá-Lo é testemunhar sempre a Sua grandiosa obra em nós, obra esta que é o resgate definitivo de nossa alma. Adorá-Lo é bem mais do que reverenciar, é sim viver um desejo incontrolável de entregar-se fielmente à Sua Vontade e ao Seu Amor. Referências: Jeremias 9.23-24 ; João 4.19-2a. Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

13


FALANDO NISSO

Aborto: mais que uma palavra por Kelly Oliveira

Era um dia da semana como outro qualquer quando meu celular toca e sou surpreendida ao ouvir a voz de uma querida amiga com quem não conversava há muito tempo. Naquele mesmo momento convidei-a para ir à minha casa para colocarmos a conversa em dia, e matarmos a saudade. Ao vê-la chegar em minha casa com um rapaz que se despedia dela, logo tomada pela curiosidade perguntei quem era ele. Ela sorriu e disse que era seu namorado. Um jovem de boa família, ministro de louvor e que tinha uma banda bem conhecida de rock. Depois de me contar tudo sobre eles fiquei feliz porque, para mim, ela estava feliz e namorando um bom rapaz. Logo em seguida seu semblante mudou. Sem olhar em meus olhos ela disse: “estou grávida e vou abortar”. No inicio da nossa amizade *Ana compartilhou um segredo comigo. Ela já tinha feito um aborto no passado. Comecei a caminhar com ela e orando, juntas tentamos restaurar as grandes feridas que ela carregava em seu coração. Para nossa alegria, ela tinha conseguido obter muitas vitórias. No entanto, mesmo diante delas, ela se sentia incapaz de conseguir superar essa nova situação. Para ela, a melhor solução era o aborto. Ana não é um caso isolado dentro da igreja ou em nossa sociedade. Uma pesquisa da Universidade Federal de Brasília mostra que 5,3 milhões de brasileiras entre 18 e 39 anos já fizeram pelo menos um aborto na vida. Outra pesquisa realizada pelo Instituto do Coração da Universidade de São Paulo levantou um número espantoso. Entre 1995 e 2007, a curetagem depois do procedimento de aborto foi a cirurgia mais realizada pelo SUS: 3,1 milhões de registros, contra 1,8 milhão de cirurgias de correção de hérnia. A pesquisa não incluiu cirurgias cardíacas, partos e pequenas intervenções que não exigem internação. Muitas são as clinicas no Brasil que atuam de forma ilegal e os preços variam entre 400 a

14

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

2 mil reais. Uma reportagem especial foi ao ar no dia 1º de agosto, mostrando como o aborto afeta todas as classes sociais e como isso é uma prática comum. Na mesma matéria, o repórter mostra que na capital do Pará um aborto é cometido a cada 15 minutos e o pior, com a proteção da polícia. O aborto é ilegal no Brasil, entretanto, casos de estupro ou de risco à vida da mãe há proteção e amparo legal. Já que estamos falando de lei, vale lembrar o comentário do colunista da revista VEJA - Reinaldo Azevedo - que critica um partido político que é favorável à legalização do aborto. Ele afirma que essa decisão foi tomada no 3º Congresso do Partido, e todos os seus membros estão obrigados a seguir essa orientação e a lutar para torná-la uma realidade. Em meio a esta realidade, Ana cometeu um aborto e, com apenas 22 anos, estava prestes a realizar o segundo. Naquele dia em que ela compartilhou seus medos, arrependimentos e frustrações, nós oramos e ela fez uma escolha. No dia seguinte tudo parecia perdido por causa dessa “escolha”. Após dois meses, recebi a notícia de seu casamento, e neste ano o novo integrante da família nasceu: um menino lindo sobre quem ela afirma “ele é meu príncipe e maior motivo de alegria na minha vida”. Ana hoje entende o valor de ter feito a escolha certa, mas antes de seu filho vir ao mundo muitas dúvidas bombardearam seus pensamentos. Você já teve ou tem dúvidas a respeito desse tema? Acha ele polêmico? Acredita que isso acontece dentro de nossas igrejas? Como devemos agir diante dessa realidade? Qual nosso papel como cristãoss dentro da sociedade? Muitas são as perguntas e o “Encontro Doutrinário”, que irá acontecer no dia 25 de agosto, dará a você a oportunidade para descobrir cada resposta. * Essa é uma história real. O nome da personagem é ficticio.


