Page 1

A Voz

Fortaleza, fevereiro e março 2012 | Informativo da Paróquia Senhor do Bonfim, ano 19, nº 01 - Distribuição gratuita

Ceará se prepara para Jornada Mundial da Juventude 2013

Opinião com Padre Reginaldo Manzotti

por Rodrigo Neto e Sérgio Helano

A Igreja do Brasil vive um momento muito especial com a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em julho de 2013 no Rio de Janeiro. A peregrinação da Cruz dos Jovens e do ícone de Nossa Senhora (símbolos da JMJ) por todo o país é um dos pontos altos dessa preparação e está mexendo com a juventude católica de todos os cantos. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi criado o Bote Fé, um movimento que visa preparar e acolher os símbolos da Jornada Mundial da Juventude em todas as Arquidioceses do Brasil em preparação para a JMJ 2013.

Peregrinação

No dia 18 de fevereiro, os símbolos da jornada chegam ao Ceará e passarão por nove dioceses. O trajeto inicia em Sobral no dia 18 e termina no dia 10 de março em Tianguá. No dia 03 de março, vai acontecer o Bote Fé Fortaleza. Para a peregrinação dos símbolos foi organizada uma programação especial, que envolve algumas paróquias de Fortaleza. E o Senhor do Bonfim não poderia ficar de fora: pela manhã, a partir das 9h, receberá a visita da Cruz e do ícone de Nossa Senhora. “A Paróquia Senhor do Bonfim abriu mão para outras paróquias vizinhas participarem do evento Bote Fé Fortaleza na parte da manhã, das 9h às 12h. Queremos mo-

bilizar e agitar a Juventude, porque é uma preparação para o grande encontro no Rio de Janeiro com o Papa Bento XVI, em julho de 2013”, explica padre Gilson Soares.

Shows e missa

Ainda no dia 03, no período da tarde, a partir das 15h, no aterro da Praia de Iracema será realizada a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi, e os shows do Bote Fé Fortaleza com presenças de Missionário Shalom, Suely Façanha, Comunidade Recado, Zé Vicente, Kyrios Dei, Ir. Kelly Patrícia e Banda Dominus. “A nossa expectativa para o dia do Bote Fé Fortaleza é a de receber cerca de 100 mil jovens no aterro”, pontua padre Denis, coordenador do evento na capital cearense.

Paróquias de Fortaleza se mobilizam para o Bote Fé Desde dezembro de 2011 a Paróquia Senhor do Bonfim promove encontros de preparação para a peregrinação dos símbolos da JMJ com as paróquias: Nossa Senhora dos Remédios, São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora da Salete, São Francis-

co de Assis, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes, São Gerardo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santo Afonso. Além das escolas Mater Amabilis, Cláudio Martins e Juvenal de Carvalho, que também participam das reuniões.

Hoje, qual o desafio de se trabalhar com a juventude? A Igreja está muito preocupada com a juventude, principalmente a do Brasil, por vários aspectos; isso se reflete muito no grande empenho da CNBB em trazer a JMJ para o Brasil. Quando o Papa Bento XVI estabeleceu que em 2013 a jornada seria no Rio de Janeiro isso deu uma chaqualhada em toda a Igreja no Brasil, nos bispos, padres e no próprio povo. A juventude tem que ser a opção preferencial da Igreja neste momento! E realmente, trabalhar com a juventude é um desafio, no sentido de falar da linguagem, acolhê-la com toda energia que tem e encamilhála também é uma dificuldade. Hoje existe uma primavera dos jovens na Igreja! Os jovens estão voltando para a Igreja, mas é desafiador cativá-los e ao mesmo tempo fazê-los se comprometer mais com as coisas da Igreja, entretanto, eles estão voltando e estão presentes. Digo que a juventude não é o futuro da Igreja, mas o presente e a certeza da continuidade. Daqui para 2013 vamos ver muitas coisas bonitas, entre elas a de que existem muitos jovens vivendo a fé. (entrevista ao jornal A Voz no Evangelizar 2011)

