Issuu on Google+

A Voz

Fortaleza, abril e maio 2012 | Informativo da Paróquia Senhor do Bonfim, ano 19, nº 02 - Distribuição gratuita

Aleluia! Jesus Ressuscitou

por Sérgio Helano

Ensinamentos da Páscoa por Natália Kelly A Páscoa é repleta de símbolos e significados que muitos desconhecem, para melhor compreendê-los o A Voz explica algumas dessas simbologias. Páscoa – O nome páscoa de origem hebraica “pessach” (“passagem”), marcava para os hebreus o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho). Ovos de páscoa – Praticado pelos primeiros Cristãos, a troca de ovos enfeitados simbolizava o nascimento para uma nova vida, uma ressurreição.

O Tempo Pascal é um período de reflexão e renovação para a Páscoa do Senhor. Momento em que celebramos a ressurreição de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo, ou seja, é quando somos chamados a viver o envolvente mistério da vitória sobre a morte e a conquista da vida eterna pela nossa fé. A Ressurreição de Jesus é o ponto fundamental do Cristianismo, revelada desde as predições proféticas, a passagem do Filho de Deus sobre a terra, sua morte e ressurreição geravam dúvidas e insegurança a muitos,

contudo, Deus não falhou e de maneira surpreendente se fez carne, veio a terra e fez cumprir todas suas promessas. “Se Jesus não ressuscitou a nossa fé seria vazia, nos tornaríamos as pessoas mais tolas do mundo, mas porque Jesus vive é que nós seguimos alguém vivo, que é Deus”, explica o Arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi Marques. Jesus foi morto, sepultado e ressuscitou ao terceiro dia para viver entre nós. Após cinquenta dias Jesus ascendeu para ficar ao lado do Pai e no Reino Celestial.

Ele se faz presente em nossas vidas, na Igreja, na Palavra, na Eucaristia e nos convida a cada instante a morrer para o mundo para ressuscitar em Deus. A experiência da ressurreição revoluciona a vida humana. A Páscoa da Ressurreição de Cristo deve ser celebrada verdadeiramente pelos cristãos. Somos chamados a vivenciar a Semana Santa como fundamento de nossa fé. Aproveite, aprofunde-se, enriqueça e dinamize sua oração, participe da Igreja e deixe o Espírito Santo tornar-se o mestre de sua oração. Boa Ressurreição!

Encenações da Paixão de Cristo no Monte Castelo e Ellery O grupo de teatro Expressão Jovem, da Paróquia Senhor do Bonfim, apresentará na sextafeira, 6, às 19h, o espetáculo A Paixão de Cristo de Fortaleza, na capela Mãe Rainha. Cerca de setenta atores irão reconstituir os

últimos momentos da passagem de Cristo pela terra. Os jovens da pastoral da juventude do bairro Ellery farão a apresentação da peça “A Paixão”, na sexta-feira, 6, às 20h, na praça Manoel Dias Macedo, em frente à

Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Com uma versão modernizada da história de Jesus o elenco contará com a atuação de quase 40 atores. As duas encenações terão entrada franca. Mais informações pelo telefone (85) 3243.4740.

02 SEMANA SANTA Fique por dentro da programação e horários das missas na Paróquia

03 BOTE FÉ FORTALEZA Confira como foi a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora no Senhor do Bonfim

Coelho – O símbolo mais popular da páscoa caracteriza-se por sua fecundidade, simboliza a Igreja, que pelo poder de Cristo, é fecunda na missão de propagar a Palavra de Deus. Cordeiro – Representa Cristo, o Cordeiro de Deus que foi sacrificado para salvar todo seu rebanho. Pão e vinho – São usados na consagração para se tornarem o corpo e o sangue de Cristo, foram instituídos por Jesus para celebrar a vida eterna e sua presença no meio de nós.