ACONTECE NA PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

15


ACONTECE NA PIB

Orquestra Juvenil

Retiro dos Jovens Adultos

Durante a próxima semana você poderá fazer a inscrição de seu filho para participar da Orquestra Juvenil. Preencha o flyer após o culto.

________________________________ Entendendo a visão de Células

Venha entender sobre a visão de células, sua estrutura, como liderar e qual o papel da célula no cumprimento da missão da igreja. Serão 8 encontros aos domingos, com início no dia 22/08 às 17h. As inscrições estão abertas! Faça a sua no stand após os culto ou pelo telefone 3091-4342

________________________________ Retiro de Casais Dias: 30/10 a 01/11 Hotel Colina Monthez - Brusque-SC. Tema: “As quatro estações do amor”. Preletores: Pr. Sebastião, e o casal Albigenor

e Rose Militão.

Valor: R$ 560,00/casal, podendo ser parcelado. Serão momentos de compartilhamento, reflexão, oração e especialmente muita alegria. Os casais serão renovados pelo poder de Deus e toda a família vai perceber a graça de Deus e colher os frutos deste Retiro. Informações: Rosana, 3091-4315.

ÚLTIMAS SEMANAS Dias: 20 a 22/08 Hotel Santa Paula - Guaratuba-PR Valor: R$ 200,00 sem ônibus R$ 220,00 com ônibus Preletor: Pr. Paschoal Piragine Jr. Informações: 8412-1116 jovensadultos@pibcuritiba.org.br

________________________________ Amigos em Cristo

Nós somos um grupo voltado para pessoas solteiras, viúvas, separadas ou divorciadas. Convidamos você para o nosso próximo encontro, dia 13/08, às 20h, no salãozinho. Estamos estudando o livro “Fale a verdade consigo mesmo”. Preletor: Pr Igor Baumann Tema: Os falsos conceitos e a ideia de que somos indispensáveis. Caso não tenha recebido o Guia de Estudos, solicite-o na secretaria de Educação Cristã: edcrista@pibcuritiba.org.br Para nossa confraternização ao final do encontro, você pode participar trazendo um prato de doce ou salgado.

________________________________ Projeto 8 e Meia Concerto Nostalgia II Dia 21/08, às 20h30, na Capela PIB Informações: Fernando Magoo, 9945-1798; Min. Adoração, 3091-4308;

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL Semana

Diáconos

08/08 a 14/08

Cláudio Petryk, Roberto Solyon, Miriam, Soeli, William, Rute Féres, Eli Bomfim, Davi Kruklis, Arnaldo Junior

15/08 a 21/08

Haroldo, Iwerson, Cláudio Dominguez, Sofonias, Janety, Iwerson, Simone, Sanderson, Karlis Kruklis.

Atividade

16

Data

Informações

Educação Musical com Princípios Agosto/2010

Daniele, 3091-4363 (Min. Infantil) ou Fernanda, 3091-4308 (Min. Adoração)

Retiro dos Amigos em Cristo

27 a 29/08

Annelize, 3091-4309

Acampa Primários

17 a 19/09

Daniele, 3091-4363

Acampa Juniores

19 a 21/11

Daniele, 3091-4363

Retiro da Família

04 a 08/03/2011

Annelize, 3091-4309

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010


NESTA SEMANA

PIB NA MÍDIA RÁDIO Programas diários (segunda a sexta-feira): 05h30 - 91 ROCK FM 91.3 (Curitiba e online) www.91rock.com.br 06h30 - IGUAÇÚ FM 104.9 (Planalto-PR) www.iguacufm.hd1.com.br 10h00 - REDE AME MUNDIAL (Online) www.redeamemundial.com.br 11h00 - LOUVOR ETERNO FM 100,5 (Maringá-PR) www.radiolouvoreterno.com.br 12h00 - LIVRE FM 107,7 (Curitiba-PR) www.livrefm.com.br 13h00 - TRANSMUNDIAL SW 25m / 11.735 KHz (Brasil todo) www.transmundial.com.br

14h00 - ÔMEGA FM 93,9 (Guarujá-SP) www.radioomegafm.net 15h00 - PORTAL IGREJAS (online) www.portaligrejas.com.br 16h00 - CHIK MUSICAL (online) www.chik.com.br 18h30 - RÁDIO MARUMBY AM 730 (Paraná e online) www.radiomarumby.com.br 22h00 - SARA BRASIL FM 107,5 (Curitiba-PR) www.sarabrasilfm.com.br Semanais: DOMINGOS - 23h00 - HCJB SW 25m / 11.920 KHZ www.hcjb.com.br TERÇAS - 15h30 - HCJB SW 19m / 15.295 KHZ www.hcjb.com.br