Veja também 02 CARNAVAL 2012 O jornal A Voz sugere opções para cair na folia com Jesus

03 BAIRRO ELLERY Capela Nossa Senhora de Lourdes é a nova Paróquia de Fortaleza

04 CAMPANHA DA FRATERNIDADE CNBB faz apelo para a Saúde Pública

04 PAIXÃO DE CRISTO Grupo de teatro recruta atores para espetáculo da Semana Santa


A Voz

2

+ Serviço JMJ Mais informações do Bote Fé Fortaleza nas redes sociais botefefortaleza

Horário das Missas Paróquia Senhor do Bonfim Terça a Sexta - 17h Sábado – 16h30 Domingo – 8h, 17h e 19h Capela Santa Teresinha Terça a Sexta – 18h30 Sábado – 19h. Domingo – 17h.

BoteFeFortaleza

Capela Mãe Rainha Terça a Sábado – 19h Domingo – 7h e 19h

Senhor do Bonfim em imagens

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes Terça a Sexta – 18h. Sábado – 19h. Domingo – 8h e 19h

Neste carnaval retiros católicos são as melhores opções

Voluntárias da Pastoral do Idoso

por Marcelo Rebouças

E os paroquianos já podem começar os preparativos para os retiros católicos de carnaval. A Paróquia Senhor do Bonfim oferece opções para os fiéis aproveitarem este feriado e viver uma linda experiência com o amor de Deus, pular, louvar e se divertir. A Fraternidade Servos do Senhor realiza nos dias 17 a 21 de fevereiro o Retiro de Carnaval 2012, na Lagoa do Banana. A Comunidade Católica Missão e Adoração Fanuel oferece de 18 a 22 deste mês o VII Encontro de Carnaval, em um sítio no município de Aquiraz. Já a Comunidade Católica Shalom promove, de 19 a 21 de fevereiro, a 26ª edição do Renascer, no Ginásio Paulo Sarasate.

Saiba Mais

O carnaval originou-se das festas romanas, com seus “Carros Navais”, como forma de festejar as conquistas romanas, e com os “Mascarados” que surgiram das festas populares, no início de cada ano, como forma de criticar as autoridades da época. Já na era cristã, eram realizadas festas antes dos quarenta dias, que depois recebera o nome de quaresma, marcando o início das preparações para páscoa. Atualmente, o período de carnaval é marcado, em alguns locais, pela promiscuidade e pelos excessos de bebidas, drogas, e outros males, que ferem e põe em risco a vida humana.

Serviço: Retiro de Carnaval 2012: Jesus quer revolucionar sua vida este ano. Fraternidade Servos do Senhor Dias: 17 a 21 de fevereiro Local: Lagoa do Banana Mais Informações: 8733-9421 Renascer 2012 Comunidade Católica Shalom Dias: de 19 a 21 de fevereiro Local: Ginásio Paulo Sarasate Entrada Gratuita VII Encontro de Carnaval: Descobrindo a real alegria da cruz Comunidade Católica de Missão e Adoração Fanuel Dias: 18 a 22 de fevereiro Local: Sítio em Aquiraz Mais Informações: 8787-8686

Integrantes da Comunidade Santa Edwirges que se reúnem todas as segundas-feiras, às 19h30, na residência da dona Socorro. Além de rezarem o terço elas leem mensagens marianas.

Padre Gilson ao lado de uma das paroquianas mais antigas do Senhor do Bonfim.

Curtas CORAL DAS CRIANÇAS REALIZA CAMPANHA O Coral de Crianças da Igreja Senhor do Bonfim realiza uma campanha de arrecadação de violões para ampliação de suas atividades. Iniciativa pretende arrecadar os instrumentos para formar pequenos violonistas para tocar no Coral religioso. As doações podem ser feitas pelos telefones (85) 8730 1852 e (85) 3243 4516.