Veja também 02 FAMÍLIA Conheça o novo coordenador da Pastoral Familiar

04 EMPREENDEDORISMO Veja a história da família Souza que há mais de quinze anos vende batatas fritas


A Voz do Pastor Mês Mariano

A dimensão mariana e a religiosidade popular, no mês de maio, são de uma riqueza em expressões que mobilizam a vida por Marcelo Rebouças de nossas famílias. O mês começa com o Dia Mundial do trabalho, homenageando São José Operário. No domingo, 13, dia das Mães, dia de Nossa Senhora de Fátima e também o aniversário da Abolição da escravatura no Brasil. Dia 27, toda a Igreja se une na solenidade de Pentecostes, a festa do Divino Espírito Santo. A 31 de maio, a Liturgia motiva para celebrarmos a visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel, com bonitas coroações na Matriz, Capelas, colégios, condomínios, comunidades, grupos e ruas. Ela merece! Nossa Senhora, rogai por nós!

Padre Gilson Marques Soares

Pastoral Familiar: novos projetos e novo coordenador

por Marcelo Rebouças

O paroquiano Marciano Rodrigues assumiu no último mês de fevereiro a coordenação da Pastoral Familiar da Paróquia Senhor do Bonfim. Marciano, atua há bastante tempo na Igreja, tendo passado por grupos da Renovação Carismática e ministérios de música. Em 2012, ele vai encarar este novo desafio de evangelização das famílias de nossa paróquia. A Pastoral Familiar da Paróquia Senhor do Bonfim existe há 24 anos e viveu grande apogeu na década de 90. Nos últimos quatro anos, ela busca se renovar, sendo mais presente e procurando formas mais atrativas e efetivas para a sociedade. Por isso, a Pastoral Familiar do Senhor do Bonfim segue o modelo concebido pela

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) direcionando a sua atuação na palavra de Josué que diz “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. De acordo com Roberto Ednísio, membro da Pastoral Familiar, duas vezes por mês, no segundo e quarto sábado de cada mês, são realizados na quadra da Matriz os “Encontros da Família”, com pregação, formação, louvor e partilha entre os casais e familiares. Ele explica que o trabalho vai além dos já conhecidos cursos de noivos e casamentos comunitários. “Existe uma difícil missão de refletir com a comunidade temas como a educação dos filhos, a lei da palmada, aborto, alcoolismo e a infidelidade”, pontua.

Serviço:

Reuniões: 2º e 4º sábado de cada mês Horário: 19h30 Local: Quadra de esportes da Paróquia Senhor do Bonfim Contatos: (85) 8778.1147/ 8879.0339

Senhor do Bonfim em imagens

Coral Magnificat, da Paróquia Senhor do Bonfim, apresentandose na missa de domingo, na TV Ceará, canal 5.

Jovens da Paróquia Senhor do Bonfim, em fevereiro, na reunião de preparação para o Bote Fé.

Capela Santa Teresinha Rua Conrado Cabral, 648 Monte Castelo (85) 3283.1609 2

Integrantes da Comunidade São Camilo de Lélis, da Paróquia Senhor do Bonfim.

Programação Semana Santa 2012 01.04 (Domingo) 7h – Procissão de Ramos, saída da capela Mãe Rainha até a Matriz. 8h – Missa da Paixão de Cristo 02.04 (Segunda) 14h – Confissões na Capela Mãe Rainha. 03.04 (Terça) 14h – Confissões na Capela Santa Teresinha. 04.04 (Quarta) 14h – Confissões na Matriz 05.04 (Quinta) 8h – Celebração e Ceia, na Catedral Metropolitana. 17h – Missa de lava-pés, na Matriz. 19h – Missa de lava-pés, nas Capelas Santa Teresinha e Mãe Rainha. 06.04 (Sexta) 15h – Celebração da Paixão, na Matriz. Neste dia haverá a procissão das Cruzes. Sairá da Matriz e passará pelas Capelas Mãe Rainha e Santa Teresinha. 19h – Paixão de Cristo, Grupo Expressão Jovem, na Praça Mãe Rainha. 20h – Paixão de Cristo, Grupo de Jovens do Bairro Ellery, na Praça Manuel Dias Branco. 07.04 (Sábado) 19h – Vigília Pascal, Santa Teresinha. 20h – Vigília Pascal, na Matriz. 21h – Vigília Pascal, na Capela Mãe Rainha. 08.04 (Páscoa) Celebração da Páscoa do Senhor (Missas em horários normais, nas Capelas e Matriz)