QUINTAS - 20h00 - PROGRESSO AM 690 (Ijuí-RS) www.radioprogresso.com.br TV (somente Curitiba e região) TERÇAS E QUINTAS - 17h CWB TV Canal 5 (NET) e 72 (TVA) SÁBADOS - 09h - BAND - Canal 2 DOMINGOS - 09h - CNT - Canal 6 INTERNET PIB Curitiba - www.pibcuritiba.org.br Flickr - flickr.com/pibcuritiba Twitter - twitter.com/pibcuritiba Dia-a-Dia com Deus - www.diaadiacomdeus.com.br

ANIVERSARIANTES 08/08/10 Adryane Santos M. F. de Souza Armenio Fernandes Ribeiro Cláudia Estevam Silveira Hedo Carlos Eitel Heloísa Grochovicz Iva Sandra F. de Morais Marcus Vinicius C. da Silva Maria da Graça S. I. Prendin Marilda Alves de Souza Soraya Moreschi Tatiana Zacharow Wallbach Thiago Silva Barbosa Vilma Luci K. França 09/08/10 Adelir Capistrano Caio Alexandre Vieira Bório Celso Luiz Neves Walter Elizabeth Cristiane de Medeiros Fabiane Cristina N. da Silva Fabiano de Paula Ivone Kuhlmann Mikio Hirayama Paula Borges Reis Raphael de Toledo Poletti

9189-7696 3224-2970 9199-1601 9902-9747 9131-8163 8805-1983 9975-0831 9241-4318 9135-4929 9995-2055 8893-2006 9146-4281 9102-2818 9946-9969 9681-1349 9901-2376 9133-8083 9281-1042 9655-9889 9951-1177 9631-5707 9975-5950 9619-9795

10/08/10 Ana Paula S. A. da Silva Carla de Bortoli Carmen Lucia Cordeiro Carolina Vellasques Cleide dos Santos Cleuton Silveira Marques Consuelo de Castro Sylvestre Daise Cristina A. Pinto Daniel Morozowski Fernando de Oliveira Guilherme Bronstrup Silvestrin Gustavo Carlos Bomfim Keller Paim P. Glodes Leila de Freitas Lídia Avelina da Silva Maria Cecilia A. Borges Maurício Massao Decanto Murilo Cesar Lozano Odete S. de Almeida de Haro Olize Bonamigo Siegfried Pydd Vanessa Rodrigues de Abreu Vera Augusta P. Sarapião Walmor Fernandes Orsetti 11/08/10 Antônio Ad’ Silva Pereira Eleni de Araújo

8843-9297 9978-6926 9112-8056 3287-1010 9233-4415 3242-3141 9989-0085 9651-1867 3296-1905 8821-5619 3657-2315 9969-5914 8854-4504 8443-7031 8885-8204 9625-7653 3266-7636 9947-9921 3243-7668 9949-4303 9201-1172

Erikson Jantsch 9161-6199 Lincoln Silva Tonette 3264-3933 Marilda Mesquita Marques 3224-9877 Marilza Helena Santos 0044 79452-6770 Michelle Seleme 3232-0430 Nair de Gouveia dos Reis 3347-7317 Valdomiro Czaikowski Neto 9973-8154 12/08/10 Adriane de F. Ferraz Machado Ana Maria R. Marquesini Bruna Martins Dea Camila Lopes Pontinha Christiane Lee Nitschke Dioneia A. dos Santos Fonseca Gabriel Ribeiro Goulart Hélio Dias da Costa Jane Cleide Alves Hiv Kadiji Akl Kariane Rell Bender Lori Fernandes Luigi Carlo Fávaro Marinalda Trajano P. Roland Priscila Soares V. Festa Sonia Regina Piolli Tábitha Olicshevis Valdelina Salvador Wilson Roberto Zila V. de Perez BarRios

9932-2603 9992-9359 9172-0830 8804-0506 9974-5257 8846-0355 8407-0510 8825-7830 3229-6283 9914-1367 9906-8413 9196-2485 9697-7060 9162-7012 9172-9434 3292-2864 8810-3574 8827-5999 3243-4470