A boneca Emília que animou o Natal do Senhor do Bonfim junto da equipe de organização do evento.

ASSOCIAÇÃO OFERECE GRATUITAMENTE AULAS DE MÚSICA A Associação Comunitária dos bairros Ellery e Monte Castelo (ACEM) está com inscrições abertas para aulas de saxofone, violão, percussão e trombeta. O projeto gratuito é realizado nas segundas e quartas-feiras, às 17h30, na rua Doutor Almeida Filho, 326, bairro Ellery. Mais informações pelo telefone (85) 8755.4463. CRIANÇAS DA CATEQUESE RETORNAM ATIVIDADES No dia 25 de fevereiro, às 14h, na Igreja Matriz, as crianças da catequese retornam as suas atividades. Desde dezembro elas estavam de férias. Quem desejar se inscrever para a catequese ainda existem vagas. Mais informações: (85) 9653.3971 ou (85) 8876.6227.

Capela Santa Teresinha Rua Conrado Cabral, 648 Monte Castelo (85) 3283.1609 Paróquia Senhor do Bonfim - Rua Padre Anchieta, 400 - Fone: (85) 3243 4740

Partilha do bolo de 5 metros do aniversário de fundação do Senhor do Bonfim

Rua Pe. Anchieta, 357 Monte Castelo (85) 3223.6218 www.majan.com.br


REPORTAGEM ESPECIAL

Bairro Ellery ganha nova Paróquia

Conheça o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

por Rodrigo Neto e Sérgio Helano

Após anos de luta, o sonho dos féis do bairro Ellery vai se tornar realidade. No dia 11 de fevereiro de 2012, a Capela Nossa Senhora de Lourdes vai se tornar oficialmente a mais nova Paróquia de Fortaleza. A data será festejada com uma celebração campal, às 19h, na praça Manoel Dias Macedo, sendo presidida pelo Arcebispo de Fortaleza,

Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. Segundo, padre Gilson Soares, pároco da Igreja Senhor do Bonfim, a transição foi um processo árduo e missionário e a vibração do povo foi fundamental. “Com muita oração nós conseguimos. Neste dia 11, a Matriz e as capelas estarão fechadas porque nós todos iremos

em caravana para a praça da nova Paróquia. Teremos palco, show da banda os Moscas e até uns comes e bebes para comunidade. Com toda modéstia, espero 10 mil pessoas”, pontua. A programação da festa inicia no dia 03.02 e segue até o dia 11.02, data em que se comemora o dia da padroeira Nossa Senhora de Lourdes.

Conheça a história da Capela

Ellery é um sobrenome de uma antiga família importante do bairro, que acabou dando nome a Vila Ellery. Na década de 40, a paisagem predominante era o mato, muitos cajueiros, pitombeiras e o açude João Lopes, onde moradores usavam água do açude para tomar banho e lavar roupas. Em 1960, começa a se pensar na construção da capela. Em 1970, o padre Renato, da Paróquia Senhor do Bonfim resolve adotar a causa e as primeiras missas

são realizadas na Escola Honório Bezerra, em pouco tempo, por falta de local as missas começam a ser realizadas nas chamadas “capelas domésticas”. Nesta mesma década são fundadas as escolas Professor Martins de Aguiar e Dona Creusa do Carmo Rocha. Já na década de 80, com a criação da Associação Cristã do Bairro Ellery recursos são arrecadados para a construção da Igreja e em 1988 iniciam os primeiros trabalhos de alicerces da futura paróquia.