Integrantes do Terço dos Homens com o ícone da Mãe Rainha

Rua Pe. Anchieta, 357 Monte Castelo (85) 3223.6218 www.majan.com.br


Emoção e alegria marcam a passagem dos símbolos da JMJ no Monte Castelo por Rodrigo Neto

Na Avenida Sargento Hermínio, fiéis carregam Cruz e ícone de Nossa Senhora

Paroquianas da Capela de Santa Teresinha

Moradores do condomínio Vila Cysne aguardam chegada da Cruz

Depoimentos

Milhares de jovens em frente à Igreja Senhor do Bonfim

Coração acelerado, alegria, lágrimas no rosto, louvor e gritos marcaram a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), pelo bairro Monte Castelo. Uma carreata promovida pelas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza, no último dia 3 de março, mobilizou milhares de jovens para a JMJ, que ocorrerá em 2013 no Rio de Janeiro. Entusiasmo e emoção não faltaram para centenas de jovens que acompanhavam em carros, a pé, em motocicletas e de bicicletas. Nas janelas das casas e prédios olhares de curiosidade e nos ônibus sorrisos e aplausos de passageiros. A carreata dos símbolos teve inicio às 9h30, na Paróquia de Nossa Senhora de Salette, no bairro da Bela Vista, e por volta das 11h30 chegou à Avenida Sargento Hermínio, no Monte Castelo. Uma multidão aguar-

Na Avenida Sargento Hermínio, jovens louvam

“A carreata foi emocionante. O que mais me chamou a atenção foi a ousadia de parar Fortaleza em plena manhã de sábado. Vários carros, pais, avós, filhos e jovens estavam presentes”, revela o vigário episcopal da região Bom Jesus dos aflitos, padre Watson Façanha.

Fotos: Tiago e Vanadilma

dava ansiosamente a passagem da Cruz e do ícone, com faixas, cartazes, caravanas de outras paróquias e muita animação. Na Igreja Senhor do Bonfim cerca de 6 mil pessoas marcaram presença para receber os símbolos que foram colocados no patamar da Igreja e apresentados aos paroquianos, que desde às 7h da manhã aguardavam pelo momento de evangelização.

Carreata da Cruz passou pelo bairro Bela Vista

Participação de onze paróquias! A carreata foi organizada pelas paróquias: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora dos Remédios, São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora de Salette, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora das Dores, São Gerardo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santo Afonso.

A repórter Luana Borba e Padre Gilson em entrevista para o telejornal CETV1

Ícone de Nossa Senhora abençoa sucata do Chico Alves no Monte Castelo

No patamar da Igreja Senhor do Bonfim, jovens com os símbolos da JMJ

“Os símbolos abençoados pelo Beato João Paulo II, trazem uma profundidade espiritual muito grande. É uma experiência íntima com Deus. Acredito que somos o alicerce para a Igreja, que é jovem e essa alegria da juventude faz toda a diferença para Jesus. Após a passagem dos símbolos o fervor dos jovens só tende a aumentar a empolgação e experiência com Deus”, explica o estudante Bruno Rodrigues.

3


Há vinte anos, a pastoral da Evangelização leva a palavra de Deus em domicílio por Sérgio Helano Numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde, às vezes, as pessoas esquecem até de Deus, um grupo de pessoas leva a Palavra do Senhor de casa em casa, evangelizando e transformando vidas. A Pastoral da Evangelização da Paróquia Senhor do Bonfim desenvolve projetos e atividades com esse intuito na comunidade do Monte Castelo. Apesar do reduzido número de voluntários na Pastoral, a equipe realiza visitas todos os

sábados, além de se reunirem regularmente e participar ativamente na Paróquia. Criada em 1992, o grupo continua unido e desenvolvendo seu trabalho a todo vapor, como expõe a atual coordenadora Socorro Bruno. “Estamos firmes na missão que nos foi confiada, preparados para levar a Palavra a todas as pessoas, conscientizá-las que só o evangelho nos dá vida e nos mostra o caminha da verdade”. Socorro revela que embora o

Venda de batatinhas fritas ajudou família a criar filhos por Rodrigo Neto Há mais de quinze anos, Maria das Graças Souza e Francisco Alves Souza, comercializam batatinhas fritas em frente à Igreja Senhor do Bonfim. Crianças, pais, jovens e idosos, após a missa, formam filas para saborear as batatinhas da família Souza, que todos os sábados e domingos fazem da venda o ganha pão de cada dia. O casal, Maria das Graças e Francisco Alves, iniciaram as vendas de batatinhas na época em que o padre Lopes administrava a Paróquia. “Nesse tempo ainda nem existiam as grades de proteção da Igreja. Com esse trabalho criei os meus quatro filhos e agora estou ajudando a criar os três netos”, revela a dona de casa.