13/08/10 Agnaldo de Oliveira Portes Betani Machado Vieira Carlos Bastos Gomes Neto Elza de Abreu Santos Gessy do Carmo Pinto Juliana Frizza da Silva 3959 Kênia Svoboda Pereira Melvi Scheffel Neiva Dias Rocha Oswaldo Bella Cruz Sérgio Murilo R. Lemos Suelene do Socorro Ribeiro 14/08/10 Ana Claudia C. Vallim Andréa Haninec Iackusch Elaine de Cássia G. Eurico Custódio Iackusch Gyselda de C. e Souza Pires José Roberto Costa Diniz Judith Queiroz Dorsa Luiz Gustavo de O. Angelotti Lygia de Castro M. Zimermann Maria Inez S. de Toledo Ricardo Veslei Monteiro Sidnei Bertinato da Silva

9638-2568 9905-4001 3266-4468 9624-2244 51 84789175-4839 8421-0428 9646-8424 9604-4514 9982-5120 9657-9341 8855-4986 9169-5388 9638-2522 9977-9118 9625-0819 3365-1157 8843-2726 9122-8012 9968-3030 9184-9579 9958-2660

ATIVIDADES Domingo 09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual 09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 09h30 | Escola Biblica em Inglês 10h30 | Culto Matutino 10h30 | Culto em Inglês 10h30 | Culto em Espanhol (1º domingo do mês)

10h45 | Culto dos Juniores 17h | Embaixadores do Rei 17h | Mensageiras do Rei 17h | Reunião dos Intercessores 19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos) 19h | Culto Vespertino Segunda-feira 13h30 | Espaço Mulher 14h30 | Curso de Tricô e Crochê 19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas

Terça-feira 14h | Mulher Cristã em Ação 19h30 | Encontro de Homens 20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino 20h | Ensaio Conj. Celebrai 20h | Amor Exigente - Grupo Conexão Quarta-feira 13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 19h | Discip. e Form. Espiritual 20h | Culto de Oração Quinta-feira 15h | Culto da Vitória 15h | Estudo Bíblico em Inglês 19h30 | Montanhistas de Cristo 20h | Surfistas de Cristo

Sexta-feira 09h | Grupo Amor Exigente 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | União de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal) Sábado 16h | Ensaio Conj. Celebrai 17h | Ensaio Coral A. B. Deter 17h | Culto dos Surdos 17h | Encontro dos Profissionais da Saúde (quinzenal) 18h | Discipul. e Form. Espiritual 19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos 19h30 | Culto Jovens Casais

Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas

CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79

Ag 1316 CC 1.290-0, Op. 003 Ag 1869-4 CC 5045-8

Ag 2369 CC 16-7 Ag 0054 CC 38242-41 Ag 1741 CC 4014170

Ag 3835 CC 33218-4

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

17


ANOTAÇÕES

Pregador:____________________________ Tema: ______________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 18

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010


CLASSIFICADOS E ANÚNCIOS

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail secretaria@pibcuritiba.org.br | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista. SERVIÇOS • Escova Progressiva (Marroquina) marca Inoar. O cliente marca a data, hora e local. Estela, 3319-0650 / 9637-0336. • Aumente sua renda: semi-jóias diferenciadas

sob

consignação.

Flávio, 3039-2504.

OFERECE-SE • Serviço de zeladora em prédios ou firmas ou auxiliar de produção. Creuza, 9156-3192. • vaga de recepcionista, 18 anos, sexo feminino, c/ experiencia, seg a sex, Bairro Seminário. Dannielle, 3342-3337 ou 3244-4664.

VENDE-SE • Apto. 3 qtos, 133m², frente p/ rua, ensolarado, condomínio baixo. Rua Des. Motta, próx. Igreja das Mercês. R$ 240.000,00. Mara, 9905-7538. • Canto alemão em cerejeira c/ 6 lugares; Quarto de solteiro em cerejeira c/ arm. 5 pts. e cama embutida. Lindamir, 9937-4436 ou 3207-7500 (com.). • Ótimo sobrado no Abranches. Motivo mudança. Lira, www.kondorimoveis.com.br • Vendo urgente, terreno no litoral, balneário Monções, 342m², R$8.500,00. 9191-6791.

PRECISA-SE • O Depto. Infantil da Congregação Batista Central de Colombo está precisando de doação de uma televisão usada com entrada para DVD. Rosana, 3091-4315

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 08 de Agosto de 2010

19



Revista PIB Julho de 2010