A comunidade recebeu apoio do padre Vicenti Cozetti nas celebrações. A administração do Padre Lopes contribuiu e muito para que a Capela se transformasse em área pastoral. Em 1996, as obras da Igreja são concluídas e o Padre José Francisco está a frente da Paróquia Senhor do Bonfim. Em 1997, padre Djair é nomeado vigário paroquial e se torna responsável pelo rebanho da capela. Em 2007, padre Gilson Marques Soares passa a administrar a paróquia Senhor do Bonfim responsável pela Igreja do Ellery. No dia 7 de dezembro de 2011, os paroquianos do bairro Ellery recebem a notícia de que a capela se transformará em paróquia e os festejos tomam conta do bairro. (Redação do jornal A Voz com informações de Danilo Barbosa e blog Bairro Ellery)

O padre que marcou o bairro

Dona Terezinha é exemplo de dedicação, responsabilidade e amor pela Igreja Dona Terezinha Aquino, 88, é exemplo de paroquiana dedicada e sempre empolgada com os serviços na Igreja. Há 24 anos colabora com os trabalhos paroquiais na Paróquia Senhor do Bonfim e capela do bairro Ellery. Apelidada de “dona da Igreja”, ela foi durante vinte anos ministra da Eucaristia, além de ter servido como secretária, zeladora e catequista de Crisma. Atualmente, participa da equipe de liturgia e revela gostar de fazer o comentário na missa. Tere-

zinha Aquino é motivo de orgulho para os filhos e netos. É tanto que ela recebeu três homenagens pela atuação no bairro Ellery. Em 2001, da Associação do Bairro Ellery. Em 2005, no Encontro Social do bairro Ellery recebeu um prêmio por praticar a solidariedade. No ano passado, foi destaque na Câmara Municipal de Fortaleza, no aniversário de 55 anos do bairro. Mesmo com a idade avançada Terezinha participa da missa durante a semana e nos fins de semana.

Av. Sargento Hermínio, 1061 - Monte Castelo (85) 3243. 3546 www.luanara.com.br

O padre Antonio Simplício de Andrade, 64, é o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Natural do município de Tururu, localizado a 125 km de Fortaleza ele sempre foi apaixonado pela vocação sacerdotal. O padre Simplício é daquelas pessoas que gosta de ouvir, observar e de conhecer o ambiente. “Não gosto de burocracia. Sou bastante acessível aos paroquianos”, diz o padre. Das várias pastorais existentes na Igreja padre Simplício destaca três como fundamentais: catequese, juventude e família. O novo sacerdote gosta de ler jornais, de política e possui admiração por São Francisco. Foi pároco nas Igrejas de Nossa Senhora da Conceição de Pentecostes (em Pentecostes), Nossa Senhora do Livramento (Trairi), Santa Rita de Cássia (Paraipaba), São José de Ribamar (Aquiraz), São Diogo ( bairro Cajazeiras) e São Sebastião (Apuiarés). Colaborou com as Paróquias de São Sebastião (Uruburetama), Catedral Metropolitana de Fortaleza, Nossa Senhora do Carmo (Fortaleza), entre outras. Em 1997, Padre Djair Gomes chega a Capela de Nossa Senhora de Lourdes. Durante seis anos o sacerdote marcou a comunidade do Ellery. Destacou-se pela bela administração, organização e pelas Santas Missões Populares. Em 2003, tragicamente Djair foi encontrado morto na garagem da Igreja de Santo Afonso, na Parquelândia. Em 2009, seis anos após o crime, os acusados foram presos. Até hoje, os fiéis do Ellery sentem falta dos trabalhos comunitários do padre que deixou saudades.

José Lauriano

Escritório de Advocacia

Direito trabalhista, previdenciário, tributário, família e cobrança. (85) 9999.7692/ 9991.1898

Paróquia Senhor do Bonfim - Rua Padre Anchieta, 400 - Fone: (85) 3243 4740

A Voz

3


A Voz

4

Campanha da Fraternidade destaca Saúde Pública por Marcelo Rebouças

Todos os anos durante a Quaresma, tempo de conversão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Campanha da Fraternidade (CF), que objetiva despertar a solidariedade de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo. Este ano a CF 2012 traz como tema “Fraternidade e a Saúde Pública” e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”