Família Souza em frente à Igreja Senhor do Bonfim com o carrinho das batatinhas fritas.

Por semana são 100 kg de batata, que além de serem comercializados na Igreja são também vendidos em um pequeno comércio de lanches que possuem em casa, no bairro Jacarecanga.

Patrocinadores ANUNCIE AQUI.

processo de iniciação na pastoral seja complexo, o voluntário adquire um amplo conhecimento sobre a Palavra de Deus, além de fazer novas amizades. Já o integrante da pastoral, Felipe Cavalcante, explica que durante o trabalho pastoral ainda lidam com pessoas que os rejeitam, que fecham as portas e arranjam diversas desculpas para não acolhê-los. Ele relata que a pastoral precisa de mais voluntários para ampliar a evangelização de mais pessoas.

Entre os projetos da pastoral para este ano está à ampliação do grupo. Será realizado um seminário de evangelização para capacitar novos membros. As reuniões acontecem todos os sábados a partir das 8h, na Matriz. Além de assumir a celebração das 8h do terceiro domingo de cada mês. Quem desejar participar basta entrar em contato com a coordenadora da Pastoral no número (85) 8809 8110.

Notas por Natália Kelly e Marcelo Rebouças Siga o Senhor do Bonfim nas redes sociais Navegue pelo mundo de informações da nossa paróquia através das redes sociais e fique por dentro das principais informações como horários das missas, notícias da Arquidiocese de Fortaleza e muito mais. Acesse nossa Fanpager no Facebook: Paróquia Senhor do Bonfim. Veja também algumas pastorais de nossa Paróquia nos perfis: Pastoral Familiar Paróquia Senhor do Bonfim e Pastoral da Confirmação – Paróquia Senhor do Bonfim. Catequese e Missa com Crianças Todos os sábados, das 14h às 16h, as crianças de nossa paróquia participam da preparação para o sacramento da Eucaristia. Após a catequese, às 16h30, acontece a missa com crianças. Todos os pais, avós, tios são convidados a trazerem a criançada para participar da missa destinada aos pequeninos. PASCOM do Senhor do Bonfim tem novo representante Sérgio Helano é o novo representante da Pastoral da Comunicação (PASCOM), na Paróquia Senhor do Bonfim. Ele irá substituir o jornalista Rodrigo Neto, que desde 2009, representava a pastoral. O novo coordenador irá conduzir a PASCOM e editar o informativo A Voz. A PASCOM deseja ao Sérgio sucesso e sabedoria nesta nova empreitada. Jornada Mundial da Juventude De 20 a 31 de julho de 2013, os jovens da Paróquia Senhor do Bonfim estarão na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Quer fazer parte deste grupo? Então, não perca tempo! Passe na secretaria da paróquia e adquiria o seu pacote para a viagem. Mais informações: (85) 9944.8378 ou (85) 3243.4740.

(85) 8874.6272/ 8826.1141

Capela Mãe Rainha Rua Aristides Barreto,200 Monte Castelo (85) 32230506

José Lauriano Direito trabalhista, previdenciário, tributário, família e cobrança. (85) 32237881 9999.7692/9991.1898 Escritório de Advocacia EXPEDIENTE

Pároco Pe. Gilson Marques Soares Editor-chefe Sérgio Helano Repórteres Natália Kelly, Rodrigo Neto e Marcelo Rebouças

Diagramação Kelly Cristina Colaboração Margarida Uchoa, Alex Viana, Tiago Guedes e Vanadilma Tiragem 2.500 exemplares - Gráfica Helprint


Jornal A voz Abril