(cf. Eclo 38,8). A Arquidiocese de Fortaleza apresenta oficialmente a campanha para os cearenses, na manhã da quinta-feira, 23, pós quarta-feira de cinzas. Em sintonia com a CF 2012 a Paróquia Senhor do Bonfim convida toda a igreja para refletir sobre a realidade da saúde pública no Brasil. O texto base alerta para a importância da pastoral da saúde nas comunidades: criação, fortalecimento e dinamização pastoral; e a discussão

sobre a realidade da saúde pública, visando defender o Sistema Único de Saúde (SUS). “Saúde é um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença, processo que capacita o ser humano a cumprir a missão que Deus lhe destinou, de acordo com a etapa e a condição de vida em que se encontre”, explica texto base e guia da Pastoral da Saúde na América Latina e no Caribe.

Notas ROMARIA A JUAZEIRO DO NORTE Venha conhecer Juazeiro e saber por que a cidade é tão procurada por turistas católicos. Batizada como a “Terra do Padre Cícero”, Juazeiro surgiu a partir do desmembramento da cidade do Crato; ao longo do século XX. Então, aproveite a romaria da Paróquia Senhor do Bonfim a Juazeiro do Norte, que acontecerá de 23 a 25 de março. A saída será no dia 23, às 18h. Na programação estão inclusos passeios culturais pela cidade, pelos shoppings, banhos de piscinas no parque Aquático em Barbalha, trilhas, pescaria e muito mais. Ultimas vagas! Mais informações na secretária da Paróquia. (85) 3243.4740.

EXCURSÃO A BUENOS AIRES Já pensou em fazer uma viagem internacional e conhecer a Argentina? Aproveite a excursão da Paróquia Senhor do Bonfim e conheça Buenos Aires, a terra do Tango. Serão cinco dias de muita diversão, de 24 a 28 de julho. A saída será no dia 24 de julho, às 01h15, do aeroporto Internacional Pinto Martins. Na programação passeios pelos principais pontos turísticos da cidade, shows de tango, na casa de show SENOR TANGO e muito mais. Informações sobre valores e formas de pagamentos pelos telefones: (85) 9913.6990 / 8717.0661 / 3243.4740 GRUPO EXPRESSÃO JOVEM RECRUTA ATORES PARA PAIXÃO DE CRISTO O grupo religioso de teatro, Expressão Jovem, está recrutando pessoas para participar do espetáculo “Paixão de Cristo de Fortaleza”, que será encenado durante a Semana Santa deste ano. Os ensaios estão a todo vapor. Desde o início de janeiro, o grupo se reúne todos os domingos, das 9h às 11h30, na quadra de esportes da Igreja Senhor do Bonfim. De acordo com a organização do evento, no ano passado 3.000 pessoas se emocionaram com o espetáculo, que recontou os últimos momentos da passagem do filho de Deus pela terra. Os interessados em participar podem entrar em contato com os telefones: (85) 88667493 e (85) 99487616.

Patrocinadores ANUNCIE AQUI. (85) 8874.6272/ 8826.1141

Leonardo Oliveira Cerimonialista

Casamentos – Aniversários 15 anos – Bodas (85) 8666.9274/ 9713.7672/ 8559.6768 Leonardo Oliveira Cerimonialista

Av. Francisco Sá, 4244 | grafik_rl@hotmail.com (85) 3236.7572/ 8736.7891/ 9982.8442

EXPEDIENTE

Pároco Pe. Gilson Marques Soares Editor-chefe Rodrigo Neto Repórteres Natália Kelly, Sérgio Helano e Marcelo Rebouças

Paróquia Senhor do Bonfim - Rua Padre Anchieta, 400 - Fone: (85) 3243 4740

Diagramação Kelly Cristina Colaboração Margarida Uchoa e Alex Viana Tiragem 3.000 exemplares

Jornal A voz fev/março  

Edição de carnaval

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you